CRÔNICAS!

ESTE ESPAÇO OFERECE AOS DISTINTOS LEITORES "CRÔNICAS" TALVEZ QUE OFEREÇAM OPINIÕES RELEVANTES DADO A ENFASE COMO SÃO DIFUNDIDAS. SÃO ASSUNTOS QUE PROCURAM DE CERTA MANEIRA ILUSTRAR MAIS CONVINCENTEMENTE OS P      RINCIPIOS DOUTRINÁRIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA..........Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

 

 

NATURALIDADE da ALMA (Espírito)! .........Crônica!......Lourenço Rendesi Junior (Louren Junior) e Espírito Matias Albuquerque 

 

 Podemos observar com exatidão a diferença entre uma pessoa que se entrega a vícios e acaba destruindo a si própria e outra que se esforça até alcançar a iluminação espiritual. 

Essa EXIGÊNCIA é tão lógica quanto a Lei Matemática que dois são dois e não três. 

 

 A INTUIÇÃO do que é correto e o que é errado não falha. Esse próprio ANSEIO natural nos cobra a necessidade de nos aprimorarmos cada vez mais a RAZÃO responde por essa necessidade. Pois tudo que é CORRETO está de acordo com a verdade. 

 

 Dai a alma (Espírito) sendo superior ao corpo, não havendo portanto DÚVIDA que ela não se extingue com a morte física, 

 

 Diferentes são as manifestações do desejo de se aprimorar, de evoluir. Se lhes perguntarem: “Por que querem progredir?”, não saberão explicar prontamente o motivo e dirão que simplesmente sentem necessidade de melhorar. 

Isso prova que o desejo de progredir é algo inato, ou seja, é uma exigência natural que vem do âmago da Vida, e nesse fato existe um significado profundo. Sabemos que, com o aprimoramento, nossa Vida adquire maior valor — em outras palavras, o aprimoramento implica aquisição de valor e nunca é inútil. Por isso, desejamos nos aprimorar. Mas é de se reconhecer que todos trazem latente em si esse desejo, tendo ou não consciência disso.

 

 ....Lourenço Rendesi Junior (Louren Junior) e Espírito Matias Albuquerque.

 

*************************************

 

Ao ENSEJO do lançamento a 162 anos do LIVRO dos ESPÍRITOS, 18 de Abril de 1857, nosso companheiro amigo de todas as horas Espírito Matias Albuquerque dita Crônica das mais abrangentes sobre o que significa a Doutrina Espírita para a humanidade......colaboração Louren Junior           

 

DOUTRINA dos ESPÍRITOS Crônica ditada pelo Espírito Matias Albuquerque.... colaboração Louren Junior 

 

 Resumida das inúmeras indagações próprias da espécie humana quanto sua origem e destino, tem nas verdades e virtudes trazidas pôr Jesus, na sua passagem pelo planeta Terra, o seu cume de realismo e dinamismo. 

Observamos que as Doutrinas são pobres quando se fixam nas palavras, e não nas idéias. As palavras são frágeis e insuficientes, e o saber não pode ser compreendido de imediato. 

A Doutrina Espírita é original na sua estrutura, é um todo harmônico, reúne os postulados da Ciência, as diretrizes da Filosofia e a ética e a moral instrumentos da Religião. 

Por sua proposta simples, mas que atende as mais severas exigências da razão e da lógica está ao “ALCANCE DE TODOS”, pelos simples de inteligência e os mansos de coração. Se acerca de todos os ramos do conhecimento, completando-os com seus profundos conteúdos, porque remonta as causas de tudo, para entender-lhes os efeitos. Portadora da mensagem Evangélica, confirma a grandeza de JESUS e dos seus ensinamentos. Com as revelações do além tumulo, dá a luminosa diretriz do amor, como sendo a mais eficaz terapia para a vida de todas as criaturas humanas. É um marco, tanto no progresso moral, no intelectual e conseqüentemente também no físico. 

Demonstra que os fenômenos qualificados como de cunho sobrenaturais, se submetem às leis ordenadas na ordem dos fenômenos da natureza. Desde a mais simples até as suas transcendentes manifestações, nada de alguma contradição, até se acham em perfeita harmonia, como que destinados à edificação dos Espíritos que desejam compreender as suas altas prerrogativas morais e espirituais. 

Estabelece as leis que regem as relações entre o mundo material e o espiritual. Traz a tona, todas as características, que remontam a época do evangelizador, na sua mais cristalina e inconfundível pureza, carregando consigo, uma nova perspectiva, para aqueles que realmente procuram a custa do próprio esforço e devotamento, melhorar-se intimamente. Pautada pela consciência e a realidade da vida, após a morte do corpo físico, isto é, a imortalidade do espírito e lembrada reepêlos mesmos Espíritos que contribuíram pela difusão desses ensinos, através as inúmeras reencarnações, culmina dentro de uma concepção moderna, na observância dos deveres, morais, intelectuais e éticos. 

No Evangelho de João, cap. 14, versículos, 15, 17 e 26, encontramos as palavras de Jesus: “Se me amais guardai os meus mandamentos e eu rogarei ao meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco; 

- O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. – Porém o Consolador que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vós ensinará todas as coisas e vós fareis recordar, tudo o que vos tenho dito”. Ficheiro:Le Livre des Esprits 2.jpg 

Tem como suporte o tríplice aspecto: Científico, Filosófico e Religioso. Como Ciência, acompanhando as mais recentes conquistas do setor, predominando a universalidade dos ensinos dos espíritos, dando prova, que todo o princípio deva ser ensinado espontaneamente e ao mesmo tempo em todos os lugares. Enquanto a ciência em geral, examina nos efeitos as causas a Doutrina Espírita revela o mundo real, anterior, facultando na compreensão da esfera física sua transitoriedade e suas razões de existir. Entendendo ainda por ciência os conhecimentos resultantes da observação e da experiência convenientemente orientados. Como também na rigorosa investigação dos fatos decorrentes de causas ignoradas, estendidos à natureza procurando conhece-los e deduzir de suas leis. 

As suas características ficam mais evidentes ao examinarmos o intercâmbio entre espíritos encarnados e desencarnados, quando comprova experimentalmente a existência do Espírito e a sua sobrevivência quando da perda do corpo físico., através dos chamados fenômenos espíritas. É o resultado de uma investigação rigorosa, metódica, da combinação do conhecimento dos dois Mundos – das duas humanidades, que se ajustam, embora com suas imperfeições, caminham juntas, para os superiores destinos que nos estão reservados. Esses fatos imortalizam, e constituem provas objetivas, da sobrevivência do homem após o fenômeno da morte. 

São fenômenos observados dos tempos mais remotos e que agora bem compreendidos, compilaram um corpo de Doutrina, que abre uma nova luz a humanidade, uma orientação que satisfaça as nobres aspirações de todos. Visando demonstrar a existência de um Mundo além do nosso, que sucede a vida terrena e não atrair as gentes para o miraculoso ou sobrenatural. 

A Doutrina Espírita, como ciência se apóia na concordância universal dos fenômenos e nas comunicações dos Espíritos. Graças à ciência, que a cada dia traz revelações que confirmam a Doutrina, vamos lentamente compreendendo o Cristo na acepção maior como “Caminho, Verdade e Vida”. O Cristo na sua grandiosidade, de humildade, de compreensão, de tolerância e notadamente de CARIDADE, Espírito Imortal, do mundo dos Espíritos, nos encoraja: “venham, venham, participem da verdade eterna e resplandecerão em luzes”. 

A ciência espírita reúne o que estava esparso tudo que era alegoria, superstição e, que tudo foi criado pela ignorância. Não cria nada, coordena, seus pilares são de todos os tempos e de todos os lugares. Ela está na natureza, não há como os homens aniquilá-la. As idéias espíritas alicerçadas no seu tríplice aspecto são umas garantias de tranqüilidade e ordem, pois tornam melhores os homens. 

Como Filosofia, dá a vida, a par da Ciência um cunho divino, ratificando através de inúmeras manifestações espíritas sua origem e nosso destino. È antes uma filosofia baseada em fatos e com conseqüências de ordem moral. Lembrando também que a Doutrina Espírita no seu aspecto filosófico enquadra-se rigorosamente na tradição filosófica., que sempre foi espiritualista por excelência. Ela define as responsabilidades do Espírito, tanto encarnado como desencarnado estabelecendo uma regra moral de vida e o comportamento compatível com os seres da Criação dotados de razão e consciência. 

E, a busca constante pela justiça ideal inspirando-se cada vez mais nos princípios filosóficos do cristianismo é a Doutrina Espírita trazendo a certeza de que dois mundos se integram. A Filosofia espírita permite-nos “ver e conhecer” a Verdade contida nos ensinos de Jesus por falar-nos a razão. Permite refletir e esclarecer a promessa da vinda do Consolador, para ficar eternamente com todos que o seguissem. 

Como Religião, faz desses postulados, atos comportamentais como: a LIBERDADE DE CADA SER, o respeito pelo LIVRE ARBITRIO, e a DISTRIBUIÇÃO DO SABER. A Doutrina Espírita não ensina nada diferente da moral cristã. Os mandamentos do Senhor têm por base a caridade material e espiritual. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” é o seu aspecto moral-religioso. 

Coloca o amor, a humildade, a renuncia a todo tipo de recompensa. “A Doutrina Espírita é forte porque assenta sobre as próprias bases da Religião: Deus, a alma, as penas e as recompensas futuras” (O Livro dos Espíritos, conclusão, Item V.) “A Doutrina Espírita longe de negar ou destruir o Evangelho, vem, ao contrario, confirmar explicar e desenvolver, pelas novas leis da Natureza que, revela tudo que Jesus disse e faz”. (A Gênese Cap. I, Item 41.) 

Emmanuel no Livro “O Consolador” psicografado por Chico Xavier diz: “Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio a Religião edifica e ilumina os sentimentos”. Os espíritas têm consciência pela clareza da própria Doutrina, o quanto pode ajudar no processo evolutivo, quando esclarecidos sobre ele e sobre nos mesmos. O estudo do Evangelho, meditado como hábito diário, nos leva a compreender melhor o Cristo, as suas sublimes lições de Amor, criando para nós um modelo a ser seguido, melhorando substancialmente a nossa sintonia com a Espiritualidade Superior. 

A evolução é inerente à vida, é eterna. O Espírito Imortal, mesmo quando homem virtuoso, ainda não adquire todo seu potencial, muito tem que aprimorar. Se o espiritismo é uma verdade, nenhuma modificação física do globo, nenhuma revolução moral, nada poderá atingir os Espíritos. A Doutrina Espírita é uma das mais consideradas transformações dos tempos modernos, uma das mais notaveis formas de evolução do pensamento. Acesse o Links abaixo: > 

 

Acesse o Link abaixo (Mensagem original): lourenjunior.webnode.com.br/news/livro-dos-espiritos-18-de-abri-de-1857-por-louren-junior-coordena%C3%A7%C3%A3o-espirito-matias-albuquerque-/ Leia mais: https://lourenjunior.webnode.com.br/news/livro-dos-espiritos-18-de-abri-de-1857-por-louren-junior-coordena%c3%a7%c3%a3o-espirito-matias-albuquerque-/

 

****************************

 

A PRÒPOSITO DO LANÇAMENTO do “LIVRO dos ESPÍRITOS que acaba de ser editado na CHINA! – Crônica......Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque 

 

Como divulgamos o INTERESSE dos CHINESES pelo ESTUDO da DOUTRINA ESPÍRITA já é do conhecimento de todos. E cresce dia a dia. O que pode ser demonstrado pelo Site: WWW.lourenjunior.webnode.com.br através de estatísticas diárias que recebe da Webnode chegando mesmo esse interesse colocar a CHINA a ocupar o 3º Lugar no Ranking dos dez mais. 

