Crônica ditada pelo Espírito de Euclides da Cunha......por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque - 1985 - REEDIÇÃO

25/11/2015 17:47

Crônica ditada pelo Espírito EUCLIDES DA CUNHA......por Louren Junior.....corodenação Espirito Matias Albuquerque - 1985 REEDIÇÃO

 

Cronica ditada pelo Espírito Euclides da Cunha.....por Louren Junior ......

 

Uma nova civilização – 1.985

 

 

Muito se tem pronunciado a respeito de uma nova civilização, até mesmas “previsões” em alguns dos Livros Sagrados.

Uma atribuída a Dom Bosco, (Fundador da Congregação Salesiana, muito atuante no Brasil, através de seus estabelecimentos de Ensino. onde fui um dos seus alunos), que no sonho, teve a visão da construção de Brasília.

E, que dali surgirá o berço de uma Nova Civilização.

O Brasil tão decantado em verso e prosa. Até mesmo o lirismo das estrofes do seu Hino Nacional, dos companheiros Osório Duque Estrada (Letra) e Francisco Manoel da Silva. (Música).

- De fato nos traz a convicção que o Brasil reúne uma gama enorme de probabilidades de se tornar o Berço de uma Nova Civilização?

“Fulguras, o Brasil, florão da América”. Esse céu do Novo Mundo será o céu da Nova Civilização?

O que de concreto até agora construímos, qual o rumo a ser seguido? - O que o tornaria de “amor eterno seja símbolo” ou “Brasil" um sonho intenso em raio, Vivido de amor e de esperança” ou “Gigante pela própria natureza”

“Verás que um filho teu não foge a luta.” - A luta pêlos ideais, fraternos, solidários, e cordiais? -

“És belo, és forte, o teu futuro espelha essa grandeza.” - És forte pelo caráter? Tens a grandeza dos precursores?

Convenhamos! O que resumidamente está a nossa disposição? O fato de para cá convergirem, todo tipo de raças e costumes, que com as experiências adquiridas, culminarão com esse desfecho tão almejado?

- Será decididamente o “Brasil entre outras mil”, a Pátria Amada.” -Todos “estamo-nos apercebendo desse movimento gigantesco.” O solo rico, o clima ótimo, as condições de sobrevivência espantosas, lhe garante “Paz no futuro e gloria no passado.”

A consciência pátria levará em conta que fazemos parte do contexto universal, que teremos que garantir a nós e a todos os homens o acesso desse manancial privilegiado.

“Manteremos os cuidados necessários para preservar essa natureza hospitaleira.”

“O desvirtuamento não será causa do seu empobrecimento.”

Estaremos por ventura colaborando com possíveis danos, causados pelo resto do mundo. “As nossas matas serão preservadas.” Hoje somos 130.000.000 milhões de criaturas, talvez no ano 2.000 sejamos 180.000.000 milhões. (Hoje atingimos 220.000000 milhões)

- Tudo estará planejado? - Não faltarão alimentos? - Todos terão Educação, Trabalho e Saúde?

“Deitado eternamente em berço esplendido!

Não desapontemos o Criador. Conscientizemos a todos! Crianças. Jovens, Idosos, que somos capazes! Pela força do trabalho, pêlos preceitos Evangelicos”

Tudo está por começar. Mãos a obra! Tomem de seus apetrechos, suas melhores ferramentas, somos responsavéis pelo plantio e pela colheita, que construiremos o berço de uma Nova Civilização.

Os vícios, os erros, a subserviência, deverão ser banidos da nossa frágil agenda doméstica. O futuro se constroe com obras, morais, intelectuais e fraternas.

É preciso acordar!

Têm-se todas as condições, de clima, de povo, de idéias, temos que pô-las a prova. Todos os envolvidos terão que redobrar a vigilância.

A todo o instante as trevas sobrevoarão nossos quintais. As mandatários do País, responderão pelos atos praticados. pelo bem e pelo mal que construirem. O zêlo pela responsabilidade dos cargos estarão preservados? A subserviência de chefes e subordinados não farão parte desta tão almejada "Nova Civilização?

Todos somos responsaveis, fazemos parte integrante deste Infinito Universo, nossos mínimos atos gravam a nossa bôa ou má conduta, não nós esqueçamos

"Tudo será cobrado." Há necessidade de desprendimento é de muito desvelo.

Da preservação das riquezas do solo, dependerá uma bôa parte dessa construção futura. A fertilidade do solo se juntará o bom senso, a perseverança, e o aglutinamento das raças que aqui aportarem. Se de fato atentarmos para o fato de sermos um povo realisticamente reencarnacionista, de nada adiantará, desculpas, prevaricação, acomodamentos gratuitos, etc.

A cobrança virá! Todos sabem das dificuldades, dos percalços, das desinteligências que ocorrem e que continuarão ocorrendo, mas nem por isso poderemos descuidar das tarefas que a todos estão confiadas.

Do Oiapoque ao Arroio Chuí, ao agreste do sertão, atravessando o pantanal mato-grossense, chegar-se aos pampas gaúchos, uma só voz ressoará, a voz da liberdade?

 

Crônica ditada pelo Espírito Euclides da Cunha. ............por Louren Junior ....coordenação Espírito Matias Albuquerque

Leia mais: lourenjunior.webnode.com.br/livro-espirita/sumario/a1985/