CULTURA ESPÍRITA

ESPAÇO OFERECIDO PARA TUDO QUE SE RELACIONE A CULTURA ESPÍRITA (Ciência)

 

A ESPIRITUALIZAÇÃO condição inequivoca do progresso da HUMANIDADE!....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

Quando a ESPIRITUALIZAÇÃO tomar forma como condição inequívoca do PROGRESSO da humanidade, haverá PAZ entre as nações e o ser humano ESPIRITUALIZADO se voltará para DEUS a fonte de todo BEM!

 

Tudo isto faz parte do progresso a ser registrado na vida terrena a partir do próximo dois séculos, quando este pequeno planeta ascenderá alguns degraus na escala do seu progresso evolutivo.

 

A vida humana na Terra deixará de ser, então, para todos os homens e mulheres, este conjunto de sofrimentos pontilhado de alegrias efêmeras, para se tornar um pequeno paraíso, tal como vós o imaginais.

 

Haverá paz entre as nações que se ajudarão mutuamente, e os seres humanos melhor espiritualizados, viverão com seus pensamentos voltados para a Divindade, a fonte de todo o bem.

Isto sucederá em boa parte devido a elevação espiritual das almas que estão descendo a Terra, cuja influência benéfica se irradiará onde quer que se encontrem.

 

***********************************

 

13 de NOVEMBRO DIA do JOVEM ESPÍRITA! – Crônica!...Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque 

 

 A PRIMEIRA UNIÃO DA JUVENTUDE ESPÍRITA DO BRASIL,foi fundada em Novembro de 1935. Denominada UNIÃO DA JUVENTURA ESPÍRITA DO DISTRITO DE SANTANA por iniciativa dos jovens do Centro Espírita MARIA de NAZARETH fundado em 01 de Abril de 1923 portando 95 anos de atividades ininterruptas. (Consta dos arquivos seu registro publicado no Diário Oficial do Est. De S. Paulo) 

 

 Destacamos também entre as varias iniciativas do Maria de Nazareth Inauguração em Outubro de 1942 a primeira escola promovida por uma entidade espírita de Ensino Fundamental, chegando abrigar 100 alunos com o aval da Secretária de Educação de S. Paulo, denominada Externato "ALLAN KARDEC", anexa ao C.E. Maria de Nazareth. 

 Fez parte do primeiro movimento de Unificação em São Paulo, surgido em 1937 com o nome de ALIANÇA, e em 1955 incorporou-se a USE – União das Sociedades Espíritas do Est. de S. Paulo e posteriormente à Federação Espírita de São Paulo. Desde sua Fundação é filiado a FEB – Federação Espírita Brasileira. 

 Com essa Crônica queremos falar da importância do Mov. Da Juventude Espírita no Brasil. Como surgiu o dia 13 de Novembro como o DIA do emESPRITA do BRASIL Em 1949, após a assinatura do Pacto Áureo que criou o CFN/FEB (Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira), os dois únicos organismos do Movimento Espírita Juvenil do país resolveram aderir de pronto ao Pacto e, em 13 de novembro, consumava-se, enfim, o ATO DE UNIFICAÇÃO DAS MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS, dando início ao Departamento de Juventude da Federação Espírita Brasileira. Esta data surge como um marco para a história das Mocidades Espíritas, representando o idealismo acima do personalismo, da confraternização acima do fracionamento, da mensagem esclarecedora acima do melindre do estudo e do trabalho acima dos obstáculos pessoais. 

DIA 13 DE NOVEMBRO brilha para a HUMANIDADE como sendo o DIA DO JOVEM ESPÍRITA. Ressaltando sempre o fato histórico da iniciativa dos jovens do C.E. MARIA de NAZARETH fundando a Primeira União das Juventudes Espíritas do Brasil em Novembro de 1935.

 

*********************

 

MONOGRAFIA – É (ERA)TUDO UMA BRICADEIRA! (INFANCIA) 

 

 TESE estudo resultado de 60 anos de vivência e Estudo da Doutrina Espírita.....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque 

 

Ao desenvolver um assunto tão natural e importante na vida das pessoas que é a INFANCIA, nos propusemos através dos conhecimentos adquiridos na vivência e estudo da Doutrina Espírita aquilo que acreditamos servirá como fortalecimento do nosso interior (Espírito) 

 

Cursos como: DESENVOLVIMENTO HUMANO – EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, desenvolvidos pela UEMA – UNIVERSIDADE ESTADUAL do MARANHÂO servem como suporte importante no estudo desta MONOGRAFIA. 

 

 Fugimos as regras normais da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas por tratar-se de um Estudo INTERPESSOAL, não levando em consideração particularidades de nenhuma Instituição superior. 

 

Para desenvolver temas sobre a INFANCIA não podemos prescindir de HENRI WALLON, humanista 1879-1962. Em seus estudos, ao invés de separar, integrou os campos da inteligência, da afetividade e da motricidade, considerando a CRIANÇA e sua atividade a partir das suas reais condições de existência (TRANGTHONG, 1983; GALVÃO, 1995). 

Wallon adotou uma visão de desenvolvimento que se destaca pela abordagem concreta e multidimensional do ser humano. No processo de desenvolvimento da pessoa, Wallon explica que os fatores orgânicos são mais determinantes no início do desenvolvimento INFANTIL cedendo lugar aos fatores sociais, à medida que o ser humano cresce e é por eles afetado. Os fatores sociais dependem das condições oferecidas pelo meio e do grau de apropriação de cada sujeito. São fatores sociais: a cultura, a linguagem e o conhecimento. Tais fatores são decisivos na aquisição das condutas psicológicas superiores, as quais podem progredir sempre, num processo permanente de especialização e sofisticação 

 

 No Estudo constante da Doutrina Espírita também como WALLON fica patenteada a INFANCIA com os traços indelineáveis sobre a EVOLUÇÃO ESPIRITUAL do ser. Através as reencarnações o Espírito reencarnaste traz consigo toda aquela bagagem adquirida na sua interação físico-espiritual. Daí advém a grande possibilidade dos pais após acurado divisionamento e observação, notarem qualidades adquiridas dos filhos através da educação domestica. Possibilitando mesmo um adequado direcionamento desde seus primeiros passos aquele ser em desenvolvimento, sua postulação futura na sociedade, quer em atividade profissional ou intelectual. Suas habilidades mais consistentes ai são reveladas. 

 Vale a pena! Debruçar um pouco mais nesse conhecimento através da seriedade que a Doutrina Espírita nos oferece nesse campo cognitivo e cultural, 

 

Como também não podemos esquecer de JEAN PIAGET modelo seguido pela maioria dos Educadores e Psicólogos. Licenciado em Biologia 1918, iniciou seu trabalho em Instituições Psicológicas de Zurich e Paris, começando a desenrolar teoria sobre a natureza do conhecimento. Publicou vários estudos sobre a PSICOLÓGIA INFANTIL. 

 Recomendamos terem acesso aos estudos desses dois grandes valores humanistas, notadamente no que se refere a INFANCIA. 

 

 INFANCIA pressupõe contexto Social e Cultural, relações entre indivíduos de cultura. Mediante o ato de brincar a CRIANÇA explora o mundo e suas possibilidades e se insere nele de maneira espontânea e divertida, desenvolvendo assim suas capacidades cognitivas, motoras e efetivas. Se o brincar é social, a criança não brinca sozinha, ela tem um lar, um brinquedo, um ambiente, uma história, um colega, um professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo e estimulante, ou seja, a forma como o brincar é mediada pelo contexto da importância para que seja de qualidade e realmente ofereça a oportunidade de diferentes aprendizagens para a criança. Não há fase melhor que a infância. Podemos brincar a vontade, não temos responsabilidades e preocupações... É tudo uma grande brincadeira e nos divertimos muito. Só temos (tínhamos) tempo para a felicidade. Que tal pegar algumas fotografias e todos relembrar seus bons momentos e aquecer seu coração? 

 

 Aqui entra o propósito maior desta MONOGRAFIA, será mesmo que a INFANCIA é a mesma de tempos para cá. É muito comum e bem normal dizerem (mos): Como eu queria voltar à infância e ser feliz como antes, brincar como se não houvesse amanhã e aprender uma nova lição a cada dia. Acordar cedo não era tão ruim, pois eu sabia que encontraria em breve os meus melhores amigos na escola e poderia fazer daquele período o melhor possível. As férias eram boas também, eu tirava um tempo maior para me divertir, ver desenhos animados e passar com a minha família, já que eles se preocupavam com o meu bem-estar e me levavam para passear com freqüência. É, o tempo passou voando e hoje restam apenas as lembranças. 

 Da janela de nosso quarto (apto.) vejo que a chuva cai torrencial, carrega montanhas de lixo, na nossa INFANCIA, chuva era sinal de diversão, andar de bicicleta, sentindo a chuva bater forte no rosto, brincar n enxurrada ou correndo na água ou soltando barquinhos de papel. Ao menos sabíamos o que era brincar, tudo era tão simples, latinhas, pneus velhos. Tudo se transformava em brinquedo ou brincadeira, graças a nossa criatividade. Diversão garantida por um longo período. Tivemos muitos amigos, brincávamos juntos (meninas e meninos), brigávamos muito (meia hora depois, ficávamos “de bem”), dividíamos brinquedos e guloseimas. Tive apelidos, coloquei apelidos e, tudo bem? Não se conhecia a palavra BULLYING, e essas perseguições vergonhosas ainda não era coisa que traumatizava tanto. Criança brincava com criança, com ou sem brinquedo. Usávamos a imaginação e criatividade. Quando ganhávamos um presente e que nunca era o que queríamos, aceitávamos, pois era o que os pais podiam dar – e éramos gratos por isso. 

 

A INFANCIA de alguns anos atrás era bem melhor do que atualmente? As crianças interagiam umas com as outras de forma afetuosa? As de hoje vivem trancadas em casa jogando vídeo-game ou no computador, estão em constante isolamento social. Os programas educativos ensinavam as crianças agregarem valores, como a bondade, caridade, humildade e amor ao próximo. 

As crianças hoje tem uma vida bastante sedentária. A liberdade está cerceada pela implacável violência. 

 

Fomos crianças felizes! Por esse motivo, somos adultos felizes! Simples, não é mesmo? 

 

E vocês, o que podem nos contar de sua infância?

 

***************************************************

 

 

DOUTRINA ESPÍRITA! CIÊNCIA, FILOSOFIA é também RELIGIÃO? – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque. 

 

A DOUTRINA ESPÍRITA é uma Doutrina. - Doutrina de cunho Científico, Filosófico e MORAL. 

- Por que MORAL? - Porque não está atrelada a nenhuma religião! - Ela veio diretamente da orientação espiritual sem qualquer vinculação com segmentos religiosos. Kardec era uma cientista, não um religioso. 

A Doutrina dos Espíritos foi lançada em ambiente neutro, visto que foi codificada por uma pessoa completamente neutra das interferências religiosas. 

 Aí você me pergunta: - E onde fica o sentimento cristão? - Eu lhe respondo: - Por acaso Cristo era algum religioso? - Que Igreja ele fundou? - O sentimento Cristão, o sentimento de Gandhi, o sentimento de Yogananda, de Babaji, de Zaratrusta, ... não importa. O que importa é o EXEMPLO que esses Avatares nos deixaram! - Exemplos completamente despidos de religiosidades, de fanatismo corporativo, de rituais ou vestimentas características. 

 

 A palavra chave é o EXEMPLO MORAL que esses expoentes nos deixaram, e não, o exemplo religioso, mesmo porque eles nunca empunharam a bandeira de nenhuma religião. - Se você buscar a história universal, vai se esclarecer dessa realidade! Mas para atestar o que nos propomos: Preliminarmente vamos nos socorrer a varias opiniões que atestam a POLEMICA, que nem mesmo os Espíritas chegam a um acordo. 

 - Considero a DOUTRINA ESPÍRITA mais próximo de uma filosofia de vida, baseada em religiões antigas.Note que,apesar de criticarem a DOUTRINA ESPÍRITA, todas as religiões se referem a espíritos. Espirito Santo é um belo exemplo. Acredito sim, na DOUTRINA ESPÍRITA quando é passada de forma correta por seus líderes. A DOUTRINA ESPÍRITA é uma filosofia de vida baseada em religiões. A palavra "doutrina", já fala por si só !!! Como se fosse uma iniciação. - Se nessa religião tiver um homem que foi crucificado e ressuscitou dos mortos no terceiro dia eu considero religião. 

 - É uma doutrina. Ela não é uma religião porque não tem: 1-Rituais como batismo, casamento e comunhão; 2-Templos grandiosos; 3-Dogmas; 4-Líderes ou sacerdotes. Mas, infelizmente, tem um grupinho de espíritas que querem transformar a doutrina em uma religião...

 Acredito sim, na DOUTRINA ESPÍRITA quando é passada de forma correta por seus líderes. A DOUTRINA ESPÍRITA é uma filosofia de vida baseada em religiões. A palavra "doutrina", já fala por si só!!! Como se fosse uma iniciação. - A DOUTRINA ESPÍRITA ou Doutrina dos Espíritos, como o próprio nome diz é uma doutrina. A base dela é a filosofia, ciência e religião. Religião porque crê em Deus. Trocando em miúdos: Uma Doutrina Religiosa, se isso não for redundante. Dai as considerações: Depende do que considerarmos como Religião, pois se for à forma concebida tradicionalmente, onde existe hierarquia e cultos, então a DOUTRINA ESPÍRITA não é uma religião. 

 

Vejam estas palavras de Kardec: "Por que, pois, declaramos que a DOUTRINA ESPÍRITA não é uma religião? Pela razão de que não há senão uma palavra para expressar duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; que ela desperta exclusivamente uma ideia de forma, e que a DOUTRINA ESPÍRITA não a tem. Se a Doutrina Espírita se dissesse religião, o público não veria nele senão uma nova edição, uma variante, querendo-se, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com um cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo, e dos abusos contra os quais a opinião frequentemente é levantada." (Allan Kardec - Revista Espírita Dez/18Allan Kardec 68) 

 

Por outro lado, a religião, em sua essência, tem um significado mais abrangente. JESUS mesmo disse que aonde estiverem dois ou mais reunidos em seu nome, Ele também aí estaria. E é claro que não falava em reunião apenas por palavras exteriores, mas pelo entendimento e a prática do evangelho, em sua substância, e é nesta forma que podemos afirmar a DOUTRINA ESPÍRITA ser uma Religião. 

Trazemos novamente as palavras de Kardec: "Crerem um Deus todo-poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificativa do presente; na pluralidade das existências como meio de expiação, de reparação e de adiantamento intelectual e moral; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente na perfeição; na equitativa remuneração do bem e do mal, segundo o princípio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para nenhuma criatura; na duração da expiação limitada à da imperfeição; no livre arbítrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível, na solidariedade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados, considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito, que é eterno; aceitar corajosamente as provações, tendo em vista o futuro mais invejável do que o presente; praticar a caridade em pensamentos, em palavras e em ações na mais ampla acepção da palavra; se esforçar cada dia para ser melhor do que na véspera, extirpando alguma imperfeição de sua alma; submeter todas as suas crenças ao controle do livre exame e da razão, e nada aceitar pela fé cega; respeitar todas as crenças sinceras, por irracionais que nos pareçam, e não violentar a consciência de ninguém; ver, enfim, nas diferentes descobertas da ciência a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus: eis o Credo, a religião da DOUTRINA ESPÍRITA, religião que pode se conciliar com todos os cultos, quer dizer, com todas as maneiras de adorar a Deus. É o laço que deve unir todos os Espíritas em uma santa comunhão de pensamentos, à espera que una todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal." (Allan Kardec - Revista Espirita Dez/1868) 

 Parece uma contradição? Não, absolutamente não, existe a Religião formal, com praticas exteriores, como é concebida atualmente, e neste caso a DOUTRINA ESPÍRITA não é uma Religião. Mas na comunhão de pensamentos no mesmo ideal, em pura essência, então sim, a DOUTRINA ESPÍRITA é uma Religião! 

 

 Apenas depende do sentido que damos à palavra Religião! Complementando: A DOUTRINA ESPÍRITA contém o tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião! Ciência experimental, na relação entre o mundo material e espiritual; Filosófica que constitui seu corpo doutrinário, esclarecendo as experimentações; e as consequências morais, ou Religiosas! Ou como diz Emmanuel: “Em Espiritismo, a Ciência indaga, a Filosofia conclui e o Evangelho ilumina. Com a primeira, há movimento de opiniões, com a Segunda, temos a variedade de pontos de vista na matéria interpretativa e com o terceiro encontramos a renovação da alma para a eternidade. A Ciência e a Filosofia são os meios, o Evangelho é o fim. 

