Leonor Gavazzi - Entrevista

12/01/2011 13:40

Entrevista por Louren Junior

lourenjunior@ig.com.br

www.lourenjunior.webnode.com.br 

Curriculo

Centro Espírita Casa do Caminho Santana

www.casadocaminhosantana.com.br

Entrevistada Leonor Gavazzi
leonorgavazzi@gmail.com

Blog: www.leonorterapiastoquequantico.blogspot.com

www.quantumtouch.com (Practitioner, Brazil)

 

Aproveito para comentar, também atualizei meu

Blog, www.leonorterapiastoquequantico.blogspot.com 

e inseri um rápido vídeo em que comento sobre

Toque Quântico e Terapias Quânticas. Podem acessá-lo no

Youtube, link Leonor Gavazzi - Terapias Quânticas
Abraços Quânticos, Leonor

 

Leonor Gavazzi - Súmula Biográfica

Estudou ciências jurídicas e sociais, bacharelou-se em Direito na década de 70 pela PUC-SP, obteve várias Especializações, e desde então atua no Direito Corporativo. Também Conferencista, Palestrante de longa data e Árbitra (Juíza Arbitral), desde 2001. Em 2003 foi condecorada Comendadora pela Câmara Brasileira de Cultura.

Desde muito jovem é Espiritualista, integrou algumas escolas e religiões e interessou-se por práticas Alternativas de Curas, área da Saúde, assim como Filosofia, Metafísica, Grande Fraternidade Branca. Há mais de 20 anos pratica várias Terapias Vibracionais: Johrei, Reiki, Cura Prânica, Cósmica, Interdimensional, Iad Aour Ripui, aplicações de Cristais como apoio ao equilíbrio, Radiestesia, Radiônica, Cromoterapia, Aromaterapia, Musicoterapia, sendo Palestrante de algumas dessas matérias.

Em 2009 conheceu Toque Quântico com a Instrutora Bia de Oliveira, encantou-se com a eficácia do método, singelo na prática e profundo na essência, tornando-se em 2010 Praticante Credenciada por Quantum Touch (EUA). Nesse ano também iniciou pós-graduação “lato sensu” em área da saúde UNIFESP, setor Neurologia e Neurocirurgia, curso “Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos”, que visa aprofundamentos do saber na promoção de bem estar psico–físico-espiritual e ambiental. Sua monografia foca Física Quântica aplicada à saúde.

Tem estudando diversos outros métodos de Terapias Quânticas Vibracionais, como Bioenergia, Homeostase Quântica da Essência, com resultados fascinantes, o que a impulsionou à sua 2ª profissão, tornou-se Terapeuta Holística. Atua em várias técnicas de apoio terapêutico complementar e integrativo, na restauração física e emocional.

 

ENTREVISTA: FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE

 

Sr. Lourenço (1ª) A primeira de nossas observações pessoais é que você é uma pessoa, afora a sua trajetória acadêmica, extremamente apaixonada por tudo que a cerca. Amigos, novos aprendizados, novas alternativas da vida em comum, e uma voraz e persistente postura participativa. Todo esse seu conhecimento pessoal e acadêmico lhe transporta a alguma postura muito mais voltada para o bem e o próximo?

 

 

Leonor: “A verdade é o caminho. O bem é a ação. O belo é o sentimento. Desejo ardentemente que todos os cultivem(Mokiti Okada).

 

Sr. Lourenço, agradeço a generosidade do seu olhar e consideração com minha pessoa. Procuro simplesmente transitar dentro dos princípios da Verdade, Bem e Belo, para aprender e enriquecer minhas experiências, expandir a consciência do Ego ao Ser Superior e ser útil aos demais. Nesse processo considero a Espiritualidade o porto seguro e a Alteridade essencial; é imprescindível a interação de uns com os outros na diversidade, respeitar o pensar e agir alheios, importante lição a absorver neste plano da dualidade.

 

Einstein nos apregoa que tudo é relativo, como premissa da Lei da Relatividade. Assim prossigo sem apegos a organizações, teses filosóficas e religiosas, pois tudo está  em constante modificação, como nós próprios. Nas futuras gerações as concepções defendidas com ardor na atualidade, por certo serão superadas por outros conceitos. A mudança é exigência da lei universal da evolução; prossigo com a maior independência possível no meu ciclo atual, utilizando o que é útil para meu crescimento, mas tentando não me apegar ao transitório, no dizer de Chico Xavier: "Isso também passa."

 

Tem razão, gosto muito do que faço: Advocacia, Terapias Holísticas e Vibracionais Quânticas, Práticas Espiritualistas, Voluntariados, Doações de Terapias para a saúde, Estudos e as coisas mais singelas do dia a dia. Tento fazer a “lição de casa” impressa no meu “script” existencial, objetivando aperfeiçoamentos e aprecio oferecer minha contribuição social aos desafios que surjam, visando impactar, embora tudo muito longe do que seria o ideal.

 

 “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. (Jesus de Nazareth).

 
Foto Hubble - nossa Galáxia “Via Láctea”

Foto Hubble – mais de 10.000 galáxias clicadas em uma única foto

 Sr. Lourenço: (2ª)

O conhecimento que temos a respeito do Universo, de nosso mundo e de nós mesmos é extremamente limitado. Então, se desconhecemos a essência, a finalidade e a causa da maioria das coisas que vemos como conheceremos as coisas que não vemos?

