CULTURA ESPÍRITA

ESPAÇO OFERECIDO PARA TUDO QUE SE RELACIONE A CULTURA ESPÍRITA

 

Crônica - SOLIDARIEDADE!..............por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

POR QUANTOS QUE SE PODEM PREDISPOR SOLIDARIEDADE NÃO É SIMPLESMENTE UMA DAS FORMAS MAIS LINDAS, E PURAS QUE PODEMOS TRANSMITIR AO PRÓXIMO.

Além de um Ato Nobre, e de ajuda feitas através do coração. Faz-nos lembrar de que apenas na condução de nossos atos pensando no nosso “próprio umbigo” acarretamos o egoísmo e o individualismo próprio daqueles apoquentados pelo poder.

 

As tragédias os contratempos que se repete, o descuido pelo próprio procedimento na atenção daqueles que estão sob nossos cuidados resulta no descuro e na desobediência dos mais elementares atos, como: ações generosas, educadas, prestativas que nos envolvam.

A desatenção aos próprios cuidados se revela na consciência coletiva como uma gigantesca força em favor daqueles que foram desprovidos desses cuidados e o imprescindível é simplesmente ser útil e ajudar de alguma maneira as pessoas que necessitam de uma mão estendida.

 

Portanto a solidariedade humana ainda existe sim, e por isso que devemos passá-la sempre à frente. E como seres humanos a mensagem maior que podemos transmitir é sempre buscar ajudar uns aos outros sem interesses.

Os compromissos não são o bastante pela pressa que exigem para resolvê-los. Da sua conta quantas vezes não atropelamos os bons costumes e as boas atitudes para com o nosso próximo.

 

Convidamos-te para sobre a importância da fraternidade verdadeira, descobrir o que cada um faz de melhor, a respeitar e amar as pessoas pelo que elas fazem dentro do plano traçado pelo Cristo e não dentro de nossa ótica distorcida. Paulo (I Tessalonicenses, 5:13)

 

Essa advertência deve ser estendida a todos os setores de nossa vida, na família, no trabalho, na amizade e na religião.

É que o espírito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante, e o próximo, na essência, é o degrau que nos aparece diante do coração, por abençoado caminho de acesso à Vida Celestial. Emmanuel – Chico Xavier

 

O PRÓXIMO àquele que é lembrado em todos os livros das Revelações, em todos os livros Sagrados, lembrado em todas as assembleias que se fazem em nome do Senhor e que pedem que vejamos nele nosso irmão.

 

A quem Jesus aconselhou a amar como a nos mesmos.

 

“Amar o próximo como a si mesmo: fazer aos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo, Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos.

Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor procederem, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles?

 

É dessa forma que as criaturas podem acelerar sua evolução, melhorando-se mutuamente e ajudando os outros a se melhorarem. Lembrando, que quando nos relacionemos com as pessoas, o fazemos com humildade e respeito.

 

O PROXIMO, aquele que nos socorre nos momentos de sofrimento, de angustia, de tormentos, Aquele que no trato diário nos permite dar um pouco de nós mesmos, para tranquilizá-lo e apaziguá-lo.

 

ALLAN KARDEC pergunta aos Espíritos Superiores: De que maneira pode a Doutrina Espírita contribuir para o progresso? “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.”

 

Espírito Matias Albuquerque: Damos nossa vida ao servir. Temos muitas oportunidades de servir. Podemos fazer pequenos atos de bondade para nossos vizinhos, participar de serviço comunitário, cumprir com nossas responsabilidades nas congregações locais ou contribuir com o trabalho humanitário em larga escala. Essas ações, grandes ou pequenas, fazem-nos sentir a felicidade de estarmos ligados a nossos irmãos e nossas irmãs e lembram-nos de que Deus frequentemente permite que sejamos a resposta à oração de alguém.

 

Assistam o video Espetacular: www.facebook.com/munizleavida/videos/1377124879018469/

 

*************************************

 

PARABÉNS! Centro Espírita "MARIA DE NAZARETH" 94 anos de História.

 

Centro Espírita “MARIA DE NAZRETH” 01 de Abril de 1923 – 01 de Abril de 2017 94 anos de história Fundado em 1º. de Abril de 1923 94 anos de atividades ininterruptas.

Sede Própria inauguração Dezembro de 1926. 94 anos de História.

 

 

Comprometido com o que de mais sóbrio e cristalino possa mostrar-se à nossa inteligência, o Centro Espírita Maria de Nazareth tem como sua maior missão o aprimoramento do Ser Humano, através dos estudos, das práticas mediúnicas e do serviço social. São assistidos todos os irmãos encarnados ou viventes na Pátria Maior que aportam há mais de 94 anos nesta Casa de Bênçãos, em busca de auxílio ou esclarecimento.

É um local onde se estuda e se vivencia a Doutrina Espírita, organizada e estruturada em conformidade com os princípios básicos do espiritismo, codificados por Kardec. Desde o início das atividades em 1.923, os seus fundadores, idealistas por excelência, já entendiam da necessidade de haver esse contato mediúnico com os espíritos, cujo legado foi passado aos seus sucessores, que mantêm viva essa chama que enaltece e patenteia o trato com a espiritualidade.

O Centro Espírita Maria de Nazareth é um local de encontro de espíritos encarnados e desencarnados. Não adota qualquer forma de culto, não se ocupa de dogmas, não adota sacramentos, rituais ou idolatrias. Os espíritos se encontram ou se reencontram, revelam suas tendências, por vezes amargam suas conseqüências, dão vazão aos seus devaneios, seus ajustes e reajustes, suas venturas ou desventuras. Mostram a realidade da vida espiritual, compreendem por fim que é melhor a prática do bem. Percebem que o seu contato com pessoas generosas faculta um estímulo para o crescimento espiritual.

A singeleza, a honestidade de propósitos e de ideal, manifesta-se em toda a atividade da Casa. A prática da caridade no seu sentido mais profundo e mais abrangente será sempre o seu objetivo principal. É o espaço em que todos convivem harmoniosamente, reintegrando a família, evidenciando os compromissos com o Ser Humano, valorizando a vida e levando a busca da felicidade. Que a paz de Jesus esteja em nossos corações.

................................Espírito Matias Albuquerque

 

SEDE ATUAL

 

Amigos(as)! É sempre uma feliz lembrança comemorar data tão festiva. Me lembro ainda pelos idos de 1960 quando iniciava os primeiros passos dentro da Doutrina Espírita como Movimento regenerador. Uma feliz lembrança daqueles que com prestimosa e carinhosa atenção guindava meus primeiros passos como a saudosa Espírito Joaquina Almeida Silva e Luiz Gomes da Silva, Alvaro Gomes da Silva, Felipe Gimenez Garcia, Miguel Basile, Ossif Elmec, Elizabeth Gomes da Silva, Deolinda Gonçalves, Terezinha e tantos outros de feliz lembrança.

............................Lourenço Rendesi Junior (Louren junior)

 

Centro Espírita “MARIA DE NAZRETH” 01 de Abril de 1923 – 01 de Abril d 2016 94 anos de história Fundado em 1º. de Abril de 1923 94 anos de atividades ininterruptas. SEDE ATUAL 2017 Fundado em 1o. de Abril de 1923, por Antônio Pereira Resende, José Rodrigues do Amaral, Benedito Raimundo, Luiz Gomes da Silva e sua esposa Joaquina de Almeida da Silva e tantos outros que os seguiram e continuam a obra dos pioneiros e mantém até hoje após 94 anos de atividades ininterruptas a mesma chama que esclarece e consola através dos livros ditados pelos espíritos à Allan Kardec. Desde Dezembro de 1.926 funciona em sua sede própria à Trav. Maria de Nazareth, 91 – V. Guilherme - São Paulo – SP.

Entre as várias iniciativas do MARIA DE NAZARETH destacamos a fundação da primeira União da Juventude Espírita do Brasil, em Novembro de 1.935, denominada UNIÃO DA JUVENTUDE ESPÏRITA DO DISTRITO DE SANTANA. Inaugurava em Outubro de 1942 a primeira escola promovida por uma entidade espírita de Ensino Fundamental, chegando abrigar 100 alunos com o aval da Secretária de Educação de S. Paulo, denominada Externato "ALLAN KARDEC", anexa ao C.E. Maria de Nazareth.

Fez parte do primeiro movimento de Unificação em São Paulo, surgido em 1937 com o nome de ALIANÇA, e em 1955 incorporou-se a USE – União das Sociedades Espíritas do Est. de S. Paulo e posteriormente à Federação Espírita de São Paulo.