 

Fomos encontrar na Revista Espírita de 1868 – Outubro – a Doutrina de LAU-TSEU. Isto no tempo de PITÁGORAS, dois séculos antes de PLATÃO, na província de Lunan na China.lá vivia LAU-TESEU, um dos maiores filósofos de ínfima origem. Sua instrução veio através da reflexão e das numerosa viagens. Escreveu seu Livro A RAZÃO SUPREMA e VIRTUDE Para maior clareza LAU-TESEU designava TAS (DEUS) ao primeiro ser. Que era para chamá-lo por seu nome eterno e imutável, seus atributos: TAS a Razão Suprema. 

Vale a pena pesquisar e conhecer a profundidade do conhecimento a que chegou LAU-TESEU

Mas vamos abordar um aspecto que achamos mais ATUALIZADO (nos dias de hoje com tantos conflitos de mora de honra) que trata da MORAL da FILOSOFIA CHINESA! 

“O santo homem não tem um coração inexorável; ele faz o seu coração segundo o coração de todos os homens. “O homem virtuoso, devemos tratá-lo como um homem virtuoso; o homem vicioso devemos igualmente tratá-lo como um homem virtuoso. Eis a sabedoria e a virtude. “O homem sincero e fiel, devemos tratá-lo como um homem sincero e fiel; o homem não sincero e infiel, devemos igualmente tratá-lo como um homem virtuoso. Eis a sabedoria e a sinceridade.” 

Estas máximas correspondem ao que chamamos INDULGÊNCIA e CARIDADE Demonstrando-nos que o progresso é uma lei da Natureza, a DOUTRINA ESPÍRITA também expressa esse pensamento praticamente com as mesmas palavras e fundamentos, dizendo que é necessário tratar o homem vicioso como podendo e devendo, um dia, em conseqüência de suas existências sucessivas, tornar-se virtuoso, para o que lhe devemos fornecer os meios, em vez de o relegar entre os párias da danação eterna, e pensando que nós próprios talvez tivéssemos sido piores que ele. 

 

Toda a doutrina de Lao-Tseu respira a mesma mansuetude, o mesmo amor pelos homens, unidos numa elevação extraordinária de sentimentos. Sua sabedoria se revela sobretudo na passagem seguinte, na qual ele reproduz o célebre axioma da sabedoria antiga: Conhece-te a ti mesmo, sem que tivesse tido conhecimento da fórmula de Tales: 

 

“Aquele que conhece os homens é instruído; “Aquele que se conhece a si mesmo é verdadeiramente esclarecido. “Aquele que subjuga os homens é poderoso; “Aquele que se domina a si mesmo é verdadeiramente forte. “Aquele que realiza obras difíceis e meritórias deixa uma lembrança durável na memória dos homens. “Aquele que não dissipa a sua vida é imperecível; “Aquele que morre e não é esquecido tem uma vida eterna.” 

Quanto aos princípios mesmos, eles constituem, seguramente, uma doutrina, e se é certo que ela nada contém de incompatível com o que admite a razão, por que não seria tão boa quanto tantas outras que dificilmente suportam a discussão? “A verdadeira religião, necessária à salvação, já o disseram, deve ter começado com o gênero humano.” Ora, desde que ela é essencialmente una, como a verdade, como Deus, a religião primitiva já era o Cristianismo, assim como o Cristianismo, depois do Evangelho, é a religião primitiva consideravelmente desenvolvida. 

 

E a CHINA com a sabedoria sempre filosoficamente demonstrada, nada mais COERENTE em chegando-se a DOUTRINA ESPÍRITA fazer valer sua sabedoria MILENAR! ..Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque. – 25/02/2019

 

*********************************

 

FAMILIA HOJE!- Crônica!....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque. 

 

FAMILIA Há algum tempo atrás, num passado não muito remoto, o vocábulo família suscitava representações e imagens pouco discrepantes, as quais incluíam quase sempre as figuras de filhos circundados por uma mãe e um pai, todos coabitando sob um mesmo teto. A esse espaço físico, recheado desse conjunto de pessoas, dava-se o nome de lar. Algumas vezes, ainda se juntavam a esse núcleo primário outros adultos, como avós ou tios, que integravam a família mais extensa. Pode-se dizer que assim era uma família típica de uns 50 ou 60 anos atrás. 

 

 

Assim, atualmente encontram-se núcleos familiares com as mais diferentes configurações, sendo aquela de que já se falou apenas uma delas. Uma outra pode ser constituída de uma mãe, que cria sozinha seus filhos, ou mais raramente, de um pai que assume, igualmente só, essa função. Pode ainda referir-se a um casal recasado, vindo de experiências matrimoniais anteriores, das quais trazem seus respectivos filhos, unidos agora neste novo núcleo. Outras vezes até as crianças vivem a experiência de "ter duas famílias", como é explicado a elas, passando períodos alternados entre a casa da mãe e do pai. É por isso que hoje ao substantivo família vão-se adicionando adjetivos, antes desnecessários, para caracterizar a que tipo de realidade se está referindo. Daí, família tradicional, família monoparental e assim por diante. Resumindo por certo o conceito FAMILIA com suas diferentes representações e imagens, continua com o mesmos valores, tanto morais, intelectuais e sociais Mas, sempre há necessidade premente de um estreitamento maior entre os pares, devido a dinâmica como atualmente as necessidades próprias do momento reclama.

 

 

 

********************************************************

 

CRESCIMENTO VERTIGINOSO DA DOUTRINA ESPÍRITA, através a INTERNET! – Crônica!...Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque 

 

Através a INTERNET a Doutrina Espírita deixou de ser pouco conhecida. 

 

Estabelece um vinculo com mais rapidez e segurança. E é cada vez mais procurada por Internautas e simpatizantes. Em virtude de sua forma DEMOCRATICA e independente, tanto para quem cria uma pagina de serviços como quanto para quem quer saber sobre os artigos do gênero com liberdade e o interesse exclusivo, visto que pela Internet assiste a hora que desejar ou desligar a hora que achar conveniente. 

Facilita a conexão com todos os lugares até países mais distantes. Ela veio globalizar, entreter e encurtar as distâncias, dando novos caminhos para o conhecimento humano. É comum as Sociedades Espíritas do Brasil se utilizarem cada vez mais das ferramentas oferecidas pela INTERNET. Até pouco tempo havia uma resistência pouco louvável na sua utilização de alguns grupos espíritas mais radicais. 

Mas hoje ao abrimos nossa Pagina FACEBOOK encontramos artigos de Alto Teor Evangélico, logo nas primeiras horas da manhã entidades como Casa Editora O CLARIM, C.E. BEZERRA de MENEZES, Fraternidade Espírita, Aprendiz da Paz, Assoc. Médica Espírita de Sergipe, C.E. Fraternidade LUZ do CAMINHO, Hospital Fogo Selvagem (Penfigo), Instituto de Cultura Espírita do Ceará, C.E.Irmãos de Luz, Casa do Caminho Instituição Espírita Cristã - São Carlos, Euripedes Basanulfo, Trabalhadores de Cura Espírita do Nordeste, Casas André Luiz, Casa do Caminho Santana, Hospitais Espirituais do Nordeste, Radio Boa Nova e tantas outras Instituições Espíritas divulgando diariamente mensagens que falam ao Espírito e a mente. 

 

 Afora GRUPOS na maioria Entidades Espíritas reconhecidas como: FEB Federação Espírita Brasileira. FEESP Fed. Espírita SP, USE – União das Soc Espíritas de SP, a maioria de seus filiados Municipais e distritais, Federação Espíritas de todo território Brasileiro, Blogs, Sites e tudo que está ao alcance da comunidade espírita. 

 

Como REFERENCIA dito por alguns estudiosos espíritas, sem pretensos louros o Site: www.lourenjunior.webnode.com.br com grande acesso internacional, chegando mesmo com total surpresa a CHINA estar em 3º lugar no Ranking dos 10 (dez) mais. No ultimo dia 30/10/2018 atingiu a marca de 2.754 paginas lidas (Em um só dia) isso tem sido uma constante na Estatística fornecida pela Webnode e um marco muito expressivo por tratar-se de um assunto especifico Estudo da Doutrina Espírita. Essa nova fase da Humanidade é muito positiva e, quando pensamos nos comentários feitos a respeito da visão do médium Chico Xavier sobre um aparelho (televisão) com uma tela no mundo espiritual, onde reproduzia imagens, ficamos abertos à novas conquistas que estão por vir por aí. Experimentos estão bem adiantados nesse aspecto tecnológico. 

 

A Doutrina Espírita, mediante o seu conteúdo Religioso, Filosófico e Científico, mostrará ao mundo a verdadeira mensagem do amor universal, rompendo as barreiras do egoísmo humano, que durante séculos foi causa profunda da estagnação, da crueldade e da ignorância

 

 

 

 

***********************

 

 

 

Quando os livros chegaram ao país, foram apreendidos na alfândega, por ordem do Bispo de Barcelona, Antonio Palau Termes (1857–1862), sob a alegação de que "A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países"

• "Revue Spirite", dirigida por Allan Kardec; • "A Revista Espiritualista", dirigida por Piérard; • "O Livro dos Espíritos", por Allan Kardec; • "O Livro dos Médiuns", por Allan Kardec; • "O que é o Espiritismo?", por Allan Kardec; • "Fragmento de sonata", atribuído ao Espírito de Mozart; • "Carta de um católico sobre o Espiritismo", pelo doutor Grand; • "A História de Jeanne d'Arc", atribuído a Joana d'Arc pela médium Ermance Dufaux; • "A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta", pelo barão de Guldenstubbé.

 

As 75 QUESTÕES DO COTIDIANO do Livro SEGUE-ME piscografado por CHICO XAVIER pelo Espírito Emmanuel vem com brilho emoldurar a Crônica!

 

Se fomos injustamente desconsiderados por alguém não será mais razoável deixar esse alguém com a revisão do gesto irrefletido, ao invés de formularmos exigências nas quais viremos, talvez, unicamente a perder a própria tranqüilidade?

Se fomos ofendidos por que não nos colocarmos, por suposição, no lugar daquele que nos fere, a fim de enumerar as nossas vantagens e observar, com silencioso respeito, os prejuízos que lhe dilapidam a existência?

Se incompreendidos não será mais aconselhável empregar o tempo trabalhado na execução dos deveres que esposamos, ao invés de fazer barulho para descerrar prematuramente a visão dos outros, às vezes com agravo de nossos problemas?

 

.................leiam todas as 75 questões vale a penavale a pena.

 

 

 

 

********************************

 

Crônica! – AGRADECER SEMPRE A INGRATIDÃO NÃO DEVE FAZER PARTE DE NOSSAS VIDAS! .....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

OFERECER SEMPRE, NUNCA MENDIGAR!.....Espírito Matias Albuquerque

 

01 -DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO!