 

Leonor: “Existem dois mundos: o mundo que podemos medir com régua e compasso e o que sentimos com nosso coração e imaginação”. (Leigh Hunt - Ensaísta inglês)

Dependendo da forma de observação, o conhecimento humano classificado como Popular, Filosófico, Teológico ou Religioso e Científico, contribui para sabermos algo do Universo e de nós mesmos, mas apenas fragmentos do saber, nesta fase do desenvolvimento humano. 

O Conhecimento Popular com observação superficial e subjetiva do dia a dia, transmitido pelas gerações, dá rudimentos culturais de grupos sociais, seu enxergar do Universo, dos seres e das coisas invisíveis, com seu foco peculiar.

O Conhecimento Filosófico baseado na razão, observa o Universo e que o integra, via argumentos racionais que evoluem ao longo dos séculos, em busca da verdade, de valores morais e estéticos, mas diferem do subjetivismo da mitologia e da religião, tanto quanto do empirismo da ciência.

 O Conhecimento Teológico ou Religioso, muito contribui para o entendimento do Universo e seus habitantes, apoiado em doutrinas com propostas sagradas e valorativas, inspiradas pelo Alto ou reveladas pelo sobrenatural, crê que suas verdades sejam infalíveis, por se constituírem em revelações superiores.

O Conhecimento Científico contribui para o entendimento do Universo e seus integrantes, nos fatos reconhecidos pela experimentação e não por argumentos racionais, mediante métodos sistemáticos e confiáveis, que buscam a exatidão mas são reformuláveis pelas novas técnicas que vão sendo adquiridas.

Assim, reconhecemos o Universo, como nas fotos da Via Láctea e milhares de outras galáxias, clicadas pelo Hubble, que há dez anos eram desconhecidas!

 

"Sustento que o sentimento religioso cósmico é o mais forte e o mais nobre incitamento à pesquisa científica" (A. Einstein)

 

     

Livro dos Espíritos                                           DNA

 

Sr. Lourenço: (3ª) Sabemos a quantas andam as especulações sobre o relacionamento entre Doutrina Espírita e Física Quântica. Na verdade a Física Quântica trata da interação entre os vários componentes que formam a parte material da natureza que podemos observar. A natureza espiritual pelo que nos parece nunca foi objeto de seus tratados. Comprovar ou não se os fenômenos espirituais são governados, por leis quânticas, me parece ainda que requer  futura investigação. Dê sua opinião. O que realmente de concreto podemos estabelecer entre os dois segmentos, espiritual e quântico?

 

 

Leonor: Qualquer um que não se choque com a Mecânica Quântica é porque não a entendeu”. (Niels Bohr)

A “Física Quântica” ouMecânica Quânticaé a teoria física que trata do universo do muito pequeno, estuda os sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons, pósitrons e outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. Pela experimentação, explica o “como” e o “porquê” as coisas e os fenômenos ocorrem. 

 

As teses aceitas cientificamente convivem com outras mais avançadas, não limitada à visão oficial, e tal ocorre com a Física Quântica. Seu criador há mais de 100 anos, Max Planck focou nos sistemas físicos, mas está surgindo uma Teoria de Física Quântica de vanguarda, através de renomados cientistas físicos com obras importantes, do porte de Amit Goswami, o qual reconhece um elemento extrafísico que denomina “consciência” e Gregg Braden, que faz a ponte entre a Ciência e Espiritualidade. Não nos surpreenderemos se num futuro não tão distante, a ciência incluir à “consciência”, os atributos “alma”, “espírito”, “psique”, reconhecidos pelos segmentos da Filosofia.

 

Einstein foi o primeiro a utilizar a expressão “quantum” em 1905, ao desenvolver o conceito de fóton e os fenômenos fotoelétricos. O avanço do estudo científico quântico é de tal ordem que o cientista e Físico Quântico Amit Goswami faz uma indagação: - “Física Quântica ou Religião Oriental?” dado o ponto de convergência entre a ciência e a espiritualidade.

Dentre as características da Física Quântica, destacam-se o estudo das probabilidades infinitas; o princípio da incerteza, a não separação do observador com o objeto observado; o princípio quântico de superposição; o uso de grandezas que não comutam, de números complexos; sua não-localidade; fixa escala na natureza, separando o mundo microscópico do macroscópico; a dualidade onda-partícula, dentre outros estudos.

A Doutrina Espírita de Allan Kardec, (pseudônimo do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail) que trata da natureza, origem e destino dos espíritos e sua relação com o mundo material, tem sido importante para o autoconhecimento humano, ao capacitar os seres a se desenvolverem melhor no estágio atual de evolução de nosso planeta. Os estudos da Doutrina Espírita se baseiam no Evangelho de Cristo e sabe-se terem sido ditados por seres superiores do plano espiritual.

Entre a Física Quântica e a Doutrina Espírita ou a Espiritualidade, há pontos de confluência quando ambas tratam de aspectos comuns que reverberam da matéria e também de alguns fenômenos extrafísicos, embora cada qual tenha objetivos de atuação diversos, a ciência com base na experimentação material e a espiritualidade no autoconhecimento.

Teorias e fenômenos inexplicáveis sempre houve no mundo. Os escritores e os cientistas doutrinários poderão movimentar seus conhecimentos na construção de novos enunciados para as filosofias terrestres, mas a obra definitiva do Espiritismo é a da edificação da consciência profunda no Evangelho de Jesus Cristo (Emmanuel).