Desde sua Fundação é filiado a FEB – Federação Espírita Brasileira. Além da atividade doutrinária, o Centro oferece atendimento médico gratuito com fornecimento de remédios gratuitamente, além da distribuição de cestas básicas a famílias carentes.

 

www.facebook.com/photo.php?fbid=301442973236797&set=pb.100001132908150.-2207520000.1364748729&type=3&src=http%3A%2F%2Fsphotos-d.ak.fbcdn.net%2Fhphotos-ak-ash4%2F431211_301442973236797_89663863_n.jpg&size=448%2C336 E

 

Endereço Trav. Maria de Nazareth, 91 - V. Paiva - SP. Brasil. www.centroespiritamarianazare.com.br Leia mais: http://lourenjunior.webnode.com.br/news/maria-de-nazareth/

 

****************************************

 

O CENTRO ESPÍRITA É UMA ESCOLA!........não é uma IGREJA! Crônica.....por Louren Junior...... coordenação Espirito Matias Albuquerque.

 

ATUALMENTE O MUNDO É UMA ENCHURRADA DE CRITICAS.

DE IMEDIATO UMA GRAVE CRISE. GUERRAS, TERROR, FOME, DOENÇAS, DROGAS, CRIMES, VIOLÊNCIA, GOVERNOS TOTALITÁRIOS (O Brasil não é exceção a Ditadura Branca norteia os porões do Congresso Nacional. Só se interessam o que parece bom para o Poder.), CORRUPÇÃO, DESEQUILIBRIO ECOLÓGICO estes alguns indicadores desta realidade.

Diante dessa realidade nos questionamos: PORQUE ESSE MUNDO ESTÁ COMO É?

 

AS PESSOAS TEM HAVER COM TUDO QUE OCORRE? IDENTIFICA COMO ELAS SÃO?

O PORQUE DE SORMOS COMO SOMOS?

SERIA POR FALTA DE INSTRUÇÃO. FALTA DE ELEMENTOS PARA UM APRENDIZADO CONSTANTE, COMO SALAS DE AULA, MESTRES, LIVROS?

MESMO COM ESSES RECURSOS ABUNDANTES, AS PESSOAS SE AUSENTAM NÃO TÊM ACESSO A ALGUNS CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS, POIS GRANDE PARTE DA SOCIEDADE NÃO TÊM O HABITO DE LER E MUITAS SÃO AS INSTRUÇÕES CONFLITANTES.

 

- MAS AFINAL, QUE CONHECIMENTOS SÃO ESTES?

É UMA COMBINAÇÃO DA LOGICA, DA REFEXÃO É A COERENCIA DA VALORIZAÇÃO DA VIDA, está ai nas propostas nos códigos religiosos. A NOSSA CULTURA NÃO PROMOVE DEBATES LIVREMENTE AS QUESTÕES DA VIDA SOB A LUZ DA FILOSOFIA, DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO. PREFEREM TRATAR COMO ORGANIZAÇÕES OU COMPARTIMENTOS SEPARADOS QUE SE RECUSAM A DIALOGAR ENTRE SI.

PSEUDO-FILOSOFOS NÃO ADMITEM EXPERIMENTOS CIENTIFICOS, DIZEM SER COLOCAÇÕES CONSIDERADAS RELIGIOSAS. NA IGREJA SE REJEITAM A CIÊNCIA E OS QUESTIONAMENTOS FILOSOFICOS.

POR SUA VEZ OS LABORATÓRIOS CIENTIFICOS NÃO ACEITAM COLOCAÇÕES RELIGIOSAS. O QUE ACONTECE! DÁ A IMPRESSÃO QUE CADA UM TEM UMA PEÇA DO QUEBRA-CABEÇA, MAS NÃO QUER DIVIDI-LA COM O OUTRO, POIS NEM CONSEGUE VER O BENEFICIO PARA SI MESMO.

E DENTRO DESSE PRISMA SOBRE QUEM SOMOS E O QUE SOMOS, QUE O CENTRO ESPÍRITA DEVA COMO JÁ O É UMA ESCOLA PERMITINDO QUE CADA INTERESSADO PARTICIPE DO DEBATE, DO ESTUDO, DO EXERCICIO, DA PESQUISA E DA CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS QUE O AJUDEM A CONSTRUIR E EXERCITAR CONCIENTEMENTE SEU LIVRE-ARBITRIO.

 

O CENTRO ESPÍRITA FUNDAMENTADO NOS SEU PRINCIPIOS BÁSICOS E NO CONHECIMENTO QUE SÃO A FILOSOFIA, A CIÊNCIA E RELIGIÃO DEVA SER UM REFLEXO DA VIDA EM TODA SUA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE.

AS ESCOLAS INTRODUZIR O CURRICULO ESPIRITISTA, PARA QUE OS ESTUDANTES MUNIDOS DE UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE POSSAM EVITAR AS ARMADILHAS DA IGNORÂNCIA SOBRE AS LEIS NATURAIS ATÉ ENTÃO NÃO ESTUDADAS EM NOSSOS CURRICULOS MATERIALISTAS.

DEVEMOS SALIENTAR QUE AS DIVERGENCIAS ENTRE A CIÊNCIA E IGREJA, SÃO NA REALIDADE ENTENDIDAS COMO RELIGIÃO ORGANIZADA, HIERARQUIZADA PROCUPADA EM DEFENDER SUA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA DEFESA DOGMATICA JÁ SUPERADAS.

 

COM A DEVIDA COMPREENSÃO DO LIVRE-ARBITRIO NÃO HÁ COMO IMPOR UMA CRENÇA POR MAIS VERDADEIRA QUE PAREÇA.

 

Algumas considerações se fazem necessárias.

 

O Centro Espírita é local de encontro, tanto de encarnados como de desencarnados. Esta característica é distinta, não adota qualquer forma de culto, não se ocupa de dogmas, não adota sacramentos, rituais, idolatrias ou qualquer outra ingerência, quer quanto hierarquia sacerdotal ou suposto mando individual. É antes de tudo um trabalho de equipe e a preparação de seus colaboradores.

 

“NA SUA CONSTANCIA CADA SER OLHA, PENSA, COMPARA, CONCLUI E VIVENCIA SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS QUE SE REVELAM DO SEU INTERIOR,”

 

“O CENTRO ESPÍRITA É UMA ESCOLA......... NÃO É UMA IGREJA

 

**********************************

 

OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS SE ALIMENTAM? – Crônica!...por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

SEMPRE É TEMPO DE ESCLARECER-SE, tem assuntos que realmente mesmo com algum conhecimento sobre a vida espiritual nos tolhe no momento em que a duvida se faz prevalecer. Notadamente o assunto em questão raramente abordado.

 

MINHA MULHER MARIA LÉA MUNIZ, com interesse profundo sobre a vida espiritual e com um polpudo conhecimento dos meandros que o Espírito percorre, nos faz a seguinte indagação:

OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS SE ALIMENTAM?

 

Maria Léa Muniz boa lembrança um assunto que raramente é objeto de analise e compreensão.

 

COMO PREMISSA HÁ AQUELES QUE AINDA PODERÃO AFIRMAR QUE OS ESPÍRITOS NÃO PODEM COMER, POIS NÃO TÊM ORGÃOS FISICOS COMO O CORPO FISICO.

COMO TAMBÉM PRIMEIRAMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE OS ESPIRITOS NÃO TEM OLHOS COMO OS ENCARNADOS, MAS CONSEGUEM ENXERGAR.

 

PORQUE SEM ESTOMAGO NÃO PODERIAM COMER?

TAMBÉM QUE NÃO TÊM CEREBRO, MAS PENSAM. O ARGUMENTO NÃO SE SUSTENTA.

OUTRA OBJEÇÃO BASEADA NA QUESTÃO 254 DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS, QUE TRATA DA FADIGA NOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS.

NÃO PODEM SENTIR FADIGA COMO ENTENDEIS, CONSEGUINTEMENTE, NÃO PRECISAM DE DESCANSO CORPORAL COMO VÓS, POIS NÃO POSSUEM ORGÃOS CUJAS FORÇAS DEVAM SER REPARADAS.

 

“Há sensações que têm sua fonte no próprio estado de nossos órgãos. Ora, as necessidades inerentes ao nosso corpo não podem ocorrer, desde que o corpo não existe mais. O Espírito, portanto, não experimenta fadiga nem necessidade de repouso ou de nutrição, porque não tem nenhuma perda a reparar.”