 

02 – ORAÇÃO DO MATUTO.

 

É necessário não considerarmos como felizes apenas os acontecimentos importantes, pois os que parecem insignificantes são freqüentemente os que mais influem no nosso destino. O homem esquece facilmente o bem, e se lembra mais do que o aflige. Se diariamente anotássemos os benefícios que recebemos, sem pedir, ficaríamos muitas vezes admirados de haver recebido tanta coisa que nos esquecemos, e nos sentiríamos humilhados pela nossa ingratidão. Cada noite, elevando nossa alma a Deus, deve recordar intimamente os favores que Ele nos concedeu durante o dia, e agradecê-los. É, sobretudo no momento em que experimentamos os benefícios da sua bondade e da sua proteção, que, espontaneamente, devemos testemunhar-lhe a nossa gratidão. Basta para isso um pensamento que lhe atribua o benefício, sem necessidade de interrompermos o trabalho.

 

02 – ORAÇÃO DO MATUTO!

 

Ói! Nóis na fita. - ORAÇÃO DO MATUTO - Fatima Irene Pinto - Divulgação: cms.lourenjunior.webnode.com.br/news/oi-nois-na-fita-/

Leia mais: lourenjunior.webnode.com.br/news/oi-nois-na-fita-/

 

 

*********************************

 

CRÔNICA – DA TRANSIÇÃO A REGENERAÇÃO! - ....por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

SEGUNDO O LIVRO A GENESE DE ALLAN KARDEC, PUBLICADO EM 06 DE JANEIRO DE 1868, JÁ TRATAVA ATRAVÉS DA ESPIRITUALIDADE QUE SE PROCESSAVA A TRANSIÇÃO, isto é a grande emigração que se verificava entre os habitantes da Terra, estamos falando entre Espíritos encarnados e desencarnados.

 

VAMOS O QUE DIZ ALLAN KARDEC: “Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitem: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundo inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade. Essas palavras são de Kardec e encontram-se no livro “A Gênese”, cap. XVIII-27.

 

O QUE SE PODE ABSTRAIR DAÍ, É QUE “O AMADURECIMENTO ESPIRITUAL NÃO DÁ SALTOS”

 

E PELO QUE SE OBSERVA ATUALMENTE O PLANETA TERRA ESTÁ SOFRENDO UMA “ENXURRADA” DE CONFLITOS ENTRE A MALDADE E A BONDADE.

 

“ESPIRITOS INESCRUPULOSOS COM FALSOS PRÓPOSITOS BUSCAM A DEUS COMO OS HONRADOS E HONESTOS.”

 

CONTINUANDO O RACIOCINIO PODEMOS AFIRMAR COM CERTEZA QUE A TÃO PRECONIZADA TRANSIÇÃO PARA A REGENERAÇÃO (Que alguns afirmam já está se processando, no que também acreditamos) TEM UM LONGO PERIODO A PERCORRER.

PODEMOS ACRESCENTAR DENTRO DO MESMO RACIOCINIO QUE HÁ UMA PERSISTENTE E ATÉ MESMO CRESCENTE “TURBILHÃO” DE ESPIRITOS QUE PRATICAM O MAL PELO MAL. E QUE AINDA NÃO TOCADOS PELO SENTIMENTO DO BEM, AGRAVAM DE CERTA MANEIRA UMA TRANSIÇÃO MAIS COMODA QUE NOS LEVARÁ A UMA REGENERAÇÃO TÃO ALMEJADA.

 

************************************

 

CRÔNICA – “A DOUTRINA ESPIRITA E SEU PROPÓSITO MAIOR dar mais significado a VIDA”...´por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

A MEDIDA QUE AS RELIGIÕES DE UMA MANEIRA GERAL VÃO ATRAVESSANDO O SÉCULO XXI, VÃO SE NOTANDO INTERPRETAÇÕES MAIS ARROJADAS, DIZEMOS NO SENTIDO DE UMA NOVA RESSIGNIFICAÇÃO.

 

A DOUTRINA ESPÍRITA NÃO FOGE A ESSA REGRA É PRÓPRIA DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL QUE O MUNDO ATRAVESSA NÃO SENDO DADO A ENTENDER DEVIDO AS CONFRAGAÇÕES QUE VARIAS POPULAÇÕES ATRAVESSAM NO MOMENTO.

 

UMA BOA PARCELA DE ADEPTOS E NÃO ADEPTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA AINDA A BUSCAM ATRAVÉS DA DOR, PELA BUSCA E CONTATO COM OS DESENCARNADOS OU POR CURAS MILAGROSAS.

ATUALMENTE NA VERDADE AS PESSOAS PROCURAMA A DOUTRINA ESPÍRITA COM UM GRANDE PROPÓSITO\; “DAR UM SIGNIFICADO A VIDA.”

 

OS CONCEITOS DE RESGATE DE ERROS PASSADOS, OBSESSÃO, PUNIÇÃO E DESTINO COMEÇAM A RECEBER NOVAS INTERPRETAÇÕES, MAIS DE ACORDO COM ENTENDIMENTO SOBRE JUSTIÇA, LIBERDADEE RESPONSABILIDADE, EVOLUÇÃO E FÉ RACIONAL.

 

AQUELES QUE PROCURAM ATRAVÉS DO ESTUDO AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS EM GRUPOS DE ESTUDO OU FRENTE DE TRABALHOS, BUSCAM AMPLIAR O SENTIDO DA VIDA.

 

MUITOS DOS CHAVÕES E RESPOSTAS SIMPLISTAS E FECHADAS, JÁ NÃO SATISFAZEM E É NATURAL QUE AS PESSOAS BUSQUEM OUTROS CAMINHOS.

 

A FÉ DO ESPÍRITA CONTENPORÂNEO É RACIONAL, CRITICA ABERTA E TOLERANTE. O ESPIRITA JÁ NÃO ACEITA O DIRIGISMO, OS CONCEITOS FECHADOS.

 

O PRAZO DE VALIDADE DO MATERIALISMO É CURTISSIMO, TUDO NELE QUE SERIA APENAS MEIO ASSUME FUNÇÃO DE FINALIDADE. COMO TUDO NA MATÉRIA E BIODGRADAVEL A INSASTIFAÇÃO É GENERALIZADA.

SATURANDO O MATERIALISMO PARADOXALMENTE SE ABRE AS PORTAS PARA A ESPIRITUALIZAÇÃO.

 

SOBRE O SIGNIFICADO DE NOSSAS EXISTÊNCIAS PRECISAMOS DE RESPOSTAS URGENTES E A DOUTRINA ESPÍRITA NOS COLOCA DIANTE DE NOSSA CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO.

 

COMO SABEMOS A DOUTRINA ESPÍRITA É DINAMICA COMO O UNIVERSO ASSIM SENDO SUA INTERPRETAÇÃO DEVE SER AMPLIADA, PARA QUE SEUS INSTRUMENTOS E INSTRUÇÕES CONTRIBUAM PARA A CONSTRUÇÃO DE MENTALIDADE PARA UM MUNDO MELHOR, ONDE O AMOR PREVALEÇA.

 

 

*****************************

 

Crônica - JESUS CRISTO NUNCA EXISTIU? – ....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

Uma das razões que os historiadores apontam é o fato de argumentarem e afirmarem que não há provas da vida de Jesus em textos escritos na época.

Filosoficamente é saudável questionar de tudo que tratam de narrativas religiosas. Isso significa que nenhum documento da época de fonte não-cristã menciona Jesus de Nazaré, nem são feitas alusões a sua figura ou boatos sobre sua existência.

Vale ressaltar que, apesar dos milênios que nos separam desse tempo, todos tem acesso a grande documentação histórica da época.

 

A ideia que JESUS fora um “mágico” foi abandonada e buscam um sentido simbólico baseado em um personagem histórico. Mas, na verdade não existe nenhuma evidência que JESUS tenha desempenhado algum desses papeis. Vários são os argumentos que os historiadores se prendem, como as contradições dos quatro Evangelhos que procuram narrar a vida de JESUS.

 

O Evangelho de João diz que "uma mulher" visitou o túmulo de Cristo no domingo, o Evangelho de Mateus diz que eram duas mulheres, enquanto o Evangelho de Marcos relata que eram três.

Por sua vez, os Evangelhos de Mateus e João contam que ainda era noite, já o de Marcos diz que o sol tinha acabado de nascer. E as Epistolas de PAULO nas cartas a ele atribuídas com o objetivo de instruir os cristãos. Nelas não há nenhuma menção de JESUS como figura histórica. E as contradições pioram quando chegamos à ressurreição.

 

Para Mateus, Jesus apareceu em algum lugar entre a sepultura e Jerusalém; para João, foi apenas fora de seu túmulo; para Marcos, ele apareceu na Galiléia, 130 km de Jerusalém e para Lucas, Jesus estava a caminho de Emaús, a 11km da cidade.

Pois bem. Nada tem de ilícito ou preconceituoso com a analise de tais argumentos. Na verdade fixou-se a vida de JESUS em “antes” e depois” dele.

Pela imensidão do amor que legou à humanidade. Alguém conhece alguma única mentira – apenas uma já seria suficiente – que também dividiu o tempo dessa maneira? Como pode uma mentira sobreviver tanto tempo e causar tão grande impacto?

 

PACIENTE, SERENO NA ADVERSIDADE, JOVIAL E ALEGRE NA EMOTIVIDADE SEMPRE DEMONSTROU HARMONIA CONSTANTE NO SENTIMENTO PROFUNDO DE LIBERDADE. FOI UM REVOLUCIONÁRIO por excelência. Um homem com esse profundo conhecimento humano seria valorizado na época em que pela mentalidade do povo judeu o Messias seria um líder politico, um chefe terreno, que libertaria o povo na luta contra os opressores.

Seria um politico governador que comandaria Israel ou a opção que predominava ainda é por aqueles que triunfam à luz dos valores materiais do mundo?

Para os Romanos, Jesus é visto como uma pessoa que faz aos poucos uma revolução social que começa a ser pregada aos pequenos aos pobres, uma classe social subjugada pela elite herodiana. Jesus prepara uma revolução comunitária da família, dos povoados. Jesus fala da sociedade da época, posiciona-se diante da realidade económica, fala das relações entre a pessoa e o estado.

 

Aos olhos do Império, Jesus era um Líder, que não os preocupava muito, mas que aos poucos começou a dividir a sociedade e a fazer muito barulho. Após dois mil anos de Cristianismo como se comporta a sociedade atual?

E como querer se valorizasse o comportamento de JESUS na época em que os historiadores argumentam e afirmam a sua existência?

 

SE JESUS SIGNIFICASSE E SIGNIFICA MORTE DO HOMEM VELHO, QUAL O INTERESSE EM AFIRMAR SUA EXISTENCIA? NÃO SOMOS ENGENUOS O BASTANTE PARA ACREDITAR QUE EXISTAM MUITOS CHICOS XAVIER que não se curvariam aos lucros do mundo atual.

Não ironizam hoje Chico Xavier exatamente por não conseguir viver na paz de consciência em que ele viveu?

Um homem como Divaldo Franco recebe todo o destaque da imprensa leiga a que ele merece?

 

Seria muito a desejar se isso ocorresse a dois mil anos com JESUS?

 

O RELACIONAMENTO PESSOAL COM JESUS CRISTO nos traz PAZ. ESPERANÇA satisfaz nossos desejos mais profundos com amor e segurança verdadeiros e duradouros, não existe vazio em nossas vidas.....