 

“A DOUTRINA ESPÍRITA é uma doutrina filosófica como qualquer filosofia espiritualista, com efeitos religiosos, pelo que forçosamente vai ter as bases fundamentais de todas as religiões DEUS, a ALMA e a VIDA FUTURA”...........Espirito Matias Albuquerque 

 

 “A DOUTRINA ESPÍRITA é CIÊNCIA porque caminha ao lado da matéria. Admite todas as verdades que a comprovam, mas aqui não se detém prossegue nas suas pesquisas pelo campo da ESPIRITUALIDADE”.....Louren Junior 

 

********************************************

 

 O “SUBCONSCIENTE” é o RESPONSAVEL PELA REENCARNAÇÃO? - CRÔNICA!.. Grupo de Estudos formados pelos Espíritos Madame CURIE e PIERRE CURIE..........por Louren Junior..........coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

SE NÃO LEMBRARMOS O QUE FIZEMOS PARA QUE SERVIRIA A REENCARNAÇÃO?

 

NA NOSSA ROTINA EM QUASE TODAS AS ATIVIDADES UTILIZAMOS APENAS A NOSSA CONSIÊNCIA RACIONAL E OBJETIVA, MAS, NA VERDADE O VERDEIRO “EU” ESTÁ NO SUBCONSCIENTE. JESUS DIZ QUE NÓS SOMOS DEUSES. MAS VIVEMOS ENVOLTOS NUM MUNDO MATERIAL MUITO DENSO EM QUE NOSSO CONTATO EXTERIOR É OS CINCO SENTIDOS.

 

NÃO PRECISA SER REENCARCIONISTA PARA ACREDITAR EM DEUS, COMO DISSEMOS QUE UTILIZAMOS APENAS A NOSSA CONSCIÊNCIA RACIONAL E OBJETIVA.

O Gênesis diz que somos a imagem e semelhança de Deus. MAS ACREDITAMOS SERMOS MAIS QUE ISSO, POIS EM NOSSO “SUBCONSCIENTE” ESTÁ TUDO GRAVADO, SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES.

 

Foi isso que Jesus quis dizer: “até os fios de cabelo de vossas cabeças estão todos contados.” Reafirmando que não precisamos acreditar em Deus para sermos reencarnacionistas.

 

MUITO DE NOSSO COMPORTAMENTO VEM DE NOSSAS ESCOLHAS, DA VISÃO QUANDO ERAMOS CRIANÇAS, NOSSAS EXPERIÊNCIAS QUE NÃO LEMBRAMOS, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO EXISTIRAM, ESSE PERIODO NOSSAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE AS COISAS, SOBRE O MUNDO.

 

LEMBRAMOS DE TUDO? CLARO QUE NÃO LEMBRAMOS! QUALQUER PESSOA SABE DISSO PSICOLOGICAMENTE, ISSO NÃO É DOUTRINA ESPÍRITA.

NÃO LEMBRAMOS ATÉ MESMO DO ACONTECIDO UM ANO ATRÁS. MAS, O FATO DE LEMBRARMOS NÃO QUER DIZER QUE NÃO TENHA ACONTECIDO, ESTÁ TUDO REGISTRADO. O NOVO CORPO QUE ASSUMIRMOS NÃO PODE VIR ARMAZENADO DAS NOSSAS MEMORIAS ANTERIORES. TUDO ESTÁ ARQUIVADO COMO SE FOSSE UM VIDEO CASSETE OU UM COMPUTADOR, TUDO QUE PUBLICAMOS SE COMPRAR UM NOVO COMPUTADOR NÃO VIRÁ COM ESSES ARQUIVOS MAS, O DONO DOS ARQUIVOS SOMOS NÓS,

 

TUDO QUE ESTÁ NELES, QUEM CONHECE SOMOS NÓS. POSSO ATÉ

FAZER TUDO DE NOVO PORQUE SOU O PRODUTOR. SE REFAZER VOU FAZER MUITO MELHOR, POR MAIS CONHECIMENTO ADQUIRIDO. NADA ESTÁ PERDIDO. ELE ESTÁ EM NÓS. TUDO QUE EXPERIMENTAMOS EM EXISTENCIAS ANTERIORES.

 

A DIFICULDADE DE NÃO COMPREENDER A REENCARNAÇÃO É NÃO IDENTIFICAR-SE COM O PERSONAGEM AQUI NO CASO OS PERSONAGENS Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque FOMOS PROGRAMADOS DESDE O PRIMEIRO DIA DE VIDA, PELO QUE VIU, PELO QUE SENTIU, PELO QUE OUVIU, PELO QUE DESEJOU, PELO QUE CONCLUIU.............. MAS. NÃO SOMOS SÓ ESSES PESONAGENS, SOMOS SERES IMORTAIS, INDIVIDUALIDADE, CONSCIÊNCIA, ESPIRITO O NOME NÃO IMPORTA. SOMOS SERES IMORTAIS.

OCUPANDO VARIOS CORPOS ATRAVÉS O TEMPO. SE HOJE SOMOS PAULO COMO PODEMOS ENTENDER QUE TEMOS QUE PAGAR PELOS ERROS DE PEDRO.

ESTAMOS CONSTANTEMENTE NUM APRENDIZADO. NÓS COLHEMOS O QUE PLANTAMOS, PORQUE ISSO É A LEI ENSINADA POR JESUS: "A CADA UM CONFORME SUAS OBRAS."

DAÍ PODEM ENTENDER AS DIFERANÇAS ENTRE AS PESSOAS, UMAS COM RAIVA, OUTRAS REVOLTADAS COM A CONDIÇÃO SOCIAL,....... DE TODOS OS TIPOS! PODEMOS ATRIBUIR A GENETICA, AO MEIO EM QUE VIVEM TUDO EXERCEM GRANDE INFLUENCIA, MAS NADA EXPLICA SATISFASTORIAMENTE. PESSOAS COM A MESMA GENETICA RECEBEM A MESMA EDUCAÇÃO E NO ENTANTO SÃO DIFERENTES.

 

NADA EXPLICA A JUSTIÇA DIVINA COMO A REENCARNAÇÃO. NADA EXPLICA A LÓGICA E O ENCADEAMENTO DA VIDA COMO A REENCARNAÇÃO! NO GÊNESIS DEUS PROIBE DE COMER DO FRUTO PROIBIDO DA ARVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. CONHECER É PROIBIDO, QUESTIONAR É PROIBIDO, PENSAR É PROIBIDO.

 

CONHEÇA, QUESTIONANDO, PENSANDO!

 

Vamos ao que diz o “LIVRO DOS ESPÍRITOS” ditado pelos Espíritos Superiores à ALLAM KARDEC: II – Justiça da Reencarnação 171. Sobre o que se funda o dogma da reencarnação? — Sobre a justiça de Deus e a revelação, pois não nos cansamos de repetir: um bom pai deixa sempre aos filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão não diz que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna daqueles cujo melhoramento não dependeu deles mesmos? Todos os homens não são filhos de Deus? Somente entre os homens egoístas é que se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão.

 

**************************

 

A LIBERDADE DIVINA ENGAIOLADA PELAS RELIGIÕES! – Crônica!....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

Espiritualidade ela faz falta em sua vida?

 

Quando percebemos que somos alma ou espírito, o apego ao corpo não tem sentido. Sentimo-nos livres.

RELIGIÃO para uma grande maioria das pessoas sempre foi um problema. Como se constata famílias é compostas de Católicos, mas que nem sempre foram assim, outras evangélicas, umbandistas entre todas mesmo a Doutrina Espírita com um amadurecimento vertiginoso notadamente no Brasil com o advindo do médium CHICO XAVIER.

 

Como acontece em todas as famílias seus membros, foram batizados, freqüentam escolas dominicais fazem retiros e participam de reuniões de estudo e de eventos solidários.

Mas, dentre tudo isso por vezes não entendemos o porque nos somos sempre o certo e os outros os errados. Dentre os que são considerados errados segundo cada uma das Religiões, na verdade são nossos amigos, colegas do colégio depois na faculdade e os queremos bem e os temos como pessoas justas e corretas.

 

Talvez mais humanas as que se denominam cristãos e ostentam sua opção com a Bíblia sempre debaixo do braço.

Podemos tirar uma conclusão de tudo isto que e RELIGIÃO são coisas diferentes. Até mesmo por trás delas existam interesses menos dignos, nada divinos. Tornando uma fatia dessas pessoas rebeldes, pois não conseguem ficarem sentados ouvindo palestrantes que subestimam os ouvintes, como se estes não possam interpretar as escrituras sagradas.

Só a eles é revelada, por favor, nê de quem?

 

A História nos revela com pormenor situações análogas com muita preciosidade:

Dâmocles invejava Dionísio, governador de Siracusa, a cidade mais rica da Sicília do século 4. Acreditava que Dionísio era um bem-aventurado, que possuía tudo quanto um homem pode desejar. Até que foi convidado por Dioníso para trocar de lugar com ele por um dia. No banquete noturno, Dâmocles percebeu que havia sobre sua cabeça uma espada que pendia do teto, sustentada apenas por um fio da crina de um cavalo. Imediatamente perdeu todo o interesse naquele lugar de honra. Devolveu o trono ao seu legítimo dono e nunca mais invejou sua posição. O mito da espada de Dâmocles é geralmente usado para demonstrar a condição vulnerável dos que ocupam o poder. Mas pode também ser usado para demonstrar a morte que a todos espreita. Fala da efemeridade da condição humana. A espada de Dâmocles representa a insegurança, a vulnerabilidade, e aponta para a angústia que carregamos no peito em virtude da consciência de finitude, da certeza do fim. A miserabilidade do ser humano está no fato de que não somente é finito, como todas as demais criaturas, mas também e principalmente consciente da inexorabilidade de seu fim. Paradoxalmente, entretanto, essa angústia diante da morte é também a salvação do humano.

 

TIRE A IMOTALIDADE DO HOMEM E ELE CAI DE QUATRO, dizia NELSON RODRIGUES.

 

A ESPIRITUALIDADE expressa um senso de ETERNIDADE o que é verdade como exposto nos Livros da CODIFICAÇÃO da DOUTRINA ESPÍRITA através dos ensinos dos Espíritos Superiores a ALLAN KARDEC. A sobrevivência da alma depois da morte está provada, de maneira irrecusável e de alguma sorte palpável, pelas comunicações espíritas. Sua individualidade está demonstrada pelo caráter e pelas qualidades próprias de cada uma; essas qualidades, distinguindo as almas umas das outras, constituem a sua personalidade; se elas estivessem confundidas num todo comum, não teriam senão qualidades uniformes. Além dessas provas inteligentes, há ainda a prova material das manifestações visuais, ou aparições, que são tão freqüentes e tão autênticas, que não é permitido contradizer.

 

Paz. Muita Paz.....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

***************************

 

O MACACO FOI UTILIZADO PELO HOMEM (Espírito)! – CIÊNCIA ESPÍRITA!...Grupo de Estudos formado pelos Espíritos MADAME CURIE e PIERRE CURIE.....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

 

Pergunta pertinente: Se o homem é uma evolução do macaco porque continuam a existir? Pode confundir e enganar muita gente.

 

Pergunta comum nos que acredita na criação divina o homem criado por Deus a sua imagem e semelhança. Isso dá a entender que segundo a TEORIA DA EVOLUÇÃO, o Homo sapiens evoluiu dos macacos atuais

 

CHARLES DARWIN nunca afirmou ou escreveu sobre isso.

 

Os estudos mais recentes, baseados em fosseis e análises de DNA há cerca de 7 milhões de anos a África era habitada por um tipo de primata do qual descendem tanto o homem quanto os chimpanzés atuais. Seria como considerar que esse primata fosse o avô da família, os chimpanzés não nossos pais , mas nossos primos.

 

Vamos aqui segundo estudos mais aprofundados tanto na Espiritualidade quanto em contato direto com a materialidade postular como verdade senão um caminho apropriado a estudos mais elaborados.

 

O MACACO FOI UTILIZADOS PELO HOMEM (Espírito)?

 

Como todos sabemos mais precisamente os estudiosos espíritas os Espíritos sempre existiram nascem simples e ignorantes são seres que habitam o Universo e se moldam segundo suas características próprias a vários mundos (Planetas) usufruindo das economias de cada um em particular, mas que na realidade formam um todo que denominamos de Cosmos.

 

Estritamente em constante atrito com o Espiritual e o Material. (Combinações de fluidos aparentemente como acontece na materialização de espíritos doam tanto o encarnado como o desencarnado dizemos aparentemente) A materialização não é como podem sugerir a ideia de transformação da substância espiritual em substância material". Isso não parece certo. Na ectoplasmia não ocorre, nem materialização nem desmaterialização. O fenômeno em jogo tem as características da organização morfológica (modelação) de uma determinada substância material (o ectoplasma).  Quando um ser ou objeto de outra dimensão (espiritual) tornar-se visível e tangível, por condensação de substância sutil (ectoplasma) que se desprende do médium como da entidade Espiritual no caso aqui do Espírito Homem. )E, assim não foi diferente na concepção mais espiritualizada que o Espírito (homem ou mulher) nesse constante atrito (Combinações fluídicas) com suas propriedades chamadas pela Doutrina dos Espíritos ditadas a ALLAN KARDEC por perispirito.

Não confundido que o perispirito vai se formando somente através das reencarnações ele já vem implicito no espirto simples e ignorante e somente se desenvolve na atividade humana.

 

É um corpo fluídico é uma condensação do fluido cósmico. O corpo físico resulta da maior ou menor desse elemento que o transforma em matéria tangível.

Embora tenham origem comum às transformações moleculares são diferentes. Mas ambos são matéria em estados diferentes.

 

Ora! Entendam estamos falando da origem do homem no Planeta Terra o que pode também ocorrer em mundos diferentes no mesmo processo segundo a materialidade existente.

 

Incontestavelmente o macaco pré-existente segunda cada linhagem tem sua própria história de evolução. O ESPÌRITO em contato constante com os primatas adquiriu (Atrito – Combinações fluídicas) ) seu próprio molde trazendo consigo todas as características e elementos formadas desde o perispirito.

Um dos elementos de maior importância é o ECTOPLASMA (como foi dito) tanto fornecido pelo Espírito como pela Materialidade aqui no caso o MACACO.

 

Vamos o que afirma ALLAN KARDEC A Gênese, Allan Kardec, FEB, Rio de Janeiro, 1985, 28a ed., p. 212.

De certa forma corroborando com a nossa Tese, mas de forma simplista para a época hoje possivelmente seu Espírito desenvolveria todo o processo:

 

"Da semelhança, que há, de formas exteriores entre o corpo do homem e do macaco, concluíram alguns fisiologistas que o primeiro é apenas uma transformação do segundo. Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura dos primeiros espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriada às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de qualquer outro animal.

 

"Onde afirma que corpos de macaco tenham servido de vestidura dos primeiros espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados;

 

Segundo nossos estudos: “O ESPÌRITO em contato constante com os primatas adquiriu (Atrito- Combinações fluídicas) ) seu próprio molde trazendo consigo todas as características e elementos formadas desde o perispirito.”

 

Diz ainda; VESTIU-SE ENTÃO DAS PELES DE MACACO sem deixar de ser Espírito humano.

 

Ora! Não tão simples assim, mas para a época bastava, na fusão (Atrito – Combinações fluídicas) ) dos elementos característicos de cada PERISPIRITO podendo entender-se que pela maturidade alcançada por pessoas espiritas ou não hoje o Espírito ALLAN KARDEC traçaria o roteiro mais seguro segundo Instruções dos ESpíritos Superiores.

 

Se compararmos os humanos, com outras espécies de animais no globo terrestre, podemos perceber que os homens são relativamente novos no planeta. Isso ocorre porque estudos arqueológicos e paleontológicos – estudos feitos com fósseis – , demonstram que todos os seres vivos passaram por um processo de seleção natural, em que só os mais adaptáveis às transformações da natureza e do meio poderiam sobreviver e deixar herdeiros de suas características. Da mesma forma ocorreu com o homem moderno ou, cientificamente falando, o homo sapiens sapiens.

 

Assistam o video (Interessante): youtu.be/6sLVN4bgawI

 

Leia mais: lourenjunior.webnode.com.br/cultura-espirita/

 

***************************

 

Crônica - APEGO PESSOAL EM DETRIMENTO AO TODO! ....por Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

Nota-se um significativo APEGO PESSOAL às coisas INSIGNIFICANTES.

 

Se cada individuo pensar na felicidade geral de cada cidadão, pensar no bem da sociedade, se cada ser humano pensar no bem da humanidade.

