O grande erro. CORRIGIR ALLAN KARDEC.
Como sabemos de tempos em tempos a divindade envia ao orbe terrestr e almas de alta envergadura capacitadas a realizar missões de progresso junto à humanidade. Alguns são dotados de uma luminosidade, como o caso do Cristo de Deus. Outros em gradações evolutivas diversas vêm de igual forma, trazer seu contributo a história do pensamento humano.
Alguns na área cientifica, outros na área filosófica e outros ainda na área religiosa, tais como Sócrates, Platão, Buda, Dalai Lama,Lavoisier, Paulo de Tarso, Cura D’ars,, Swendenborg, Andrew Jackson Davis, Daniel Dunglas Home, Elizabeth d'Esperance, William Stainton Moses, William Eglinton, Charles Foster, Henry Slade, Willian Crookes, Arthur Conan Doyle, Leon Denis, Gabriel Delanne, Camile Flammarion, Ernesto Bozzano, Raymond Auguste Quinsac Monvoisin, Vistorien Sardou, Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Berzerra de Menezes, Herculano Pires, Deolindo Amorim, Francisco Candido Xavier, e outros.
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COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS - Crônica....por Louren Junior.......
coordenação Espírito Matias Albuquerque
NÂO É NOVIDADE PARA NINGUÉM DA ANSIEDADE HUMANA EM QUE DE ALGUMA FORMA FORMULAR CONCEITOS, REGRAS E ATÉ MESMO PREVISÕES, QUE NA VERDADE ATINJAM O PRÓPRIO EGO DO QUE PROPRIAMENTE UM CONTEUDO VERDADEIRO E UTIL.
SABEMOS DAS NARRAÇÕES DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO SOBRE SIGNIFICATIVOS REGISTROS QUE COINCIDENTEMENTE REVELARAM ACONTECIMENTOS PREVISTOS. (Profecias)
MAS AQUI NOS PROPOMOS FIXAR-NOS APENAS QUE DIGA RESPEITO ÀS PREVISÕES E COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS.
ENCARNADOS E DESENCARNADOS
COMO SABENOS TAMBÉM O ESTÁGIO EVOLUTIVO DOS ESPÍRITOS SE DEVE EXCLUSIVAMENTE AO MÉRITO DE CADA UM. DEUS NA SUA INFINITA MISERICORDIA DOTA A CADA UM COM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL. TANTO FAZ SE ENCARNADO OU DESENCARNADO. SOMENTE UM ASPECTO FUNDAMENTAL OS SEPARA O MUNDO FÍSICO DO MUNDO ESPIRITUAL.
DAÍ ADVÉM O ASPECTO INTROSPECTIVO DE CADA UM. O ESPÍRITO NO MUNDO ESPIRITUAL CONTINUA SUA EVOLUÇÃO DA MANEIRA COMO ESTABELECE AS LEIS DIVINAS E CONSEQUENTEMENTE SUA PECULIARIDADE SE REVELA DE MANEIRA OSTENSIVA COM AS DIVERSAS ETAPAS QUE SEU DESENVOLVIMENTO ADQUIRE, A CLAREZA DOS ACONTECIMENTOS A SUA PERCEPÇÃO FAZ COM QUE ESTABELEÇA E DOTA-O DE QUALIDADES QUE O PRÉDISPÕE A FAZER PRÓGNÓSTICOS DE ALGO QUE POSSA SER CONCRETIZADO. (Intuição)
EXEMPLO; UM INDIVIDUO COM VASTO CONHECIMENTO FINANCEIRO.
A POSSIBILIDADE DE PREVER ACONTECIMENTOS FUTUROS, COMO: DEFICIT OU SUPERAVIT É BEM NORMAL. A SUA CAPACIDADE DESENVOLVIDA NESSE SETOR O QUALIFICA PARA ISSO.
“AQUI NÃO TRATAMOS DE MEDIUNIDADE” (Sómente da evolução do espírito encarnado ou desencarnado adquirida as suas expensas e esforço.)
MUITO BEM.