 

 

 

***************************

 

Crônica! – TODO SER HUMANO POR MAIS CRUEL QUE PAREÇA SER SEMPRE TEM ALGO DE BOM A OFERECER!

 

Uma pequena história – por Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

História contada pelos Espíritos de meus avós Giussepe e Raphaella Rendesi.

 

Numa cidade do interior do nordeste Brasil era comum a população acompanhar todo o velório que ali se realizava. O fato dava-se devido ao momento do sepultamento um cidadão de boa índole escolhido pelos moradores do local no momento dirigir a palavra de despedida ao falecido.

 

E como era comum sempre falava coisas elogiosas da pessoa e a sua boa reputação na cidade.

 

Acontece porém que havia um cidadão que a maioria deles não tinham um bom relacionamento devido a maldade que diziam existia no seu coração.

Furava a bola de futebol da molecada, proibia das pessoas de transitarem na sua calçada. Enfim era homem de poucas palavras mas de um coração duro ao se dirigir a todos da cidade.

 

Acontece que o devido individuo desencarnou. No dia de seu velório a cidade em peso se dirigiu ao local do sepultamente curiosos do que o orador que de costume elogiava a todos falecidos poderia falar daquele cidadão tido como uma pessoa de poucas palavras.

 

No local as pessoas se acotovelavam os moradores da cidade em peso estavam ali para ouvir o orador.

 

Mas um fato era notório e todos sabiam da sua dedicação aos pássaros que o visitavam nos jardins de sua moradia.

 

E não é que o orador com o olhar perplexo de todos atentos a sua palavra com toda sua elegância bem trajado para o momento dirigi-se a todos e diz:

Sabem essa pessoa desencarnada tinha um dos mais nobres atos para com a natureza além de tratá-los dignamente ASSOVIAVA COMO NINGUÉM!

 

NÃO NOS ILUDAMOS SOMOS SERES HUMANOS TAIS QUAIS OS MORADORES DAQUELA PEQUENA CIDADE. SEU NOME POUCO IMPORTA. MAS O TRATO COM O BEM NOS FAZ MELHORES.

 

**************************

 

Crônica! – AQUELE QUE SE DIZ VITIMA, É CUMPLICE!...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

A convicção da “IMORTALIDADE da ALMA” nos revela uma vida que preexiste e sobrevive antes da passagem carnal. Portanto os valores espirituais são superiores aqueles que defendemos na Terra.

 

Daí a prudência daquele que sacrifica os interesses efêmeros da vida física em favor dos valores espirituais.

 

A autenticidade dessa revelação se vivida conscientemente, PORQUE ADMITIRMOS PARTICIPAR DA CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA?

 

Se tudo tem uma razão de ser, inerente daquele que se diz vitima, É CUMPLICE!

 

Os espíritas ou não, adeptos ou não a “priori” não admitem a injustiça, a CORRUPÇÃO e a desumanidade, pois sabe pelo exposto acima das conseqüências.

É uma contradição não uma ignorância, já que se tem conhecimento da Lei, mas sim BURRICE!

 

Mas, como operar uma renovação política sem preparar-se politicamente? Estamos diante do PROGRESSO uma Lei inexorável. Nenhum obstáculo para essa marcha. Porém somos passiveis de atrasos. Somos exilados, somos retardatários com ambientes afins, para os que se projetam para a regeneração não sejam tão penalizados.

 

As transições estão ai, dizem planetária outros humanizada, pelas mudanças como sempre ocorrem grande será o reboliço.

 

Ora, o papel da DOUTRINA ESPÍRITA é ser o guia para a maior transformação que há neste mundo: A TRANSFORMAÇÃO MORAL DE CADA UM, cumprindo uma máxima de JESUS: CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.

 

Em cada brasileiro, em cada sul-americano, em cada individualidade, existe um GIGANTE aquele ser potencial que nos temos de sermos INTELIGENTES, HONESTOS, ELEGANTES e FRATERNOS e para sermos assim precisamos mostrar nossa valentia e coragem de usarmos essas potencias, para RESISTIRMOS DIANTE DAS FATALIDADES QUE A CORRUPÇÃO NOS OFERECE.

 

Que não necessitam de violência que não defendem mesquinhos interesses particulares.

 

NÃO NOS CABE MAIS DEFENDER OU VIOLENTAR APAIXONADAMENTE teses, partidos políticos, futebol, religião ou qualquer outra coisa.

 

O momento é de utilizarmos o que a nossa CONSCIÊNCIA ponderar os valores e não mais as oportunidades, visando um plano maior, que é nossa EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.

 

**********************************

 

HOMEM FORTE, MULHER FRAGIL não tem mais lugar nos dias de hoje. – Crônica!...por Louren Junior e Espírito Matias Albuqueque.

 

TEMPOS NOVOS, NECESSIDADE DE APRIMORAR E REVER NOSSSOS MÔDELOS.

 

O HOMEM O PILAR A ÚNICA FONTE DE RENDA A ESTRUTURA DA CASA. A MULHER O ZÊLO PELO LAR E PELOS FILHOS, DEPENDENCIA AFETIVA E FINANCEIRA DO MARIDO E DOS FILHOS. ERA O MÔDELO EMOCIONAL ACOMPANHANDO O PADRÃO DE AGRESSIVIDADE E FORÇA PARA O HOMEM E PASSIVIDADE E FRAGILIDADE PARA A MULHER.

 

HOJE OS PADRÕES E CONCEITOS TÊM MUDADO CONSIDERAVELMENTE, A DETERMINAÇÃO A CAPACIDADE INTELECTUAL E ATÉ A FORÇA FISICA, NÃO SÃO MAIS REFERIDAS AO SEXO MASCULINO. ASSIM COMO A GENEROSIDADE, A FORÇA EMOCIONAL. A CAPACIDADE DE AMAR NÃO SÃO MAIS ATRIBUTOS ESSENCIALMENTE FEMININOS.

 

A SOCIEDADE ESTÁ GRADATIVAMENTE RECONHECENDO ESSAS NECESSIDADES TANTO DO HOMEM COMO DA MULHER, NÃO EXISTINDO MAIS O HOMEM FORTE E A MULHER FRAGIL. HOJE A MULHER TRABALHA FORA E NÃO MAIS SE ENTENDE QUE AS TAREFAS DA CASA SÃO ATRIBUTOS FEMININOS. O HOMEM POR SUA VEZ TAMBÉM RECONHECE QUE APRENDEU FALAR DE SENTIMENTOS, RECLAMAREM DE TANTA RESPONSABILIDADE E TER A CORAGEM DE ASSUMIR A PRÓPRIA FRAGILIDADE.

RESSALTANDO SEMPRE QUE O SER HUMANO É UM SER SOCIAL E PRECISA ESTAR SEMPRE EM RELAÇÃO PARA SE DESENVOLVER EMOCIONALMENTE.

 

A FAMILIA É NOSSO ÚTERO EMOCIONAL.

 

A PARTIR DAÍ DESENVOLVEMOS NOSSAS APTIDÕES, NOSSAS CRENÇAS E NOSSA VISÃO DO MUNDO. APRENDEMOS COM AS PRÓPRIAS PESSOAS QUE DIRETAMENTE ESTÃO ENVOLVIDAS COM O NOSSO DESENVOLVIMENTO.

A APROXINIDADE AFETIVA NOS PROPORCIONA RELACIONAR E NOS ENSINA A AMAR, POR MAIS QUE TROQUEMOS DE PAPEIS, QUE CADA UM EXERCE NA FAMÍLIA AINDA CONTINUA NECESSÁRIA A HARMONIA EM QUE CADA UM DESENPENHA, SENDO ESSENCIAL O EXERCICIO DO AMOR, DO RESPEITO E DA RESPONSABILIDADE.

 

SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA A FAMILIA DEVE SER VALORIZADA ELA É O SEU PRIMEIRO NUCLEO SOCIAL E ESPIRITUAL.

MESMO NA TROCA DE PAPEIS QUE CADA UM DESENPENHA HOJE NÃO DEIXA DE SER UM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS REPARADORAS E DE APRIMORAMENTO.

POIS SEGUNDO AINDA A DOUTRINA ESPÍRITA A FAMILIA E UM GRUPO DE ESPÍRITOS LIGADOS POR DESAJUSTES E REAJUSTES.

A PROXIMIDADE ENTRE OS MEMBROS FAMILIARES, O CONHECIMENTO APROFUNDADO DAS PESSOAS NOS POSSIBILITA UM CONVÍVIO SEM MÁSCARAS.

POSSIBILITA-NOS TAMBÉM A VERACIDADE, QUE MESMO DIANTE DE NOSSOS AVANÇOS INTELECTUAIS E MORAIS E DENTRO DE NOSSAS LIMITAÇÕES DE ENTENDIMENTO NUNCA SERÁ OBSOLETA.

POR MAIS QUE QUEIRAMOS SER INDEPENDENTES E AUTOSUFICIENTES ADMITIMOS QUE DEPENDEMOS UNS DOS OUTROS.

SOMOS SERES SOCIAIS E COMO TAIS VIVER EM SOCIEDADE, PARA DESENVOLVERMOS TODAS NOSSAS APTIDÕES E HABILIDADES.

 

ESSE O CAMINHO A SER TRILHADO PARA A FELICIDADE ALMEJADA. 

 

*************************************

 

Crônica! O UNIVERSO É OBRA DO ACASO? – ou PORQUE AINDA MUITOS NÃO ACREDITAM EM DEUS!,,,por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

Desde os tempos mais remotos o homem tem varias perguntas que através o tempo tenta por sorvê-las.

Houve crença que todos os fenômenos que não teriam explicação natural eram de responsabilidade divina.

Crença bastante infeliz, à medida que a ciência avança Deus ficaria menor e menor, até deixar de existir. Procuraremos nos restringir e argumentar independente da fé ou não fé de ninguém.

 

Alguns motivos ou argumentos para alguns não acreditarem em Deus: -

 

É impossivel provar.

 

Imaginemos um pequeno satelite lançado pelo homem gravitando no Universo. Nem todos poderiam provar sua existência somente aqueles portadores do dominio e da criação de tal objeto com isntrumentação própria.

Alguém pode sucitar: “vamos acreditar que existe, já que não podemos provar que não existe.”

Dessa maneira o bom senso nos considerariamos ateus da sua existência. Porque ao tratar Deus diferente do satelite se ele também não tem prova de sua existência.

Se o verdadeiro Deus existisse ele se mostraria possivel para todos principalmente para quem é cético. Saberia abrir o coração de todos que não acreditam nele.

Ele abandonou sua “criação”, Adão e Eva, só porque comeram os frutos de uma árvore. Então amaldiçoou toda a humanidade por causa de um fruto proibido.

 

Alguns também crêem que o Universo é obra do acaso que duvidam da sua existência.

Mas vejamos através de uma analise honesta:

 

O corpo humano é formado por proteínas que constituem o esqueleto, os músculos, a pele os órgãos e tudo o mais. Proteínas são moleculas muito longas, formadas por cadeias de elementos menores denominados aminoácidos. No corpo humano existem 40 mil tipos de proteínas, A forma como se encadeiam, a seqüência, a disposição espacial e o numero de aminoácidos são ditados pelo DNA uma molécula maior existente no núcleo de cada uma de nossas.