Abandonando o individualismo, procurando resolver as questões sobre o bem de todos, certamente bons resultados serão colhidos. Cada ato praticado deve visar o bem geral, no que quer que façamos, não privilegiando a nossa própria conveniência. Mantendo firme a nossa convicção e a nossa consciência que pertencemos ao todo e assim procedendo adquirimos um modo correto de viver.

 

Abandonando o EGOISMO e trabalhar em beneficio de todos, este é, sempre o caminho certo e deva ser a atitude natural das pessoas. Nunca esquivar-se. Tomando atitude inadmissível argumentando: “Não vou fazer tal coisa porque não me agrada.”

Qualquer atitude do bem voltada em beneficio de todos, move a todos e faz com que a vida seja mais feliz.

 

Devemos nos envergonhar em nutrir sentimentos de descontentamento e insatisfações em detrimento de todos. Se acaso surgirem na mente essas insatisfações serão extinguidas, pois mesmo durante uma tempestade podemos conversar e rir com as pessoas numa convivência harmoniosa e feliz.

 

Temos familiares, amigos que nos amam sinceramente, as felicidades são incontáveis. Se apesar disso as vezes surgirem insatisfações é porque nossa mente ainda é muito pequena, muito mesquinha, muito individualista.

 

Leia mais: lourenjunior.webnode.com.br/cultura-espirita2/

 

************************************

 

Crônica - SOLIDARIEDADE!..............por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

POR QUANTOS QUE SE PODEM PREDISPOR SOLIDARIEDADE NÃO É SIMPLESMENTE UMA DAS FORMAS MAIS LINDAS, E PURAS QUE PODEMOS TRANSMITIR AO PRÓXIMO.

Além de um Ato Nobre, e de ajuda feitas através do coração. Faz-nos lembrar de que apenas na condução de nossos atos pensando no nosso “próprio umbigo” acarretamos o egoísmo e o individualismo próprio daqueles apoquentados pelo poder.

 

As tragédias os contratempos que se repete, o descuido pelo próprio procedimento na atenção daqueles que estão sob nossos cuidados resulta no descuro e na desobediência dos mais elementares atos, como: ações generosas, educadas, prestativas que nos envolvam.

A desatenção aos próprios cuidados se revela na consciência coletiva como uma gigantesca força em favor daqueles que foram desprovidos desses cuidados e o imprescindível é simplesmente ser útil e ajudar de alguma maneira as pessoas que necessitam de uma mão estendida.

 

Portanto a solidariedade humana ainda existe sim, e por isso que devemos passá-la sempre à frente. E como seres humanos a mensagem maior que podemos transmitir é sempre buscar ajudar uns aos outros sem interesses.

Os compromissos não são o bastante pela pressa que exigem para resolvê-los. Da sua conta quantas vezes não atropelamos os bons costumes e as boas atitudes para com o nosso próximo.

 

Convidamos-te para sobre a importância da fraternidade verdadeira, descobrir o que cada um faz de melhor, a respeitar e amar as pessoas pelo que elas fazem dentro do plano traçado pelo Cristo e não dentro de nossa ótica distorcida. Paulo (I Tessalonicenses, 5:13)

 

Essa advertência deve ser estendida a todos os setores de nossa vida, na família, no trabalho, na amizade e na religião.

É que o espírito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante, e o próximo, na essência, é o degrau que nos aparece diante do coração, por abençoado caminho de acesso à Vida Celestial. Emmanuel – Chico Xavier

 

O PRÓXIMO àquele que é lembrado em todos os livros das Revelações, em todos os livros Sagrados, lembrado em todas as assembleias que se fazem em nome do Senhor e que pedem que vejamos nele nosso irmão.

 

A quem Jesus aconselhou a amar como a nos mesmos.

 

“Amar o próximo como a si mesmo: fazer aos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo, Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos.

Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor procederem, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles?

 

É dessa forma que as criaturas podem acelerar sua evolução, melhorando-se mutuamente e ajudando os outros a se melhorarem. Lembrando, que quando nos relacionemos com as pessoas, o fazemos com humildade e respeito.

 

O PROXIMO, aquele que nos socorre nos momentos de sofrimento, de angustia, de tormentos, Aquele que no trato diário nos permite dar um pouco de nós mesmos, para tranquilizá-lo e apaziguá-lo.

 

ALLAN KARDEC pergunta aos Espíritos Superiores: De que maneira pode a Doutrina Espírita contribuir para o progresso? “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.”

 

Espírito Matias Albuquerque: Damos nossa vida ao servir. Temos muitas oportunidades de servir. Podemos fazer pequenos atos de bondade para nossos vizinhos, participar de serviço comunitário, cumprir com nossas responsabilidades nas congregações locais ou contribuir com o trabalho humanitário em larga escala. Essas ações, grandes ou pequenas, fazem-nos sentir a felicidade de estarmos ligados a nossos irmãos e nossas irmãs e lembram-nos de que Deus frequentemente permite que sejamos a resposta à oração de alguém.

 

Assistam o video Espetacular: www.facebook.com/munizleavida/videos/1377124879018469/

 

*************************************

 

PARABÉNS! Centro Espírita "MARIA DE NAZARETH" 94 anos de História.

 

Centro Espírita “MARIA DE NAZRETH” 01 de Abril de 1923 – 01 de Abril de 2017 94 anos de história Fundado em 1º. de Abril de 1923 94 anos de atividades ininterruptas.

Sede Própria inauguração Dezembro de 1926. 94 anos de História.

 

 

Comprometido com o que de mais sóbrio e cristalino possa mostrar-se à nossa inteligência, o Centro Espírita Maria de Nazareth tem como sua maior missão o aprimoramento do Ser Humano, através dos estudos, das práticas mediúnicas e do serviço social. São assistidos todos os irmãos encarnados ou viventes na Pátria Maior que aportam há mais de 94 anos nesta Casa de Bênçãos, em busca de auxílio ou esclarecimento.

É um local onde se estuda e se vivencia a Doutrina Espírita, organizada e estruturada em conformidade com os princípios básicos do espiritismo, codificados por Kardec. Desde o início das atividades em 1.923, os seus fundadores, idealistas por excelência, já entendiam da necessidade de haver esse contato mediúnico com os espíritos, cujo legado foi passado aos seus sucessores, que mantêm viva essa chama que enaltece e patenteia o trato com a espiritualidade.

O Centro Espírita Maria de Nazareth é um local de encontro de espíritos encarnados e desencarnados. Não adota qualquer forma de culto, não se ocupa de dogmas, não adota sacramentos, rituais ou idolatrias. Os espíritos se encontram ou se reencontram, revelam suas tendências, por vezes amargam suas conseqüências, dão vazão aos seus devaneios, seus ajustes e reajustes, suas venturas ou desventuras. Mostram a realidade da vida espiritual, compreendem por fim que é melhor a prática do bem. Percebem que o seu contato com pessoas generosas faculta um estímulo para o crescimento espiritual.

A singeleza, a honestidade de propósitos e de ideal, manifesta-se em toda a atividade da Casa. A prática da caridade no seu sentido mais profundo e mais abrangente será sempre o seu objetivo principal. É o espaço em que todos convivem harmoniosamente, reintegrando a família, evidenciando os compromissos com o Ser Humano, valorizando a vida e levando a busca da felicidade. Que a paz de Jesus esteja em nossos corações.

................................Espírito Matias Albuquerque

 

SEDE ATUAL

 

Amigos(as)! É sempre uma feliz lembrança comemorar data tão festiva. Me lembro ainda pelos idos de 1960 quando iniciava os primeiros passos dentro da Doutrina Espírita como Movimento regenerador. Uma feliz lembrança daqueles que com prestimosa e carinhosa atenção guindava meus primeiros passos como a saudosa Espírito Joaquina Almeida Silva e Luiz Gomes da Silva, Alvaro Gomes da Silva, Felipe Gimenez Garcia, Miguel Basile, Ossif Elmec, Elizabeth Gomes da Silva, Deolinda Gonçalves, Terezinha e tantos outros de feliz lembrança.

............................Lourenço Rendesi Junior (Louren junior)

 

Centro Espírita “MARIA DE NAZRETH” 01 de Abril de 1923 – 01 de Abril d 2016 94 anos de história Fundado em 1º. de Abril de 1923 94 anos de atividades ininterruptas. SEDE ATUAL 2017 Fundado em 1o. de Abril de 1923, por Antônio Pereira Resende, José Rodrigues do Amaral, Benedito Raimundo, Luiz Gomes da Silva e sua esposa Joaquina de Almeida da Silva e tantos outros que os seguiram e continuam a obra dos pioneiros e mantém até hoje após 94 anos de atividades ininterruptas a mesma chama que esclarece e consola através dos livros ditados pelos espíritos à Allan Kardec. Desde Dezembro de 1.926 funciona em sua sede própria à Trav. Maria de Nazareth, 91 – V. Guilherme - São Paulo – SP.

Entre as várias iniciativas do MARIA DE NAZARETH destacamos a fundação da primeira União da Juventude Espírita do Brasil, em Novembro de 1.935, denominada UNIÃO DA JUVENTUDE ESPÏRITA DO DISTRITO DE SANTANA. Inaugurava em Outubro de 1942 a primeira escola promovida por uma entidade espírita de Ensino Fundamental, chegando abrigar 100 alunos com o aval da Secretária de Educação de S. Paulo, denominada Externato "ALLAN KARDEC", anexa ao C.E. Maria de Nazareth.

Fez parte do primeiro movimento de Unificação em São Paulo, surgido em 1937 com o nome de ALIANÇA, e em 1955 incorporou-se a USE – União das Sociedades Espíritas do Est. de S. Paulo e posteriormente à Federação Espírita de São Paulo.

Desde sua Fundação é filiado a FEB – Federação Espírita Brasileira. Além da atividade doutrinária, o Centro oferece atendimento médico gratuito com fornecimento de remédios gratuitamente, além da distribuição de cestas básicas a famílias carentes.

 

www.facebook.com/photo.php?fbid=301442973236797&set=pb.100001132908150.-2207520000.1364748729&type=3&src=http%3A%2F%2Fsphotos-d.ak.fbcdn.net%2Fhphotos-ak-ash4%2F431211_301442973236797_89663863_n.jpg&size=448%2C336 E

 

Endereço Trav. Maria de Nazareth, 91 - V. Paiva - SP. Brasil. www.centroespiritamarianazare.com.br Leia mais: https://lourenjunior.webnode.com.br/news/maria-de-nazareth/

 

****************************************

 

O CENTRO ESPÍRITA É UMA ESCOLA!........não é uma IGREJA! Crônica.....por Louren Junior...... coordenação Espirito Matias Albuquerque.

 

ATUALMENTE O MUNDO É UMA ENCHURRADA DE CRITICAS.

DE IMEDIATO UMA GRAVE CRISE. GUERRAS, TERROR, FOME, DOENÇAS, DROGAS, CRIMES, VIOLÊNCIA, GOVERNOS TOTALITÁRIOS (O Brasil não é exceção a Ditadura Branca norteia os porões do Congresso Nacional. Só se interessam o que parece bom para o Poder.), CORRUPÇÃO, DESEQUILIBRIO ECOLÓGICO estes alguns indicadores desta realidade.

Diante dessa realidade nos questionamos: PORQUE ESSE MUNDO ESTÁ COMO É?

 

AS PESSOAS TEM HAVER COM TUDO QUE OCORRE? IDENTIFICA COMO ELAS SÃO?

O PORQUE DE SORMOS COMO SOMOS?

SERIA POR FALTA DE INSTRUÇÃO. FALTA DE ELEMENTOS PARA UM APRENDIZADO CONSTANTE, COMO SALAS DE AULA, MESTRES, LIVROS?

MESMO COM ESSES RECURSOS ABUNDANTES, AS PESSOAS SE AUSENTAM NÃO TÊM ACESSO A ALGUNS CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS, POIS GRANDE PARTE DA SOCIEDADE NÃO TÊM O HABITO DE LER E MUITAS SÃO AS INSTRUÇÕES CONFLITANTES.

 

- MAS AFINAL, QUE CONHECIMENTOS SÃO ESTES?

É UMA COMBINAÇÃO DA LOGICA, DA REFEXÃO É A COERENCIA DA VALORIZAÇÃO DA VIDA, está ai nas propostas nos códigos religiosos. A NOSSA CULTURA NÃO PROMOVE DEBATES LIVREMENTE AS QUESTÕES DA VIDA SOB A LUZ DA FILOSOFIA, DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO. PREFEREM TRATAR COMO ORGANIZAÇÕES OU COMPARTIMENTOS SEPARADOS QUE SE RECUSAM A DIALOGAR ENTRE SI.

PSEUDO-FILOSOFOS NÃO ADMITEM EXPERIMENTOS CIENTIFICOS, DIZEM SER COLOCAÇÕES CONSIDERADAS RELIGIOSAS. NA IGREJA SE REJEITAM A CIÊNCIA E OS QUESTIONAMENTOS FILOSOFICOS.

POR SUA VEZ OS LABORATÓRIOS CIENTIFICOS NÃO ACEITAM COLOCAÇÕES RELIGIOSAS. O QUE ACONTECE! DÁ A IMPRESSÃO QUE CADA UM TEM UMA PEÇA DO QUEBRA-CABEÇA, MAS NÃO QUER DIVIDI-LA COM O OUTRO, POIS NEM CONSEGUE VER O BENEFICIO PARA SI MESMO.

E DENTRO DESSE PRISMA SOBRE QUEM SOMOS E O QUE SOMOS, QUE O CENTRO ESPÍRITA DEVA COMO JÁ O É UMA ESCOLA PERMITINDO QUE CADA INTERESSADO PARTICIPE DO DEBATE, DO ESTUDO, DO EXERCICIO, DA PESQUISA E DA CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS QUE O AJUDEM A CONSTRUIR E EXERCITAR CONCIENTEMENTE SEU LIVRE-ARBITRIO.

 

O CENTRO ESPÍRITA FUNDAMENTADO NOS SEU PRINCIPIOS BÁSICOS E NO CONHECIMENTO QUE SÃO A FILOSOFIA, A CIÊNCIA E RELIGIÃO DEVA SER UM REFLEXO DA VIDA EM TODA SUA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE.

AS ESCOLAS INTRODUZIR O CURRICULO ESPIRITISTA, PARA QUE OS ESTUDANTES MUNIDOS DE UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE POSSAM EVITAR AS ARMADILHAS DA IGNORÂNCIA SOBRE AS LEIS NATURAIS ATÉ ENTÃO NÃO ESTUDADAS EM NOSSOS CURRICULOS MATERIALISTAS.

DEVEMOS SALIENTAR QUE AS DIVERGENCIAS ENTRE A CIÊNCIA E IGREJA, SÃO NA REALIDADE ENTENDIDAS COMO RELIGIÃO ORGANIZADA, HIERARQUIZADA PROCUPADA EM DEFENDER SUA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA DEFESA DOGMATICA JÁ SUPERADAS.

 

COM A DEVIDA COMPREENSÃO DO LIVRE-ARBITRIO NÃO HÁ COMO IMPOR UMA CRENÇA POR MAIS VERDADEIRA QUE PAREÇA.

 

Algumas considerações se fazem necessárias.

 

O Centro Espírita é local de encontro, tanto de encarnados como de desencarnados. Esta característica é distinta, não adota qualquer forma de culto, não se ocupa de dogmas, não adota sacramentos, rituais, idolatrias ou qualquer outra ingerência, quer quanto hierarquia sacerdotal ou suposto mando individual. É antes de tudo um trabalho de equipe e a preparação de seus colaboradores.

 

“NA SUA CONSTANCIA CADA SER OLHA, PENSA, COMPARA, CONCLUI E VIVENCIA SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS QUE SE REVELAM DO SEU INTERIOR,”

 

“O CENTRO ESPÍRITA É UMA ESCOLA......... NÃO É UMA IGREJA

 

**********************************

 

OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS SE ALIMENTAM? – Crônica!...por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

SEMPRE É TEMPO DE ESCLARECER-SE, tem assuntos que realmente mesmo com algum conhecimento sobre a vida espiritual nos tolhe no momento em que a duvida se faz prevalecer. Notadamente o assunto em questão raramente abordado.

 

MINHA MULHER MARIA LÉA MUNIZ, com interesse profundo sobre a vida espiritual e com um polpudo conhecimento dos meandros que o Espírito percorre, nos faz a seguinte indagação:

OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS SE ALIMENTAM?

 

Maria Léa Muniz boa lembrança um assunto que raramente é objeto de analise e compreensão.

 

COMO PREMISSA HÁ AQUELES QUE AINDA PODERÃO AFIRMAR QUE OS ESPÍRITOS NÃO PODEM COMER, POIS NÃO TÊM ORGÃOS FISICOS COMO O CORPO FISICO.

