O CORAÇÃO SÒ ACEITA O QUE A RAZÃO ESTABELECE - Mensagem ditada pelo Espirito Matias Albuquerque.....colaboração Louren Junior
O CORAÇÃO SÓ ACEITA O QUE A RAZÃO ESTABELECE – Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque....colaboração Louren Junior
Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa “razão” responderá. Isto aplicado as vossas ciências.
Fé x Razão - Conflito existente desde a Grecia antiga.
Coração ou Razão? O que devemos seguir?
Coração! Por vezes, ele vê mais do que aquilo que queremos perceber.
Mas quando sós a Razão parece insultá-lo, tão frágil, tão inconsciente.
São tão opostos, mas estão ligados. É uma luta interminável.
Contudo, é impossível não sentir este desconforto em certas situações que simplesmente pedimos ao coração para ignorar... porque não estamos preparados, porque simplesmente sofremos demais...e damos por nós a pensar...E se o Coração tiver razão?
Quantos de nós já não divagamos sobre essa dualidade? Razão ou Coração?
A resposta só cada um de nós pode encontrar, pois se de um lado parece ser a opção mais sensata na maioria das vezes, ao ignorarmos o coração a própria razão deixa de ter sentido.
Não somos fantoches de nós mesmos.
Sabemos das regras que a razão impõe . Mas não podemos divagar sem questionar o quer que seja.
E deixar de ouvir o coração de ter qualquer sentido.
Porque devemos de abdicar de certas coisas só por não ser agrado de outros.
Uma das melhores opções da vida e sermos o que somos.
Tudo bem.........................
E o que a Doutrina Espírita tem haver com isso?
No entanto, nós que estamos na era da fé raciocinada, ou seja, a ciência nunca esteve tão entrelaçada com a religião, além de ser essa a indicação de Allan Kardec, de que a fé deveria sempre encarar a razão, afinal tudo nos é lícito entender e quando não entendemos é sinal de que estudamos pouco as leis que regem a vida.
A fé raciocinada é aquela que não depende de crermos no que não vemos, mas sim de acreditarmos em algo cuja evidencia está em toda parte, aos que sabem ver.
Percebem!
Fé encarando a Razão....consequentemente ditando o coração. É isso mesmo?
A ciência Espírita reergueu a “fé” caduca, aquela combalida pelo dogmatismo materialista. Surge ante o espiritualismo velho com sua lógica irretorquível:
“A FÉ ESPÍRITA TRANSFORMADA EM FÉ RACIOCINADA.”
“FÉ” crer, acreditar. Pelo conhecimento, pela “RAZÂO” seu argumento principal. Ela encaminha dita e estabelece regras.
Mesmo sabendo ser falivel. Mas que nos revela através de acurada e constante observação que ela dita nossa conduta. Aponta, discute as nossas prerrogativas.
É um elo. Estabelece esse vinculo entre o saber e o conhecer.
Allan Kardec: A fé espírita por não ser cega, caminha com segurança de mãos dadas com o progresso. “Se a nossa fé se fortalece de dia para dia, é porque compreendemos.” L. Médiuns-Pag 196.
"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade." (Allan Kardec)
Não confundir RAZÃO, FÉ, INTELIGÊNCIA E INSTINTO.
O instinto é dependente da inteligência. É uma inteligência não racional; é por ele que todos os seres provêm às suas necessidades.
Não há um limite entre instinto e inteligência, ou seja, precisar onde acaba um e começa o outro.
Mesmo crescendo as faculdades intelectuais o instinto continua com sua natureza própria. Freqüentemente se confundem, mas podemos distinguir os atos que pertencem ao instinto e os que pertencem à inteligência.
O instinto existe sempre, mas o homem o negligencia. O instinto pode também conduzir ao bem; ele nos guia quase sempre, e às vezes mais seguramente que a razão; ele nunca se engana.
O instinto nunca se engana. Acompanhando a razão falível.
Por mais que tenhamos progredido, sempre é pouco diante das grandezas e mistérios universais.
Somam-se o instinto – que o caracteriza como animal – e razão, que o distingue das demais criaturas, faz com que o homem mulher prepondere sobre elas e se assenhore dos seus atos.
O CORAÇÂO SO ACEITA O QUE A RAZÃO ESTABELECE – Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque....colaboração Louren Junior