Educação Espiritual - Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque......colaboração Louren Junior

 

                                ... EDUCAÇÃO ESPIRITUAL, processo de libertação!

 

Porque não propagar a Doutrina Espírita, já que está na nossa vida e no nosso coração.”

 

A humanidade é uma grande família conduzida pelo Pai Criador. Este, como bom Pai procura educar seus filhos, guiando-os a um destino melhor e mais feliz. Para tanto possui métodos próprios para atingir tais objetivos. Ele atende, protege, esclarece e guia suas criaturas através de suas próprias criaturas.

 

“Neste momento na história da civilização, estamos inseridos dentro de um contexto se não por força de todo um trabalho, de toda uma programação feita pela espiritualidade, para revertemos às incompreensões, as intolerâncias, à crise afetiva que atravessamos e dar a dimensão exata que o mundo tanto espera das pessoas de valor.”

 

Aliado ao engrandecimento da violência, ao alargamento dos equívocos doutrinários, a respeitabilidade pelas pessoas, oriundas de um Deus Generoso cheio de Amor, dos desmandos no exercício do poder, tudo isso é causa identificadora de uma crise sem precedentes da história humana.

 

È exatamente a esse esvaziamento “espiritual que estamos assistindo de uma forma perplexa. Essa perda de valores é o significado de toda a crise, porque toda a crise de violência, de intolerância, de desmando, de falta de compreensão do sentido verdadeiro da vida, traduz lamentável perda axiológica.

 

Temos consciência de toda esta triste realidade. E, não basta somente ter consciência.

 

É necessário que nós nos oponhamos a toda essa construção negativa, que está tomando conta de toda a civilização.

 

E a EDUCAÇÃO ESPIRITUAL é o processo de libertação!

 

Os Espíritas, os Espiritualistas, enfim todos que têm consciência da “imortalidade do espírito” estão conscientes do grande papel que têm diante desse contexto.

Cabe-nos uma tarefa imensa e o Plano Espiritual estão confiantes de que os Dirigentes trabalhadores e adeptos da Doutrina Espírita e das demais Doutrinas Espiritualistas, na sua totalidade, haverão de contribuir para a emancipação do Planeta que habitamos.

 

“Levar a EDUCAÇÂO ESPIRITUAL as pessoas e aos jovens de

uma maneira geral, não é só importante, como também é uma

advertência.”

 

E a cada gesto, fazer com que a compreensão dos valores fundamentais que compõem a existência e a sua importância na formação da pessoa, se evidencie através da ética, da moralidade e da emancipação do espírito.

 

As Casas Espíritas, através de seu “voluntariado” sabe a relação do ensino e da aprendizagem, “perceber como deve ensinar e dar atenção como às pessoas aprendem”.

 

Mantendo em seus quadros esses verdadeirso "abnegados" voluntários do saber, que  comtrometidos com a sobriedade de vosso entendimento, quais timoneiros de uma nova era, se colocam a disposição, doando algumas horas de suas vidas a  pessoas, que buscam dentro de si, algo que lhes possa motivar a pratica do bem e da moral.

Nas Casas Espíritas o fator religiosidade se fundamenta na sua própria sustentação que é o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: cientifico filosófico e religioso.

 

 

Cada um pelos próprios predicados, reafirma, comprova e elucida A INTEGRAÇÃO DOS DOIS MUNDOS, O MATERIAL E O ESPIRITUAL.

 

 

A própria carência da fundamentação das ciências, vem reforçar o binômio fé e ciência.

 É preciso deixar muito claro que o Ensino Religioso não pretende ser nenhuma experiência de fé, mas que precisa se manter para a sua própria razão de ser, sob o fundamento do conhecimento.

Para a compreensão da razão de ser do Ensino Religioso é preciso partir de uma concepção de educação que a entenda como um processo global, integral, enfim, de uma visão de totalidade que reúne todos os níveis de conhecimento, dentre os quais está o aspecto religioso.

 

 

 De tempos em tempos a divindade envia ao Planeta Terra Espíritos de alta envergadura capacitados a realizar missões de progresso junto à humanidade.

 

 A cada um, uma tarefa, não importa qual. Somente fazer a travessia daquilo que falamos e daquilo que realmente exercitamos.

 

“As pessoas aprendem com os exemplos, pelas referências.”

         

Do ponto de vista da escola leiga e pluralista, o Ensino Religioso é a disciplina á qual se confia a indispensável educação da religiosidade.

 

A Educação Espírita, visa educar transformando o homem, não apenas intelectualmente, mas muito mais o educando pela cultura dos sentimentos. 

Educação Espiritual - Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque......colaboração Louren Junior

 

*******************************************************************************

Entrevista com Tânia Cristine Reginato.....por Louren Junior

Curriculo

Diretora do Dpto. de Ensino e Coordenadora

dos Cursos Preparatórios do Centro Espírita Casa do Caminho - SANTANA 

 

 

TÂNIA, trace um perfil da sua atividade na Doutrina Espírita...........................

 

Acesse o Link abaixo:

 

 

Acesse o Link abaixo mensagem original:

http://lourenjunior.webnode.com.br/livro-espirita/sumario/educa%C3%A7%C3%A3o%20espiritual/