FICA PATENTEADA A POSSIBILIDADE DE CADA SER FAZER PROGNÓSTICOS SOBRE QUALQUER TEMA QUE LHE É APRESENTADO OU DE SUA LIVRE ESCOLHA.
TANTO PARA OS ENCARNADOS COMO PARA OS DESENCARNADOS.
PORÉM!
FAZER ALOCUBRAÇÕES QUER ESCRITAS OU FALADAS SEM QUALQUER CONHECIMENTO DO SEU VERDADEIRO SENTIDO OU DAQUILO QUE FOI ADQUIRIDO CHAMAMOS SIMPLESMENTE DE PREVISÕES, PROGNÓSTICOS ALEATÓRIOS SEM QUALQUER FUNDAMENTO LÓGICO OU INTELIGIVEL DE APÓCRIFAS.
QUANTO AS COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS DESENCARNADOS VAMOS O QUE NARRA OS ESPÍRITOS A ALLAN KARDEC:
AS PROVAS POSSÍVEIS - Livro dos Médiuns Cap. 24
255. A questão da identidade dos Espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do Espiritismo. Porque os Espíritos de fato não trazem nenhum documento de identificação e sabe-se com que facilidade alguns deles usam nomes emprestados. Esta é, portanto, depois da obsessão, uma das maiores dificuldades da prática espírita. Mas em muitos casos a questão da identidade absoluta é secundária e desprovida de importância real.
268. PERGUNTAS SOBRE A NATUREZA E A IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS
1 – Por que sinais podemos reconhecer a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos?
— Pela sua linguagem, como distingues um estouvado de um homem sensato. Já dissemos que os Espíritos superiores nunca se contradizem e só tratam de boas coisas. Só querem o bem. Essa é a sua preocupação.
— Os Espíritos inferiores estão ainda dominados pelas idéias materiais. Suas manifestações se ressentem da sua ignorância e da sua imperfeição. Só aos Espíritos superiores é dado conhecer todas as coisas e julgá-las em paixão.
COMUNICAÇÃO SERIA
Tende confiança na bondade de Deus e sede bastante esclarecida para compreender que ele vos prepara um novo destino. Não vos será possível, é verdade, desfrutá-lo nesta existência. Mas não sereis felizes se, mesmo não revivendo neste globo, pudésseis apreciar do alto a obra que começastes e que se desenvolverá sob os vossos olhos? Revesti-vos de uma fé sólida, sem vacilações,para enfrentar os obstáculos que parecem dever levantar-se contra o edifício cujos fundamentos lançastes.
As bases em que ele se apóia são firmes. O Cristo colocou a sua primeira pedra. Coragem, pois, arquitetos do divino Mestre! Trabalhai, construí e Deus complementará a vossa obra. Mas lembrai-vos que o Cristo não considera seus discípulos os que só têm a caridade nos lábios. Não basta crer, é necessário sobretudo dar o exemplo da bondade, da benevolência e do desinteresse. Sem isso a vossa fé será estéril para vós.
SANTO AGOSTINHO
COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS
Há muitas vezes comunicações de tal maneira absurdas, embora assinadas por nomes os mais respeitáveis, que o mais vulgar bom senso demonstra a sua falsidade. Mas há aquelas em que o erro é disfarçado pela mistura com princípios certos, iludindo e impedindo às vezes que se faça a distinção à primeira vista. Mas elas não resistem a um exame sério.
NOTADAMENTE A QUE SE REFERE A JESUS DE NAZARÉ
POR MELHOR QUE SEJA UMA COMUNICAÇÃO DADA ATRAVÉS DE UM MÉDIUM SÉRIO A REPRODUÇÃO SÓ NOS PERMITE COM ABSOLUTA RESERVA.
POR ESSA RAZÃO DEVEMOS ACATELAR-NOS EM PUBLICAR TUDO QUE TRAGA SEU NOME. Acreditamos que nunca seríamos demasiado cuidadosos no tocante a publicações dessa espécie, que só têm autenticidade para o amor-próprio dos interessados e cujo menor inconveniente é o de fornecer armas aos adversários do Doutrina Espírita.
Acesse o video abaixo: Faça você mesmo suas observações.