Revista Espírita de Abril de 1850, em “Quadro da Vida Espírita.”

 

ASSIM TAMBÉM PODEMOS AVENTAR: OS ESPÍRITOS TEM SEXO? Observem que os Espíritos se utilizam da frase “como a entendeis” como na Questão 200 do Livro dos Espíritos.

Resposta: “Não como o entendeis”, e é neste sentido que Kardec escreve que os espíritos não se nutrem. Em outras palavras, os espíritos não se nutrem como nós encarnados.

 

MAS NÃO OBSTANTE SE NUTRIREM ESPIRITUALMENTE, COMO É SUGERIDO NO LIVRO “A GENESE” OS ESPÍRITOS CONDENSAM AS ENERGIAS EM FORMA DE ALIMENTOS. PELO PENSAMENTO, ELES IMPRIMEM FLUIDOS DIRECIONADOS, OS AGLOMERAM, COMBINAM OU DISPERSAM, ORGANIZAM CONJUNTOS QUE APRESENTAM APARÊNCIA, FORMA E COLORAÇÃO, MUDAM-LHES AS PROPRIEDADES, COMO UM QUIMICO MUDA A DOS GASES OU DE OUTROS CORPOS, COMBINANDO-OS CONFORME LEIS.

 

SEGUNDO ALLAN KARDEC QUANDO ABORDA “FLUIDOS”: “O pensamento, portanto, produz uma espécie de efeito físico que reage sobre o moral, fato este que só o a DOUTRINA ESPÍRITA podia tornar compreensível. O homem o sente instintivamente, visto que procura as reuniões homogêneas e simpáticas, onde sabe que pode haurir novas forças morais, podendo-se dizer que, em tais reuniões, ele recupera as perdas fluídicas que sofre todos os dias pela irradiação do pensamento, como recupera, por meio dos alimentos, as perdas do corpo material. Esta é a mensagem da Doutrina Espírita, tornando a presença de alimentos no mundo dos espíritos algo não tão exótico, como pode parecer inicialmente, e fazendo com que os relatos existentes em obras espíritas consagradas sejam, na verdade, a confirmação de princípios doutrinários como a manipulação do Fluido Cósmico Universal pelos espíritos e a absorção de energias espirituais. -

 

“É UM GRANDE LABORATÓRIO DA VIDA ESPIRITUAL.”

 

****************************************

 

A REENCARNAÇÃO DE UM FILHO (A) MOSTRARÁ COMO EDUCA-LO DE MANEIRA DIFERENTE! – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

COM O CONHECIMENTO ADQUIRIDO SOBRE REENCARNAÇÃO NA ATUALIDADE É VALIDA AINDA A CLASSICA PERGUNTA: ONDE FUI QUE EU ERREI?

 

AS MATERNIDADES E SUA IMPPORTÂNCIA COMO INSTITUIÇÃO, POIS É NELA QUE CHEGAM AS FUTURAS MAMÃES. NA ESPERANÇA DE QUANDO DE LÁ SAIREM CARREGARREM NOS BRAÇOS UMA PESSOA JÁ AMPLAMENTE IMAGINADA PELO PENSAMENTO.

 

Cada uma chega com suas angústias e seus sonhos. Umas de primeira viagem, outras com certa experiência. Graças às tecnologias, a ultrassonografia já informa muita coisa sobre o corpo daquele que vai virar gente em pouco tempo. O sexo, se a criança está perfeita, se há enfermidade que precisa de atendimento imediato, ainda no ventre da mãe ou imediatamente após o nascimento. Enfim, muitas notícias valiosas para antecipar o futuro do bebê.

 

FALAR DE AMOR E DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSAS INSTITUIÇÕES, ONDE MUITAS VEZES O TRABALHO É FEITO COM SACRFICIO, ATÉ MESMO IMPPROVISADOS DEVIDO FALTA DE FUNCIONÁRIOS, FALTA DE CONDIÇÕES, FALTA DE MEDICAMENTOS, APARELHOS E DEMAIS PROBLEMAS. O AMOR NUNCA PODE FALTAR. DA PARTE DA PARTURIENTE, AGRADECER SEMPRE O QUE RECEBE, O MAL ESTAR DE UMA ATENDENTE, ENFERMEIRA, PSICOLOGA POR VEZES REFLETE A INFERMIDADE DE UM FILHO OU DE UMA MÃE IDOSA PRECISANDO DE ATENÇÃO.

 

O doutor, obstetra, não pode irritar-se diante de uma mãe de primeira viagem, assustada diante do desconhecido. O que para ele é um trabalho de rotina, para a futura mamãe é uma experiência única cheia de expectativas. E as primeiras vibrações que a criança que chega ao mundo deve receber são de afeto para que se sinta bem-vinda. Até a primeira palmada deve ser dada com amor e um pedido de desculpas, para que o bebê não se imagine agredido.

 

O QUE SENTIMOS MESMO É UMA FALTA DE INFORMAÇÃO A CADA CANDIDATA MÃE PARA QUE SAIBA QUE O CORPO QUE ELA E O COMPANHEIRO PRODUZIRAM ESTÁ ADEQUADO PARA O ESPÍRITO QUE VIRÁ UTILIZA-LO. NÃO NA MAIORIA DAS VEZES, MAS QUASE SEMPRE É UM ESPÍRITO ANTIGO QUE JÁ TRAZ UM HISTÓRICO PESSOAL E ÚNICO. RELACIONADO TAMBÉM NA MAIORIA DAS VEZES COM PAIS, AVÓS E ESPIRITOS AFINS.

ESSE CONHECIMENTO DA MAMÃE PASSARÁ PRIORITARIAMENTE SOBRE COMO EDUCA-LO DE MANEIRA DIFERENTE. NÃO MAIS COMO UM DESCONHECIDO PURO E IMACULADO, MAS COMO UM ESPÍRITO QUE VOLTA A TERRA PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS, MAS COM MUITA AJUDA E RIGOR DOS QUE VÃO EDUCA-LO. TRAZ VIRTUDES E DEFEITOS, VIRTUDES A SEREM EXERCITADAS E DEFITOS QUE DEMANDAM CORREÇÃO.

 

ISSO NÃO É UTOPIA OU INVENÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA, RECORRA AS LIÇÕES DO FILOSOFO SOCRATES E DO SEU DISCIPULO PLATÃO, E VERÁ QUE QUATROCENTOS ANOS ANTES DE CRISTO ISSO JÁ ERA ENSINADO. HOJE PRATICAMENTE TODAS AS RELIGIÕES EXCETUANDO ALGUMAS MAIS RADICAIS OU PORQUE NÃO ENTENDEM OU POR CONVINIÊNCIA FALAM DA REENCARNAÇÃO.

 

A DOUTRINA ESPÍRITA EXPLICA A LOGICA QUE ALGUNS AINDA NÃO ENTENDEM, MAS QUE TÊM DUVIDA E CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO.

 

A MÃE É A PRIMEIRA PROFESSORA E A PRIMEIRA EDUCADORA, O LAR A PRIMEIRA ESCOLA. AMOR INCONDICIONAL NÃO É DIZER SIM E APROVAR TUDO. A CRIANÇA NÃO É UM LINDO E INGENUO INOCENTE.

AO OBSERVAR A CRIANÇA A MÃE TERÁ A NOÇÂO DO SEU COMPORTAMENTO E TIRAR SUAS CONCLUSÕES. SEUS GESTOS, ATITUDES, GOSTOS podem sem favor levar a uma educação primorosa, quanto moral como profissional.

EM O LIVRO DOS ESPIRITOS, HÁ LIÇÕES VALIOSAS PARA QUE AS MÃES SAIBAM COMO EDUCAR SUAS CRIANÇAS.

 

MÃE NUNCA ENGANE SEU FILHO (A) FAZENDO-OS PENSAR QUE A VIDA É FACIL PORQUE NÃO É, SABER SEUS DVERES E OBRIGAÇÕES É O MAIS IMPORTANTE, NADA DE FACILIDADES IMAGINANDO QUE TUDO NÃO PRECISE DE NENHUM ESFORÇO.

 

“MELHOR FAZE-LA CHORA-LA DIANTE DE UM “NÃO” AINDA QUANDO PEQUENA A VÊ-LA CHORAR MAIS ARDE QUANDO A VIDA COBRA-LA.”

 

É ESSA ORIENTAÇÃO, ESSE ESFORÇO FORJADO NO AMOR, QUE DELIMITA LIMITES E PODERES o mais importante que podemos ensinar a nossos filhos.