           

   Concepção artística de Energia Quântica   |   Allan Kardec

 

Sr. Lourenço: (4ª) É comum criticar-se a comunidade cientifica por não se interessar pelas questões espíritas (espiritualistas), o que nos parece bastante compreensível. Imaginem se a Ciência desse crédito a toda a teoria espiritualista que basear-se na Física Quântica para provar a existência de Deus, do espírito ou de qualquer outro princípio. Melhor é rejeitar tais idéias do que arriscar com uma que seja completamente equivocada. O Espírito Erasto através de Kardec nos orientou com relação a novas questões: “Mais vale repelir 10 verdades que admitir uma só mentira.” Leonor estamos no caminho certo? Falta muito ainda para admitirmos alguma verdade? Você por acaso que acompanha tudo que diz respeito ao desenvolvimento da Física Quântica e interessada em tudo que diz respeito à Doutrina Espírita tem alguma (ou pretensa) verdade? Complementando: É comum observamos que muitas Instituições Espíritas ou não, mantêm práticas e/ou discussões estéreis em torno de assuntos, como: crianças índigos, ubaldismos, ramatisismos, apometria, cromoterapias, desobsessão por corrente magnética (com direito a choques anímicos) e tantos outros inusitados “ismos” e “pias”. Como todos sabem Allan Kardec se doou integralmente para legar a humanidade uma Doutrina imune a esses atavismos, vícios religiosos e dogmas de qualquer natureza. No melhor do entendimento toda e qualquer prática que exceda a exteriorizar de forma simples a discrição dos que trabalham para o Cristo, nada mais inventam do que práticas bizarras ao contrario daqueles que se entusiasmam através de um acurado estudo metódico e sério. Leonor a extensão da pergunta é pertinente. No caso da Física Quântica e o seu relacionamento com a Doutrina Espírita, em que fenômenos espíritas muitos procuram tudo explicar, ao contrario da base doutrinária espírita que só é comprovada pela experimentação. Estamos correndo um sério risco em prostarmos por terra essa maravilha “que é o estudo quântico”?

 

Leonor: “Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do “Amor” não há salvação”. (Chico Xavier)

As Religiões contribuem para o conhecimento - na crença das causas, natureza e finalidade da vida e do Universo. Fundadas por personalidades ligadas ao sobrenatural, as maiores Cristianismo, Judaísmo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo e Xintoísmo, se subdividiram em centenas de seitas que influenciam os seres humanos, na medida da sintonia destes com seus preceitos.

Expressivo também o valor da Teosofia, corpo de conhecimentos que sintetiza a Filosofia, Religião e Ciência, proveniente da antiguidade até nossos dias, e apresentada ao mundo moderno por Helena Blavatsky no final do sec. XIX. Por ser interdisciplinar, proporciona ligação entre as várias culturas e tradições religiosas, ocidentais e orientais, transmitida por mensageiros do Alto.

Todos os que acreditam haver em si alguma coisa mais do que matéria, são por definição Espiritualistas, independente de sua religião. O Espiritualismo como oposição ao Materialismo, é o pilar da maioria das doutrinas religiosas.

O Esoterismo e a Metafísica com suas práticas peculiares, também oferecem sua contribuição ao conhecimento humano, e não merecem ser desprezados, face a alteridade essencial ao desenvolvimento cultural da nossa espécie.

No caso do Espiritismo Kardecista, a principal diferença entre esta doutrina e a maioria das religiões, é sua crença na possibilidade de comunicação entre o mundo corporal e o mundo espiritual, possibilidade esta que gera confusão por parte dos leigos entre o Espiritismo e as religiões Afro-brasileiras, embora cada qual possua origens completamente distintas umas das outras. A Ciência, a Filosofia e a Moral são pressupostos de estudos do Espiritismo, ao tentar o diálogo entre essas três áreas do conhecimento.

Tudo se altera constantemente, aí reside o sentido da evolução. Ao se alterar o nível de consciência, até cientistas se modificam, como o renomado e citado Físico Quântico Amit Goswami, que era inicialmente cético, mas foi transformado através de sua obra.

Portanto, Física Quântica e Espiritualidade seguem sua trajetória, cada qual desempenhando seu papel no contexto do saber, cada uma proporcionando seus entendimentos. Outros olhares espiritualistas também contribuem e o momento de transição planetária é de união e compreensão entre todos.

"Eu permito a todos serem como quiserem e a mim como devo ser." “Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo” (Chico Xavier).

Concepção artística de Energia Quântica   |   Doutrina Espírita

 
 

 Sr. Lourenço: (5ª) O que se faz é um paralelo entre o que a Física está descobrindo, com que os Espíritos já tinham revelado a Kardec a fim de que os espíritas e os não espíritas percebam que o Livro dos Espíritos não é apenas um repositório de informações a serviço da Didática Espírita. Imaginemos que todos tivessem lido a obra de Kardec, no futuro ficaríamos surpresos com o pouco caso que a ciência atual fez da Doutrina Espírita. Você concorda? Complementando: Afinal o que a Física Quântica vem revelar, a maioria dos espíritas já têm conhecimento, sem desmerecer a Física, pois Kardec em a Gênese item 16 afirma: “A Doutrina Espírita e a Ciência se completam reciprocamente – a Ciência sem a Doutrina Espírita, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria – a Doutrina Espírita sem a Ciência faltaria apoio e comprovação”.