 

Daí resulta uma segunda muito importante, chamada de RNA. Esta última desloca-se ao citoplasma celular, onde todas as nossas proteínas são então elaboradas, em um processo incrivelmente exato. Dizemos incrivelmente exato.

 

O DNA é constituído por segmentos denominados genes, que codificam cada uma de nossas proteínas, e que, por sua vez, são formados por milhares de unidades menores. No núcleo celular, os genes se acomodam ao longo de 23 estruturas, conhecidas como cromossomos.

 

Diante desta complexidade, como acreditar na obra do “acaso”?

 

Deixemos para um dos mais importantes pensadores franceses do século XX, o professor Jean Marie Pierre Guitton, responder a esta questão: “Por que acaso certos átomos se aproximaram para formar as primeiras moléculas de aminoácidos? E por que acaso, sempre, essas moléculas se uniram para conduzir a esse edifício assustadoramente complexo que é o ácido desoxirribonucléico (DNA)? (...) E, por fim, quem elaborou os planos da primeira molécula de DNA, portadora da mensagem inicial que permitiu que a primeira célula viva se reproduzisse?”

Amigos (as) estamos falando aqui apenas na probabilidade de formar uma célula. Qual seria a possibilidade para a constituição de um ser humano?

E mais além a possibilidade do processo repertir-se por bilhões de vezes? Acreditamos que essas informações sejam suficientes que o acaso não é possível na criação.

E que deve existir Deus uma vez que ninguém seria capaz de realizar tais proezas.

 

Leiam ou releiam o LIVRO DOS ESPÍRITOS. Na forma de perguntas e respostas, os Espíritos explicaram tudo o que a Humanidade estava preparada para receber e compreender, esclarecendo-a quanto aos eternos enigmas de sabermos de onde viemos, por que aqui estamos, e para onde vamos, facilitando, assim, ao homem, a compreensão dos mais difíceis problemas que o envolvem.

 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

CHICO XAVIER REENCARNAÇÃO DE ALLAN KARDEC – Na prática tudo indica que sim! – Crônica!...Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

ATÉ POUCO TEMPO A SUPOSTA VERDADE GERAVA FORTES INDICIOS DE UM GRAVE EQUIVOCO AO NÃO ATERMOS COM A REALIDADE.

 

COMO FORA PREVISTA PELO ESPÍRITO DA VERDADE A REENCARNAÇÃO DE ALLAN KARDEC SE DARIA A PRORI, SEM ENTRAMOS EM DETALHES MAIS CONTUNDENTES RESPONDENDO A ESSA PERGUNTA:

- QUEM DE NÓS PODERÁ RECONHECER EM ALGUMA ENTIDADE NO PLANETA TERRA, QUE POSSA PREENCHER A LACUNA NA CONTINUIDADE DA OBRA DA CODIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES

 

DIFICIL MESMO DE APONTAR.

 

MAS CONVENHAMOS! PELAS CARCTERÍSTICAS E PELA POSTURA DOUTRINÁRIA E EVANGÉLICA PRÓPRIAS CHICO XAVIER NA PRÁTICA É A PRÓPRIA DOUTRINA ESPÍRITA EXEMPLIFICADA. NÃO HÁ COMO FUGIR DESSA REALIDADE. PODENDO MESMO AFIRMARMOS QUE CHICO XAVIER NA PRÁTICA DOUTRINÁRIA FOI A REENCARNAÇÃO DE ALLAN KARDEC NA COMPOSIÇÃO E CODIFICAÇÃO DA DOUTRINA DOS ESPIRITOS DITADA PELOS ESPÍRITOS SUPERIORES.

 

ALGUNS DETALHES NÃO PODEM SEREM OMITIDOS E DEVAM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO PARA TAL REALIDADE:

 

- O livro póstumo de 1890 que costuma ser mais citado sobre o tema contém os “Extratos, in extenso, do livro das previsões concernentes a Doutrina Espírita - Manuscrito composto com especial cuidado por Allan Kardec.” conforme assegura o seu editor Pierre Gaetan Leymarie. Os companheiros que estão contra a legitimidade da tese, fazem-no em relação a 4 Testemunhas. Levantem-se os réus: Espírito da Verdade, Allan Kardec, Demeure e Zéfiro.

 

ESPÍRITO DA VERDADE: É o Guia-Espiritual de Kardec e o Consolador Prometido por Jesus: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja eternamente convosco, o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece” (João Evangelista - cap.14). Minha volta – excerto do diálogo de Allan Kardec com o Espírito da Verdade (10 Junho de 1860 - médium sra. Schmidt) em “Obras Póstumas” “A VERDADE” – (…) Prossegue em teu caminho sem temor; ele está juncado de espinhos, mas eu te afirmo que terás grandes satisfações, antes de voltares para junto de nós “por um pouco”.

Allan Kardec - Que queres dizer por essas palavras: “por um pouco”?

 

“A VERDADE” - Não permanecerás longo tempo entre nós. Terás que volver à Terra para concluir a tua missão, que não podes terminar nesta existência. Se fosse possível, absolutamente não sairias daí; mas, é preciso que se cumpra a lei da Natureza. Ausentar-te-ás por alguns anos e, quando voltares, será em condições que te permitam trabalhar desde cedo. Entretanto, há trabalhos que convém os acabes antes de partires; por isso, dar-te-emos o tempo que for necessário a concluí-los.

 

ALLAN KARDEC - Codificador da Doutrina Espírita Nota de Kardec após este diálogo: Calculando aproximadamente a duração dos trabalhos que ainda tenho de fazer e levando em conta o tempo da minha ausência e os anos da infância e da juventude, até à idade em que um homem pode desempenhar no mundo um papel, a minha volta deverá ser forçosamente no fim deste século ou no princípio do outro. (Observação: Fim do século XIX ou inicio do século XX - nasciemto de Chico Xavier 02 de Abril de 1910)

 

ZÉFIRO Kardec em “Obras póstumas” (2ª Parte, cap.1): “…era muito bom e se dissera protetor da família. (…) Não era um Espírito muito adiantado, porém, mais tarde, assistido por Espíritos superiores, me auxiliou nos meus trabalhos.” 1ª notícia de uma nova encarnação por Zéfiro (17 de janeiro de 1857 - médium srta. Baudin em “Obras póstumas”): (…) Mas, ai! a Verdade não será ainda conhecida, nem acreditada, por todos, antes de muito tempo! Não verás, nesta existência, senão a aurora do sucesso de tua obra; será necessário que retornes, reencarnado num outro corpo, para completar o que tiveres começado, e, então, terás a satisfação de ver, em plena frutificação, a semente que tiveres difundido sobre a Terra.

 

DEMEURE Kardec publica em 2 livros da Codificação – “Revista Espírita” (artigo 3º - março, 1865) e em “O Céu e Inferno” (cap. 2 - agosto, 1865) - esta Observação sobre o seu Amigo e médico: “As duas comunicações seguintes, dadas em 1º e 2 de fevereiro, são relativas à doença que nos acometeu subitamente em 31 de janeiro. Embora sejam pessoais, nós as publicamos porque provam que o Dr. Demeure é tão bom como Espírito quanto o era como homem e porque oferecem, além disso, um ensinamento. É um testemunho de gratidão, que devemos à solicitude de que fomos objeto de sua parte, nessa circunstância.” - “…Sou eu quem aqui está; perto de vós, e com o Espírito de Verdade que me permite falar em seu nome, por ser eu dos vossos amigos o mais recentemente desencarnado. É como se me fizessem as honras da recepção… (1/2/1865). - "…Segundo as minhas observações e as informações que obtive em boa fonte ficou evidente para mim que, quanto mais cedo a sua desencarnação se opera, tanto mais cedo poderá ter a reencarnação com a qual acabará a sua obra" (2/2/1865).

 

Quem quiser continuar a duvidar do que o Espírito da Verdade profetizou, do que Kardec subscreveu e os espíritos Zéfiro e Demeure reiteraram, assume de forma consciente que está contra a codificação. Não mais pode alegar que a desconhece sobre este tema tão importante, que até o Espírito da Verdade se pronunciou sobre ele.

 

Mas os “sofistas” do movimento espírita estão acima da Verdade. Falam tanto em “Pureza doutrinária” e não respeitam nem a Pureza do Espírito da Verdade. Se a Espiritualidade Superior é condenada pelos “fariseus” de plantão, os espíritos encarnados e desencarnados que sabem que Kardec reencarnou em Chico Xavier, queixam-se de quê? Jesus e o Espírito de Verdade ter-se-iam equivocado?! Que outro espírito senão o de Chico Xavier cumpriu a missão de continuar a tarefa do Codificador no século XX?!

 

POR NOSSA CONTA:

 

O retorno de Kardec, por outro lado, não teria de ser obrigatoriamente no corpo de carne. Como Espírito, ele continuaria ligado à obra e ao seu destino, influenciando os que o sucedessem. É certo que nesta condição seu poder seria sensivelmente diminuído, mas esta é uma circunstância natural.

 

Senão vejamos;

 

No Livro “O Toque de Reunir” Editado pela Federação Espírita Brasileira – FEB, nos anos de 1.939, traz em seus relatos mensagens psicografadas atribuídas a Allan Kardec, recebidas pelo médium Frederico Junior, na Sociedade Espírita “Fraternidade” nos anos de 1.888 e 1.889.

 

No Livro Allan Kardec – Volume III, também editado pela FEB, em 1.980, na pagina 380, do Capitulo XXV, encontramos: Mensagem do Espírito Allan Kardec, no Grupo Espírita Ismael anexo a FEB, em 14 de Junho de 1.979, psicografada pelos médiuns Olimpio Giffone e Hernani T. Sant’Anna.

-Como explicar? Chico da primeira consulta não havia ainda encarnado, aconteceria somente em 1.902, na segunda já estava encarnado na época da divulgação das mensagens.

Onde está a verdade? Podemos admitir que existam “modismos” por parte de alguns grupos responsáveis por instituições espíritas?

E o que terá de importância “suposta verdade”. Não se utilizar de possíveis argumentos (que pareçam possíveis) como:

O Espírito se comunica independente do tempo e do espaço possibilitado pelas varias reencarnações conforme sua evolução o permita.

Vamos juntos trocar umas idéias pelo conhecimento adquirido por prática, estudos, observação, etc.; experimentação. tanto como Allan Kardec e Chico Xavier foram duas personalidades que revelaram as máximas do Cristo de amor e bondade. Como exemplificaram e comprovaram a existência do Espírito.

São duas almas que se dedicaram ao amor ao próximo. E por isso devem ser respeitados. Ainda mais nada impediria que Chico Xavier for realmente a Reencarnação de Allan Kardec.

Na primeira trazendo todo esse manancial da Espiritualidade em prol do bem da humanidade. Revelando donde viemos e para onde vamos.

E outra como Chico Xavier evidenciando todo esse polpudo e substancial conteúdo solidário, fraterno e cristão.

 

CAROS LEITORES TRAZEMOS FATOS CONCRETOS CABE A CADA UM FAZER UMA ANÁLISE SINCERA E HONESTA PARA FORMAR OPINIÃO SEM PRESSUNÇÃO QUE ESTAMOS ACIMA DA VERDADE.

 

E QUAL A IMPORTÂNCIA DE SUPOSTA VERDADE!