PREVISÕES E COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS – Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque
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AFETIVIDADE – Tem haver com carinho e amor? - Crônica.......por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque
Diferentemente do que se pensa o conceito não é sinônimo de carinho e amor "Todo ser humano reage a esses estímulos e é afetado positiva e negativamente.”
Quando uma mãe abre os braços para receber um bebê que dá seus primeiros passos, expressa com gestos a intenção de acolhê-lo e ele reage caminhando em sua direção. Com esse movimento, a criança amplia seu conhecimento e é estimulada a aprender a andar. Assim como ela, toda pessoa é afetada tanto por elementos externos - o olhar do outro, um objeto que chama a atenção, uma informação que recebe do meio - quanto por sensações internas - medo, alegria, fome - e responde a eles. Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento.
Livro dos Espíritos - CAPÍTULO VI
DA VIDA ESPÍRITA
Relações de simpatia e de antipatia entre os Espíritos. Metades eternas
291. Além da simpatia geral, oriunda da semelhança que entre eles exista, votam-se os Espíritos recíprocas afeições particulares?
“Do mesmo modo que os homens, sendo, porém, que mais forte é o laço que prende os Espíritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque então esse laço não se acha exposto às vicissitudes das paixões.”
QUER DIZER:
São grupos que se reúnem por sintonia de aptidões, e outra mais forte que são os laços enre duas almas, são sentimentos coerentes uma com a outra.
É norma comum, em todos os planos onde permanecem Espíritos puros, conhecer os fundamentos da simpatia na sua profundidade, e exercitá-la em direção a todas as criaturas. É de bom alvitre observar a vida do Cristo, que despejava amor e simpatia divina sobre todas as coisas e todas as criaturas, a maneira com que as pessoas ficavam fascinadas com a Sua presença superior. Os seus próprios inimigos ficavam tomados de interesse por Ele, mas esse interesse tornava-se ódio, por não se igualarem ao Mestre. Era o orgulho ferido e o egoísmo em evidência.
Para que possamos crescer no amor em todos os rumos da vida, o Evangelho nos ensina a perdoar aqueles que nos ofendem e caluniam. Divide-se o amor da Boa Nova em ramificações sem conta, para crescer a simpatia em todos os que nos cercam força poderosa da alegria espiritual, desde quando as paixões sejam eliminadas do ambiente do coração.
As afeições particulares, que na Terra se vê, são o começo do adestramento da luz interior procurando, com o progresso, avolumar-se para que a universalidade seja a realidade dos Espíritos.
MANIFESTAÇÕES da AFETIVIDADE
Podem ser expressas, por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Surgem durante toda a vida do individuo, mas como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, podendo ser mesmo um diferencial.
A emoção é a primeira expressão da AFETIVIDADE. Ela é orgânica, ou seja, não é controlada pela razão. Quando alguém está a frente de algum perigo como um assalto, por exemplo, pode sair correndo mesmo sabendo que não é a melhor forma de reagir.
O sentimento, por sua vez, já tem um caráter mais cognitivo (conhecimento). Ele é a representação da sensação e surge nos momentos em que a pessoa já consegue falar sobre o que lhe afeta - ao comentar um momento de tristeza, por exemplo. Já a paixão tem como característica o autocontrole em função de um objetivo. Ela se manifesta quando o indivíduo domina o medo, por exemplo, para sair de uma situação de perigo. .
Pelo fato de ser mais visível que as outras duas manifestações, a emoção é tida como a forma mais expressiva de afetividade. Numa sala de aula o Professor observando as reações emotivas, consegue entender quando o aluno está cansado ou desmotivado usando a informação a favor do conhecimento. controlando a situação. Não é possível falar em afetividade sem falar em emoção, porém os dois termos não são sinônimos. Essa importante expressão, consideramos como o primeiro recurso de interação do indivíduo com o meio.