 

 

Leonor: “A Ciência, a Filosofia e a Religião constituem o triângulo sobre o qual a Doutrina Espírita assenta as próprias bases, preparando a Humanidade do presente para a vitória suprema do Amor e da Sabedoria no grande futuro. A Ciência indaga, a Filosofia conclui e o Evangelho ilumina”.    (Emmanuel)

Na fase atual do conhecimento humano, Física Quântica e Espiritualidade transitam cada qual nos seus específicos segmentos, na medida da experimentação científica da Física Quântica e da experiência obtida pelo autoconhecimento espiritual da Espiritualidade.

Essa a realidade do nosso momento cultural no planeta, quiçá em outro momento do desenvolvimento humano, Ciência, Filosofia e Teologia possam ser estudadas e aplicadas partindo-se de pressupostos unos, com única visão extrafísica de investigação, embora voltadas cada qual aos seus próprios campos de análise.

 

“A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho natural” (Albert Einstein)

 
 

 

  
Quark


Amit Goswami
 

 

Fluido Vital – foto Kirlian

 

 

Sr. Lourenço: (6ª) O Espírito e a Matéria são dois elementos constitutivos do Universo; o Principio Vital será um terceiro? Vamos postular melhor este questionamento. A Física Quântica denominou na Teoria das Supercordas a menor partícula subatômica já descoberta o tal do “quark”. Fios energéticos que ao vibrarem identificam o núcleo ao qual estão conectados. Mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. Mas vamos deixar claro que os Físicos e muito menos a Física quântica não está interessada em provar que a Doutrina Espírita esta certa ou errada, ela somente busca respostas. Mas, não podemos omitir que os conceitos contidos na Codificação Espírita, (Ditadas pelos Espíritos à  Allan Kardec) dizem respeito de perto as pesquisa realizadas pela Física quântica. Também vamos citar o Físico Indiano AMIT GOSWAMI, ele tem instigado os meios acadêmicos com a busca de uma ponte entre a Ciência e a Espiritualidade. Para emoldurar esse nosso pensamento, tracemos um paralelo: A própria comunidade cientifica nos dias de hoje, chega a denominar na Teoria das Supercordas o “quark” como a mínima porção da matéria, não estão viabilizando e concluindo com que os espíritos ditaram a Allan Kardec, o tal do Fluido Vital? Leonor se possível trace e faça um diagnóstico entre essas duas grandes verdades!

 

Leonor: “Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha." (André Luis)

 

Na fórmula da Teoria da Relatividade de Einstein

“Matéria é energia em estado condensado (inércia) e Energia é matéria em estado luminoso”

 

                                                                          E = mc2 | m = E/c2

 

O Fluido Vital segundo a Doutrina Espírita, é fluido encontrado apenas nos seres orgânicos, responsável pela animalização da matéria nos seres vivos, proveniente do Fluído Cósmico Universal. O Fluído Vital no seu conjunto constitui o Duplo Etérico”, “Corpo VitalouCorpo Bioplasmático”. Sob a ótica da Ciência, o Fluido Vital se enquadra na “Energia”, matéria em estado luminoso. 

 

Na minha percepção, “Energia” e “Matéria”, expressões definidas na Teoria da Relatividade, são os dois únicos elementos admitidos como constitutivos do Universo e, portanto, o “Princípio Vital” está inserido em “Energia”, tal como Consciência”, “Psiquê”, “Espírito”, “Alma”, por integrarem a parte extrafísica do ser, em contraponto à “Matéria”, que constitui seu corpo físico.

 

O Quark, na Física de Partículas, tecnicamente é considerado um dos dois elementos básicos que constituem a Matéria (o outro é o lépton) e é a única, dentre as partículas, que interage através de todas as quatro forças fundamentaisQuark é um fundamental com carga ou cor. No modelo padrão, os férmionQuarks ocorrem em seis tipos na natureza: "top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down". Os dois últimos formam os prótons e nêutrons, enquanto os quatro primeiros são formados em hádrons instáveis em Esta concepção é interessante por ser a base do que é denominado aceleradores de partículasMatéria, a que grande parte da humanidade se apega e luta por elementos materiais com tanta voracidade. . hadrónica. Portanto, na visão científica, o

 

A Teoria das Cordas ou das Supercordas, sustentada dentre outros, pelo célebre Físico Quântico Michio Kaku, cientificamente tem um modelo físico com blocos fundamentais unidimensionais, semelhantes a uma corda e não por pontos sem dimensão (partículas), esta como base da Física tradicional. Em síntese se propõe a vir a ser uma única teoria de tudo, simplificando diversos conceitos e diversas teorias, e continua objeto de estudos de evidências.    

 

Portanto, vê-se que a Física Quântica tem em sua esfera de consumo da população, muitos de seus resultados concretos, como aparelho de CD, o controle remoto, os equipamentos hospitalares de ressonância magnética, e até mesmo o famoso computador. Nesse contexto, a Física Quântica e a Espiritualidade caminham, a nosso ver, a passos largos para unificação de conceitos extrafísicos num futuro não muito remoto, dados os pontos de confluência já admitidos por âmbas individualmente.

 

“Se estivermos certos, Big Bang estão acontecendo enquanto você lê esta frase (Michio Kaku).

 

Perispírito   |   Foto Kirlian um dedo - Perispírito, Fluído vital

 

 

Sr. Lourenço: (7ª) Demonstrando um mundo além do nosso, que sucede a vida terrena, os fatos espíritas, como partes integrantes de uma mesma Doutrina, são sólidos fundamentos,não atraindo para si o miraculoso ou o sobrenatural. Exemplo: Allan Kardec esclarece o “Perispírito” com dados muito precisos, promovendo uma grande revolução na ciência, na religião e na filosofia. O que você tem a acrescentar? A Ciência Espírita, se utilizando do instrumental mediúnico e das propriedades do Magnetismo Humano, revela-nos a realidade da dimensão extrafísica e descortina, portanto novos horizontes de investigação e integração?