 

****************************

 

MATURIDADE! – Crônica!...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

PROCURANDO ENTENDER PEQUENOS DETALHES, COMO: CARIDADE. TOLERÃNCIA, SOLIDARIEDADE CHEGAMOS A MATURIDADE ESPIRITUAL EXEMPLIFICANDO E FALANDO MESMO DE JESUS COMO MODELO DE AMOR AO PRÓXIMO.

 

NUNCA É TARDE PARA EXERCEMOS AQUILO QUE NÓS PARECE MAIS PRÓXIMO DO NOSSO ENTENDIMENTO A CARIDADE CITADA COMO O BEM E A MEDIUNIDADE NÃO TEM MEDIDA NEM FIM.

 

A TOLERÂNCIA UM ENTRAVE QUANDO NÃO NOS PROPOMOS EXERCER-LA COM EQUIDADE. A IMPARCIALIDADE DEVA SEMPRE PREVALECER SEJAM QUAIS FOREM OS MOTIVOS APREGOADOS, COMO: RACISMO, RELIGIOSIDADE OU SEXUALIDADE.

 

SOLIDARIEDADE UM POUCO OU MUITO NÃO IMPORTA A SUA PROMOÇÃO AQUIETA OS MENOS AVISADOS QUE OS FREIOS DO EGOISMO NÃO SE FAZ CHEGAR.

 

SÃO TANTAS AS OPORTUNIDADES DE AJUSTES E REAJUSTES, QUE É DE ALARMAR O QUE SÃO DELEGADAS A PRÓPRIA SORTE ANTES MESMO DE ALGUM ESFORÇO EM MINIMIZAR O SOFRIMENTO, AS AFLIÇOES E O DESALENTO PROVOCADOS PELA DISTÂNCIA ENTRE O SABER E O CONHECER.

 

NÃO DIGAS QUE NÃO SABIAS DAS CONSEQUENCIAS DO MAL PROCEDER, DESCULPAS SÃO PRÓPRIAS ATÉ MESMO DO BEM AQUINHOADO. A MATERIALIDADE EXARCERBADA FERE, MACHUCA, OSTENTA A INDIFERNÇA E A INSENSATEZ.

 

SER PERFEITO NÃO CONDIZ COM NOSSA TEMPORARIEDADE HUMANA, MAS UM SALTO QUANDO EXERCIDAS AS FACULDADES D’ALMA ENTENDENDO QUE A ESCOLA DA VIDA SÃO SIMPLESMENTE LIÇÕES DE CARINHO E AMOR.

 

FAÇAMOS VALER NOSSOS DOTES ESPIRITUAIS, NÃO FICAREMOS SURPRESOS A ETAPA QUE VAMOS ATINGIR QUE ENTENDENDO AS PEQUENAS COISAS CHEGAMOS A MATURIDADE FALANDO DE COISAS MAIORES.

 

**************************************

 

ATRAVESSEMOS A VIDA COMO VENCEDORES! – Cônica - ....Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

ATRAVESSAR A JORNADA DA VIDA É UM PASSO GIGANTESCO QUE SE DÁ EM ATENDIMENTO À LEIS DO PROGRESSO E AO DESPERTAR DO ESPÍRITO, TUDO VOLTADO PARA O ENCONTRO COM A FELICIDDE E AS REALIZAÇÕES D’ALMA.

 

NAS NOITES QUENTES DE VERÃO FICAMOS AGUARDANDO A BRISA COMO AS OORTUNIDADES QUE PRECISAMOS APROVEITAR, SÃO MINUTOS, SÃO PRESENTES PARA E QUANDO CHEGAM MESMO CONSCIENTES NÃO FAZEMOS DELA UM ABRGO.

 

DUVIDAMOS SIMPLESMENTE. SÃO NOSSAS BARREIRAS EMOCIONAIS. A INSEGURANÇA, O MEDO A FALTA DE FÉ, QUE NOS PARALISAM. ENCONTRAMOS DESCULPAS TODA SORTE DE IMPECILHOS, SÃO PROVAS E EXPIAÇÕES DESTINADAS AO NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL,

 

E MESMO COM A ESCOLHA DO LIVRE=ARBITRIO OS MENOS AVISADOS SE ENTREGAM AO DESANIMO, A OCIOSIDADE ESQUECENDO-SE DA MISSÃO ASSUMIDA NA PÁTRIA ESPIRITUAL DESPERDIÇANDO A OPORTUNIDADE OFERTADA PELO SENHOR DA VIDA ATRAVÉS DA REENCARNAÇÃO.

 

O SENHOR DA VIDA JAMAIS NOS DIZ PARA ATRAVESSAR SEM ELE. FORNECE-NOS TODOS OS MEIOS PARA CHEGAR DO OUTRO LADO. SE VAMOS EM OUTRA DIREÇÃO E QUE CONFIAMOS DEMAIS NO NOSSO LADO HUMANO E MENOS NA PARTE QUE MAIS SE PAREÇA COM DEUS NOSSO LADO ESPIRITUAL.

 

NOS MOMENTOS DE ESCOLHA E MUITO COMUM AS DUVIDAS, TODOS PASSAMOS POR ISSO. HÁ UM LADO QUE NOS IMPEDE DE IR PARA FRENTE E OUTRO QUE NOS ENCHE DE DUVIDAS. O NOSSO BOM RELACIONAMENTO COM DEUS É QUE FAZ A DIFERENÇA.

 

É COMO O AMOR OU A AMIZADE ONDE QUANTO MAIS PRÓXIMOS ESTAMOS, MAIS ACREDITAMOS NAS PESSOAS E MAIS CONFIAMOS.

 

OU NO DIZER DE PAULO APÓSTOLO DOS CORÍNTIOS, todo devem lutar o bom combate, máxime porquanto cada pensamento tem centenas de testemunhas convencendo a sociedade que jamais se está sós.

 

SEGUINDO SEMPRE O HOMEM DE NAZARÉ, FOCO DE LUZ MAIS BRILHANTE, segundo a égide da questão de O Livro dos Espíritos se referindo ao modelo mais perfeito que Deus concedeu a seus filhos para guia-los na TRAVESSIA DA VIDA até chegar-se ao porto seguro dos esplendores celestes sob o comando daquele que asseverou que não nos deixaria órfãos.

 

QUANDO AS OPORTUNIDADES BATEREM A NOSSA PORTA, ANTES DE DIZERMOS NÃO COM UM MONTE DE DESCULPAS QUE NEM MESMO NOS ACREDITAMOS, OLHEMOS PARA O ALTO, SE UMA VOZINHA RESPONDER DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO E NOSSA ALMA SE ENCHER DE PAZ, É QUE ESTAMOS FAZENDO A ESCOLHA CERTA.

 

***********************************

 

A DOUTRINA ESPÍRITA EXPLICA TUDO QUE É INEXPLICAVEL? – Crônica...Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

Temos plena convicção que a DOUTRINA ESPÍRITA explica tudo o que é inexplicável de forma absolutamente inteligente e sensata, tudo faz sentido, tudo se encaixa perfeitamente.....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque.

 

 

Para reflexão de todos vamos nos ater a Época que diz que o Planeta Terra como todo ciclo evolutivo está iniciando a ÉPOCA DA REGENERAÇÃO. E DAI ADIANTE NO MESMO PATAMAR VAMOS COLOCAR A SEGUINTE QUESTÃO:

 

Os últimos acontecimentos, como desastres ecológicos, catástrofes, e outros que alcançam coletividades inteiras, com grande número de desencarnes, têm fomentado esse interesse.

“O MUNDO DE EXPIAÇÃO E PROVAS ESTÁ PASSANDO PARA O MUNDO DE REGENERAÇÃO” como tema fervilhante continua provocando o interesse de adeptos das mais diversas vertentes do pensamento religioso principalmente dos espíritas.

 

NO DIZER DOS ESPÍRITOS A TERRA NÃO DEVERÁ SOFRER UM CATACLISMO QUE ANIQUILARIA SUBITAMENTE UMA GERAÇÃO. A GERAÇÃO ATUAL DESAPARECERÁ GRADUALMENTE E A NOVA LHE SUCEDERÁ DO MESMO MODO, SEM QUE NADA SEJA MUDADO NA ORDEM NATURAL DAS COISAS. (GE, Cap. XVIII, item 27)

 

PARA ALGUMAS PESSOAS ADEPTOS OU NÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA “PARECE MESMO UM PARADOXO” como com tantas catástrofes. Imoralidades, apego exagerado ao materialismo, o egoísmo pontificando como meta prioritária de conquistas,

PODERMOS CHEGAR A ESSE TAL FADADO “MUNDO DE REGENERAÇÃO” se a todo instante uma nova onda de terror avassala os mais humildes recantos do PLANETA TERRA atingindo impiedosamente seus habitantes?

 

COMPREENDEMOS PERFEITAMENTE A INDAGAÇÃO. A PRIMEIRA IMPRESSÃO É ESSA MESMO MUITO DIFICL DE DIGERIR.

 

VAMOS FAZER UM RETROSPECTO ATÉ MESMO EM NOSSAS VIDAS. QUEM NÃO SOFREU ALGUM TIPO DE PROVAÇÃO? O PLANETA TERRA DENTRO DESSA MESMA VISÃO NÃO ESTARÁ SOFRENDO AS MESMAS PROVAÇÕES DENTRO DO QUE CHAMAM “CICLO EVOLUTIVA DAS COISAS”.

 

Lembro aqui com bastante propriedade um pensamento do amigo espiritual Matias Albuquerque: “NÃO HÁ SOFRIMENTO TÃO LONGO, COMO O QUE SE FEZ SOFRER”.

 

E, COMO TUDO TEM SEU MOMENTO, ESSE NOSSO MOMENTO COMO DIZEM NOSSOS BENFEITORES ESPIRITUAS ESSA TRANSFORMAÇÃO JÁ ESTÁ OCORRENDO E O QUE DEVA SER OBSERVADO E QUE NINGUÉM PODE PRECISAR DATAS OU DETALHAR O ANDAMENTO DO PROCESSO. A única coisa que podemos afirmar sem medo de errar é que essa regeneração da Terra se deve ao progresso MORAL DA MAIORIA DOS SEUS HABITANTES.

 

E é preciso que se diga que tais acontecimento CATASTROFICOS QUE SE VERIFICAM, naturalmente associado à transição em curso, ocorrem, segundo a Doutrina Espírita, porque os mundos também precisam evoluir, capacitando-se a receber as humanidades que também se renovam na sua caminhada evolutiva.

 

É o que quase sempre se nota depois dos grandes choques que dizimam as populações. Os flagelos destruidores apenas destroem corpos, não atingem o Espírito; ativam o movimento de vaivém entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, por conseguinte, o movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados. É de notar-se que em todas as épocas da História, às grandes crises sociais se seguiu uma era de progresso.

 

  Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, orienta em Obras Póstumas sob o título “Regeneração da Humanidade”, Segunda Parte, em 27 de abril de 1886, o que segue: “... Não credes, no entanto, no fim do mundo material; a Terra progrediu desde a sua transformação; deve progredir ainda, e não ser destruída...”.