COMO TAMBÉM PRIMEIRAMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE OS ESPIRITOS NÃO TEM OLHOS COMO OS ENCARNADOS, MAS CONSEGUEM ENXERGAR.

 

PORQUE SEM ESTOMAGO NÃO PODERIAM COMER?

TAMBÉM QUE NÃO TÊM CEREBRO, MAS PENSAM. O ARGUMENTO NÃO SE SUSTENTA.

OUTRA OBJEÇÃO BASEADA NA QUESTÃO 254 DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS, QUE TRATA DA FADIGA NOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS.

NÃO PODEM SENTIR FADIGA COMO ENTENDEIS, CONSEGUINTEMENTE, NÃO PRECISAM DE DESCANSO CORPORAL COMO VÓS, POIS NÃO POSSUEM ORGÃOS CUJAS FORÇAS DEVAM SER REPARADAS.

 

“Há sensações que têm sua fonte no próprio estado de nossos órgãos. Ora, as necessidades inerentes ao nosso corpo não podem ocorrer, desde que o corpo não existe mais. O Espírito, portanto, não experimenta fadiga nem necessidade de repouso ou de nutrição, porque não tem nenhuma perda a reparar.”

Revista Espírita de Abril de 1850, em “Quadro da Vida Espírita.”

 

ASSIM TAMBÉM PODEMOS AVENTAR: OS ESPÍRITOS TEM SEXO? Observem que os Espíritos se utilizam da frase “como a entendeis” como na Questão 200 do Livro dos Espíritos.

Resposta: “Não como o entendeis”, e é neste sentido que Kardec escreve que os espíritos não se nutrem. Em outras palavras, os espíritos não se nutrem como nós encarnados.

 

MAS NÃO OBSTANTE SE NUTRIREM ESPIRITUALMENTE, COMO É SUGERIDO NO LIVRO “A GENESE” OS ESPÍRITOS CONDENSAM AS ENERGIAS EM FORMA DE ALIMENTOS. PELO PENSAMENTO, ELES IMPRIMEM FLUIDOS DIRECIONADOS, OS AGLOMERAM, COMBINAM OU DISPERSAM, ORGANIZAM CONJUNTOS QUE APRESENTAM APARÊNCIA, FORMA E COLORAÇÃO, MUDAM-LHES AS PROPRIEDADES, COMO UM QUIMICO MUDA A DOS GASES OU DE OUTROS CORPOS, COMBINANDO-OS CONFORME LEIS.

 

SEGUNDO ALLAN KARDEC QUANDO ABORDA “FLUIDOS”: “O pensamento, portanto, produz uma espécie de efeito físico que reage sobre o moral, fato este que só o a DOUTRINA ESPÍRITA podia tornar compreensível. O homem o sente instintivamente, visto que procura as reuniões homogêneas e simpáticas, onde sabe que pode haurir novas forças morais, podendo-se dizer que, em tais reuniões, ele recupera as perdas fluídicas que sofre todos os dias pela irradiação do pensamento, como recupera, por meio dos alimentos, as perdas do corpo material. Esta é a mensagem da Doutrina Espírita, tornando a presença de alimentos no mundo dos espíritos algo não tão exótico, como pode parecer inicialmente, e fazendo com que os relatos existentes em obras espíritas consagradas sejam, na verdade, a confirmação de princípios doutrinários como a manipulação do Fluido Cósmico Universal pelos espíritos e a absorção de energias espirituais. -

 

“É UM GRANDE LABORATÓRIO DA VIDA ESPIRITUAL.”

 

****************************************

 

CRÔNICA! - O grande erro. CORRIGIR ALLAN KARDEC.....Louren Junior e Espirito Matias Albuquerque

 

O pedantismo CULTURAL de muitos espíritas os afastaram das pesquisas sobre os mais importantes aspetos da DOUTRINA ESPÍRITA, para se entregarem a elucubrações pessoais gratuitas, dispersivas e não raro absurdas. Um campo aberto para as MISTIFICAÇÕES. Brilhar aos olhos vazios do mundo é vaidade de subordinarem-se e querer adaptar a DOUTRINA ESPÍRITA as conquistas modernas da ciência ao invés de submeteram-nas ao esquema Doutrinário.

Socialmente ainda carecemos do enfrentamento com Campanhas Difamatórias das Igrejas e das Instituições Cientificas compreendendo-se em conseqüência que a maioria dos espíritas a DESCONHECEM.

 

Muito se tem avançado nesse aspecto do conhecimento notadamente com respeito a MEDICINA. Podemos citar como referencia na atualidade os estudos realizados pelo Geneticista Dr. Sérgio Felipe de Oliveira na USP – SP. E o suporte dos que anteviram essa NOVA CIVILIZAÇÃO a CIVILIZAÇÃO DO ESPÍRITO Como sabemos de tempos em tempos a divindade envia ao orbe terrestre almas de alta envergadura capacitadas a realizar missões de progresso junto à humanidade. Alguns são dotados de uma luminosidade, como o caso do Cristo de Deus. Outros em gradações evolutivas diversas vêm de igual forma, trazer seu contributo a história do pensamento humano.

 

A morte de Socrates

 

 

Alguns na área cientifica, outros na área filosófica e outros ainda na área religiosa, tais como Sócrates, Platão, Buda, Dalai Lama,Lavoisier, Paulo de Tarso, Cura D’ars,, Swendenborg, Andrew Jackson Davis, Daniel Dunglas Home, Elizabeth d'Esperance, William Stainton Moses, William Eglinton, Charles Foster, Henry Slade, Willian Crookes, Arthur Conan Doyle, Leon Denis, Gabriel Delanne, Camile Flammarion, Ernesto Bozzano, Raymond Auguste Quinsac Monvoisin, Vistorien Sardou, Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Berzerra de Menezes, Herculano Pires, Deolindo Amorim, Francisco Candido Xavier, e outros.

Dentre estes como afirmamos destacamos aquele que uniu as três áreas e ficou conhecido mundialmente como ALLAN KARDEC.

 

Hoje o materialismo com o avanço tecnológico desde a II Guerra Mundial sofreu um aceleração muito acentuada, fazendo com seu ápice que se revelem as entranhas da matéria com seus segredos. E daí a confirmação da validade da CULTURA ESPÍRITA.

Assim como os pioneiros citados vai desabrochando uma NOVA CIVILIZAÇÃO a CIVILIZAÇÃO DO ESPÌRITO. E como desenvolve-la? É necessária a integração dos homens nos seus princípios e pressupostos. Uns e outros se encontram nos livros de Kardec, mas se esses livros não forem realmente estudados, investigados na intimidade pro­funda dos textos e transformados em pensamento vivo na realidade social, a civilização não passará de uma utopia ou de uma deformação da realidade sonhada.

 

Para o homem espírita construir a Civilização do Espírito é necessário que a viva em si mesmo, na sua consciência e na sua carne, pois é nesta que a relação da consciência com o mundo se realiza. E para isso não bastam os livros, é necessário o concurso de todos os meios de comunicação: a palavra, a imprensa, o rádio, a televisão, e NOTADAMENTE A INTERNET e mais ainda, a prática intensiva e coletiva dos princípios doutrinários de maneira correta e fiel.

 

Longe a idéia de desfrutarmos e suportarmos o que DEUS faz. Não há espaço na DOUTRINA ESPÍRITA. O que DEUS faz se realiza através dos homens capazes de captar sua vontade e excuta-las. Não há milagres, nem ações mágicas na natureza, A vontade e DEUS se cumpre através dos Espúrios desde o controle das formações atômicas até o crescimento dos vegetais.

 

De maneira explicita e minuciosa ALLAN KARDEC repetiu essa mesma verdade. No mundo humano os Espíritos encarnam, fazem-se homens para modelá-lo. Cada um com sua tarefa individual e intransferível. O que não cumpre fracassa. A falência quase total do Cristianismo resultou dessa inobservância.

E ALLAN KARDEC dois mil anos depois da pregação do Cristo partiu para a DOUTRINA ESPÍRITA. Foi intensa a batalha contra as infiltrações de Doutrinas estranhas, de espiritualismo rebarbativos, no meio espírita. Esforço gigantesco de Léon Denis e Conan Doyle para mostrar que DOUTRINA ESPÍRITA é uma nova concepção do homem e da vida que não se pode confundir com as escolas espiritualistas ancestrais, carregadas de superstições e princípios individualmente afirmados ou provindos de tradições longínquas, sem nenhuma base de critério científico.

 

O que o mesmo não deve acontecer hoje entre nós, sob a complacência de instituições representativas da doutrina e o apoio fanático de lideres carismáticos, piegas espirituais. A imprensa espírita, Livros, Palavra, Radio, Televisão, jornais e notadamente a INTERNET deva ser uma labareda, irradiando o foco de manifestações semeando e colhendo para que “O ÓBOLO DA VIUVA NÃO DESGARRE DOS COFRES DO TEMPLO E DO DESVÃO DO CHÃO NÃO CHEGUE A SECURA DOS CORAÇÕES.”

 

A preocupação com as Escolas Espíritas não devam ter o sentido maior que a própria divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA em todos os meios disponíveis em que a EDUCAÇÂO se apresente. É necessário que se diga tudo isso, que se escreva e semeie essa verdade dolorosa, para que toque os corações, na esperança de uma reação que talvez não se verifique, mas que pelo menos se tenta despertar.

 

“QUEM PODERÁ DETER A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO NO TEMPO? NAS POTENCILIDADES DO ESPÍRITO, REPOUSA A ESPERANÇA A ESPÍRITA.

 

*************************************

 

 

COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS - Crônica....por Louren Junior....... coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

NÂO É NOVIDADE PARA NINGUÉM DA ANSIEDADE HUMANA EM QUE DE ALGUMA FORMA FORMULAR CONCEITOS, REGRAS E ATÉ MESMO PREVISÕES, QUE NA VERDADE ATINJAM O PRÓPRIO EGO DO QUE PROPRIAMENTE UM CONTEUDO VERDADEIRO E UTIL. SABEMOS DAS NARRAÇÕES DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO SOBRE SIGNIFICATIVOS REGISTROS QUE COINCIDENTEMENTE REVELARAM ACONTECIMENTOS PREVISTOS. (Profecias) MAS AQUI NOS PROPOMOS FIXAR-NOS APENAS QUE DIGA RESPEITO ÀS PREVISÕES E COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS.

 

ENCARNADOS E DESENCARNADOS COMO SABENOS TAMBÉM O ESTÁGIO EVOLUTIVO DOS ESPÍRITOS SE DEVE EXCLUSIVAMENTE AO MÉRITO DE CADA UM. DEUS NA SUA INFINITA MISERICORDIA DOTA A CADA UM COM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL. TANTO FAZ SE ENCARNADO OU DESENCARNADO. SOMENTE UM ASPECTO FUNDAMENTAL OS SEPARA O MUNDO FÍSICO DO MUNDO ESPIRITUAL. DAÍ ADVÉM O ASPECTO INTROSPECTIVO DE CADA UM.

 

O ESPÍRITO NO MUNDO ESPIRITUAL CONTINUA SUA EVOLUÇÃO DA MANEIRA COMO ESTABELECE AS LEIS DIVINAS E CONSEQUENTEMENTE SUA PECULIARIDADE SE REVELA DE MANEIRA OSTENSIVA COM AS DIVERSAS ETAPAS QUE SEU DESENVOLVIMENTO ADQUIRE, A CLAREZA DOS ACONTECIMENTOS A SUA PERCEPÇÃO FAZ COM QUE ESTABELEÇA E DOTA-O DE QUALIDADES QUE O PRÉDISPÕE A FAZER PRÓGNÓSTICOS DE ALGO QUE POSSA SER CONCRETIZADO.

(Intuição) EXEMPLO; UM INDIVIDUO COM VASTO CONHECIMENTO FINANCEIRO. A POSSIBILIDADE DE PREVER ACONTECIMENTOS FUTUROS, COMO: DEFICIT OU SUPERAVIT É BEM NORMAL. A SUA CAPACIDADE DESENVOLVIDA NESSE SETOR O QUALIFICA PARA ISSO. “AQUI NÃO TRATAMOS DE MEDIUNIDADE” (Sómente da evolução do espírito encarnado ou desencarnado adquirida as suas expensas e esforço.) MUITO BEM.

 

FICA PATENTEADA A POSSIBILIDADE DE CADA SER FAZER PROGNÓSTICOS SOBRE QUALQUER TEMA QUE LHE É APRESENTADO OU DE SUA LIVRE ESCOLHA. TANTO PARA OS ENCARNADOS COMO PARA OS DESENCARNADOS. PORÉM!

FAZER ALOCUBRAÇÕES QUER ESCRITAS OU FALADAS SEM QUALQUER CONHECIMENTO DO SEU VERDADEIRO SENTIDO OU DAQUILO QUE FOI ADQUIRIDO CHAMAMOS SIMPLESMENTE DE PREVISÕES, PROGNÓSTICOS ALEATÓRIOS SEM QUALQUER FUNDAMENTO LÓGICO OU INTELIGIVEL DE APÓCRIFAS.

QUANTO AS COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS DESENCARNADOS VAMOS O QUE NARRA OS ESPÍRITOS A ALLAN KARDEC: AS PROVAS POSSÍVEIS - Livro dos Médiuns Cap. 24 255. A questão da identidade dos Espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do Espiritismo. Porque os Espíritos de fato não trazem nenhum documento de identificação e sabe-se com que facilidade alguns deles usam nomes emprestados. Esta é, portanto, depois da obsessão, uma das maiores dificuldades da prática espírita. Mas em muitos casos a questão da identidade absoluta é secundária e desprovida de importância real.

 

268. PERGUNTAS SOBRE A NATUREZA E A IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS 1 – Por que sinais podemos reconhecer a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos? — Pela sua linguagem, como distingues um estouvado de um homem sensato. Já dissemos que os Espíritos superiores nunca se contradizem e só tratam de boas coisas. Só querem o bem. Essa é a sua preocupação. — Os Espíritos inferiores estão ainda dominados pelas idéias materiais. Suas manifestações se ressentem da sua ignorância e da sua imperfeição.

Só aos Espíritos superiores é dado conhecer todas as coisas e julgá-las em paixão. COMUNICAÇÃO SERIA Tende confiança na bondade de Deus e sede bastante esclarecida para compreender que ele vos prepara um novo destino. Não vos será possível, é verdade, desfrutá-lo nesta existência. Mas não sereis felizes se, mesmo não revivendo neste globo, pudésseis apreciar do alto a obra que começastes e que se desenvolverá sob os vossos olhos? Revesti-vos de uma fé sólida, sem vacilações,para enfrentar os obstáculos que parecem dever levantar-se contra o edifício cujos fundamentos lançastes. As bases em que ele se apóia são firmes.

O Cristo colocou a sua primeira pedra. Coragem, pois, arquitetos do divino Mestre! Trabalhai, construí e Deus complementará a vossa obra. Mas lembrai-vos que o Cristo não considera seus discípulos os que só têm a caridade nos lábios. Não basta crer, é necessário sobretudo dar o exemplo da bondade, da benevolência e do desinteresse. Sem isso a vossa fé será estéril para vós. SANTO AGOSTINHO COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS

 

Há muitas vezes comunicações de tal maneira absurdas, embora assinadas por nomes os mais respeitáveis, que o mais vulgar bom senso demonstra a sua falsidade. Mas há aquelas em que o erro é disfarçado pela mistura com princípios certos, iludindo e impedindo às vezes que se faça a distinção à primeira vista. Mas elas não resistem a um exame sério.

 

NOTADAMENTE A QUE SE REFERE A JESUS DE NAZARÉ POR MELHOR QUE SEJA UMA COMUNICAÇÃO DADA ATRAVÉS DE UM MÉDIUM SÉRIO A REPRODUÇÃO SÓ NOS PERMITE COM ABSOLUTA RESERVA. POR ESSA RAZÃO DEVEMOS ACATELAR-NOS EM PUBLICAR TUDO QUE TRAGA SEU NOME. Acreditamos que nunca seríamos demasiado cuidadosos no tocante a publicações dessa espécie, que só têm autenticidade para o amor-próprio dos interessados e cujo menor inconveniente é o de fornecer armas aos adversários do Doutrina Espírita. Acesse o video abaixo: Faça você mesmo suas observações.

 

PREVISÕES E COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

******************************************

 

A REENCARNAÇÃO DE UM FILHO (A) MOSTRARÁ COMO EDUCA-LO DE MANEIRA DIFERENTE! – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

COM O CONHECIMENTO ADQUIRIDO SOBRE REENCARNAÇÃO NA ATUALIDADE É VALIDA AINDA A CLASSICA PERGUNTA: ONDE FUI QUE EU ERREI?