 

 

 

Leonor: "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta." (Chico Xavier).

O “Perispírito”, segundo a Doutrina Espírita é o elemento intermediário entre corpo e espírito, um “corpo” fluídico que envolve o espírito e molda o físico, mais grosseiro que o espírito e mais sutil que o físico. O Perispírito provém do Fluido Cósmico Universal”, matéria primordial do Universo, constitui um corpo dotado de centros de força. Os centros de força se identificam nas teses da Teosofia e outras doutrinas ocidentais e orientais, que citam a existência do Corpo Astral e dos Chakras no ser humano.

O “Perispírito” na visão da Doutrina Espírita, desempenha funções na comunicação do encarnado com o espírito comunicante, nos fenômenos mediúnicos, além de outras funções ligadas ao campo energético e vibracional. Suas vibrações transformam os fluídos semi-materiais em ondas fluídicas que variam de luminosidade, conforme seu emissor.

O “Magnetismo” é a forma de transformar o Fluido Vital em energia. O Magnetismo humano, produzido pelo Fluido do Homem encarnado, contém impurezas na mesma medida do seu emitente, e sua aplicação pode causar-lhe fadiga por diminuir seu repositório. O Magnetismo espiritual provém do Fluido dos Espíritos, é mais poderoso em razão de sua pureza, e produz efeitos mais rápidos, sem resultar em fadiga do aplicador, face seu repositório.

A Doutrina Espírita suscita válidos horizontes de investigação desde que surgiu até nossos dias, novas pesquisas científicas e integração, e impacta valores ao conhecimento humano.  Outras doutrinas merecem também respeito pela sua contribuição, neste ciclo de evolução planetária.

“A ciência sem religião é aleijada; a religião sem ciência é cega” (Einstein)

 
 

 
André Luis

Glândula Pineal

Chakras - Plexos Nervosos

 

 

 

Sr. Lourenço: (8ª) As verdades e as definições de André Luiz no Livro “Missionários da Luz” sobre a “glândula pineal”, conhecida por “epífise”, antecipam de certa forma as descobertas cientificas terrenas. A revelação espiritual informa ser a “epífise”, a glândula da vida mental e elo com a espiritualidade. A interligação entre os Centros de Força (chacras) do Perispirito, do duplo etéreo (do Duplo Etéreo, que se forma na encarnação do espírito, mas que não tem existência própria como o Perispírito e se extingue com a morte física.) e os Plexos nervosos do corpo físico acontecendo através de laços fluídicos. O Professor e Mestre em Ciências pela USP, Dr. Sérgo Felipe de Oliveira através do Instituto de Estudos “UniEspirito” afirma que buscou no Livro “Missionários da Luz” para obter conhecimento sobre a “epífise”. Tudo isso chega ao nosso conhecimento corroborando com tudo que se pesquisa em termos de materialidade. Afinal nós somos na realidade uma extensão (origem) do mundo espiritual?

 

Leonor: “O Espiritismo, em sua feição de Cristianismo redivivo, tem papel muito mais alto que o de simples campo, para novas observações técnicas da ciência instável do mundo”. (Emmanuel)

O Filósofo René Descartes, entendia que a alma humana se situava na glândula pineal, tal sua importância, que continua sendo estudada por correntes religioso-filosóficas, as quais a consideram o 3º olho. Ela se assemelha ao olho físico e se localiza no centro geográfico do cérebro, que talvez seja um órgão atrofiado em mutação herdado de nossos ancestrais.

Na obra “Misionários da Luz”, ditada por André Luiz a Chico Xavier, é a glândula ligada à mente espiritual por vibrações eletromagnéticas do campo vital, e comanda forças subconscientes, sendo ainda glândula mental, com expressão no corpo etéreo e na emotividade por presidir o sistema endócrino.

Cientificamente, em súmula a glândula pineal é composta por quatro tipos de células, é grande na infância e menor na puberdade, tem papel importante no desenvolvimento sexual e comanda funções cerebrais e endócrinas, atuando no sistema nervoso autônomo mediada por informações vindas da retina.

A Ciência tradicional voltada a evidências comprováveis, só avalia os aspectos materiais da glândula pineal, visto não ter por objeto estudos extrafísicos. Já André Luiz e a Doutrina Espírita nos fornecem entendimentos avançados das funções dessa glândula, com sua visão na interação mente-espírito.

Os estudos e experiências espiritualistas, nos levam a crer que na verdade somos seres espirituais ou interdimensionais, passando por vivências na tridimensionalidade para enriquecer nossa percepção, consciência e evolução. Portanto, temos origem espiritual e estamos vivenciando experiências no plano material terrestre. 