 

****************************************

 

INVESTIR NA VIDA NÃO PARECE FÁCIL,....MAS NEM TANTO! – Crônica....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

FALAR EM INVESTIMENTOS LOGO VEM A MENTE POSSIBILIDADES FINANCEIRAS COM RÁPIDO ENRIQUECIMENTO E FARTO ACUMULO DE BENS.

HÁ PORÉM , OUTROS INVESTIMENTOS A LONGO PRAZO BEM MAIS SEGUROS E DURADOUROS QUE SE ESTABELECEM FORA DA ESFERA MATERIAL.

 

NA BOLSA DE VALORES D’ALMA HÁ QUE SE PENSAR NA AMIZADE SINCERA, O PRÓXIMO AQUELE QUE NOS SOCORRE NOS MOMENTOS DE SOFRIMENTO, DE ANGUSTIA, DE AFLIÇÕES QUE SEMPRE AO NOSSO LADO NOS SUSTENTA, NOS ENCORAJA, NOS REERGUE FAZENDO-NOS ENFRENTAR AS LUTAS E DESAFIOS QUE NÃO CESSAM.

 

“A AMIZADE SINCERA E VERDADEIRA É DIFICIL DE ENCONTRAR, DIFICIL DE LARGAR E IMPOSSIVEL DE ESQUECER.”

SIM! A AMIZADE É LUCRATIVA E O QUE DIZER DO AMOR INCONDICIONAL, A AQUELES QUE DEDICAMOS AS MAIORES ATENÇÕES E QUE ESTÃO BEM PRÓXIOS DE NÓS?

BASTA UM TELEFONEMA PARA DAR UM “OLÁ”, UM “PARABÉNS” PELO SEU ANIVERSÁRIO. SER FRATERNO OU LIGAR O CELULAR PARA O IRMÃO DE JORNADA E PERGUNTAR : COMO VAI? SÃO PEQUENOS GESTOS QUE TRAZEM BENEFICIOS INCALCULAVEIS, QUE NÃO SOFREM OSCILAÇÕES MANTEM-SE SEMPRE SAUDAVEIS.

 

OUVEM-SE MULHERES CONSTANTEMENTE QUE SE PREOCUPAM EM TER FILHOS, POIS DIZEM QUE MANTER UM FILHO NÃO É FÁCIL PREOCUPADAS PRINCIPALMENTE COM A PARTE FINANCEIRA, REALMENTE UMA PREOCUPAÇÃO PERTINENTE.

 

MAS CONVENHAMOS!

MÃES E PAIS QUE PODERIAM TRAZER AO MUNDO A OPORTUNIDADE DA REENCARNÇÃO DE ESPÍRITOS ÁVIDOS DE PROGRESSO E ENTENDIMENTO NA RECONCILIAÇÃO “FILHOS ESPIRITUAIS DE DEUS” NÃO O FAZEM PREOCUPADOS COM O VESTIR, COM O COMER, BRINCAR OU ESTUDAR.

AS PREOCUPAÇÕES QUE OS PAIS TENHAM SÃO SEMPRE NATURAIS, POIS SEMPRE VAMOS DESEJAR DAR O MELHOR AOS FILHOS. SE CONTINUAREM A PENSAR ASSIM, MUITOS PASSARÃO A VIDA SEM CUMPRIR COM SUA PARTE NA MISSÃO DE TRZAER FILHOS A TERRA PARA AMAR, CUIDAR E MOSTRAR COMO SER UMA PESSOA MELHOR. MESMO QUE AS CONDIÇÕES DA CRIAÇÃO SEJAM OPORTUNIDADES MUITO MENORES DAS QUE PODERIAM TER EM FAMILIAS COM PAIS AMOROSOS, CUIDADOSOS E DISPOSTOS A FAZER O MELHOR.

 

O MELHOR INVESTIMENTO PARA UMA CRIANÇA E QUE ELA TENHA UM LAR, INDEPENDENTE DO TAMANHO DA CASA. QUE TENHA CONDIÇÕES DE ESTUDAR E QUE APRENDA A BUSCAR E APROVEITAR OPORTUNIDADES PARA VENCER OS DESAFIOS DA VIDA.

QUE APRENDA A SER GRATA POR TUDO O QUE RECEBER E QUE SAIBA VALORIZAR AS DIFERENÇAS QUE POSSA ADQUIRIR, PRINCIPIOS ÉTICOS, CIDADANIA, RESPEITO AO PRÓXIMO, HOMBRIDADE E HONESTIDADE.

 

INVESTIR NA FORMAÇÃO DO CARATER DE UM FILHO, COM AMOR, RESPEITO E APOIO E NUNCA TERÁ QUE SE PREOCUPAR COM SEU FUTURO.

 

 

*****************************************

 

CASAMENTO ESPÍRITA! – Crônica!....por Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

VOLTA E MEIA VEM A TONA A QUESTÃO CASAMENTO ESPÍRITA. TÊM OS QUE DEFENDEM A SUA INTRODUÇÃO NAS CASAS ESPÍRITAS.

 

O casamento é um contrato, regido pelo Direito Civil e sujeito, por isso mesmo, às mesmas exigências de validade de qualquer ato jurídico. Diante da inexistência de clero organizado e hierarquicamente constituído, a única consequência jurídica decorrente de um matrimônio celebrado em um Centro Espírita é a sua nulidade, porquanto oficiado por quem não detinha autoridade para tal. Conquanto se note entre alguns confrades uma certa preocupação em atribuir-se uma autoridade religiosa, figura inexistente na Doutrina Espírita.

 

SEGUNDO A VISÃO ESPÍRITA O CASAMENTO VERDADEIRAMENTE SERIA (é) A UNIÃO DE DUAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM PARA AUXILIAREM-SE MUTUAMENTE, EM BUSCA DO PROGRESSO. COM A CHEGADA DOS FILHOS, ESPÍRITOS QUE DEUS NOS CONFIA PERANTE A VIDA PARA O CUMPRIMENTO DE DEVERES DE PAIS, POSSIBILITANDO AMBIENTE E ESTIMULO NECESSÁRIO AO ADIANTAMENTO. PORTANTO ENVOLVENDO TANTAS RESPONSABILIDADES O CASAMENTO SEM FAVOR ALGUM DEVE BASEAR-SE NO AMOR, NO RESPEITO, NA AFINIDADE, NO COMPROMISSO, NA CUMPLICIDADE PARA O BEM NA INTENÇÃO, ENFIM DE LEVAR UMA VIDA CONJUNTA.

ALÉM OBVIAMENTE DAS RESPONSABILIDADES QUE IMPLICA AOS CONJUGES, TANTO A PARTE MATERIAL, ESPIRITUAL E MORAL.

 

CONVÉM FRISAR QUE “ALÉM DA UNIÃO DOS SEXOS” PARA OPERAR A RENOVAÇÃO DOS SERES QUE DESENCARNAM SE JUNTA A ISSO: REPARAÇÃO DE PROVAS, ADIANTAMENTO MORAL, APAZIGUAMENTO.

NA MAIORIA SERES AFINS VIVENCIADOS EM OUTRAS REENCARNAÇÕES RECLAMANDO ENTENDIMENTO, AJUSTES E REAJUSTES..

 

UM ASPECTO REAL E TAMBÉM CURIOSO NÃO DEVEMOS PENSAR QUE FOMOS FEITO PARA VIVERMOS SOZINHOS. DESDE DE SEMPRE PRECISAMOS DE ALGUÉM PARA SOBREVIVER, MESMO SENDO A SOLIDÃO PRODUTIVA E ENRIQUECEDORA.

 

CREIAMOS QUE A FINALIDADE É O ENLACE DAS ALMAS, ACOMUNHÃO DOS SERES PAUTADA PELO AMOR DE MODO PERMANENTE. CASAMENTO É ISSO DOIS SERES QUE SE AMAM, SE RESPEITEM INDIVIDUALMENTE NO CRESCIMENTO, SEGUEM JUNTOS NO AMPARO, NA FIDELIDADE E NAS RESPONSABILIDADES.

 

FORMAS JURIDICAS SÃO DECORRENTES DA DISCUSSÃO A RESPEITO DA DOUTRINA ESPÍRITA SER OU NÃO UMA RELIGIÃO IMPLICANDO NA INCONTESTAVEL DISTORÇÃO DOUTRINARIA, UM APÊNDICE QUE NÃO PODE PROSPERAR RESGUARANDO A INTEGRIDADE DOS VERDADEIROS POSTULADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA. A QUESTÃO FUNDAMENTA-SE E GIRA EM TORNO DA CONFUSÃO QUE QUE SE ESTABELECEU ENTRE RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE

 

************************************

 

O QUE REALMENTE QUEREMOS CURAR! – Crônica....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

O QUE QUEREMOS CURAR!