 

“PARA QUE NA TERRA SEJAM FELIZES OS HOMENS É PRECISO QUE O BEM SEMPRE PREVALEÇA.”.....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

 

*******************************

 

VOCÊ TEM MEDO DE QUE? – Crônica....por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

O COTIDIANO PARA UMA GRANDE MAIORIA DE PESSOAS É ACOMPANHADO COM VARIOS MEDOS QUE PERTUBAM E INVADEM A MENTE.

ALGUNS EXEMPLOS CONCRETOS: DA VIOLÊNCIA, DE PERDER O EMPREGO, DA MORTE, DE FALAR EM PUBLICO, DE FICAR DOENTE, DA TRAIÇÃO, DE FICAR SOZINHO, DO FUTURO, DE NÃO ENCONTRAR UM GRANDE AMOR E ATÉ MESMO DE TER MAIS MEDO.

 

FAZENDO UMA ANALISE HONESTA PERCEBEMOS QUE NOSSOS MEDOS SE ORIGINAM PELA INSEGURANÇA. COMO PREMISSA ANTES DE COMBATERMOS NOSSOS MEDOS É IMPORTANTE COMPREENDERMOS INICIALMENTE COMO SÃO CONSTRUIDAS AS NOSSAS INSEGURANÇAS.

 

A CORAGEM E INSEGURANÇA ANDAM JUNTAS. UMA É ANTITESE DA OUTRA. VAMO-NOS REPORTAR A NOSSA INFANCIA. GUIAMO-NOS PELAS EMOÇÕES VIVIDAS DE FORMA MOMENTÂNEA, NAS BRINCADEIRAS, NAS GARGALHADAS, NOS SONHOS ATÉ NAS LAGRIMAS.

AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO VAMOS FILTRANDO ESSAS EMOÇÕES E PASSAMOS A SER MAIS RACIONAIS E MENOS EMOTIVOS. A NOSSA MENTE É UM ARQUIVO QUE REGISTRA TODOS OS MOMENTOS BONS E RUINS. E O QUE FICA MAIS PATENTE E A FORÇA DAS EMOÇÕES MAIS MARCANTES. ASSIM SE FIZERMOS UMA REPRESENTAÇÃO TEATRAL DESASTROSA NO COLÉGIO, CADA VEZ QUE FORMOS REALIZAR NOVA REPRESENTAÇÃO A NOSSA MENTE (ARQUIVO) VAI DESENCADEAR A MESMA IMAGEM NUMA SITUAÇÃO SEMELHANTE.

 

HÁ NECESSIDADE PORTANTO DE ALTERAR NOSSOS PENSAMENTOS PARA QUE AS INSEGURANÇAS SE DISSIPEM, CONSEQUENTEMENTE OS MEDOS.

 

UM FATO BASTANTE CURIOSO SENÃO “OBSCURO!.

 

ADQUIRIMOS CONHECIMENTOS, ARMAZENAMOS INFORMAÇÕES E DESENVOLVEMOS RACIOCINIOS MAS, ESSE LADO “OBSCURO” VICIA NOSSAS EMOÇÕES E FAZ COM QUE VALORIZEMOS DETERMINADOS TRAUMAS E EXPERIENCIAS NEGATIVAS. TODA VEZ QUE QUANDO DESEJAMOS SEGUIR EM FRENTE A MENTE (ARQUIVO) FAZ-NOS RELEMBRAR FRACASSOS.

 

ASSIM ESTABELECENDO UM CIRCULO VICIOSO.

 

ATUALMENTE A ANSIEDADE SÃO OS PROBLEMAS EMOCIONAIS MAIS FREQUENTES, QUE GERADOS NA INFANCIA E NÃO DEVIDAMENTE TRATADOS PODERÃO ACOMPANHARMOS PELO RESTO DA VIDA.

ESTAMOS RELACIONADOS COM O QUE OS MEDOS AFETAM NOSSO DESENVOLVIMENTO. E COMO TRATA-LOS?

 

NÃO VEJAMOS OUTRA ALTERNATIVA “A TRANQUILIDADE"! OFERECER AS PESSOAS A CONFIANÇA QUE “A TRANQUILIDADE” PODEM ULTRAPASSAR E VENCER ESSAS FASES.

 

HOJE PARECE QUE OS DIAS ESTÃO MAIS CURTOS PARA TUDO QUE TEMOS QUE PRECISAMOS FAZER.

 

E A ERA DA “ANSIEDADE”.

 

“O MEDO É A MAIS PRIMARIA DAS EMOÇÕES HUMANAS” SUA PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO FOI COM O CAOS QUE NÃO ENTENDIA...afirma nosso querido amigo DIVALDO PEREIRA FRANCO.

 

PORQUE CORRERMOS TANTO? SE NÃO VAI TRAZER NEHUM BENEFICIO EMEDIATO, PELO CONTRARIO CAUSAR TRANSTORNOS. ENTENDA A “ANSIEDADE” COMO UM ESTADO DE ALERTA. SIGNIFICA VITALIDADE, MAS A “ANSIEDADE” EXAGERADA TRADUZ POR UMA REAÇÃO DESPROPORCIONAL AO PERIGO, PODENDO TORNAR-SE UM ESTADO OBSESSIVO COMO O “TRANSTORNO DO PANICO”.

 

“MAS AFINAL PORQUE TEMOS TODOS ESSES MEDOS? SERÁ UM SENTIMENTO DE PRESEVAR E PROTEGER NOSSA VIDA FISICA E EMOCIONAL?

 

"SE SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS PORQUE SOFRER ANTECIPADAMENTE, PORQUE SOFRER PELO FUTURO, TEM SENTIDO?.....Espírio Matias Albuquerque.

 

********************************

 

NÃO SE IRRITE! SUA VIVENCIA SÃO SUAS EXPERIÊNCIAS, NÃO A DOS OUTROS! – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

PERGUNTE-SE A SI MESMO...EM QUE ISSO NOS AJUDA? O QUE GANHAMOS FICANDO IRRITADOS?

 

 

 

SE PENSARMOS BEM SOBRE ISSO, NÃO É TANTO ASSIM. TALVEZ NOS SINTAMOS SUPERIORES A S OUTRAS PESSOAS. ESPERAMOS SEMPRE DAS OUTRAS PESSOAS O JULGAMENTO DE QUEM SOMOS E QUE AS OUTRAS PESSOAS FAZEM, O DO QUE VOCÊ FAZ.

 

O IMPORTANTE É BASEAR-SE NO QUE VOCÊ FAZ, NÃO NO QUE OS OUTROS FAZEM. QUANDO SOMOS INCOMODADOS A EMOÇÃO É TÃO FORTE QUE É DIFICIL NÃO REAGIR. É NESSA HORA DIZEMOS ALGO QUE NÃO DEVERIAMOS OU QUE PODEREMOS NOS ARREPENDER DEPOIS. ESSE COMPORTAMENTO NA MAIORIA DAS VEZES NOS COLOCA EM SIRUAÇÕES PIORES. SÃO REAÇÕES DESPROPORCIONAIS EM DIVERSAS SITUAÇÕES.

UMA SIMPLES PERGUNTA “INOPORTUNA” PODE GERAR UMA RESPOSTA ATRAVESSADA, SEM NEXO. É PRECISO INVESTIGAR MAIS A FUNDO NOSSAS EMOÇÕES E REAÇÕES.

 

A IRRITAÇÃO PODE ESTAR ATRELADA A TANTAS SITUAÇÕES, COMO: ALTERAÇÃO HORMONAL, ESTRESSE, EXCESSO DE TRABALHO, CANSAÇO ANEMIA, DESCONTENTAMENTO COM ALGUM FATO ESPECIFICO.

COMO PERCEBEMOS A IRRITAÇÃO PODE SER SINAL DE UMA MANIFESTAÇÃO MUITO MAIOR E COMO A FEBRE QUE INDICA QUE O CORPO LUTA CONTRA UMA PROVAVEL INFECÇÃO. NADA ADIANTE OUVIRMOS MENSAGENS OTIMISTAS: CALMA, A VIDA É BELA, SORRIA, TEM GENTE EM CONDIÇÃO PIOR QUE A SUA.

 

SE O PÁRAMETRO DE CADA VIVÊNCIA SÃO NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIENCIAS E NÃO DOS OUTROS. PODEMOS AFIRMAR COM CONVICÇÃO QUE A “IRRITAÇÃO” ESTÁ LIGADA A “RAIVA, A “IRONIA”, AO “MAU HUMOR” MASCARADOS.

 

AI A VIVÊNCIA ATUAL COMO TAMBÉM A PRESENÇA DE VIDAS PASSADAS. ALGUM PROJETO FRUSTADO, ALGUMA AÇÃO QUE NÃO DEVA SER COLOCADA EM PRATICA OU UMA ATITUDE INCOERENTE COM A VONTADE. TODO TIPO DERIVADO DESSE MASCARAMENTO PROCEDE DE UMA MANEIRA DIFERENTE DA DO QUE QUEREMOS GERANDO MESMO UM SUFOCAMENTO DO DESEJO ORIGINAL.

 

NA REENCARNAÇÃO SE BEM OBSERVADA ENTRE NOSSOS AFINS NOTAREMOS COM TAMANHA LUCIDEZ, PORQUE SOLTA AOS OLHOS O TEMPERAMENTO IMTENPESTIVO DE ALUGUNS DELES.

A REENCARNAÇÃO TAMBÉM SE BEM CONDUZIDA NOS FARÁ APAZIGUAR COM O QUE OCORREU NO PASSADO, COM AQUILO QUE NÃO OCORREU DE ACORDO COM O ESPERADO.

 

É PRECISO FAZER NOVAS ESCOLHAS. QUANTO MAIS COSCIENTES ESTVERMOS DE NOSSAS ESCOLHAS, MENOS “IRRITAÇÃO” NOS AFETARÁ.

NÃO FAZER ESCOLHAS PAUTADAS NAS OUTRAS PESSOAS E, SIM ESCOLHAS COM QUE PUDERMOS ARCAR.

 

É SEMPRE BOM LEMBRAR DAS PALAVRAS DO Espírito AMIGO EMMANUEL através também do amigo Espírito CHICO XAVIER. Na hora da irritação que te ocorra: não grites; não escrevas; não prometas; não te ausentes; não compres; não vendas; não te agites; não opines; não gracejes; e não reclames.

Recolhe-te ao silêncio por alguns minutos, e entrega-te à oração, rogando o auxílio da Providência Divina. Sentirás, então, que a crise te haverá deixado e retomarás a normalidade da própria vida, para reger com segurança as próprias decisões.

 

 

******************************

 

A POSSIBILIDADE DO “LIVRE ARBÍTRIO DESAPARECER!" – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

SEM ENTRAR NO MÉRITO DO QUESTIONAMENTO FAZ-SE NECESSARIO DEBRUÇARMOS SOBRE ALGUNS ARGUMENTOS.

 

 

 

SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS CAPITULO V – LIVRE ARBITRIO.

 

843. O homem tem livre-arbítrio nos seus atos?

— Pois que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máquina.

 

844. O homem goza do livre-arbítrio desde o nascimento?

— Ele tem a liberdade de agir, desde que lenha a vontade de o fazer. Nas primeiras fases da vida, u liberdade é quase nula; ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. Estando os pensamentos da criança em relação com as necessidades da sua idade, ela aplica o seu livre-arbítrio às coisas que lhe são necessárias.