 

AS MATERNIDADES E SUA IMPPORTÂNCIA COMO INSTITUIÇÃO, POIS É NELA QUE CHEGAM AS FUTURAS MAMÃES. NA ESPERANÇA DE QUANDO DE LÁ SAIREM CARREGARREM NOS BRAÇOS UMA PESSOA JÁ AMPLAMENTE IMAGINADA PELO PENSAMENTO.

 

Cada uma chega com suas angústias e seus sonhos. Umas de primeira viagem, outras com certa experiência. Graças às tecnologias, a ultrassonografia já informa muita coisa sobre o corpo daquele que vai virar gente em pouco tempo. O sexo, se a criança está perfeita, se há enfermidade que precisa de atendimento imediato, ainda no ventre da mãe ou imediatamente após o nascimento. Enfim, muitas notícias valiosas para antecipar o futuro do bebê.

 

FALAR DE AMOR E DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSAS INSTITUIÇÕES, ONDE MUITAS VEZES O TRABALHO É FEITO COM SACRFICIO, ATÉ MESMO IMPPROVISADOS DEVIDO FALTA DE FUNCIONÁRIOS, FALTA DE CONDIÇÕES, FALTA DE MEDICAMENTOS, APARELHOS E DEMAIS PROBLEMAS. O AMOR NUNCA PODE FALTAR. DA PARTE DA PARTURIENTE, AGRADECER SEMPRE O QUE RECEBE, O MAL ESTAR DE UMA ATENDENTE, ENFERMEIRA, PSICOLOGA POR VEZES REFLETE A INFERMIDADE DE UM FILHO OU DE UMA MÃE IDOSA PRECISANDO DE ATENÇÃO.

 

O doutor, obstetra, não pode irritar-se diante de uma mãe de primeira viagem, assustada diante do desconhecido. O que para ele é um trabalho de rotina, para a futura mamãe é uma experiência única cheia de expectativas. E as primeiras vibrações que a criança que chega ao mundo deve receber são de afeto para que se sinta bem-vinda. Até a primeira palmada deve ser dada com amor e um pedido de desculpas, para que o bebê não se imagine agredido.

 

O QUE SENTIMOS MESMO É UMA FALTA DE INFORMAÇÃO A CADA CANDIDATA MÃE PARA QUE SAIBA QUE O CORPO QUE ELA E O COMPANHEIRO PRODUZIRAM ESTÁ ADEQUADO PARA O ESPÍRITO QUE VIRÁ UTILIZA-LO. NÃO NA MAIORIA DAS VEZES, MAS QUASE SEMPRE É UM ESPÍRITO ANTIGO QUE JÁ TRAZ UM HISTÓRICO PESSOAL E ÚNICO. RELACIONADO TAMBÉM NA MAIORIA DAS VEZES COM PAIS, AVÓS E ESPIRITOS AFINS.

ESSE CONHECIMENTO DA MAMÃE PASSARÁ PRIORITARIAMENTE SOBRE COMO EDUCA-LO DE MANEIRA DIFERENTE. NÃO MAIS COMO UM DESCONHECIDO PURO E IMACULADO, MAS COMO UM ESPÍRITO QUE VOLTA A TERRA PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS, MAS COM MUITA AJUDA E RIGOR DOS QUE VÃO EDUCA-LO. TRAZ VIRTUDES E DEFEITOS, VIRTUDES A SEREM EXERCITADAS E DEFITOS QUE DEMANDAM CORREÇÃO.

 

ISSO NÃO É UTOPIA OU INVENÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA, RECORRA AS LIÇÕES DO FILOSOFO SOCRATES E DO SEU DISCIPULO PLATÃO, E VERÁ QUE QUATROCENTOS ANOS ANTES DE CRISTO ISSO JÁ ERA ENSINADO. HOJE PRATICAMENTE TODAS AS RELIGIÕES EXCETUANDO ALGUMAS MAIS RADICAIS OU PORQUE NÃO ENTENDEM OU POR CONVINIÊNCIA FALAM DA REENCARNAÇÃO.

 

A DOUTRINA ESPÍRITA EXPLICA A LOGICA QUE ALGUNS AINDA NÃO ENTENDEM, MAS QUE TÊM DUVIDA E CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO.

 

A MÃE É A PRIMEIRA PROFESSORA E A PRIMEIRA EDUCADORA, O LAR A PRIMEIRA ESCOLA. AMOR INCONDICIONAL NÃO É DIZER SIM E APROVAR TUDO. A CRIANÇA NÃO É UM LINDO E INGENUO INOCENTE.

AO OBSERVAR A CRIANÇA A MÃE TERÁ A NOÇÂO DO SEU COMPORTAMENTO E TIRAR SUAS CONCLUSÕES. SEUS GESTOS, ATITUDES, GOSTOS podem sem favor levar a uma educação primorosa, quanto moral como profissional.

EM O LIVRO DOS ESPIRITOS, HÁ LIÇÕES VALIOSAS PARA QUE AS MÃES SAIBAM COMO EDUCAR SUAS CRIANÇAS.

 

MÃE NUNCA ENGANE SEU FILHO (A) FAZENDO-OS PENSAR QUE A VIDA É FACIL PORQUE NÃO É, SABER SEUS DVERES E OBRIGAÇÕES É O MAIS IMPORTANTE, NADA DE FACILIDADES IMAGINANDO QUE TUDO NÃO PRECISE DE NENHUM ESFORÇO.

 

“MELHOR FAZE-LA CHORA-LA DIANTE DE UM “NÃO” AINDA QUANDO PEQUENA A VÊ-LA CHORAR MAIS ARDE QUANDO A VIDA COBRA-LA.”

 

É ESSA ORIENTAÇÃO, ESSE ESFORÇO FORJADO NO AMOR, QUE DELIMITA LIMITES E PODERES o mais importante que podemos ensinar a nossos filhos.

 

****************************************

 

INVESTIR NA VIDA NÃO PARECE FÁCIL,....MAS NEM TANTO! – Crônica....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

FALAR EM INVESTIMENTOS LOGO VEM A MENTE POSSIBILIDADES FINANCEIRAS COM RÁPIDO ENRIQUECIMENTO E FARTO ACUMULO DE BENS.

HÁ PORÉM , OUTROS INVESTIMENTOS A LONGO PRAZO BEM MAIS SEGUROS E DURADOUROS QUE SE ESTABELECEM FORA DA ESFERA MATERIAL.

 

NA BOLSA DE VALORES D’ALMA HÁ QUE SE PENSAR NA AMIZADE SINCERA, O PRÓXIMO AQUELE QUE NOS SOCORRE NOS MOMENTOS DE SOFRIMENTO, DE ANGUSTIA, DE AFLIÇÕES QUE SEMPRE AO NOSSO LADO NOS SUSTENTA, NOS ENCORAJA, NOS REERGUE FAZENDO-NOS ENFRENTAR AS LUTAS E DESAFIOS QUE NÃO CESSAM.

 

“A AMIZADE SINCERA E VERDADEIRA É DIFICIL DE ENCONTRAR, DIFICIL DE LARGAR E IMPOSSIVEL DE ESQUECER.”

SIM! A AMIZADE É LUCRATIVA E O QUE DIZER DO AMOR INCONDICIONAL, A AQUELES QUE DEDICAMOS AS MAIORES ATENÇÕES E QUE ESTÃO BEM PRÓXIOS DE NÓS?

BASTA UM TELEFONEMA PARA DAR UM “OLÁ”, UM “PARABÉNS” PELO SEU ANIVERSÁRIO. SER FRATERNO OU LIGAR O CELULAR PARA O IRMÃO DE JORNADA E PERGUNTAR : COMO VAI? SÃO PEQUENOS GESTOS QUE TRAZEM BENEFICIOS INCALCULAVEIS, QUE NÃO SOFREM OSCILAÇÕES MANTEM-SE SEMPRE SAUDAVEIS.

 

OUVEM-SE MULHERES CONSTANTEMENTE QUE SE PREOCUPAM EM TER FILHOS, POIS DIZEM QUE MANTER UM FILHO NÃO É FÁCIL PREOCUPADAS PRINCIPALMENTE COM A PARTE FINANCEIRA, REALMENTE UMA PREOCUPAÇÃO PERTINENTE.

 

MAS CONVENHAMOS!

MÃES E PAIS QUE PODERIAM TRAZER AO MUNDO A OPORTUNIDADE DA REENCARNÇÃO DE ESPÍRITOS ÁVIDOS DE PROGRESSO E ENTENDIMENTO NA RECONCILIAÇÃO “FILHOS ESPIRITUAIS DE DEUS” NÃO O FAZEM PREOCUPADOS COM O VESTIR, COM O COMER, BRINCAR OU ESTUDAR.

AS PREOCUPAÇÕES QUE OS PAIS TENHAM SÃO SEMPRE NATURAIS, POIS SEMPRE VAMOS DESEJAR DAR O MELHOR AOS FILHOS. SE CONTINUAREM A PENSAR ASSIM, MUITOS PASSARÃO A VIDA SEM CUMPRIR COM SUA PARTE NA MISSÃO DE TRZAER FILHOS A TERRA PARA AMAR, CUIDAR E MOSTRAR COMO SER UMA PESSOA MELHOR. MESMO QUE AS CONDIÇÕES DA CRIAÇÃO SEJAM OPORTUNIDADES MUITO MENORES DAS QUE PODERIAM TER EM FAMILIAS COM PAIS AMOROSOS, CUIDADOSOS E DISPOSTOS A FAZER O MELHOR.

 

O MELHOR INVESTIMENTO PARA UMA CRIANÇA E QUE ELA TENHA UM LAR, INDEPENDENTE DO TAMANHO DA CASA. QUE TENHA CONDIÇÕES DE ESTUDAR E QUE APRENDA A BUSCAR E APROVEITAR OPORTUNIDADES PARA VENCER OS DESAFIOS DA VIDA.

QUE APRENDA A SER GRATA POR TUDO O QUE RECEBER E QUE SAIBA VALORIZAR AS DIFERENÇAS QUE POSSA ADQUIRIR, PRINCIPIOS ÉTICOS, CIDADANIA, RESPEITO AO PRÓXIMO, HOMBRIDADE E HONESTIDADE.

 

INVESTIR NA FORMAÇÃO DO CARATER DE UM FILHO, COM AMOR, RESPEITO E APOIO E NUNCA TERÁ QUE SE PREOCUPAR COM SEU FUTURO.

 

 

*****************************************

 

CASAMENTO ESPÍRITA! – Crônica!....por Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

VOLTA E MEIA VEM A TONA A QUESTÃO CASAMENTO ESPÍRITA. TÊM OS QUE DEFENDEM A SUA INTRODUÇÃO NAS CASAS ESPÍRITAS.

 

O casamento é um contrato, regido pelo Direito Civil e sujeito, por isso mesmo, às mesmas exigências de validade de qualquer ato jurídico. Diante da inexistência de clero organizado e hierarquicamente constituído, a única consequência jurídica decorrente de um matrimônio celebrado em um Centro Espírita é a sua nulidade, porquanto oficiado por quem não detinha autoridade para tal. Conquanto se note entre alguns confrades uma certa preocupação em atribuir-se uma autoridade religiosa, figura inexistente na Doutrina Espírita.

 

SEGUNDO A VISÃO ESPÍRITA O CASAMENTO VERDADEIRAMENTE SERIA (é) A UNIÃO DE DUAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM PARA AUXILIAREM-SE MUTUAMENTE, EM BUSCA DO PROGRESSO. COM A CHEGADA DOS FILHOS, ESPÍRITOS QUE DEUS NOS CONFIA PERANTE A VIDA PARA O CUMPRIMENTO DE DEVERES DE PAIS, POSSIBILITANDO AMBIENTE E ESTIMULO NECESSÁRIO AO ADIANTAMENTO. PORTANTO ENVOLVENDO TANTAS RESPONSABILIDADES O CASAMENTO SEM FAVOR ALGUM DEVE BASEAR-SE NO AMOR, NO RESPEITO, NA AFINIDADE, NO COMPROMISSO, NA CUMPLICIDADE PARA O BEM NA INTENÇÃO, ENFIM DE LEVAR UMA VIDA CONJUNTA.

ALÉM OBVIAMENTE DAS RESPONSABILIDADES QUE IMPLICA AOS CONJUGES, TANTO A PARTE MATERIAL, ESPIRITUAL E MORAL.

 

CONVÉM FRISAR QUE “ALÉM DA UNIÃO DOS SEXOS” PARA OPERAR A RENOVAÇÃO DOS SERES QUE DESENCARNAM SE JUNTA A ISSO: REPARAÇÃO DE PROVAS, ADIANTAMENTO MORAL, APAZIGUAMENTO.

NA MAIORIA SERES AFINS VIVENCIADOS EM OUTRAS REENCARNAÇÕES RECLAMANDO ENTENDIMENTO, AJUSTES E REAJUSTES..

 

UM ASPECTO REAL E TAMBÉM CURIOSO NÃO DEVEMOS PENSAR QUE FOMOS FEITO PARA VIVERMOS SOZINHOS. DESDE DE SEMPRE PRECISAMOS DE ALGUÉM PARA SOBREVIVER, MESMO SENDO A SOLIDÃO PRODUTIVA E ENRIQUECEDORA.

 

CREIAMOS QUE A FINALIDADE É O ENLACE DAS ALMAS, ACOMUNHÃO DOS SERES PAUTADA PELO AMOR DE MODO PERMANENTE. CASAMENTO É ISSO DOIS SERES QUE SE AMAM, SE RESPEITEM INDIVIDUALMENTE NO CRESCIMENTO, SEGUEM JUNTOS NO AMPARO, NA FIDELIDADE E NAS RESPONSABILIDADES.

 

FORMAS JURIDICAS SÃO DECORRENTES DA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DOUTRINA ESPÍRITA SER OU NÃO UMA RELIGIÃO IMPLICANDO NA INCONTESTAVEL DISTORÇÃO DOUTRINARIA, UM APÊNDICE QUE NÃO PODE PROSPERAR RESGUARANDO A INTEGRIDADE DOS VERDADEIROS POSTULADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA. A QUESTÃO FUNDAMENTA-SE E GIRA EM TORNO DA CONFUSÃO QUE QUE SE ESTABELECEU ENTRE RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE

 

************************************

 

O QUE REALMENTE QUEREMOS CURAR! – Crônica....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

O QUE QUEREMOS CURAR!

 

DOENÇA QUE SE MANIFESTA NO CORPO FISICO?

 

SAÚDE É UMA SITUAÇÃO DE PERFEITO BEM-ESTAR FISICO, MENTAL E SOCIAL? Aqui não há definição os termos perfeito e bem-estar são subjetivos e de diferentes entendimentos para diferentes indivíduos.

PARA DEFINI-LO A DOUTRINA ESPIRITA COMPLEMENTA COM O ELEMENTO ESPIRITUAL. Dando-nos a ideia dos elementos reunidos entre si o físico, o mental e o social de um homem completo.

 

EVIDENCIANDO A MENTE COMO PERETENCENTE AO ESPÍRITO. O QUE GERA MUITA CONFUSÃO E ENTENDERMOS O QUE É HOMEM PERFEITO E COMO EXPRESSA-LO. POR SER UM ENTEDIMENTO SUBJETIVO E INDIVIDUAL. O MEU BEM ESTAR REPRESENTA OU É IGUAL AOS BEM-ESTARES DOS OUTROS?

 

SE NÃO, SEM MEDO DE ERRAR PODEMOS AFIRMAR QUE NÃO EXISTE UM CORPO PERFEITO em todos os seus aspectos e muito menos um espírito encarnado com o mais alto grau de evolução; enfim, não existe um ser humano perfeito. Não existindo um corpo perfeito SOMOS TODOS DOENTES.

 

E por incrível que pareça isto está em concordância com os ensinamentos ESPIRITAS. Kardec nos ensina que “de todos os globos que ocupam o nosso sistema planetário, a Terra é um daqueles onde os Espíritos são os menos avançados, física e moralmente”

Somos, portanto, imperfeitos (ou incompletos). “A alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea, se depura suportando a prova de uma nova existência” – é o que estamos fazendo aqui e o que necessita de depuração não é perfeito. “O que o homem acredita ser perfeito está longe da perfeição; há qualidades que lhes são desconhecidas e que não pode compreender”.

 

REAFIRMANDO QUE O ENTENDIMENTO DE BEM-ESTAR É SUBJETIVO E ASSIM A DOENÇA ESTARÁ SEMPRE CARREGADA DE SUBJETIVIDADE na forma de perceber e sentir, que é diferente percebido e sentido por diferentes indivíduos.