Conclusão:
Importância à afetividade no processo evolutivo, Ao estudarmos a criança, não colocamos a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, mas defendemos que a vida psíquica é formada por três dimensões - motora, afetiva e cognitiva -, que coexistem e atuam de forma integrada. “A conquista de um plano atinge o outro mesmo que não se tenha consciência disso", No exemplo dado, ao andar, o bebê desenvolve suas dimensões motora e cognitiva, com base em um estímulo afetivo. Um olhar repressor da mãe poderia impedi-lo de aprender.
Defendemos que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam. "O aparelho fonador de um criança em perfeitas condições, por exemplo, só vai desenvolver a fala se estiver em um ambiente que desperte isso, com falantes que possam ser imitados e outros mecanismos.”
Sexo e responsabilidade precisam ser inseparáveis nos relacionamentos afetivos. Eis que namorar é preciso. Namorar mesmo. E não apenas ser amantes.
Agora, qual foi o fator que desencadeou o famoso ficar ? A decadência moral. Há anos atrás, tinha um programa na televisão, que era apresentado por uma figura pública e nesse programa ela estimulava as moças a ficarem. Dizia ela, que era uma conquista feminina, igualando-se ao homem que sempre ficou. Isto foi um estímulo importante para o ficar. Só que propiciou à mulher igualar-se ao homem naquilo que ele tinha de mais negativo, a irresponsabilidade na lida com o sexo.
É bem verdade, que há bem pouco tempo tivemos uma grande e absurda repressão no campo sexual, hoje a liberdade é mais do que irrestrita. Entre esses dois extremos está o meio termo, o equilíbrio, se questiona portanto, se os espíritas não estão muito apáticos com a situação, achando tudo muito normal.
Acontece, que a toda repressão, segue-se uma liberação natural, a história nos tem mostrado isso. Entretanto, o espírita, tem muita responsabilidade porque ele sabe do valor do sexo na construção do futuro feliz e precisa educar seus filhos com este pensamento.
Os jovens precisam saber da responsabilidade que têm no relacionamento afetivo. Os adultos precisam saber que as relações sexuais trazem comprometimento espiritual e, consequentemente, não podemos viver como se isso não existisse. Mas, é difícil enfrentar a sociedade que na maioria das vezes policia um comportamento mais vinculado à moral mais ligado ao compromisso espiritual. É aí que o espírita tem entregado os pontos também.
Esse tema é importante por nos leva a reflexão, buscando em Jesus a orientação para o nosso aprimoramento espiritual. Devemos lembrar que quando Emmanuel fala em lar constituído, não se refere a papéis, a casamento
civil, etc.., ele fala da responsabilidade um com o outro, de assumir o filho que vier, de assumirem-se um ao outro não trocando de parceiro na primeira oportunidade.
Acesse o video abaixo:
AFETIVIDADE – Tem haver com carinho e amor? - Crônica.......por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque
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BILICOSIDADE – CONSEQUÊNCIA DO ‘ABISMO’ PRAGMÀTICO – Crônica... Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque.
"SE CADA UM REPARTIR O BASTANTE, HAVERÁ O SUFICIENTE PARA TODOS.".....Louren Junior
Como vem ocorrendo DIVALDO PEREIRA FRANCO de maneira inequivoca sobre a atual conjuntura Nacional e Internacional. De certa forma juntando-se a nós nas nossa opiniões e questinamentos notadamente com a Publicação que fizemos da Crônica "PRIVILÉGIO".
BRASIL exemplo desse “ABISMO” pragmático” em que leis diferenciam POLITICA PARTIDÁRIA E INTERESSES INCONFENSSAVEIS com a ÈTICA, com motivações relacionadas à ação, a eficiência e a praticidade do “UNS TUDO PODEM E OUTROS NADA PODEM”, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros.
O “ARROZOADO” que algum setor econômico tenha minimizado a população, não dá o devido suporte do “DÁ COM UMA MÃO E TIRA COM A OUTRA”.
Com os escândalos que abalam a Republica, creditando ao País um dos mais violentos em que MATAR, ROUBAR é consequentemente resultado dessa discriminação.
Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe da igualdade e gozar das mínimas condições de vida.
A “galanteria” e as “mentiras” alarmantes chocam-se com serviços públicos de má qualidade, atualmente abrangendo a “iniciativa privada” conluio desse escabroso e perverso sistema.