 

DOENÇA QUE SE MANIFESTA NO CORPO FISICO?

 

SAÚDE É UMA SITUAÇÃO DE PERFEITO BEM-ESTAR FISICO, MENTAL E SOCIAL? Aqui não há definição os termos perfeito e bem-estar são subjetivos e de diferentes entendimentos para diferentes indivíduos.

PARA DEFINI-LO A DOUTRINA ESPIRITA COMPLEMENTA COM O ELEMENTO ESPIRITUAL. Dando-nos a ideia dos elementos reunidos entre si o físico, o mental e o social de um homem completo.

 

EVIDENCIANDO A MENTE COMO PERETENCENTE AO ESPÍRITO. O QUE GERA MUITA CONFUSÃO E ENTENDERMOS O QUE É HOMEM PERFEITO E COMO EXPRESSA-LO. POR SER UM ENTEDIMENTO SUBJETIVO E INDIVIDUAL. O MEU BEM ESTAR REPRESENTA OU É IGUAL AOS BEM-ESTARES DOS OUTROS?

 

SE NÃO, SEM MEDO DE ERRAR PODEMOS AFIRMAR QUE NÃO EXISTE UM CORPO PERFEITO em todos os seus aspectos e muito menos um espírito encarnado com o mais alto grau de evolução; enfim, não existe um ser humano perfeito. Não existindo um corpo perfeito SOMOS TODOS DOENTES.

 

E por incrível que pareça isto está em concordância com os ensinamentos ESPIRITAS. Kardec nos ensina que “de todos os globos que ocupam o nosso sistema planetário, a Terra é um daqueles onde os Espíritos são os menos avançados, física e moralmente”

Somos, portanto, imperfeitos (ou incompletos). “A alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea, se depura suportando a prova de uma nova existência” – é o que estamos fazendo aqui e o que necessita de depuração não é perfeito. “O que o homem acredita ser perfeito está longe da perfeição; há qualidades que lhes são desconhecidas e que não pode compreender”.

 

REAFIRMANDO QUE O ENTENDIMENTO DE BEM-ESTAR É SUBJETIVO E ASSIM A DOENÇA ESTARÁ SEMPRE CARREGADA DE SUBJETIVIDADE na forma de perceber e sentir, que é diferente percebido e sentido por diferentes indivíduos.

 

NÃO SUBJULGANDO O DESEJO INALIENAVEL DO HOMEM DO ALCANCE DO BEM-ESTAR QUE TODOS QUEREM E BUSCAM. CONCORDANDO COM OS PRECEITOS ESPIRITAS, QUANDO SE REFERE O HOMEM COMO UM SER INACABADO, EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, EM BUSCA DA PERFEIÇÃO, PORTANTO IMPERFEITO AINDA, MAS PERFECTIVEL.

 

A INDIVIDUALIDADE É MUITO MAIS QUE A PERSONALIDADE CONSCIENTE, É O TUDO, É A ALMA QUE SE EXPRESSA E QUE COMANDA ESSES ESTADOS.

 

O ESPÍRITO É O PRINCIPAL ELEMENTO NA DEFINIÇÃO DA SAÚDE. Embora nela não esteja explicito. A ciência formal não o considera apesar do avanço alcançado nessa última década, mas a ciência ESPÌRITA discorda deste pressuposto e concorda com os vitalistas que preconizam algo: SUBSTÂNCIA. ENERGIA OU FORÇA DETERMINANTE PARA O ADEQUADO desempenho celular.

ASSIM O ELEMENTO ESPIRITUAL (Cura através de efeitos físicos, médiuns portadores dessas qualidades) a CURA TAMBÉM É UM PROCESSO SUBJETIVO E INDIVIDUAL. Isto pode ser constatado quando dois indivíduos tratando do mesmo sintoma respondem diferentemente quanto á cura. O mesmo acontece com o medicamento.

 

QUANDO HOMEM SE DEPARA COM ALGO QUE O ABALA, PROCURA ALGUMA COISA PARA ALIVIA-LO, DAI RECORRE A MEDICINA que é um serviço de amor colocado por Deus a disposição do homem para auxilia-lo nas suas dores e sofrimentos durante sua caminhada neste plano de existência.

 

A CURA PROPRIAMENTE DITA, NO ENTANTO, SÓ OCORRERÁ QUANDO O MAL FOR CORTADO PELA RAIZ E ESTA SE ENCONTRA NA ALMA. “A DOENÇA VEM DE DENTRO DA ALMA PARA SEU FISICO E A CURA SEGUE O MESMO CAMINHOS.”

Emmanuel, através de Chico Xavier, nos delega que “para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma”

Portanto, somos responsáveis pelo nosso estado de saúde global, doentes ou não devemos lembrar que necessitamos renovar-nos para o bem e só assim conseguiremos o equilíbrio energético para um estado razoável e satisfatório.

 

A MUDANÇA DO CONTEUDO DOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, O CULTIVO DA FÉ E DA RESIGNAÇÃO, O CONHECIMENTO DA LEI DA PROVAÇÃO, A ORAÇÃO E MUITO AMOR A DEUS, A SI PRÓPRIO E AOS SEMELHANTES SÃO FATORES DETERMINANTES QUE ACIONAM OS MECANISMOS VIBRACIONAIS DA ALMA.

Os tratamentos espirituais como o passe magnético, a água fluidificada, a prece, as irradiações à distância, entre outros, são eficazes e de grande valia para ajudar o enfermo a encontrar o equilíbrio que determina um estado saudável, mas o mais importante é a renovação dos pensamentos, dos hábitos e das rotinas. A busca da cura é uma atitude louvável e é exatamente o que Deus quer dos seus filhos que ainda se encontram enfermos.

Os ensinamentos ESPÍRITAS nos esclarecem que a cura das doenças obedece criterioso programa transcendente, ainda velado para a maioria dos encarnados e que “o comando do plano espiritual não pode quebrar o ritmo das leis, entre elas a do próprio esforço e trabalho que devem ser exercidos pelos homens”. Como cada espírito encarnado trabalha do seu modo pelas aquisições feitas até agora, é importante o que André Luiz também delega:

“o trabalho da cura é peculiar a cada espírito”.

 

Todos nós queremos a cura quando percebemos alguma anormalidade no nosso físico, mas o mais importante é não esquecermos que além do corpo temos uma alma a ser curada.

 

**************************************

 

ESPECIAL AGRADECIMENTO – De Lourenço Rendesi Junior (Louren Junior) e Espírito Matias Albuquerque

 

Nosso DEUS por todas as bênçãos com que nos honraste, agradecemos pelo bem, pelas felizes oportunidades pelo Estudo da DOUTRINA ESPÍRITA, pelas profundas reflexões a respeito da verdade. Agradecer sem nos perturbar com o mal, porquanto administrar as tarefas da Divulgação do Consolador pelos diferentes quadrantes do mundo.

 

NÂO PODEREMOS NOS FURTAR NO AGRADECIMENTO DA AMIZADE E DO CARINHO QUE RECEBEMOS DOS AMIGOS. ESPECIALMENTE DOS AMIGOS DO EXTERIOR.

 

Até 31 de Outubro de 2016 – O SITE: www.lourenjunior.webnode.com.br -  Louren Junior – A DOUTRINA ESPÍRITA ao alcance de todos.

 

Alcançou o invejável Numero de 16.274.573 de acessos. (dezesseis milhões, duzentos e setenta e quatro mil, quinhentos e setenta e três) de acessos. Proporcionando a satisfação de colocá-lo mundialmente como REFERENCIA entre os mais acessados, que tratam especificamente de DOUTRINA ESPÍRITA.

 

Total de acessos anual desde seu inicio:

2010 - 253.161          2011 - 752.944

2012 - 1.099.381       2013 - 2.132.951

2014 - 2.936.241       2915 - 3.843.125

2016 - 5.256.870 (até 31 de Outubro de 2016)

 

Total: 16.274.573 (dezesseis milhões, duzentos e setenta e quatro mil, quinhentos e setenta e três) acessos.

 

Média anual: 2.324.939 (dois milhões, trezentos e vinte e quatro mil, novecentos e trinta e nove) acessos.