 

NÃO SUBJULGANDO O DESEJO INALIENAVEL DO HOMEM DO ALCANCE DO BEM-ESTAR QUE TODOS QUEREM E BUSCAM. CONCORDANDO COM OS PRECEITOS ESPIRITAS, QUANDO SE REFERE O HOMEM COMO UM SER INACABADO, EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, EM BUSCA DA PERFEIÇÃO, PORTANTO IMPERFEITO AINDA, MAS PERFECTIVEL.

 

A INDIVIDUALIDADE É MUITO MAIS QUE A PERSONALIDADE CONSCIENTE, É O TUDO, É A ALMA QUE SE EXPRESSA E QUE COMANDA ESSES ESTADOS.

 

O ESPÍRITO É O PRINCIPAL ELEMENTO NA DEFINIÇÃO DA SAÚDE. Embora nela não esteja explicito. A ciência formal não o considera apesar do avanço alcançado nessa última década, mas a ciência ESPÌRITA discorda deste pressuposto e concorda com os vitalistas que preconizam algo: SUBSTÂNCIA. ENERGIA OU FORÇA DETERMINANTE PARA O ADEQUADO desempenho celular.

ASSIM O ELEMENTO ESPIRITUAL (Cura através de efeitos físicos, médiuns portadores dessas qualidades) a CURA TAMBÉM É UM PROCESSO SUBJETIVO E INDIVIDUAL. Isto pode ser constatado quando dois indivíduos tratando do mesmo sintoma respondem diferentemente quanto á cura. O mesmo acontece com o medicamento.

 

QUANDO HOMEM SE DEPARA COM ALGO QUE O ABALA, PROCURA ALGUMA COISA PARA ALIVIA-LO, DAI RECORRE A MEDICINA que é um serviço de amor colocado por Deus a disposição do homem para auxilia-lo nas suas dores e sofrimentos durante sua caminhada neste plano de existência.

 

A CURA PROPRIAMENTE DITA, NO ENTANTO, SÓ OCORRERÁ QUANDO O MAL FOR CORTADO PELA RAIZ E ESTA SE ENCONTRA NA ALMA. “A DOENÇA VEM DE DENTRO DA ALMA PARA SEU FISICO E A CURA SEGUE O MESMO CAMINHOS.”

Emmanuel, através de Chico Xavier, nos delega que “para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma”

Portanto, somos responsáveis pelo nosso estado de saúde global, doentes ou não devemos lembrar que necessitamos renovar-nos para o bem e só assim conseguiremos o equilíbrio energético para um estado razoável e satisfatório.

 

A MUDANÇA DO CONTEUDO DOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, O CULTIVO DA FÉ E DA RESIGNAÇÃO, O CONHECIMENTO DA LEI DA PROVAÇÃO, A ORAÇÃO E MUITO AMOR A DEUS, A SI PRÓPRIO E AOS SEMELHANTES SÃO FATORES DETERMINANTES QUE ACIONAM OS MECANISMOS VIBRACIONAIS DA ALMA.

Os tratamentos espirituais como o passe magnético, a água fluidificada, a prece, as irradiações à distância, entre outros, são eficazes e de grande valia para ajudar o enfermo a encontrar o equilíbrio que determina um estado saudável, mas o mais importante é a renovação dos pensamentos, dos hábitos e das rotinas. A busca da cura é uma atitude louvável e é exatamente o que Deus quer dos seus filhos que ainda se encontram enfermos.

Os ensinamentos ESPÍRITAS nos esclarecem que a cura das doenças obedece criterioso programa transcendente, ainda velado para a maioria dos encarnados e que “o comando do plano espiritual não pode quebrar o ritmo das leis, entre elas a do próprio esforço e trabalho que devem ser exercidos pelos homens”. Como cada espírito encarnado trabalha do seu modo pelas aquisições feitas até agora, é importante o que André Luiz também delega:

“o trabalho da cura é peculiar a cada espírito”.

 

Todos nós queremos a cura quando percebemos alguma anormalidade no nosso físico, mas o mais importante é não esquecermos que além do corpo temos uma alma a ser curada.

 

**************************************

 

********************************

 

AFETIVIDADE – Tem haver com carinho e amor? - Crônica.......por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

Diferentemente do que se pensa o conceito não é sinônimo de carinho e amor "Todo ser humano reage a esses estímulos e é afetado positiva e negativamente.” Quando uma mãe abre os braços para receber um bebê que dá seus primeiros passos, expressa com gestos a intenção de acolhê-lo e ele reage caminhando em sua direção.

Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento.

 

É de bom alvitre observar a vida do Cristo, que despejava amor e simpatia divina sobre todas as coisas e todas as criaturas, a maneira com que as pessoas ficavam fascinadas com a Sua presença superior. Os seus próprios inimigos ficavam tomados de interesse por Ele, mas esse interesse tornava-se ódio, por não se igualarem ao Mestre. Era o orgulho ferido e o egoísmo em evidência.

MANIFESTAÇÕES da AFETIVIDADE Podem ser expressas, por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Surgem durante toda a vida do individuo, mas como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, podendo ser mesmo um diferencial. A emoção é a primeira expressão da AFETIVIDADE. Ela é orgânica, ou seja, não é controlada pela razão. Quando alguém está a frente de algum perigo como um assalto, por exemplo, pode sair correndo mesmo sabendo que não é a melhor forma de reagir. O sentimento, por sua vez, já tem um caráter mais cognitivo (conhecimento). Ele é a representação da sensação e surge nos momentos em que a pessoa já consegue falar sobre o que lhe afeta - ao comentar um momento de tristeza, por exemplo.

Não é possível falar em afetividade sem falar em emoção, porém os dois termos não são sinônimos. Essa importante expressão, consideramos como o primeiro recurso de interação do indivíduo com o meio.

 

"O aparelho fonador de um criança em perfeitas condições, por exemplo, só vai desenvolver a fala se estiver em um ambiente que desperte isso, com falantes que possam ser imitados e outros mecanismos.”

É bem verdade, que há bem pouco tempo tivemos uma grande e absurda repressão no campo sexual, hoje a liberdade é mais do que irrestrita. Entre esses dois extremos está o meio termo, o equilíbrio, se questiona portanto, se os espíritas não estão muito apáticos com a situação, achando tudo muito normal. Acontece, que a toda repressão, segue-se uma liberação natural, a história nos tem mostrado isso. Entretanto, o espírita, tem muita responsabilidade porque ele sabe do valor do sexo na construção do futuro feliz e precisa educar seus filhos com este pensamento. Os jovens precisam saber da responsabilidade que têm no relacionamento afetivo. Os adultos precisam saber que as relações sexuais trazem comprometimento espiritual e, consequentemente, não podemos viver como se isso não existisse. Mas, é difícil enfrentar a sociedade que na maioria das vezes policia um comportamento mais vinculado à moral mais ligado ao compromisso espiritual. É aí que o espírita tem entregado os pontos também. Esse tema é importante por nos leva a reflexão, buscando em Jesus a orientação para o nosso aprimoramento espiritual.

Acesse o video abaixo:

 

 

 

Na questão n.º 8, de "O Livro dos Espíritos", encontramos a afirmação de Espíritos Superiores de que "o acaso não existe".

 

Por conseguinte não podemos por questão de coerência repudiar o avanço da ciência. Tanto a que se refere aos princípios morais, não admitindo as violações as Leis Divinas. Há necessidade de se analisar cada caso justapondo-se as leis de Deus.

 

Vamos considerar como referencia o uso experimental ou terapêutico das células-tronco e nas comunicações que se referem à Doutrina Espírita.

O exame do tema pelos seus adeptos, à luz dos ensinamentos doutrinários espíritas, apenas pode ser feito por analogias ou inferências. Essas, entretanto, são passíveis das interpretações imperfeitas a que estamos sujeitos, devido ao estágio de desenvolvimento em que nos encontramos. Nas obras que constituem os alicerces da Doutrina Espírita, O Livro dos Espíritos trata da vida, da reencarnação e das suas relações com a fecundação natural.

Examinando as questões 344, 358 e 880 de O Livro dos Espíritos, vemos que Kardec recebeu claros conceitos sobre a vida humana e suas origens:

 

Pergunta 344 (LE) - Em que momento a alma se une ao corpo?

 

R. “A união começa na concepção, mas só é completada por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até o instante em que a criança vê a luz. O grito que o recém nascido solta anuncia que ela se conta no mundo dos vivos e servos de Deus”.

 

A esse momento maravilhoso podemos provocar o debate sobre a provocação do ABORTO.

 

Pergunta 358 (LE) - Constitui crime a provocação do ABORTO em qualquer período da gestação?

 

R. “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. A mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”.

 

Varios são os segmentos em que a DOUTRINA ESPÍRITA sinaliza o PROGRESSO como parte integrante de sua estrutura como um todo.

Um deles a EUTANASIA, o SUICIDIO e tantos outros.

 

Assista o video sobre EUANASIA, vale a pena:

youtu.be/aJYsBJDx4Mo

youtu.be/aJYsBJDx4Mo

 

 

**************************************************

 

Crônica! – DOUTRINA ESPÍRITA E A REALIDADE DO MUNDO DE HOJE ANO DE 2016.....por Louren Junior e Espírito Matiias Albuqerque

 

De fato estamos vivendo num mundo de expiação e provas? São tantas as perturbações estamos realmente vivendo a transição?

 

A religiosidade está afrouxada a filosofia do futuro são poucos os que as a tém. A fé é muito pequena entre todos o futuro é de poucas pessoas que se dedicam a cultiva-la em seu próprio beneficio.

 

Sem duvida a época que vivemos aproxima os povos, suprime as distâncias, estamos todos lado a lado, tudo graças aos progressos realizados. E a Terra se transformando dia a dia. É uma marcha irresistível.

As instituições se aprimoram. Os resultados adquiridos anunciam conquistas mais admiráveis, mais maravilhosas. O mundo caminha os progressos de ordem física e intelectual são notáveis ao contrario do progresso moral nulo e desalentador.

O crescimento espiritual dá mostras que avança o próprio desregramento moral, tal entendimento faz-nos parecer parados no tempo, estagnados. Toda a sociedade está às voltas com questões politicas, industriais e financeiras, sacrificamos interesses em beneficio do bem estar material.

 

“A matéria sobrepondo sobre o Espírito”

 

E um comprovação a maneira que o homem avança tecnologicamente, consegue também multiplicar suas necessidades de satisfação pessoal, aguçando os apetites, os desejos, o sensualismo e a depravação. O amor pelo prazer, pelo luxo, pelas riquezas matérias ficaram mais atraentes.

O homem quer adquirir tudo a todo custo, essa necessidade do material, das falsas ilusões, resulta em especulações deprimentes que se ostentam a luz do dia.

 

- Onde fica então a tal “transição”, ou melhor, a “regeneração” que Mentores Espirituais afirmam estar em curso no Planeta Terra.

 

Quais os indícios, o total descontrole afetivo “homens como lobos, uns comendo os outros”. A violência enraizada como arma mortífera dizimando, jovens, crianças inocentes. Essa a tal “regeneração” que apregoam.

Faço parte desse mundo dos Espíritos, entendo a constância das afirmações de nossos afins, mas convenhamos esse limite parece-me um pouco exagerado, vocês não entendem também assim?

A cada dia uma nova situação constrangedora Governos mal direcionados, Instituições mal idealizadas, famílias desregradas, havendo todo tipo de crueldade, as mais aviltantes.

Chego a pensar alguma saída tem que haver. O próprio homem não conseguirá carregar por mais tempo tal situação nefasta e comprometedora. Lembro-me das passagens do Evangelho e dos ensinos de nossos Espíritos Superiores dizem com clareza que o “sofrimento” acarreta transformações que nem imaginamos, como: bondade, solidariedade, honestidade.

Mas a doutrina espírita não é um livro apenas, nem uma tábua de prescrições de fé. Em seu conjunto, inteiramente homogêneo, a Doutrina Espírita é um corpo de princípios mais abrangentes, uma vez que engloba todas as posições do ser humano em relação não só ao mundo espiritual, mas também em relação ao mundo terreno.

 

Será isso mesmo o caminho. Vamos sofrer por quanto tempo ainda?

 

........amigos (as): “NÃO HÁ SOFRIMENTO TÃO LONGO DO QUE SE FEZ SOFRER” aceita as adversidades não foram-lhes impostas é o seu orgulho, o seu egoísmo, a sua inveja, o seu ciúme a sua indiferente ante a miséria, o desconforto dos inocentes que lhes cobram. A divisão e o ódio substituindo a benevolência e a concórdia!

 

******************************************************

 

Crônica!...AFINAL O QUE É UM MILAGRE!

por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

PREÂMBULO!

Enquanto o ceticismo gravita em torno dos ateus, temos que considerar e relevar tal opinião contrária, pois, se estes não admitem a existência do próprio Criador, não o fariam diferente em relação a qualquer outro feito atribuído ao mundo invisível.

Tomemos como referencia um fenômeno exaustivamente comprovado pelas Casas Espiritas o fenômeno da PSICOGRAFIA.

Notícias dão conta de que alguns raros irmãos da Doutrina, teimam em colocar em dúvida a validade e o respeito devido à PSICOGRAFIA COMO EXEMPLO.

 

 

Porém, conhecer a posição sobre o assunto em tela, especialmente de pessoa que se arvora na condição de espírita e manifesta-se contrariamente aos princípios apregoados e comprovados pela própria Doutrina dos Espíritos, é, ao que parece, no mínimo, um comportamento estranho e tendencioso. Será mesmo de um ‘espírita’ essa opinião diferente? Há que se questionar isso.

 

A psicografia poderá não ter validade alguma para aqueles que não acreditam em nada. É um direito inalienável de quem assim pensa. A psicografia poderá também não interessar, até por conveniência, a religiosos que não concordam com a clareza da Doutrina Espírita em desmistificar e explicar o sobrenatural.

 

E se algumas das teorias, não obstante estudadas e compreendidas em seu círculo, estiverem atravessando ou fazendo parte, hoje, de restrições, divergências e ou polêmicas, ao seu tempo serão compreendidas, como acontece com tudo. Kardec foi claro:

“A DOUTRINA ESPÍRITA e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltaria apoio e comprovação”

 

E tanto isso foi verdade que pelo ano de 2006, cientistas norte-americanos apresentaram ao mundo uma descoberta revolucionária afirmando que os neurônios emitem pulsos elétricos quando acionados através do pensamento, e sempre de acordo com o desejo manifestado, transmitindo, dessa forma, as vibrações correspondentes.

 

Embora seja louvável a pesquisa e sua divulgação, o resultado não colheu de surpresa os espíritas, que já conheciam os efeitos do poder do pensamento, embora compreendam a necessidade de comprovação científica para o reconhecimento das afirmativas feitas.

Os Espíritos já haviam anunciado a Kardec:

“A ação da prece é uma transmissão do pensamento” (...) “Quando, pois, o pensamento se dirige para algum ser, na Terra ou no espaço, uma corrente fluídica se estabelece de um a outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som”.

 

Afinal, o que é um milagre?

 

Pergunte a um cientista e ele certamente dirá que é algum acontecimento cuja ocorrência não se explica pelos mecanismos de funcionamento das leis naturais. Exatamente por esse motivo, até há bem pouco tempo essas ocorrências eram tidas como algo fora do objeto da ciência.

Deveriam, portanto, ser tratadas no campo da metafísica, por pessoas que se ocupam de fenômenos sobrenaturais, os místicos e religiosos.

Contrariando a corrente, porém, nos últimos anos um número considerável de pesquisadores tem tentado aplicar o método científico para explicar eventos antes rotulados de sobrenaturais. Não se trata de uma rendição. A boa ciência continua sendo feita com base em provas factuais e na ideia de que um experimento só deve ser considerado científico se puder ser repetido, independentemente, por diversos laboratórios.

 

No caso aqui é comprovada ostensivamente nas Casas Espíritas através de colaboradores (médiuns) de comprovada idoneidade.

 

*********************************************************

 

BILICOSIDADE – CONSEQUÊNCIA DO ‘ABISMO’ PRAGMÀTICO – Crônica... Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

"SE CADA UM REPARTIR O BASTANTE, HAVERÁ O SUFICIENTE PARA TODOS.".....Louren Junior

 

Como vem ocorrendo DIVALDO PEREIRA FRANCO de maneira inequivoca sobre a atual conjuntura Nacional e Internacional. De certa forma juntando-se a nós nas nossa opiniões e questinamentos notadamente com a Publicação que fizemos da Crônica "PRIVILÉGIO".