Há algum tempo Louren Junior – A DOUTRINA ESPÍRITA ao alcance de todos, vem questionando essa anormalidade em nosso País.
O "FUTURO" é HOJE você pode modificar!
Vejam;
Dias de Incertezas
Enviado em 15 de setembro de 2014 | Publicado por Rádio Boa Nova
São estes dias de incertezas. Em toda parte ameaças de belicosidade e violência transformam-se em terrível realidade, transformando a Terra em permanente arena de criminalidade e de hediondez. É certo que as gloriosas conquistas da ciência e da tecnologia alcançam os seus mais elevados índices de glória. No entanto, jamais houve tanta insegurança e desencanto como na atualidade, quando incalculável número de existências vazias de idealismo e autorrealização tombam nas malhas soezes da depressão, da bulimia, da anorexia, do distúrbio do pânico, do suicídio…
As manchetes das tragédias aparecem a todo instante, e quando pensamos que já havíamos visto os porões da perversidade humana, ainda somos surpreendidos por espetáculos mais dantescos, quase nos aparvalhando. Os pontos de guerra multiplicam-se no globo terrestre, e os ferrenhos combates são dizimadores, ceifando vidas em floração em toda parte, especialmente no atual Levante e na África, quando crianças e jovens são sacrificados nas garras do fanatismo religiosos, cidades e aldeias devastadas pelo ódio e etnias.
Concomitantemente, enfermidades terríveis se expandem, embora o esforço de homens e mulheres extraordinários, como os médicos sem fronteiras, os missionários do bem e do amor, vitimados alguns pelo ebola e outras viroses pouco conhecidas. Por outro lado, o exibicionismo dos poderosos, a loucura pelo prazer arrebanham as massas e as exaurem nos seus espetáculos de hedonismo e de luxúria, de drogadição, de alcoolismo e tabagismo, multiplicando aterradoramente o número de acidentes e de crimes deles decorrentes.
Faz-se urgente a mudança de atitude mental e moral do ser humano aturdido e quase em decomposição, mediante a reflexão em torno do objetivo essencial da existência e de como conseguir a diretriz para o comportamento saudável e feliz. Essa diretriz está no Evangelho de Jesus, quando Ele propõe o amor como solução para todos os problemas.
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião em 11-09-2014, por Divaldo Pereira Franco
BILICOSIDADE – CONSEQUÊNCIA DO ‘ABISMO’PRAGMÀTICO – Crônica... Louren Junior...coordenação Espírito Matias Albuquerque
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INTERESSE PELA DOUTRINA ESPÍRITA NO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vocês fazem parte deste SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!!
Amigos (as)! O SITE: www.lourenjunior.webnode.com.br
Apresenta uma SINTESE do que vem ocorrendo no MUNDO a respeito de DOUTRINA ESPÍRITA.
QUE O COLOCA ENTRE OS SITES MAIS VISITADOS NO MUNDO SERVINDO MESMO COMO REFERÊNCIA A DOUTRINA ESPÍRITA na análise de muitos estudiosos.
ESTATÍSTICA recebida diariamente pela WEBNODE. COM a CHINA país predominantemente COMUNISTA já algum tempo ocupa o 3º. e 2º lugares no Ranking Mundial competindo com o BRASIL .com os EE.UU ocupando desde da abertura do SITE sempre o 1º lugar.
Exemplo: Veja: RESUMO do MÊS de SETEMBRO do dia 01 até dia 19/2014
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O TEMPO O SENHOR DA RAZÃO! - Crônica ...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque
Como tudo e como o TEMPO, o pensamento, a VIDA corre célere ao se destino.
Mil razões e mil justificativas fazem parte do acervo do nosso TRAFEGO INTENSO, o TRAFEGO DA EXISTENCIA.
Como a CARRUAGEM com sua lentidão e tropeços iniciamos uma grande jornada.
É a nossa VIDA desabrochando.
O transporte não nos parece adequado, queremos mais, correr mais que o TEMPO.
Mas que nada ele é o SENHOR DA RAZÃO!