 

Média Mensal de acessos: 7.875 (sete mil, oitocentos e setenta e cinco) período de 01 a 31 de Outubro de 2016.

 

Média Mensal de Paginas lidas: 23.250 (vinte e três mil duzentos e cincoentas)

 

Dados fornecidos pela WWW.webnode.com com dados de real precisão com acesso público.

 

Um dado que gostaria que destacar: 01 de Julho de 2014

 

RESUMO -Paises (TOP !) – Lista completa – Referente somente ao dia 01 de JULHO de 2014

A CHINA já ocupa o Terceiro Lugar (3º) País tradicionalmente comunista.

 

Países (Top 10) - Lista completa – Cópia do Original.

PAISES : ACESSOS -  PÁGINAS LIDAS

 

01 - EU 306    2.318 02 - BR 243    7.941

03 - CHINA 115    985 -  04 – Germany 26    731

05 – Ukraine 25     431 -  06 - Czech Repub 15    73

07 - Russian Fed 6    124 -  08 – Ireland 2    130

09 - Portugal 2    133 -  10 – Euro country 2    2

Outros visitantes

 

***************************************************

 

Crônica - VIVER NATURALMENTE! - por Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

AS RELIGIÕES PREGAM EM MAIOR OU MENOR ESCALA A MESMA VERDADE QUE REGE O MUNDO.

SÓ QUE A FORMA DE TRANSMITIR A VERDADE VARIA MUITO. ALGUMAS PREGAM DE FORMA ANTIQUADA E INADEQUADA A ÉPOCA ATUAL, OUTRAS QUE PREGAM A VERDADE MAS NÃO SE ADAPTAM AOS TEMPOS ATUAIS. RELIGIÕES NOVAS QUE FAZEM PREGAÇÕES ADEQUADAS AO MUNDO MODERNO, QUE SE EXPRESSAM POR PALAVRAS FACEIS DE SEREM ENTENDIDAS.

 

A DOUTRINA ESPÍRITA É PECULIAR PELO FATO DE PREGAR A DOUTRINA PRÁTICA QUE ENSINA A RESPEITO DA IMAGEM VERDADEIRA E DO ASPECTO FENOMÊNICO.

PRESERVA A SUA IDENTIDADE COMO UM SER EM BUSCA DA PERFEIÇÃO. E ESTÁ LATENTE EM NÓS A CONSCIÊNCIA DE QUE A NOSSA IMAGEM VERDADEIRA É UM SER PERFEITO.

O SER HUMANO BUSCA APERFEIÇÃO PORQUE EXISTE EM SEU ÂMAGO A CONSCIÊNCIA DE QUE ORIGINALMENTE É ESSE SER PERFEITO, E UMA VOZ INTERIOR LHE SUSSURA QUE SEU VIVER ATUAL NÃO É NATURAL.

O MUNDO ATUAL COM SEUS CONFLITOS DE TODA ORDEM NOS ENVOLVEM E FAZEM DE NÓS JOGUETES INCONSCIENTES NO ENFRENTAMENTO COM O SER PERFEITO QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS.

 

MUITAS VEZES NÓS SERES HUMANOS NÃOSABEMOS ONDE ENCONTRAR UM LUGAR QUE NOS PROPORCIONE PAZ ESPIRITUAL E PERIGRINAMOS POR AI POR VARIAS RELIGIÕES EM BUSCA DE UM SALVADOR.

SE EXISTE ESSE IMPULSO DE ALCANÇAR A SALVAÇÃO E PORQUE SABEMOS A NOSSA ORIGEM VERDADEIRA É A DE UM SER DIVINO, BELO E LIVRE.

 

A DOUTRINA ESPÍRITA NADA IMPÕE A SUA CONSCIÊNCIA E QUE DITA SEU COMPORTAMENTO ATRAVÉS DE UM ACURADO ESTUDO DAS COISAS QUE DIGAM RESPEITO A ESPIRITUALIDADE.

 

****************************************************************

 

Crônica - APEGO PESSOAL EM DETRIMENTO AO TODO! ....por Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

Nota-se um significativo APEGO PESSOAL às coisas INSIGNIFICANTES.

 

Se cada individuo pensar na felicidade geral de cada cidadão, pensar no bem da sociedade, se cada ser humano pensar no bem da humanidade. Abandonando o individualismo, procurando resolver as questões sobre o bem de todos, certamente bons resultados serão colhidos.

 

Cada ato praticado deve visar o bem geral, no que quer que façamos, não privilegiando a nossa própria conveniência.

 

Mantendo firme a nossa convicção e a nossa consciência que pertencemos ao todo e assim procedendo adquirimos um modo correto de viver.

 

Abandonando o EGOISMO e trabalhar em beneficio de todos, este é, sempre o caminho certo e deva ser a atitude natural das pessoas.

 

Nunca esquivar-se. Tomando atitude inadmissível argumentando: “Não vou fazer tal coisa porque não me agrada.” Qualquer atitude do bem voltada em beneficio de todos, move a todos e faz com que a vida seja mais feliz.

 

Devemos nos envergonhar em nutrir sentimentos de descontentamento e insatisfações em detrimento de todos.

 

Se acaso surgirem na mente essas insatisfações serão extinguidas, pois mesmo durante uma tempestade podemos conversar e rir com as pessoas numa convivência harmoniosa e feliz.

 

Temos familiares, amigos que nos amam sinceramente, as felicidades são incontáveis. Se apesar disso as vezes surgirem insatisfações é porque nossa mente ainda é muito pequena, muito mesquinha, muito individualista.

 

****************************************************

 

Crônica - DOUTRINA ESPÍRITA E PROGRESSO andam juntos!......por Louren Junior ..... coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

DOUTRINA ESPÍRITA É SINONIMO DE PROGRESSO!

 

Dentre todas suas questões ENFATIZA a necessidade do progresso.

 

Consideremos que o progresso, ou seja, o “movimento para diante, o avanço”, pode ocorrer sob vários aspectos: intelectual, moral, material, social, para citarmos alguns.

E a sobreposição desses diferentes tipos de progresso é encarada de modo diferente pelo Materialismo e pela Doutrina Espírita. Segundo a visão materialista, em se considerando como Materialismo a doutrina que entende a vida voltada para os bens materiais, ou ainda, que a inteligência do homem é uma propriedade da matéria, que nasce e morre com o organismo, nada há antes nem depois da vida física.

Dessa forma, o progresso só se realizaria do ponto de vista material/intelectual, sem comprometimento com o progresso espiritual e social. O Materialismo, apresentando os gozos materiais como as únicas coisas reais e desejáveis, tem como consequência lógica o tornar sem fundamento os deveres sociais, o não apresentar outra alternativa senão o suicídio àquele que vivencia sofrimentos (sejam físicos ou emocionais), o tornar sem freios os indivíduos na sociedade, que só visariam o seu próprio bem-estar em detrimento da coletividade.

Já a visão espírita, com uma concepção mais ampla do progresso, não se fixa, como se poderia pensar, a princípio, somente na sua acepção espiritual; contempla ainda, o progresso material/intelectual e bem como o social, todos necessários ao desenvolvimento do Espírito.

Os Espíritos Superiores, esclarecendo a Kardec, e por extensão a nós, respondendo à questão número 168 de “O Livro dos Espíritos”  afirmam que “a cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso.”

E mais adiante, na questão 365 [4], esclarecem que: “o Espírito progride em insensível marcha ascendente, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da sua existência, ele se adianta em ciência; durante outro, em moralidade.” Assim, o Espírito, considerado em sua individualidade, progride pouco a pouco e constantemente, e de modo diverso em vários campos: o moral, o intelectual, o social.

 

Na questão da ciência, encontramos em "A Gênese", Cap. I, n.º 55 a seguinte afirmação: "Caminhando de par com o progresso, a DOUTRINA ESPÌRITA jamais será ultrapassada, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará."

 

Na questão da filosofia, em "O Livro dos Espíritos", Cap. VIII, Da Lei do Progresso, item 778, encontramos o seguinte: "... O homem deve progredir sem cessar... Se ele progride é que Deus assim o quer.; ... .

 

Na questão n.º 8, de "O Livro dos Espíritos", encontramos a afirmação de Espíritos Superiores de que "o acaso não existe".

 

Por conseguinte não podemos por questão de coerência repudiar o avanço da ciência. Tanto a que se refere aos princípios morais, não admitindo as violações as Leis Divinas. Há necessidade de se analisar cada caso justapondo-se as leis de Deus.

 

Vamos considerar como referencia o uso experimental ou terapêutico das células-tronco e nas comunicações que se referem à Doutrina Espírita.