 

BRASIL exemplo desse “ABISMO” pragmático” em que leis diferenciam POLITICA PARTIDÁRIA E INTERESSES INCONFENSSAVEIS com a ÈTICA, com motivações relacionadas à ação, a eficiência e a praticidade do “UNS TUDO PODEM E OUTROS NADA PODEM”, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros.

 

O “ARROZOADO” que algum setor econômico tenha minimizado a população, não dá o devido suporte do “DÁ COM UMA MÃO E TIRA COM A OUTRA”. Com os escândalos que abalam a Republica, creditando ao País um dos mais violentos em que MATAR, ROUBAR é consequentemente resultado dessa discriminação. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe da igualdade e gozar das mínimas condições de vida.

 

A “galanteria” e as “mentiras” alarmantes chocam-se com serviços públicos de má qualidade, atualmente abrangendo a “iniciativa privada” conluio desse escabroso e perverso sistema.

 

Há algum tempo Louren Junior – A DOUTRINA ESPÍRITA ao alcance de todos, vem questionando essa anormalidade em nosso País.

 

O "FUTURO" é HOJE você pode modificar! Vejam; Dias de Incertezas Enviado em 15 de setembro de 2014 | Publicado por Rádio Boa Nova

 

São estes dias de incertezas. Em toda parte ameaças de belicosidade e violência transformam-se em terrível realidade, transformando a Terra em permanente arena de criminalidade e de hediondez. É certo que as gloriosas conquistas da ciência e da tecnologia alcançam os seus mais elevados índices de glória. No entanto, jamais houve tanta insegurança e desencanto como na atualidade, quando incalculável número de existências vazias de idealismo e autorrealização tombam nas malhas soezes da depressão, da bulimia, da anorexia, do distúrbio do pânico, do suicídio… As manchetes das tragédias aparecem a todo instante, e quando pensamos que já havíamos visto os porões da perversidade humana, ainda somos surpreendidos por espetáculos mais dantescos, quase nos aparvalhando.

Os pontos de guerra multiplicam-se no globo terrestre, e os ferrenhos combates são dizimadores, ceifando vidas em floração em toda parte, especialmente no atual Levante e na África, quando crianças e jovens são sacrificados nas garras do fanatismo religiosos, cidades e aldeias devastadas pelo ódio e etnias.

 

Concomitantemente, enfermidades terríveis se expandem, embora o esforço de homens e mulheres extraordinários, como os médicos sem fronteiras, os missionários do bem e do amor, vitimados alguns pelo ebola e outras viroses pouco conhecidas. Por outro lado, o exibicionismo dos poderosos, a loucura pelo prazer arrebanham as massas e as exaurem nos seus espetáculos de hedonismo e de luxúria, de drogadição, de alcoolismo e tabagismo, multiplicando aterradoramente o número de acidentes e de crimes deles decorrentes.

Faz-se urgente a mudança de atitude mental e moral do ser humano aturdido e quase em decomposição, mediante a reflexão em torno do objetivo essencial da existência e de como conseguir a diretriz para o comportamento saudável e feliz.

 

Essa diretriz está no Evangelho de Jesus, quando Ele propõe o amor como solução para todos os problemas. Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião em 11-09-2014, por Divaldo Pereira Franco

 

BILICOSIDADE – CONSEQUÊNCIA DO ‘ABISMO’PRAGMÀTICO – Crônica... Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

***********************************

 

DIFERENÇA ORAR NO TEMPLO E ORAR EM CASA – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

Que diferença há em orar na igreja ou em casa? Para Deus, nenhuma. Isso porque, de acordo com o Salmo 139, o Senhor é Onipresente, o seja: está em todos os lugares ao mesmo tempo – o que lhe possibilita ouvir a todos, onde quer que estejam. E Jesus, em Mateus 18:20 disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Perceba que ele não se referiu especificamente a um local (só igreja) onde ele esteja disponível para atender a uma prece, mas, “onde estiverem dois ou três reunidos” em nome dele!

 

Todavia, alguns cristãos julgam com isso “não precisar ir à igreja”. Vejam algumas desculpas:

 

• “Minha casa é a minha igreja”;

• “Não preciso de uma igreja para seguir a Deus”;

• “Sendo Deus Onipresente, não há necessidade de ir até um lugar para orar”;

• “A TV de minha religião é a minha igreja. Não preciso ir num templo”;

• “As pessoas são muito falhas. Prefiro ficar sozinho”.

 

Para esses, a Bíblia responde:

 

Hebreus 10:25: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

Nada mais claro o ensinamento do texto: Não devemos deixar de ir à igreja porque nela podemos nos encorajar e como irmãos, estimular-nos e nos fortalecermos na visão maior dos ensinos de Jesus. Como também somos falhos (e não só os outros), juntos podemos exercitar a tolerância e aprendermos a ser mais pacientes com as pessoas. Deste modo, aprenderemos muito, na igreja, sobre a arte do relacionamento!

 

Afora o mérito de se locomover até um Templo Cristão ou Casa Espírita (neste caso: ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE, NOS CONFORTANDO, NOS CONSOLANDO, NOS SOLIDARIZAMDO, NOS ESCALRECENDO) com dificuldades, pois nem todos têm acesso a modernidade.

Façamos de nossa casa um Templo, mas não deixemos de ir ao Templo. Desse jeito estaremos seguindo o exemplo de Jesus e do Apostolo Paulo.

Com respeito e santidade e reverenciando dispostos a ouvirmos e aceitarmos a mensagem de Deus.

Nos diz em Romanos 1-11-12: “Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, (Mediunidade Casa Espírita referida acima) para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.

 

SIMPLES NÃO É! NOTOU A DIFERENÇA!

 

***********************************************

QUAL O PLANO DE DEUS? – Crônica....por Louren Junior,,,,coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

"A vontade de DEUS não se conhece, se vive.!

 

02 – DAVI o homem de DEUS,

No decurso da vida inteira há novas encruzilhadas em que cada homem deve tomar decisões cujas conseqüências será de longo alcance. Jovens procuram orientação acerca das questões vitais de educação, vocação e casamento. Como poderá saber qual o plano de ação acertado, qual o caminho certo a seguir? A Perfeição é um perigo. Somente os crentes imaturos exigem sempre receber conclusões intelectualmente satisfatórias. “A própria Palavra de Deus se reveste desse caráter fundamental, e, ela sempre fala, essencialmente, aos nossos espíritos e á nossa vida”. Não queremos aqui apresentar qualquer formula infalível de orientação.

 

Fazer a vontade de Deus e a maior honra e o maior privilégio do homem. Isso é que o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos. Houve uma ocasião em que ele disse que somente aqueles que fizessem a vontade de seu Pai é que entrariam no reino dos céus (ver Mateus 7 :21) Semelhantemente, declarou que seus verdadeiros irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus (ver Mateus 12.5 Infelizmente, em nossos dias e nesta geração essa verdade não é salientada senão raramente. Isso explica a superficialidade e a falta de poder dos crentes comuns de nossa época. Os homens são exortados a virem a Jesus meramente para receberem perdão. Mas nos tempos apostólicos dizia-se a todos que o perdão de pecados era apenas o prelúdio de uma vida dedicado ao cumprimento de todo a vontade de Deus.

 

 

02 - DAVI o homem de DEUS.

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.” ~ Salmos 121 Davi, o autor do salmo acima, foi um homem constantemente provado durante sua vida. Para muitos, a vitória de Davi sobre gigante Golias, um dos mais temidos soldados do exército filisteu, já seria prova suficiente para toda uma vida, mas de fato foi apenas mais um pequeno passo na longa jornada que o levou a ser não apenas rei, mas o rei mais querido e respeitado de Israel. O trecho de Atos 13:22 parece dá a entender que Davi era chamado “homem segundo o próprio coração de Deus”porque desejava fazer exclusivamente a vontade de Deus. O próprio Davi, em outra porção bíblica, diz-nos que ele se deleitava em fazer a vontade de Deus (ver salmos (40.8). Davi não foi homem perfeito. Cometeu muitos pecados, alguns bastante sérios, por causa dos quais Deus teve de castigá-lo severamente. No entanto, Deus o perdoou e nele tinha prazer porque, basicamente, Davi queria fazer toda a vontade de Deus. Isso nos anima a crer que, apesar de todas as nossas imperfeições, também nós podemos ser homens e mulheres Segundo o próprio coração de Deus, contanto que nossos corações estejam resolvidos a fazer a Sua vontade O mesmo que matou Golias, trouxe de volta a Arca da Aliança do Senhor, lutou contra os mais temidos exércitos, desafiou reis poderosos, liderou um grande povo e iniciou a construção do templo disse “estar encurvado, muito abatido, e lamentando todo o dia”. Um dos homens mais valentes de Israel muitas vezes temeu e chegou a dizer:“Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele.”

 

03 - ONDE encontrarmos socorro.

A grande diferença na vida de Davi foi sua confiança em um Deus que nos ama e não nos desampara. Quando Davi buscava socorro ele sabia quem era o Único em quem ele poderia encontrar. Os montes aos quais Davi olhava quando escreveu este salmo eram os montes Sião e Moriá. Na época de Davi os pagãos, vizinhos dos israelitas, e até mesmo alguns Judeus, costumavam erguer ídolos nos montes para serem adorados e buscados em horas de aflição. Todos os dias pessoas em qualquer necessidade buscavam nos ídolos dos montes ajuda em tempo de angústia. Davi em um momento de aflição também ergue seus olhos e vislumbra os montes, com seus ídolos e oferta fácil, visível e palpável de socorro. Contudo Davi sabia que de lá jamais viria seu socorro. Sua pergunta é também uma afirmação indignada: “Meu socorro virá de lá???”. De fato, Davi estava certo que dos montes não viria socorro algum, mas seu socorro e o socorro para qualquer um em necessidade viria de Deus, que criou os céus e a terra. Os montes eram, um lembrete diário ao povo de que os outros “deuses” estavam ali prontos para ajudar a resolver os seus problemas. Muitas vezes quando passamos por tribulações também olhamos para os montes e nos sentimos tentados a buscar socorro na mesma fonte onde muitos tem buscado. As ofertas fáceis de solução para problemas aparecem em cada esquina. Dinheiro, pessoas, trabalhos, negócios e até viagens muitas vezes parecem que são a resposta para todas as nossas dificuldades. Como disse um amigo meu: “Se eu conseguisse aquele emprego todos os meus problemas estariam resolvidos”, ou ainda outra que me falou: “Se ele gostasse de mim eu seria a pessoa mais feliz do mundo” ou ainda como ouvi outro dia enquanto caminhava no parque com um amigo: “20 mil fariam todos meus problemas desaparecer”.Se eu fosse mais magra, seu eu tivesse tal pessoa, se eu conseguisse aquele emprego, se eu saísse de casa, se eu morasse em outro país, se eu tivesse mais dinheiro, se eu fechar aquele negócio, se eu comprasse aquela casa ou se eu fosse àquele lugar se tornam os ídolos de grande parte do povo. O salmo de Davi é um convite a tirarmos nossa esperança de onde está confiança da maioria das pessoas e a colocarmos no Único que pode nos dar esperança. Em Deus, o criador dos céus e da terra. Aquele a quem a continuação do mesmo salmo afirma que não dormita nem dorme, anda ao nosso lado e nos guarda de todo mal, desde o momento em que você decidir colocar sua confiança Nele e para sempre. DAVI nos lembra que os maus não prosperarão para sempre e do mesmo modo, aqueles que amam e buscam a Deus também não estarão para sempre em dificuldades. Leia mais: lourenjunior.webnode.com.br/cultura-espirita/

 

Assista o video abaixo:

youtu.be/PGpOpQtgqJ0

 

 

 

 

<a data-cke-saved-href="https://QUAL O PLANO DE DEUS? - Crônica....por Louren Junior......coordenação Espírito Matias Albuquerque 21/05/2014 15:48 QUAL O PLANO DE DEUS? – Crônica....por Louren Junior,,,,coordenação Espírito Matias Albuquerque UM DOS PROBLEMAS MAIS CRUCIAIS NA VIDA DE TODO PENSATIVO - COMO DESCOBRIR A VONTADE DE DEUS PARA SUA VIDA. " href="https://QUAL O PLANO DE DEUS? - Crônica....por Louren Junior......coordenação Espírito Matias Albuquerque 21/05/2014 15:48 QUAL O PLANO DE DEUS? – Crônica....por Louren Junior,,,,coordenação Espírito Matias Albuquerque UM DOS PROBLEMAS MAIS CRUCIAIS NA VIDA DE TODO PENSATIVO - COMO DESCOBRIR A VONTADE DE DEUS PARA SUA VIDA. " a="" vontade="" de="" deus="" não="" se="" conhece,="" vive.!="" 01="" –="" qual="" o="" plano="" para="" sua="" vida="" 02="" davi="" homem="" deus,="" 03="" -="" onde="" encontrarmos="" socorro.="" no="" decurso="" da="" inteira="" há="" novas="" encruzilhadas="" em="" que="" cada="" deve="" tomar="" decisões="" cujas="" conseqüências="" será="" longo="" alcance.="" jovens="" procuram="" orientação="" acerca="" das="" questões="" vitais="" educação,="" vocação="" e="" casamento.="" como="" poderá="" saber="" ação="" acertado,="" caminho="" certo="" seguir?="" perfeição="" é="" um="" perigo.="" somente="" os="" crentes="" imaturos="" exigem="" sempre="" receber="" conclusões="" intelectualmente="" satisfatórias.="" “a="" própria="" palavra="" reveste="" desse="" caráter="" fundamental,="" e,="" ela="" fala,="" essencialmente,="" aos="" nossos="" espíritos="" á="" nossa="" vida”.="" queremos="" aqui="" apresentar="" qualquer="" formula="" infalível="" orientação.="" fazer="" maior="" honra="" privilégio="" do="" homem.="" isso="" senhor="" jesus="" ensinou="" seus="" discípulos.="" houve="" uma="" ocasião="" ele="" disse="" aqueles="" fizessem="" seu="" pai="" entrariam="" reino="" dos="" céus="" (ver="" mateus="" 7="" :21)="" semelhantemente,="" declarou="" verdadeiros="" irmãos="" são="" fazem="" 12.5="" infelizmente,="" dias="" nesta="" geração="" essa="" verdade="" salientada="" senão="" raramente.="" explica="" superficialidade="" falta="" poder="" comuns="" época.="" homens="" exortados="" virem="" meramente="" receberem="" perdão.="" mas="" nos="" tempos="" apostólicos="" dizia-se="" todos="" perdão="" pecados="" era="" apenas="" prelúdio="" dedicado="" ao="" cumprimento="" todo="" deus.="" “levantarei="" meus="" olhos="" montes,="" vem="" meu="" socorro="" fez="" céu="" terra.”="" ~="" salmos="" 121="" davi,="" autor="" salmo="" acima,="" foi="" constantemente="" provado="" durante="" vida.="" muitos,="" vitória="" sobre="" gigante="" golias,="" mais="" temidos="" soldados="" exército="" filisteu,="" já="" seria="" prova="" suficiente="" toda="" vida,="" fato="" pequeno="" passo="" na="" longa="" jornada="" levou="" ser="" rei,="" rei="" querido="" respeitado="" israel.="" trecho="" atos="" 13:22="" parece="" dá="" entender="" chamado="" “homem="" segundo="" próprio="" coração="" deus”porque="" desejava="" exclusivamente="" outra="" porção="" bíblica,="" diz-nos="" deleitava="" (40.8).="" perfeito.="" cometeu="" muitos="" pecados,="" alguns="" bastante="" sérios,="" por="" causa="" quais="" teve="" castigá-lo="" severamente.="" entanto,="" perdoou="" nele="" tinha="" prazer="" porque,="" basicamente,="" queria="" anima="" crer="" que,="" apesar="" todas="" as="" nossas="" imperfeições,="" também="" nós="" podemos="" mulheres="" contanto="" corações="" estejam="" resolvidos="" mesmo="" matou="" trouxe="" volta="" arca="" aliança="" senhor,="" lutou="" contra="" exércitos,="" desafiou="" reis="" poderosos,="" liderou="" grande="" povo="" iniciou="" construção="" templo="" “estar="" encurvado,="" muito="" abatido,="" lamentando="" dia”.="" valentes="" israel="" muitas="" vezes="" temeu="" chegou="" dizer:“por="" voz="" gemido="" ossos="" apegam="" à="" minha="" pele.”="" diferença="" confiança="" ama="" desampara.="" quando="" buscava="" sabia="" quem="" Único="" poderia="" encontrar.="" montes="" olhava="" escreveu="" este="" eram="" sião="" moriá.="" época="" pagãos,="" vizinhos="" israelitas,="" até="" judeus,="" costumavam="" erguer="" ídolos="" serem="" adorados="" buscados="" horas="" aflição.="" pessoas="" necessidade="" buscavam="" ajuda="" tempo="" angústia.="" momento="" aflição="" ergue="" vislumbra="" com="" oferta="" fácil,="" visível="" palpável="" contudo="" lá="" jamais="" viria="" pergunta="" afirmação="" indignada:="" “meu="" virá="" lá???”.="" fato,="" estava="" algum,="" criou="" terra.="" eram,="" lembrete="" diário="" outros="" “deuses”="" estavam="" ali="" prontos="" ajudar="" resolver="" problemas.="" passamos="" tribulações="" olhamos="" sentimos="" tentados="" buscar="" mesma="" fonte="" tem="" buscado.="" ofertas="" fáceis="" solução="" problemas="" aparecem="" esquina.="" dinheiro,="" pessoas,="" trabalhos,="" negócios="" viagens="" parecem="" resposta="" dificuldades.="" amigo="" meu:="" “se="" eu="" conseguisse="" aquele="" emprego="" estariam="" resolvidos”,="" ou="" ainda="" me="" falou:="" gostasse="" mim="" pessoa="" feliz="" mundo”="" ouvi="" outro="" dia="" enquanto="" caminhava="" parque="" amigo:="" “20="" mil="" fariam="" desaparecer”.se="" fosse="" magra,="" tivesse="" tal="" pessoa,="" emprego,="" saísse="" casa,="" morasse="" país,="" fechar="" negócio,="" comprasse="" aquela="" casa="" àquele="" lugar="" tornam="" parte="" povo.="" convite="" tirarmos="" esperança="" está="" maioria="" colocarmos="" pode="" dar="" esperança.="" criador="" continuação="" afirma="" dormita="" nem="" dorme,="" anda="" nosso="" lado="" guarda="" mal,="" desde="" você="" decidir="" colocar="" sempre.="" lembra="" maus="" prosperarão="" modo,="" amam="" buscam="" estarão="" acesse="" video="" abaixo:="" leia="" mais:="" lourenjunior.webnode.com.br="" cultura-espirita="" deus?="" crônica....por="" louren="" junior,,,,coordenação="" espírito="" matias="" albuquerque="" http:="" "="">***************************************************************

