Progresso - Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque.....colaboração Louren Junior

 

Allan Kardec

"Pela DOUTRINA ESPÍRITA a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável."
 

Allan Kardec


 

A profundidade filosófica e psicológica que o Livro dos Espíritos nos apresenta com suas passagens e reflexões vão muitas, além do nível do nosso conhecimento ordinário.

 

É como a fonte, jorra sorrindo a todos aqueles que dela queiram servir-se.          

 

O espírito imortal, mesmo com todas suas possíveis virtudes, não é um produto acabado.

 

O progresso é eterno, como alicerce da Criação, nos leva a progredir sempre, até o infinito, a Perfeição.

 

Se todos os homens bem dotados se servissem das suas lições e dos desígnios de DEUS, a tarefa dos Espíritos em fazer progredir a humanidade já não seria tão difícil.

 

O abuso das faculdades em prover o “orgulho”, infelizmente leva uma boa parte a “perdição”.

 

“E que tenhais em grande estima e amor por causa de sua obra” – Paulo (I Tessalonicenses, 5:13). O apostolo dos gentios não poderia ter sido mais atual em suas afirmações. Ao exortar os tessalonicenses sobre a importância da fraternidade verdadeira, convidava a descobrir em cada o que ele faz de melhor, a respeitar e amar as pessoas pelo o que elas fazem dentro do plano traçado pelo Cristo e não dentro de nossa ótica destorcida.

 

Essa advertência deve ser estendida a todos os setores de nossa vida, na família, no trabalho, na amizade e na religião.

 

No palco da vida todos desempenham.

 

Emannuel em seu Livro Fonte Viva”, capitulo 24, discorre sobre essa lição de forma brilhante. Realmente é muito mais fácil dedicarmos nossa amizade àqueles que concordam conosco, porém essa não seja a maneira mais efetiva para nosso crescimento espiritual. A ótica reencarnacionista nos mostra que vivemos entre aqueles que podem nos oferecer a melhor oportunidade de evolução, mesmo que aparentemente pareça ser diferente.

 

A autoridade da mesma maneira que a fortuna, é uma delegação que se pedirá contas a quem nela foi investido.

 

Não creias que ela seja dada, para satisfazer o prazer do “mando”, nem como pensam falsamente a maioria dos poderosos da Terra, como um direito ou uma propriedade.

 

O depositário da autoridade, não deve esquivar-se das responsabilidades, pois responderá pela boa ou má orientação que der a seus subordinados.

 

Todos devem se harmonizar, tanto o Chefe sobre o imediato e o soberano sobre o povo.

 

O estudo do Evangelho, meditado como hábito diário, nos proporciona compreender progressivamente as suas sublimes lições, criando para nós um modelo a seguir e o brotar de um progresso espiritual sem limites.

 

Conhecendo a nós mesmos, compreendendo a necessidade de progredirmos, mudaremos até mesmo nosso próprio rumo.

 

Recorrendo a Doutrina Espírita, sob o influxo de seus ensinamentos poderemos fazer uma íntima análise de nossas imperfeições, que nos conduza a necessária correção de rumos e de conduta.

 

Observando, obedecendo, o resultado nos surpreende.

 

Façamos da nossa trilha pontículos de luz.

 

Aprimorando o intelecto, corrigindo nossas deficiências.

 

Para progredirmos não existem distâncias. O pensamento rasga o infinito contatando com os vários estágios da evolução espiritual.

 

Nossos mínimos atos e ações grafam a medida da existência, a sua receptividade boa ou má..Nada passa despercebido a cada um estará reservada a sua conduta.

 

Não iludamo-nos, os contornos da vida é nosso.

 

A cada acerto ou desacerto, sofremos as pressões boas ou más.

 

Devemos estar atentos, à medida que caminharmos, uma força terrível atropela nossos passos é a cobrança das atitudes.

 

Na profundidade desses nossos gestos e atitudes, resulta ou acentua-se o ressarcimento implacável ou as benesses da espiritualidade superior.

 

Deus no seu desmesurado saber deu a todos na sua Criação uma seqüência continua de níveis gradativos de amadurecimento, o que possibilita que espíritos mais evoluídos instruam os menos esclarecidos, onde todos servem a todos, caminhando juntos para o progresso de todos.

 

Todo o espírita sabendo “que é um Espírito imortal” está sujeito à lei natural do progresso.

 

Todo o espírito que se afasta, de tudo que é progresso compromete seu aprendizado.

 

Quando da fase mais difícil da evolução quando a racionalidade é alcançada o espírito desenvolve seus traços nobres de caráter, que o levará ao conhecimento e compreensão superior, de que para construir seu mundo de paz, terá para tanto de amar a si e ao próximo.

 

Assim estará apto a construir o amor consciente, da aceitação incondicional para com todos seus irmãos maiores ou menores.

 

O progresso é uma condição divina.

 

Dediquemos uma atenção especial ao nosso valor no confronto com o Universo, cabe-nos uma responsabilidade muito grande, como é o nosso valor entre as espécies.

 

Acesse o video abaixo:

 

 

Acesse o Link abaixo mensagem original:

http://lourenjunior.webnode.com.br/livro-espirita/sumario/progresso/

 

Progresso - Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque.....colaboração Louren Junior