 

“As Leis da Natureza nada mais são que Pensamentos Matemáticos de Deus” (Kepler)


Leon Denis

Magnetismo Humano

Magnetismo Humano

 

 

 

 

Sr. Lourenço: (9ª) Um dos aspectos que mais “intriga” a sociedade cientifica, (não estamos nos referindo a sua emancipação acadêmica ou experimental) é o “Magnetismo” que é um fenômeno da vida, por constituir manifestação natural em todos os seres. Você acredita? Segundo Leon Denis, “(...) O Magnetismo vem a ser a medicina dos humildes e dos crentes, (...) de quantos sabem verdadeiramente amar”. (Léon Denis, no livro 'No Invisível', 2ª Parte, cap. XV)

 

 

 

Leonor: “Para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual, muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra” (Emmanuel)

O Magnetismo humano e espiritual empregados para restaurar a saúde, são fortes aliados na recuperação de moléstias, apresentando resultados surpreendentes, muitas vezes não explicados pela ciência tradicional, por cuidar também de aspectos extrafísicos que esta desconhece. Magnetismo é de fato a Medicina dos humildes e dos crentes, como a denominou Léon Denis, consolidando-se a cada dia a favor dos seres humanos.

Essa prática guarda semelhanças com a Terapia Quântica Vibracional, que objetiva restabelecer o equilíbrio perfeito do físico e da alma, em tratamentos simultâneos aplicados à pessoa.

Nesse campo a contribuição da Física Quântica é formidável, como um acelerador dos recursos oriundos do Magnetismo - Fluido Universal, nos tratamentos vibracionais realizados pela radiação da energia pelas mãos.    

Os Passes e as radiações magnéticas espíritas são preciosos instrumentos disponibilizados, com base no Amor Universal e na Caridade, para o restabelecimento das condições originais da saúde do corpo físico e dos elementos extrafísicos do ser humano, um serviço comunitário de alto valor ético e pura doação, que gratificam tanto a quem os realiza como a quem os recebe.

 

“A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma. (Chico Xavier).


William Croockes

katiecrookes

William Croockes e o espírito de Katie King materializado

Ectoplasma

 

 

 

Sr. Lourenço: (10ª) Sabemos com muita propriedade que grande parte dos conhecimentos científicos hoje comprovados, partiu da “dúvida” quanto suas origens. Um deles foi sem favor o atribuído ao sábio Willian Crookes, que a fim de provar a inexistência espiritual dos fenômenos, acabou se tornando um dos seus mais ardorosos intérpretes e colaboradores, na formação da base científica da Doutrina Espírita. Estudou e pesquisou o “Ectoplasma” (Substância porosa desprendida pelo médium apto a esse tipo de fenômeno), através da materialização do espírito de Katie King, descobriu que na sua composição encontram-se células epiteliais (células que compõem as mais finas camadas que envolvem os órgãos dos seres encarnados, como o pâncreas, o fígado, etc. além do sal comum). A partir desses estudos e experimentos comprovados, podemos também traçar um paralelo para materializações sem o uso do “Ectoplasma, mas a partir somente da própria estrutura do universo (transformação da realidade material), como: o aparecimento de um castelo, de um jardim florido, de uma estância espiritual consolidada, etc, de uma certa forma utilizando somente do pensamento ou sentimento. O que a Física quântica tem a oferecer nesse particular?

 

 

Leonor: “A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana” (Luiz Pasteur).

O Ectoplasma (do ektos grego, significa “de fora” e de plasma, que significa “coisa formada ou moldada”) é um termo cunhado por Charles Richet, para designar essa substância ou energia espiritual, exteriorizada pelos médiuns em transe de efeito físico. O Ectoplasma é condutor de psicocinese, aparenta uma  espécie de substância porosa ou fluido, pela qual os espíritos interagem em nosso plano físico, tomam sua forma para serem reconhecidas na tridimensionalidade e contatar os seres encarnados.

William Crookes, Físico e Químico inglês, contribuiu com várias pesquisas científicas, e no campo da Espiritualidade participou de fenômenos mediúnicos com o Ectoplasma, produziu as fotos do espírito materializado de Kate King. Ele afirmou: "Esses experimentos parecem estabelecer conclusivamente a existência de uma nova força, conectada com o organismo humano de alguma maneira desconhecida." Influenciou o meio científico da época com sua credibilidade e renome.

 

 

 

..............................Continuação ENTREVISTA LEONOR GAVAZZI

 

 

Fritjof Capra, Ph.D., Físico atesta a importância do observador na produção dos fenômenos quânticos. Ele não só testemunha os atributos do evento físico, mas também influencia na forma como essas qualidades se manifestarão. A consciência do sujeito que examina a trajetória de um elétron vai definir como será seu comportamento.

Nesse contexto, as Células são objeto das pesquisas científicas da Física Quântica, dentre outros motivos de observação de objetos físicos; quanto ao Ectoplasma, dada sua característica extrafísica, não identifico publicações científicas abalizadas a respeito. Mas tenho a convicção de que os fenômenos espíritas futuramente serão todos atestados cientificamente, sendo apenas questão de tempo para nos maravilharmos com suas revelações.

“Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão”. (Max Planck)

 
 

Sr. Lourenço: (11ª) Todos os seres humanos possuem poderes naturais que podem passar despercebidos durante toda a sua existência, ou serem desenvolvidos por meio de métodos científicos. Richard Gordon mostra em “Toque-Quântico - O Poder de Curar” que a possibilidade da cura está literalmente em nossas mãos. Você percebe? O assunto que você conhece bem e a relação espiritista é bem complexa (ainda)! Um desses aspectos é a cura pelas mãos sem a necessidade do toque. O intuito é explicar aspectos principais de algumas dessas técnicas. A sua afirmação nada mais é que o “passe espírita” ministrado pelos espíritas, já identificado experimentalmente e explicitado através da Codificação Kardequiana?

