NÃO TEM PORQUE! – DISTINGUIR ELEVADA ESCOLARIDADE E O LEIGO QUE NÃO CONHECE AS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA. - Crônica....Espírito Madame Curie e Pierre Curie......por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

19/02/2016 17:49

NÃO TEM PORQUE! – DISTINGUIR ELEVADA ESCOLARIDADE E O LEIGO QUE NÃO CONHECE AS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA. - Crônica....Espírito Madame Curie e Pierre Curie......por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

SABEMOS ATRAVÉS de Pesquisas diárias o crescimento pelo estudo da Doutrina Espírita no Mundo. Mas a DOUTRINA ESPÍRITA não se preocupa com as estatísticas, mas com a CONSCIÊNCIA DE CADA SER HUMANO.

 

Conhecer-se a si mesmo já era uma prática apregoada por Sócrates e representa a culminância de uma atividade eminentemente integrativa no ambiente social em que vivemos que pauta por discriminar e qualificar a pessoa pelo ter, sem valorizar o ser.

 

ELEVADA ESCOLARIDADE É UMA MARCA ATRIBUIDA aos Espíritas, nada mais. Devido pertencerem a uma Religião (Lembrando sempre que a Doutrina Espírita é Ciência, Filosofia e Religião por consequência) que valoriza a escola e o progresso intelectual, que as vezes se confunde com progresso espiritual.

São pessoas dispostas ao estudo, reflexão e investigação dos fenômenos paranormais.

Desde o lançamento de O livro dos Espíritos, por Allan Kardec, em 1857, a Doutrina Espírita despertou a curiosidade da sociedade, a rejeição de diversos segmentos religiosos, a intolerância daqueles que não conhecem seus fundamentos e a descrença por parte significativa das pessoas.

A proposta dos Espíritos Superiores através ALLAN KARDEC teve como premissa uma nova concepção religiosa alicerçada em princípios filosóficos, científicos e religiosos – uma reação ao dogmatismo das instituições religiosas ora vigentes. Novos horizontes iluminados pelas ideias de René Descartes, Immanuel Kant, Voltaire, pelos avanços da ciência que desmistificou conceitos estratificados pela ausência do saber. Adquirindo expressão em face da liberdade de manifestação do pensamento proclamado pela Declaração Universal dos Direitos do Homem da ONU de 1948. Possibilitando ao pensamento humano alçar voos na direção do desconhecido Sabendo que a morte é um fenômeno natural no processo vital de todos os seres vivos, por que não investigar as consequências do post-mortem e romper com as fronteira do desconhecido?

Assim ALLAN KARDEC notável pedagogo, educado na Escola de Pestalozzi passou a investigar, através do método cartesiano, fenômenos paranormais, descobrindo neles a existência de entidades invisíveis inteligentes, encontrando sempre respostas precisas, coerentes e inteligentes. Ficando demonstrado inelutavelmente, que vivemos em um universo onde coexistem diversas dimensões, muitas delas em planos além da matéria – afinal, não podemos afirmar que tudo que é invisível e imperceptível aos nossos sentidos é inexistente! Nessa lógica obtusa, como explicar as ondas eletromagnéticas, a radioatividade, as ondas ultravioletas e tantas outras não visíveis?

Assim, pelo método cartesiano, onde predomina o pensamento fundado na razão, concluiu pela sobrevivência do Espírito-pensante, entidade imaterial que sobrevive após a falência múltipla do sistema corporal e, que se mantém íntegra com seus pensamentos, sentimentos, ideologias e formas de ser presente no corpo humano físico, em dimensão diversa da nossa. O misticismo desse assunto, mantido por milênios em volta do fenômeno da morte, sofreu um impacto porque Kardec teve a ousadia de investigar o investigável e penetrar nos planos de Deus, que somente os doutores da Lei tinham acesso.

 

Ai começa essa DISTINÇÃO da Elevada Escolaridade e o leigo no que não concordamos. A ideia de fatos insondáveis sempre foi obra do puro obscurantismo! Na pós-modernidade, o saber não tem fronteiras e, muito menos regras que estabeleçam limites no processo investigatório. Não basta apenas refletir sobre as questões formuladas pela Antiguidade: De onde viemos, o que somos e para onde vamos?

Kardec aceitou o desafio e procurou justificá-las, apelando para a lógica e a cientificidade presentes nestas questões.

Ora como qualquer fato novo e antidogmático já se sabia que a DOUTRINA ESPÍRITA seria rejeitada. Afinal, como provar a existência do Espírito?

O mesmo desafio enfrentamos ao provar a existência da radioatividade. (Aqui trata-se da coautora desta matéria Madame Curie.) Todavia, aos poucos, o fenômeno da materialização foi sendo demonstrado e comprovado através da teoria da relatividade de Einstein e da física quântica, desenvolvida por Heisenberg e Schroedinger, ao comprovar que a matéria pode converter-se em energia e essa em matéria.

Assim, nessa ótica, pior cego é aquele que tem olhos e não vê ou não quer ver por comodismo ou por dogmatismo. A lógica e a ciência, a serviço da DOUTRINA ESPÍRITA, chamaram a atenção da comunidade científica mundial. Renomados cientistas e pensadores abonaram as teses de Kardec, dentre eles, Léon Denis, Alexandre Aksakof, Camille Flammarion, Arthur Conan Doyle, Victor Hugo, dentre outros.

É natural que o leigo, que não conhece as obras básicas da DOUTRINA ESPÍRITA – O livro dos Espíritos, O livro dos médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O céu e o inferno e A gênese – confunda a doutrina com o misticismo. Quando a DOUTRINA ESPÍRITA aportou ao Brasil deparou com uma cultura religiosa assimilada das religiões indígenas e africanas.

 

O QUE EXISTE NA REALIDADE É UMA DIFERENÇA CULTURAL E INTELECTUAL SIGNIFICATIVA ENTRE OS ESPÌRITASE OUTRAS RELIGIÔES. NADA MAIS! QUALQUER INDIVIDUO PODERÁ ENCONTRAR-SE DISPOSTA AO ESTUDO E REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO DE FENOMENOS ESPIRITAS OU PARANORMAIS COMO QUEIRAM.

 

Finalmente, o importante é ter conhecimento que cada pessoa é livre para fazer suas escolhas, mas será prisioneiro das suas consequências. E, nessa jornada, pautada por acidentes de percurso, será importante assinalar que a ideia do salve-se quem souber é mais importante do que a do salve-se quem puder. Finalmente, aquele que fizer escolha mais acertada, de acordo com a Ordem Universal e em face da sua consciência, será mais feliz no curso da vida.