O exame do tema pelos seus adeptos, à luz dos ensinamentos doutrinários espíritas, apenas pode ser feito por analogias ou inferências. Essas, entretanto, são passíveis das interpretações imperfeitas a que estamos sujeitos, devido ao estágio de desenvolvimento em que nos encontramos. Nas obras que constituem os alicerces da Doutrina Espírita, O Livro dos Espíritos trata da vida, da reencarnação e das suas relações com a fecundação natural.

Examinando as questões 344, 358 e 880 de O Livro dos Espíritos, vemos que Kardec recebeu claros conceitos sobre a vida humana e suas origens:

 

Pergunta 344 (LE) - Em que momento a alma se une ao corpo?

 

R. “A união começa na concepção, mas só é completada por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até o instante em que a criança vê a luz. O grito que o recém nascido solta anuncia que ela se conta no mundo dos vivos e servos de Deus”.

 

A esse momento maravilhoso podemos provocar o debate sobre a provocação do ABORTO.

 

Pergunta 358 (LE) - Constitui crime a provocação do ABORTO em qualquer período da gestação?

 

R. “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. A mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”.

 

Varios são os sgmentos em que a DOUTRINA ESPÍRITA sinaliza o PROGRESSO como parte integrante de sua estrutura como um todo.

Um deles a EUTANASIA, o SUICIDIO e tantos outros.

 

Assista o video sobre EUANASIA, vale a pena:

youtu.be/aJYsBJDx4Mo

youtu.be/aJYsBJDx4Mo

 

 

**************************************************

Crônica! – DOUTRINA ESPÍRITA E A REALIDADE DO MUNDO DE HOJE ANO DE 2016.....por Louren Junior e Espírito Matiias Albuqerque

 

De fato estamos vivendo num mundo de expiação e provas? São tantas as perturbações estamos realmente vivendo a transição?

 

A religiosidade está afrouxada a filosofia do futuro são poucos os que as a tém. A fé é muito pequena entre todos o futuro é de poucas pessoas que se dedicam a cultiva-la em seu próprio beneficio.

 

Sem duvida a época que vivemos aproxima os povos, suprime as distâncias, estamos todos lado a lado, tudo graças aos progressos realizados. E a Terra se transformando dia a dia. É uma marcha irresistível.

As instituições se aprimoram. Os resultados adquiridos anunciam conquistas mais admiráveis, mais maravilhosas. O mundo caminha os progressos de ordem física e intelectual são notáveis ao contrario do progresso moral nulo e desalentador.

O crescimento espiritual dá mostras que avança o próprio desregramento moral, tal entendimento faz-nos parecer parados no tempo, estagnados. Toda a sociedade está às voltas com questões politicas, industriais e financeiras, sacrificamos interesses em beneficio do bem estar material.

 

“A matéria sobrepondo sobre o Espírito”

 

E um comprovação a maneira que o homem avança tecnologicamente, consegue também multiplicar suas necessidades de satisfação pessoal, aguçando os apetites, os desejos, o sensualismo e a depravação. O amor pelo prazer, pelo luxo, pelas riquezas matérias ficaram mais atraentes.

O homem quer adquirir tudo a todo custo, essa necessidade do material, das falsas ilusões, resulta em especulações deprimentes que se ostentam a luz do dia.

 

- Onde fica então a tal “transição”, ou melhor, a “regeneração” que Mentores Espirituais afirmam estar em curso no Planeta Terra.

 

Quais os indícios, o total descontrole afetivo “homens como lobos, uns comendo os outros”. A violência enraizada como arma mortífera dizimando, jovens, crianças inocentes. Essa a tal “regeneração” que apregoam.

Faço parte desse mundo dos Espíritos, entendo a constância das afirmações de nossos afins, mas convenhamos esse limite parece-me um pouco exagerado, vocês não entendem também assim?

A cada dia uma nova situação constrangedora Governos mal direcionados, Instituições mal idealizadas, famílias desregradas, havendo todo tipo de crueldade, as mais aviltantes.

Chego a pensar alguma saída tem que haver. O próprio homem não conseguirá carregar por mais tempo tal situação nefasta e comprometedora. Lembro-me das passagens do Evangelho e dos ensinos de nossos Espíritos Superiores dizem com clareza que o “sofrimento” acarreta transformações que nem imaginamos, como: bondade, solidariedade, honestidade.

Mas a doutrina espírita não é um livro apenas, nem uma tábua de prescrições de fé. Em seu conjunto, inteiramente homogêneo, a Doutrina Espírita é um corpo de princípios mais abrangentes, uma vez que engloba todas as posições do ser humano em relação não só ao mundo espiritual, mas também em relação ao mundo terreno.

 

Será isso mesmo o caminho. Vamos sofrer por quanto tempo ainda?

 

........amigos (as): “NÃO HÁ SOFRIMENTO TÃO LONGO DO QUE SE FEZ SOFRER” aceita as adversidades não foram-lhes impostas é o seu orgulho, o seu egoísmo, a sua inveja, o seu ciúme a sua indiferente ante a miséria, o desconforto dos inocentes que lhes cobram. A divisão e o ódio substituindo a benevolência e a concórdia!

 

******************************************************

 

Crônica!...AFINAL O QUE É UM MILAGRE!

por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

PREÂMBULO!

Enquanto o ceticismo gravita em torno dos ateus, temos que considerar e relevar tal opinião contrária, pois, se estes não admitem a existência do próprio Criador, não o fariam diferente em relação a qualquer outro feito atribuído ao mundo invisível.

Tomemos como referencia um fenômeno exaustivamente comprovado pelas Casas Espiritas o fenômeno da PSICOGRAFIA.

Notícias dão conta de que alguns raros irmãos da Doutrina, teimam em colocar em dúvida a validade e o respeito devido à PSICOGRAFIA COMO EXEMPLO.

 

 

Porém, conhecer a posição sobre o assunto em tela, especialmente de pessoa que se arvora na condição de espírita e manifesta-se contrariamente aos princípios apregoados e comprovados pela própria Doutrina dos Espíritos, é, ao que parece, no mínimo, um comportamento estranho e tendencioso. Será mesmo de um ‘espírita’ essa opinião diferente? Há que se questionar isso.

 

A psicografia poderá não ter validade alguma para aqueles que não acreditam em nada. É um direito inalienável de quem assim pensa. A psicografia poderá também não interessar, até por conveniência, a religiosos que não concordam com a clareza da Doutrina Espírita em desmistificar e explicar o sobrenatural.

 

E se algumas das teorias, não obstante estudadas e compreendidas em seu círculo, estiverem atravessando ou fazendo parte, hoje, de restrições, divergências e ou polêmicas, ao seu tempo serão compreendidas, como acontece com tudo. Kardec foi claro:

“A DOUTRINA ESPÍRITA e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltaria apoio e comprovação”

 

E tanto isso foi verdade que pelo ano de 2006, cientistas norte-americanos apresentaram ao mundo uma descoberta revolucionária afirmando que os neurônios emitem pulsos elétricos quando acionados através do pensamento, e sempre de acordo com o desejo manifestado, transmitindo, dessa forma, as vibrações correspondentes.

 

Embora seja louvável a pesquisa e sua divulgação, o resultado não colheu de surpresa os espíritas, que já conheciam os efeitos do poder do pensamento, embora compreendam a necessidade de comprovação científica para o reconhecimento das afirmativas feitas.

Os Espíritos já haviam anunciado a Kardec:

“A ação da prece é uma transmissão do pensamento” (...) “Quando, pois, o pensamento se dirige para algum ser, na Terra ou no espaço, uma corrente fluídica se estabelece de um a outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som”.

 

Afinal, o que é um milagre?

 

Pergunte a um cientista e ele certamente dirá que é algum acontecimento cuja ocorrência não se explica pelos mecanismos de funcionamento das leis naturais. Exatamente por esse motivo, até há bem pouco tempo essas ocorrências eram tidas como algo fora do objeto da ciência.

Deveriam, portanto, ser tratadas no campo da metafísica, por pessoas que se ocupam de fenômenos sobrenaturais, os místicos e religiosos.

Contrariando a corrente, porém, nos últimos anos um número considerável de pesquisadores tem tentado aplicar o método científico para explicar eventos antes rotulados de sobrenaturais. Não se trata de uma rendição. A boa ciência continua sendo feita com base em provas factuais e na ideia de que um experimento só deve ser considerado científico se puder ser repetido, independentemente, por diversos laboratórios.