 

 

Leonor: “Acredito que um dia, a Ciência da Força Vital trará a dimensão da conscientização para o nosso entendimento da física, da química, da biologia, da medicina e da psicologia” (Richard Gordon)

Richard Gordon é o sistematizador do método Toque Quântico, agregando os princípios da Física Quântica - Ressonância e Sincronismoalém de percepções corporais e respiração. Ele potencializa o reequilíbrio físico e emocional, agiliza a normalização de funções do corpo e do extrafísico, realinha espontaneamente a estrutura de ossos, que se movimentam e reassumem seu lugar correto no físico, restabelecendo o fluxo natural da energia vital.

 
 

A singeleza do método de cura pelas mãos, mediante toques ou simples radiação de energias, inclusive à distância, permite qualquer pessoa utilizá-lo após conhecê-lo, pois seu pragmatismo independe de crença ou de conhecimentos científicos aprofundados. Há técnicas mais avançadas para uso do Toque Quântico, que o enriquecem e também disponibilizadas aos interessados.

 
 

Conheço outros métodos de Terapias Quânticas Vibracionais, como Bioenergia, Biotoque, Homeostase Quântica da Essência, dentre outros, com resultados igualmente incríveis, similares ao Toque Quântico.

 
 

Identifico algumas semelhanças do Toque Quântico com a Magnetização Espírita, ou Passes Espíritas, (que também realizo) enquanto radiação da Energia Vital. Todavia no Toque Quântico percebo existirem diferenças quanto à captação da energia, nas freqüências vibracionais emitidas, no método aplicado, na possibilidade de auto-aplicação e por vezes na imediata solução de situações, face o potencializador quântico empregado e o aplicador.

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. (Leonardo da Vinci)

                                         

 

                                                                            Galáxia NGC 3982          A “Criação” – arte                                 Greg Baden

Sr. Lourenço: (12ª) A Física Quântica tem sido considerada, no meio espírita, como em alguns grupos religiosos, como sendo aquela que vai confirmar a existência de Deus e do espírito. Nesta matéria, temos um ponto de vista mais cuidadoso do que é normalmente apresentado. De fato, os fenômenos ao nível quântico têm feito os cientistas se sentirem incomodados e perplexos já que eles mostram que na realidade os nossos cinco sentidos nos fazem crer numa verdade ilusória. Porém, isso não significa que a Física Quântica esteja admitindo a existência de “algo exterior” ou “além da matéria”, conforme proposto pelas Doutrinas Espiritualistas. O que se pretende através deste nosso questionamento é à maneira do possível e do concreto. Para que uma afirmativa seja considerada científica, não basta que ela envolva um assunto científico e nem que o autor dessa afirmativa seja cientista. É preciso que seja apresentada uma explicação mais detalhada e doutrinariamente embasada. O movimento espírita ao meu modo de ver, deve, portanto, ser cuidadoso ao divulgar idéias ligadas aos fenômenos espíritas e àquelas propostas pela Física. Mas, isso só não basta. Daí a nossa essência. Há um vazio enorme. Muitos se dedicam a esses estudos. Aguardemos novas considerações.

 
 

Leonor: “Aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza” (Bertrand Russel)

 
 

Impressionantes as informações de Gregg Braden: “Durante muito tempo a ciência entendeu que a menor partícula de uma célula, o átomo, era feito de matéria. A ciência concluía através de um sistema de conhecimentos lógicos e de evidências. Posteriormente descobriu que a maior parte de um átomo é vácuo, então pela mesma metodologia passou a acreditar que o núcleo, muito pequeno, seria material. Porém mais recentemente, com o uso de microscópios eletrônicos muito potentes, constatou que o núcleo de um átomo é apenas uma energia condensada, não é matéria”. (Gregg Braden –Físico).

 
 

“Ora, se tudo o que existe no mundo “material” é feito de um conjunto de células, estas são feitas de átomos e se um átomo de qualquer coisa não é material, então no nível microscópico nada é material, tudo é vibração, tudo é feito de energia condensada. Pela ciência, vivemos num universo de vibração e nossos corpos são feitos de vibração, energia que emanamos constantemente”. (idem)

 
 

Esses esclarecimentos nos dão a devida proporção do avanço do saber. Tudo evolui, a Filosofia, a Ciência e seus ramos, a Física, a Astronomia, a Tecnologia, a Teologia, e todos os segmentos do conhecimento, só a Ética e a Moral continuem retardatárias e precárias na população mundial em geral.

 
 

Portanto, há esforço contínuo para aumentar o conhecimento humano e sua aplicação, e no nosso estágio de evolução, temos obtido muitos avanços num período de tempo relativamente exíguo. Por certo caminharemos mais rápido doravante, conseguiremos obtermos da Física Quântica respostas aos legítimos questionamentos Espiritualistas e de outras fontes. 

 
 

“A Ciência e a Filosofia são meios, o Evangelho é o fim. Se a Ciência e a Filosofia são fundamentos indiscutíveis de nossa Doutrina Consoladora, em torno delas o espírito costuma vaguear longos séculos ao redor de concepções puramente humanas, enquanto que no Evangelho encontra nossa alma a companhia do Amigo Celestial, com quem é possível alcançar o monte da iluminação para a Vida Infinita, sem escalas através das estações de prova desnecessária, com ruinosa perda de tempo e de energia na Obra do Senhor”. (Emmanuel)

 
 

Sr. Lourenço: (13ª) No atual estágio do desenvolvimento da Física Quântica, e o que explicitamente a Doutrina Espírita nos oferece através de seus sólidos fundamentos, num futuro não muito distante, deverão qualificar (não só os estudiosos) mas é principalmente o cidadão comum?