 

O INCRIVEL MÉDIUM CARMINE MIRABELLI! - Crônica....por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

DEPOIS DE UM EXAUSTIVO TRABALHO DE PESQUISA feita pelo colega MÁRCIO BELLINI o CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO SANTANA RESGATA A INCRIVEL TRAJETÓRIA DO MÉDIUM DE EFEITOS FISICOS CARMINE MIRABELLI

Mas vamos a trajetória de CARMINE MIRABELLI (Alguns tópicos curiosos de sua trajetória mediúnica):

O Incrível Médium Carmine Mirabelli Carlos Mirabelli, ou Carmine Mirabelli nasceu em Botucatú, São Paulo, Brasil, em 2 de janeiro de 1889. Era filho de italianos, seu pai era pastor protestante. Quando Carmine perdeu sua mãe, sua sensibilidade parapsicológica se desenvolveu. Justamente quando seu pai faleceu, Mirabelli encontrou-se em dificuldades financeiras e, por fim, sua paranormalidade floresceu.

Falando em meios socialmente mediúnicos, esse tipo de "sensibilidade" desenvolve-se muito, em algumas pessoas, após a perda de um ente querido.

Carmine Mirabelli Indiscutivelmente, Carmine Mirabelli foi um homem extraordinário, ao meu ver pessoal. Não estou apoiando nenhuma vertente ( que Carmine seja um charlatão, ou que realmente foi um grande homem com poderes mediúnicos). Estou referindo-me aos fatos descritos e feitos por Mirabelli. Sendo eles verdadeiros ou não,

Carmine surpreendeu muitas pessoas com fatos jamais vistos ou imaginados naquela época.

Logo em sua infância, Mirabelli surpreendeu amigos da escola e professores ao falar sobre um tema (Evolução e Involução) em Latim, que era uma língua desconhecida para ele.

Muitos médiuns são poliglotas, ou seja podem falar em vários idiomas, porém sem ter tido nenhum tipo de estudo dessas línguas antes. Outro fato interessante foi na época em que Carmine trabalhava em uma sapataria. Nesse período muitos jornais o nomearam como "Homem Misterioso", pois durante seu trabalho muitos calçados levitavam das prateleiras.

Esse tipo de fenômeno foi associado como o efeito "poltergeists", (em alemão: está relacionado a barulho, fantasmas) no português popular: o famoso "espírito de porco". Deixo ressaltado nesse fato só acontecia na presença de Mirabelli.

Outro fato ocorreu no Bairro de SANTANA– SP – Brasil, onde por algum tempo CARMINE MIRABELLI fixou residência e foi nesse período que ocorreu o seu desencarne, por atropelamento no Bairro vizinho TUCURUVI.

CARMINE MIRABELLI costumava almoçar no Restaurante Italiano RECREIO SANTANA ficava onde hoje está instalada as CASA PERNAMBUCANAS no Bairro de mesmo nome SANTANA, esquina das Rua Voluntários da Pátria com Rua Dr. Cesar. Certo dia quando almoçava os pratos foram arremessados para fora do recinto indo de encontro ao Bonde que trafegava naquela ocasião.

Outro fato também curioso foi o encontro que os amigos da época costumavam aos Sábados darem um pulinho até o Município de S. Vicente na Baixada Santista para tomarem um chope me parece chamava-se BINDER’S BAR. Quando os amigos lá chegaram esperavam pela chegada do amigo CARMINE MIRABELLI mas foram informados que MIRABELLI já tinha estado lá e o mesmo ainda se encontrava no Bairro de SANTANA.

Típico fenômeno de DESDOBRAMENTO. CARMINE MIRABELLI chegou a ser internado no HOSPITAL FRANCO DA ROCHA em SP, durante 18 dias, quando o então Pres. Dr, Franco da Rocha mandou de volta aos familiares pois diagnosticava uma energia nervosa. E dai por diante CARMINE soube de seus dons psíquicos. (Mediunidade).

CARMINE MIRABELLI desenvolvia vários tipos de mediunidade e as demonstrações desses fenômenos foram apresentadas em ambientes abertos para pessoas que tinham crença e até para as incrédulas. Cantava em vários tipos de vozes, desde o tenor até o baixo. Psicografava em varias línguas. Telepatia, Teletransporte de objetos animados e inanimados.

A LEVITAÇÃO chamava muito a atenção de todos. A simples curiosidade fazia com que as pessoas procurassem saber o porque do fato acontecer. Hoje sabemos que o fenômeno ocorre com a colaboração fluídica de encarnados e desencarnados, levitam e elevam pessoas. E assim muitos fenômenos mediúnicos foram se revelando através da Codificação feita por ALLAN KARDEC através dos Espíritos Superiores.

Sem favor algum a Espiritualidade através de CARMINE MIRABELLI deu uma demonstração do que realmente se passa entre o Céu e a Terra, ou melhor, entre os meandros do UNIVERSO.

“O UNIVERSO é um infinito estudo, do que uma adequada conclusão.”.......Espírito Matias Albuquerque. ,

 

(Cartas psicografadas por Carmine Mirabelli - Imagem do material da autora)

 

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a palavra médium. Afinal o que significa? De acordo com um Dicionário de Parapsicologia,"médium é aquele que, na manifestação de efeitos físicos ou intelectuais, serve de intermediário entre encarnados e desencarnados ou aquele que dos desencarnados apenas recebe influência, maior ou menor de acordo com o desenvolvimento mediúnico ou a necessidade do Espírito comunicante." Por isso há a existência de vários tipos de médiuns, desde os ouvintes até os sonambúlicos e outros. Em relação ao termo "intermediário", um exemplo desse tipo de comunicação também é encontrada em religiões africanas como o Candomblé em que uma entidade pode ser intermediária de um Orixá, ou o próprio médium serve de canal de comunicação entre a entidade e o consulente. Mirabelli possuía vários tipos de mediunidade e as demonstrações desses fenômenos foram apresentadas em ambientes abertos para pessoas que tinham crença e até para as incrédulas.

Durante seu estado mediúnico, tocava vários instrumentos sem ter tido qualquer tipo de aula em sua vida, cantava em vários tipos de vozes (desde o tenor até o baixo), fez várias reproduções de quadros de pintores famosos, falava e escrevia em vários idiomas sem ter estudado qualquer um deles anteriormente.

Mirabelli já psicografou em várias línguas, o que, pessoalmente para mim, foi um de seus maiores feitos mediúnicos que desbanca até a levitação de seu corpo que é contestada até hoje e outras diversos efeitos como telepatia, até teletransporte de objetos animados e inanimados.

Outro fato curioso é a incombustibilidade corporal que Mirabelli tinha quando cruzava uma fogueira. Isso mesmo! Cruzava uma fogueira! Fico pensando em como uma pessoa pode cruzar uma fogueira sem se queimar. E há muitas provas de que muitos médiuns realizavam essa ação em sessões espíritas.

Mas, se em alguns países, homens podem andar e ficar parados sobre um tapete de brasas sem sofrer nenhum tipo de queimadura, por que não podem cruzar uma fogueira sem se queimar?

 

(Experiência de Incombustibilidade - Imagem retirada do material da autora)

 

A levitação mediúnica é diferente de uma levitação normal. Como assim? Provavelmente, a levitação de um médium dá-se pelo fato em que fluídos de encarnados e desencarnados, se levitam,ou, elevam pessoas. Não pela vontade da pessoa , que é erguida, em si. Já, o que se refere a incombustibilidade, é um tipo de fenômeno em que há a passagem de um indivíduo sobre as brasas ardentes sem a produção de queimaduras. O que me deixa uma dúvida é: se Mirabelli cruzou uma fogueira ou um tapete de brasas, pois nos escritos o médium cruzou uma fogueira.

Não estou aqui para recriminar Mirabelli, nem afirmar que tudo que o médium fez naquela época foi real. Mas sabemos que há casos de pessoas, até familiares nossos , que sofrem ou já sofreram algum tipo de efeito paranormal. Portanto é necessário levar fatos pessoais e sociais, juntá-los para depois tomar a liberdade da contestação sem ferir nenhum valor religiosos e moral dos outros.

 

(A famosa levitação de Carmine Mirabelli - Imagem retirada do material da autora)

 

(Materialização de um espírito - no centro- obtida pelo Dr. Carlos de Castro com Carmine Mirabelli - Imagem retirada do material da autora)

 

ASSISTAM O VIDEO COMPLETO:

youtu.be/Arc1XExkrQg

 

************************************************************

 

 O AMADURECIMENTO ESPIRITUAL NÃO DÁ SALTOS! – COMO UMA GRANDE MAIORIA DE ESPÍRITAS ABRAÇOU A DOUTRINA ESPÍRITA CONSOLADORA ASSIM TAMBÉM FOI COM ARTHUR CONAN DOYLE. - Crônica....Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuqueque

 

Conan Doyle, no ano de 1887, travou o seu primeiro contato com o Espiritismo, iniciando neste mesmo ano, junto ao seu amigo Ball, arquiteto de Portsmouth, sessões mediúnicas que o fizeram rever seus conceitos.

 

Mas o que realmente o envolveu como um todo na DOUTRINA ESPÍRITA foi após as mortes de sua esposa Louisa (1906), do seu filho Kingsley, do seu irmão Innes, de seus dois cunhados (um dos quais E. W. Hornung, criador do personagem literário Raffles), e de seus dois netos, logo após a Primeira Guerra Mundial, Conan Doyle mergulhou em profundo estado de depressão. Kingsley Doyle faleceu a 28 de outubro de 1918 de uma pneumonia que contraiu durante a convalescença, após ter sido seriamente ferido durante a batalha do Somme em 1916. O General Brigadeiro Innes Doyle faleceu em fevereiro de 1919, também de pneumonia.

 

 Encontrou consolação apoiando-se na DOUTRINA ESPÍRITA, (No inicio tratava como Espiritualismo) e esse envolvimento levou-o a escrever sobre o assunto, tornando-se um de seus maiores divulgadores e defensores. No auge da fama, em 1918, enfrenta todos os céticos e publica "A Nova Revelação", obra em que manifesta a sua convicção na explicação espírita para as manifestações paranormais estudadas durante o século XIX, e inicia uma série de outras, em meio a palestras sobre o tema

 

Em "A Chegada das Fadas" (1921) reproduziu na obra teorias sobre a natureza e a existência das fadas de cottingley e espíritos. Posteriormente, em "The History of Spiritualism" (1926) de natureza histórica, aborda a história do movimento espiritualista anglo-saxônico (desenvolvido nos países de língua inglesa) e do Espiritismo (codificado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec).

 

Além desses movimentos Conan Doyle enfatizou sobre os movimentos espiritualistas alemão e italiano, com destaque para os fenômenos físicos e as materializações espirituais produzidas por Eusápia Paladino e Mina "Margery" Crandon. O assunto foi retomado em "The Land of Mist" (1926), de natureza ficcional, com o personagem "Professor Challenger".

 

ADEPTOS E NÃO ADEPTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA, não deixem de ler o Livro “HISTORIA DO ESPIRITISMO” de Sir. Arthur Conan Doyle Título original em inglês Arthur Conan Doyle - History of Spiritualism President d'Honneur de La Fédération Spirite Internationale President of the London Spiritualist Alliance President of the British College of Psychic Science London (1926)

 

President d'Honneur de La Fédération Spirite Internationale

 

Sinopse das obra:

 

“História do Espiritismo” pode ser considerada o mais completo documento histórico, reunido em um único volume, sobre o nascimento e expansão do Espiritismo, até à época do seu lançamento. Nenhuma obra retrata a história do Espiritismo com tamanha riqueza de detalhes e sobretudo fidelidade aos fatos narrados.

O autor foi Presidente de Honra da Federação Espírita Internacional,

Presidente da Aliança Espírita de Londres e

Presidente do Colégio Britânico de Ciências Psíquicas, nos séculos XIX e XX. Usou de toda a sua experiência pessoal e trabalho de pesquisa para redigir este precioso volume.

 

***********************************************************************************


SIM ISTO É MULHER - Crônica....por Louren junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

CRIADORA DA VIDA, VENTRE ILUMINADO, CO-CRIADORA DA EXISTENCIA HUMANA, nossa via de renascer, de reviver, de evoluir, de purgar, sem ela estacionar, não ter acesso a nenhuma conquista no Universo. 

 

 

PERANTE A DOUTRINA ESPÍRITA EM PÉ DE IGUALDADE COM O HOMEM, SEMPRE TEVE OS MESMO DIREITOS, PORQUE O Espírito não tem sexo, evoluindo ora como mulher, ora como homem, representando o passado no presente e dando a vida a compreensão que podemos mudar nosso rumo em busca das reformas necessárias.

MULHER SER NATO, MEDIUNIDADE AGUÇADA, LATENTE, pronta para exercer papel de destaque com sua larga visão intuitiva presente no Espírito.

SUAS FACULDADES SE ESTENDEM DESDE AS SACERDOTISAS, AO LABOR DOMESTICO CULTUADA POR TODA PARTE, a fada protetora, custeia as fontes das vidas.

 

SIM TUDO ISSO É MULHER!

 

GRAÇAS AO SEU IDEAL DE AMOR, DE EQUIDADE, ENCARA SUA ADVERSIDADE CONTEMPORÂNEA, NO USO DAS LEIS, MIL PERIGOS A CERCAM, NÃO SUCUMBE, NÃO FRAQUEJA, APESAR DA CORRUPÇÃO DOS COSTUMES, resolve-as sem esforço, sem estardalhaço, não quer que lhe façam a vitima do século.

NA OBRA SOCIAL E NA FUNÇÃO DA FAMILIA A SUBLIMIDADE, NA EDUCAÇÃO, NO ADIANTAMENTO MORAL, mediadora predestinada, verdadeiro traço de união que liga as sociedades da Terra às do Espaço.

 

SIM TUDO ISTO É MULHER!

 

SEU CORPO TOMADO POR EMPRESTIMO, FAVORECENDO A IGUALDADE A ESSENCIA DA VIDA, O ESPÍRITO, COMO HOMEM OU COMO MULHER, é uma obra harmônica, ordenando e generalizando as ideias. Restabelece o critério dos CELTAS, nossos pais, firma a igualdade dos sexos, prevalecendo a natureza psíquica e o caráter imperecível do ser humano.

FORÇA DIVINA ESTABELECE AJUDA A TODOS SEM DISTINÇÃO, MEROS MORTAIS A TER UMA OPORTUNIDADE DE RENASCER A BUSCA DE UM LUGAR NA ESCALA EVOLUTIVA, não como rival do homem, mas como parceira de conquistas e transformadora.

 

SIM ISTO É MLHER!