 

845. As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer não são um obstáculo ao exercício de seu livre-arbítrio?

— As predisposições instintivas são as do Espírito antes da sua encarnação; conforme for ele mais ou menos adiantado, elas podem impeli-lo a atos repreensíveis, no que ele será secundado por Espíritos que simpatizem com essas disposições; mas não há arrastamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder. (Ver item 361.)

 

846. O organismo não influi nos atos da vida? E se influi, não o faz com prejuízo do livre-arbítrio?

— O Espírito é certamente, influenciado pela matéria, que pode entravar as suas manifestações. Eis porque, nos mundos em que os corpos são menos materiais do que na Terra, as faculdades se desenvolvem, com mais liberdade. Mas o instrumento não dá faculdades ao Espírito. De resto, é necessário distinguir neste caso as faculdades morais das faculdades intelectuais. Se um homem tem o instinto do assassínio, é seguramente o seu próprio Espírito que o possui e que lho transmite mas nunca os seus órgãos. Aquele que aniquila o seu pensamento para apenas se ocupar da matéria se faz semelhante ao bruto e ainda pior, porque não pensa mais em se precaver contra o mal. E nisso que ele se torna faltoso, pois assim age pela própria vontade. (Ver item 367 e seguintes, Influência do organismo.)

 

847. A alteração das faculdades tira do homem o livre-arbítrio?

— Aquele cuja inteligência está perturbada por uma causa qualquer perde o domínio do seu pensamento e desde então não tem mais liberdade. Essa alteração é frequentemente uma punição para o Espírito que, numa existência, pode ter sido vão e orgulhoso, fazendo mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um idiota, como o déspota no corpo de um escravo e o mau rico no de um mendigo. Mas o Espírito sofre esse constrangimento, do qual tem perfeita consciência: é nisso que está a ação da matéria. (Ver item 371 e seguintes.)

 

O QUESTIONAMENTO:

 

01 - SEGUNDO AS INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS SUPERIORES O HOMEM TEM LIBERDADE DE PENSAR E AGIR

 

02 - TEM A LIBERDADE DE AGIR DESDE QUE TENHA VONTADE DE O FAZER. NAS PRIMEIRAS FASES DA VIDA A LIBERDADE E QUASE NULA.

 

03 – ANTES DE NASCER SUA PREDISPÕES INSTITIVAS PODEM INFLUENCIAR NAS SUAS ATITUDES.

 

04 – O ORGANISMO INFLUI NECESSARIAMENTE À MEDIDA QUE SE DISTINGUE AS FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS. NOS MUNDOS MENOS MATERIALIZADOS AS FACULDADES SE DESENVOLVEM COM MAIS LIBERDADE.

 

05 – QUALQUER PERTURBAÇÃO QUE AFETA SUA INTELIGENCIA PERDE O DOMINIO DO SEU PENSAMENTO E DAI NÃO TEM MAIS LIBERDADE.

 

ORA SENÃO VEJAMOS:

 

A MEDIDA QUE O HOMEM EVOLUI NECESSARIAMENTE NÃO HÁ COMO RETROAGIR NOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. TODO O ESPÍRITA OU NÃO SABE DESSE PRÓPOSITO. A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO É INERENTE O SARCEAMENTO OU NÃO DE SUA LIBERDADE DE AGIR E DE PENSAR.

PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO A MEDIDA QUE O ESPIRITO ATINGE ALTOS NIVEIS DE CONHECIMENTOS SABERÁ DISTINGUIR ENTRE O BEM E O MAL, ENTRE O CERTO E O ERRADO, CHEGANDO MESMO AO PONTO DE O “LIVRE ARBÍTRIO DEIXAR DE INFLUENCIA-LO EM SUAS DECISÕES”.

 

AI ESTÁ: “ONDE FICA O LVRE ARBÍTRIO”?

 

****************************

 

EXISTEM OS MARTIRES DA DOUTRINA ESPÌRITA?– Crônica!....por Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque

 

EM PLENO SECULO XXI, DIZER QUE EXISTAM MARTIRES RELIGIOSOS.

 

SÃO IDENTIFICADOS? COMO APONTA-LOS DIANTE DE TÃO DIVERSIFICADA RELIGIOSIDADE.

 

Jesus é o protótipo do mártir. Pela voluntariedade do seu sacrifício, deu o testemunho supremo da sua fidelidade à missão que o Pai lhe confiou. Dizia: "Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade" (cf. Ap 1,5; 3,14).

 

“PEDISTES MILAGRES. HOJE PEDIS MARTIRES. EXISTEM MARTIRES DA DOUTRINA ESPÌRITA. ENTRAI NAS CASAS E OS VEREIS.”........Santo Agostinho (Méd. Sr. E. Vézy.) Obra: Revista Espírita 1862

 

O CORAÇÃO DOS ADEPTOS DA IDEIA NOVA QUE LUTAM CONTRA OS PRECONCEITOS, COM O MUNDO E FREQUENTEMENTE COM A FAMILIA. SEUS CORAÇÕES SANGRAM E SE DILATAM, QUANDO SEUS BRAÇOS SE ESTENDEM PARA ABRAÇAR UM PAI UMA MÃE, UM IRMÃO OU UMA ESPOSA E NÃO RECEBEM A PAGA DO CARINHO, MAS SARCASMOS, DESDÉM E DESPREZO.

 

VERDADE! O INTERESSE PELO ESTUDO DA DOUTRINA EPIRITA NO MUNDO CRESCE VETTIGINOSAMENTE, (as estatísticas estão ai para provar) MAS AINDA ASSIM HOJE PODEMOS CONSIDERAR MARTIRES DA DOUTRINA ESPÌRITA OS QUE A CADA PASSO ESCUTAM PALAVRAS INSULTUOSAS: LOUCO, INSENSATO, VISIONÁRIO.....e durante muito tempo ainda terão que suportar essas afrontas da incredulidade e outros sofrimentos mais amargos.

 

Entretanto, a sua recompensa será bela, porque se o Cristo mandou preparar um lugar soberbo aos mártires do Cristianismo, o que prepara aos mártires da Doutrina Espírita será ainda mais brilhante. OS MARTIRES DA INFANCIA DO CRISTIANISMO MARCHAVAM PARA O SUICIDIO, CORAJOSOS E RESIGNADOS, PORQUE NÃO CONTAVAM SOFRE SENÃO DIAS, HORAS OU O SEGUNDO DO MARTIRIO, ASPIRANDO A MORTE COMO ÚNICA BARREIRA PARA VIVER A VIDA CELESTE.

 

HOJE OS MARTIRES DA DOUTRINA ESPÌRITA NÃO DEVEM NEM MESMO ASPIRAR A MORTE. DEVEM RESIGNADOS PRAZAR A DEUS O TEMPO NECESSÁRIO PARA AQUI DEIXA-LOS E NÃO JULGAR-SE DIGNOS DOS GOZOS CELESTIAIS.

ORAM E ESPERAM, COM PALAVRAS DE PAZ, DE AMOR E DE PERDÃO AOS QUE OS TORTURAM DESAVISADOS DA IMORTALIDADE DO ESPÍRITO.

 

COMO SE SABE OS PRIMEIROS DEGRAUS FORAM DIFICIES DE SUBIR. MAS FORAM TRASNPOSTOS E NOS AJUDARÃO A VENCER TANTOS OUTROS COM A AJUDA DOS BONS ESPÍRITOS ATÉ O LUGAR SIMPLES QUE CONDUZ A DEUS.

CHEGARÁ A HORA DA LUZ E ENTÃO NÃO MAIS HAVERÁ PERSEGUIDOS NEM PERSEGUIDORES.

PERSEGUIÇÕES AOS ESPÍRITAS SÓ PARA REPELIR A IDEIA NOVA: O PROGRESSO. SACERDOTES, CIENTISTAS, JORNALISTAS, EMPUNHAM A PENA EM PLENO SECULO XXI, mas desconhecem tantos outros que caminham com a verdade e colocam suas ideias e serviços despojando o HOMEM VELHO, aquele que o farão sofre.

 

"O progresso do tempo trocou as torturas físicas pelo martírio da concepção e do parto cerebral das ideias que, filhas do passado, serão mães do futuro".

 

NA RELIGIÃO, O MARTIRIO SE LIGA AO DERRAMENTO DE SANGUE. COMO A DOUTRINA ESPÍRITA E CIÊNCIA, FILOSOFIA E consequentemente RELIGÃO não há necessidade de tal procedimento.

Hoje, graças aos moderados, aos filósofos e, principalmente, à filosofia espírita, o fanatismo embainhou a espada. Não mais forcas, não mais torturas, não mais fogueiras.

 

“A gente se bate a golpes de ideias, a golpes de livros, a golpes de comentários, a golpes de ecletismo e a golpes de teologia.

 

OS MARTIRES DA DOUTRINA ESPÍRITA ENCONTRAM-SE NAQUELES QUE LUTAM PELA IDEIA NOVA OS CHAMADOS LOUCOS, INSENSATOS, VISIONÁRIOS. O PROGRESSO TROCOU A TORTURA FISICA PELO MARTIRIO DA CONCEPÇÃO DAS IDEIAS.

 

*****************************

 

CONFLITO DE RELIGIÕES! – Crônica....por Louren Junior..coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

NUNCA HOUVE TANTA PROCURA EM BUSA DA RELIGIOSIDADE.

 

O CRESCIMENTO DO MISTICISMO AVANÇA INEXORAVEL, NÃO HÁ BARREIRAS QUE POSSAM DEMOVÊ-LO.

 

TUDO SE EXPLICA A PREDOMONÂNCIA DO EGOISMO AINDA ARRAIGADO NO CARATER DO HOMEM RESPONDE POR QUALQUER CONFLITO ESPECIALMENTE DAS RELIGIÕES.

 

E COMO IMPOR A DITADURA DA FÉ.

 

CADA UM PER SI PRETENDE IMPOR A SUA FORMA DE CRENÇA, MESMO QUE NÃO SEJA A QUE TRAGA NO SEU INTIMO.

 

ESSA INSEGURANÇA PESSOAL PSICOLOGICAMENTE CONDUZ A DITADURA DA FÉ E VAI ARREGIMENTANDO ADEPTOS QUE PENSAM COMO ELE CONSIDERANDO-SE APOIADO.

 

DEMOSNTRANDO O PRIMARISMO QUE PREVALECE NO SER HUMANO EM EVOLUÇÃO.

 

SE FOMOS FEITO A IMAGEM E SEMELHANÇA COM DEUS, Não conseguimos nos livrar desses liames que estruturam a vida de que cujo AMOR PROCEDE RECURSOS INERENTES A DIVINDADE.

MAS, COM O CAMINHAR DE SUA EVOLUÇÃO O HOMEM CONSEGUE FUGIR DA SUA PEQUENEZ ESPIRITUAL VENCENDO AS CRISES EXISTENCIAS DE COMPORTAMENTO E RETORNA AO CONVIVIO MAIS NOBRE E TRANSCENDENTAL SE DESCOBRINDO.

 

PERIODOS DE REBELDIA, DE MATERIALISMO, CONQUISTAS QUE NÃO ATENDERAM SUA INTELIGÊNCIA, RETORNAM A RELIGIOSIDADE EM BUSCA DESSE DESCOBRIMENTO DE SI MESMO.

 

“A Doutrina Espírita não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-los a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los. A mediunidade, que permite a comunicação dos espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.”