 
Leonor: “A grande finalidade da vida não é o conhecimento, mas a ação”. (Thomaz Huxley)

 
 

Com o advento da Informática e da Internet, o acervo do conhecimento humano é disponibilizado nas Bibliotecas franqueadas ao público, Revistas, Jornais, Sites políticos, científicos, religiosos, filosóficos, culturais, nos sites de relacionamentos, e trocas de mensagens, de modo que o cidadão comum tem acesso a informações até então impensadas em outras épocas, inclusive servindo-se de cursos “on line” de várias modalidades e de nível superior.

 
 

A cada dia o saber amplia as possibilidades de acesso ao cidadão comum, visto a humanidade não se submeter mais ao obscurantismo. Futuramente por certo a Física Quântica irá liberar, a toda a população, as novas descobertas científicas, inclusive as relacionadas com a Doutrina Espírita. Tudo a seu tempo, na medida da possibilidade de veiculação de tais informes, com a opção de utilização desse conhecimento, e transformar a Terra num planeta mais feliz.

 

“O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço: quanto maior a nossa compreensão, maior o nosso contato com o desconhecido” (Blaise Pascal).

 
 

Sr. Lourenço: (14ª) Todo esse conhecimento adquirido pela sua tenaz observância das coisas, que dizem respeito à Natureza e a nós que fazemos parte ativa e operante, lhe dá o suficiente respaldo e o preenchimento da sua atividade existencial? Melhor! O seu conteúdo filosófico, cientifico e espiritual adquirido, já é suficiente para atender as suas necessidades?

 

 

Leonor: “Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos”. (Leonardo da Vinci).

Minha bagagem atende bem meu estado de consciência atual, e reverbera no sentido de ser este ciclo o melhor de minha vida. Tento renovar-me, pesquisar, meditar, mudar padrões, mas reconheço ser o Espiritualismo meu ponto forte, cuja atmosfera vibratória é minha âncora.

 

Uma das práticas mais gratificantes é de Voluntariados em Terapias Quânticas Vibracionais, com genuíno amor universal. Também me conecto em orações e vibrações pelos Seres e pela Paz no planeta Terra. Comprovo, muitas vezes surpresa, as regras universais da Lei do Retorno e Lei da Causa e Efeito, pois ao aliviar os problemas físicos e emocionais alheios, o Universo corresponde com o retorno e benefício de inúmeras benesses.

"Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada." (Immanuel Kant)

 
 

 Sr. Lourenço:(15ª) Deixe suas considerações sobre tudo que representam a sua dedicação, seu esforço, em aprimorar, equalitar e participar a todos seus amigos, os conhecimentos adquiridos e o que representam para sua atividade existencial.

 

 

Leonor: Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela”. (Albert Einstein).

 
 

Quando visitei o Japão, estive numa montanha com belíssima vista panorâmica defronte ao mar, e em estado de meditação questionei ao Universo “Qual sentido deveria dar à minha vida?”. Ouvi uma voz ecoar em minha mente: - “Faça de sua vida uma obra de arte”!

 
 

Tenho refletido muito a respeito, e considero esse estágio o ponto alto da trajetória humana, o mais difícil e complexo píncaro a atingir. Arte é sinônimo de beleza e a imprimirmos em nosso dia a dia, nos pensamentos, sentimentos, palavras, ações é tarefa das mais árduas, representa o ideal.

 
 

Só  de tentarmos esse objetivo, angariamos avanços, plenitude e bem-estar, satisfação e alegria. É isso o que desejo a todos. MUITO OBRIGADA!

“Parece-me que na escala das medidas universais há um ponto em que a imaginação e o conhecimento se cruzam, um ponto em que se atinge a diminuição das coisas grandes e o aumento das coisas pequenas: é o ponto da arte. (Vladimir Nabokov)

 
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESPECÍFICAS

 
 

  “Física Quântica” – Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas (Eisberg e Resnick)

Conceitos de Física QuânticaVol. I, (Osvaldo Pessoa Jr.)

Conceitos de Física QuânticaVol. II, (Osvaldo Pessoa Jr.)

A Teoria da Relatividade Especial e Geral (Albert Einstein)

O Universo Autoconsciente” - Como a Consciência cria o Mundo Material (Amit Goswami)

O Médico Quântico” – Orientações de um Físico para a Saúde e a Cura (Amit Goswami)

Criatividade Quântica” – Como Despertar o nosso Potencial Criativo (Amit Goswami)

A Janela Visionária” – Um Guia para a Iluminação por um Físico Quântico (Amit Goswami)

O Médico Quântico” – Orientações de um Físico para a Saúde e a Cura (Amit Goswami)

O Ativista Quântico” – Princípios da Física Quântica para Mudar o Mundo e a Nós mesmos (Amit Goswami)

O Tao da Física” –(Fritjof Capra)

Medicina Quântica Integral- (MQI)” –(Victor Mattos)

Toque Quântico – O Poder de Curar” –(Richard Gordon)

Aumento da Potência do Toque Quântico – Técnicas Avançadas” –(Alain Herriot)

  “Homeostase Quântica da Essência” –(Sérgio Roberto Ceccato Filho)

Doutrina Espírita(Allan Kardec)

O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)

Missionários da Luz” (André Luiz)

 
 

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial desta Entrevista, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por meio de processos xerográficos, incluindo ainda o uso da Internet, sem a permissão expressa da autora (Lei nº 9.610, de 19.02.98)