 

No caso aqui é comprovada ostensivamente nas Casas Espíritas através de colaboradores (médiuns) de comprovada idoneidade.

 

*********************************************************

 

DIFERENÇA ORAR NO TEMPLO E ORAR EM CASA – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

Que diferença há em orar na igreja ou em casa? Para Deus, nenhuma. Isso porque, de acordo com o Salmo 139, o Senhor é Onipresente, o seja: está em todos os lugares ao mesmo tempo – o que lhe possibilita ouvir a todos, onde quer que estejam. E Jesus, em Mateus 18:20 disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Perceba que ele não se referiu especificamente a um local (só igreja) onde ele esteja disponível para atender a uma prece, mas, “onde estiverem dois ou três reunidos” em nome dele!

 

Todavia, alguns cristãos julgam com isso “não precisar ir à igreja”. Vejam algumas desculpas:

 

• “Minha casa é a minha igreja”;

• “Não preciso de uma igreja para seguir a Deus”;

• “Sendo Deus Onipresente, não há necessidade de ir até um lugar para orar”;

• “A TV de minha religião é a minha igreja. Não preciso ir num templo”;

• “As pessoas são muito falhas. Prefiro ficar sozinho”.

 

Para esses, a Bíblia responde:

 

Hebreus 10:25: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

Nada mais claro o ensinamento do texto: Não devemos deixar de ir à igreja porque nela podemos nos encorajar e como irmãos, estimular-nos e nos fortalecermos na visão maior dos ensinos de Jesus. Como também somos falhos (e não só os outros), juntos podemos exercitar a tolerância e aprendermos a ser mais pacientes com as pessoas. Deste modo, aprenderemos muito, na igreja, sobre a arte do relacionamento!

 

Afora o mérito de se locomover até um Templo Cristão ou Casa Espírita (neste caso: ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE, NOS CONFORTANDO, NOS CONSOLANDO, NOS SOLIDARIZAMDO, NOS ESCALRECENDO) com dificuldades, pois nem todos têm acesso a modernidade.

Façamos de nossa casa um Templo, mas não deixemos de ir ao Templo. Desse jeito estaremos seguindo o exemplo de Jesus e do Apostolo Paulo.

Com respeito e santidade e reverenciando dispostos a ouvirmos e aceitarmos a mensagem de Deus.

Nos diz em Romanos 1-11-12: “Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, (Mediunidade Casa Espírita referida acima) para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.

 

SIMPLES NÃO É! NOTOU A DIFERENÇA!

 

***********************************************

QUAL O PLANO DE DEUS? – Crônica....por Louren Junior,,,,coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

"A vontade de DEUS não se conhece, se vive.!

 

02 – DAVI o homem de DEUS,

No decurso da vida inteira há novas encruzilhadas em que cada homem deve tomar decisões cujas conseqüências será de longo alcance. Jovens procuram orientação acerca das questões vitais de educação, vocação e casamento. Como poderá saber qual o plano de ação acertado, qual o caminho certo a seguir? A Perfeição é um perigo. Somente os crentes imaturos exigem sempre receber conclusões intelectualmente satisfatórias. “A própria Palavra de Deus se reveste desse caráter fundamental, e, ela sempre fala, essencialmente, aos nossos espíritos e á nossa vida”. Não queremos aqui apresentar qualquer formula infalível de orientação.

 

Fazer a vontade de Deus e a maior honra e o maior privilégio do homem. Isso é que o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos. Houve uma ocasião em que ele disse que somente aqueles que fizessem a vontade de seu Pai é que entrariam no reino dos céus (ver Mateus 7 :21) Semelhantemente, declarou que seus verdadeiros irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus (ver Mateus 12.5 Infelizmente, em nossos dias e nesta geração essa verdade não é salientada senão raramente. Isso explica a superficialidade e a falta de poder dos crentes comuns de nossa época. Os homens são exortados a virem a Jesus meramente para receberem perdão. Mas nos tempos apostólicos dizia-se a todos que o perdão de pecados era apenas o prelúdio de uma vida dedicado ao cumprimento de todo a vontade de Deus.

 

 

02 - DAVI o homem de DEUS.

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.” ~ Salmos 121 Davi, o autor do salmo acima, foi um homem constantemente provado durante sua vida. Para muitos, a vitória de Davi sobre gigante Golias, um dos mais temidos soldados do exército filisteu, já seria prova suficiente para toda uma vida, mas de fato foi apenas mais um pequeno passo na longa jornada que o levou a ser não apenas rei, mas o rei mais querido e respeitado de Israel. O trecho de Atos 13:22 parece dá a entender que Davi era chamado “homem segundo o próprio coração de Deus”porque desejava fazer exclusivamente a vontade de Deus. O próprio Davi, em outra porção bíblica, diz-nos que ele se deleitava em fazer a vontade de Deus (ver salmos (40.8). Davi não foi homem perfeito. Cometeu muitos pecados, alguns bastante sérios, por causa dos quais Deus teve de castigá-lo severamente. No entanto, Deus o perdoou e nele tinha prazer porque, basicamente, Davi queria fazer toda a vontade de Deus. Isso nos anima a crer que, apesar de todas as nossas imperfeições, também nós podemos ser homens e mulheres Segundo o próprio coração de Deus, contanto que nossos corações estejam resolvidos a fazer a Sua vontade O mesmo que matou Golias, trouxe de volta a Arca da Aliança do Senhor, lutou contra os mais temidos exércitos, desafiou reis poderosos, liderou um grande povo e iniciou a construção do templo disse “estar encurvado, muito abatido, e lamentando todo o dia”. Um dos homens mais valentes de Israel muitas vezes temeu e chegou a dizer:“Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele.”

 

03 - ONDE encontrarmos socorro.

A grande diferença na vida de Davi foi sua confiança em um Deus que nos ama e não nos desampara. Quando Davi buscava socorro ele sabia quem era o Único em quem ele poderia encontrar. Os montes aos quais Davi olhava quando escreveu este salmo eram os montes Sião e Moriá. Na época de Davi os pagãos, vizinhos dos israelitas, e até mesmo alguns Judeus, costumavam erguer ídolos nos montes para serem adorados e buscados em horas de aflição. Todos os dias pessoas em qualquer necessidade buscavam nos ídolos dos montes ajuda em tempo de angústia. Davi em um momento de aflição também ergue seus olhos e vislumbra os montes, com seus ídolos e oferta fácil, visível e palpável de socorro. Contudo Davi sabia que de lá jamais viria seu socorro. Sua pergunta é também uma afirmação indignada: “Meu socorro virá de lá???”. De fato, Davi estava certo que dos montes não viria socorro algum, mas seu socorro e o socorro para qualquer um em necessidade viria de Deus, que criou os céus e a terra. Os montes eram, um lembrete diário ao povo de que os outros “deuses” estavam ali prontos para ajudar a resolver os seus problemas. Muitas vezes quando passamos por tribulações também olhamos para os montes e nos sentimos tentados a buscar socorro na mesma fonte onde muitos tem buscado. As ofertas fáceis de solução para problemas aparecem em cada esquina. Dinheiro, pessoas, trabalhos, negócios e até viagens muitas vezes parecem que são a resposta para todas as nossas dificuldades. Como disse um amigo meu: “Se eu conseguisse aquele emprego todos os meus problemas estariam resolvidos”, ou ainda outra que me falou: “Se ele gostasse de mim eu seria a pessoa mais feliz do mundo” ou ainda como ouvi outro dia enquanto caminhava no parque com um amigo: “20 mil fariam todos meus problemas desaparecer”.Se eu fosse mais magra, seu eu tivesse tal pessoa, se eu conseguisse aquele emprego, se eu saísse de casa, se eu morasse em outro país, se eu tivesse mais dinheiro, se eu fechar aquele negócio, se eu comprasse aquela casa ou se eu fosse àquele lugar se tornam os ídolos de grande parte do povo. O salmo de Davi é um convite a tirarmos nossa esperança de onde está confiança da maioria das pessoas e a colocarmos no Único que pode nos dar esperança. Em Deus, o criador dos céus e da terra. Aquele a quem a continuação do mesmo salmo afirma que não dormita nem dorme, anda ao nosso lado e nos guarda de todo mal, desde o momento em que você decidir colocar sua confiança Nele e para sempre. DAVI nos lembra que os maus não prosperarão para sempre e do mesmo modo, aqueles que amam e buscam a Deus também não estarão para sempre em dificuldades. Leia mais: lourenjunior.webnode.com.br/cultura-espirita/