Vamos nos acomodando a ele e as nossas iniciativas.
Compreendemos que não há PRESSA NO DESTINO. Teremos que trilhar uma a uma.
O TRAFEGO segue seu DESTINO. Indagando?
“A TAREFA È ARDUA A CHARRUA PESADA”. Conseguiremos suplantar descaminhos?
Conseguiremos amar e perdoar.....ao pelo menos compreender!!!!!
Por vezes nos perguntamos. Parece fácil perdoar, compreender, amar,
E os desvios acontecem sem percebemos.
Redobrar nosso entendimento. Vamos nos esforçar.
Precisamos estamos no tempo de semear. A colheita recompensará.
Do bem ou mal que fizermos. Tudo está em nós.
O veículo do transporte a qualquer momento está para chegar.
Deixamos a “CARRUAGEM” para trás corremos céleres como o tempo.
E com ele todo esse mundo que carregamos. Nossas atitudes, pensadas ou impensadas todas serão transportadas.
Em dado momento o TRAFEGO estabelece que nosso sentimento se acalme e amolda entendimento daquilo que preparamos, envolvem-nos e nos determina. Tudo que construímos está a nossa frente
É o nosso destino que preparamos?
Tomara nada tenha sido em vão. Ao menos nos esforçamos. Fizemos valer os nossos propósitos de edificar um dia melhor para nos e para todos.
De tudo ainda resta-nos a figura de JESUS o meigo nazareno. Que lembrança mais feliz.
Não poderia ter sido melhor a nossa rota se revela. Se clareia mais pujante do que nunca.
Como avivar e desentranhar pormenores dos mais corriqueiros em nossas vidas.
Um olhar, um aceno, um cumprimento uma atenção amigável!!!!
Quando isso acontece o fardo parece não existir.
Nesses momentos estamos todos juntos.
O TRAFEGO agora dá lugar a muitas reflexões....... continuamos atentos, sabemos que a qualquer momento o transporte está para chegar...preparemos a bagagem de tal forma que poderemos acondicioná-la sem atropelos e sem desenganos .
Todos a beira da estrada, trafegando intensamente com o olhar mesclado na atmosfera envolvente. Da fuligem e da pressa do destino.
Acesse o vídeo abaixo:
www.facebook.com/video.php?v=2827720614960
O TEMPO O SENHOR DA RAZÃO! - Crônica ...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque
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ELEIÇÕES – HIPOCRISIA ...ANDAM JUNTAS ?........Crônica...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.
01 - POR ONDE ANDA O IDEALISMO um jogo DEMOCRATICO e muito BONITO ?
02 - A HIPOCRISIA NO MEIO ESPÍRITA
03 - A RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL E SOCIAL DO ESPÍRITA NAS ELEIÇÕES.
01 - O TSE – Tribunal Superior Eleitoral FINGE a igualdade da competividade entre os candidatos.
Oferece todos os meios de se burlar a LEGISLAÇÃO em vigor.
Como a igualdade é mantida se duas ou três Campanhas conseguem DOAÇÕES MILIONÁRIAS enquanto outros Candidatos custeiam suas despesas com trocados vindos de Partidos Pequenos e doações mínimas.?
FINANCIAMENTO PÚBLICO será a solução?
Não as desigualdades se revelariam mais contundentes! As disparidades criarão um CAIXA DOIS maiores do que supostamente existe atualmente.
Acontece amigos (as) que o Sistema Eleitoral no BRASIL necessita URGENTE de uma Legislação que a IGUALDADE se faça presente em todos seu meandros obscuros em que o PODER DOMINANTE estabelece regras que só os beneficia. Em que a BARGANHA de cargos Administrativos que faz com que seus representantes se tornem CABOS ELEITORAIS sem a mínima DECÊNCIA e MORALIDADE acrescendo a subserviência de um CONGRESSO que e mantém essa disparidade sem o mínimo constrangimento.
São tantos os MODÊLOS que em outros Paises funcionam com tamanha transparência, mas que por razões obvias não é adotado no BRASIL Correto que são modelos mais ajuizados como no caso do MODÊLO AMERICANO e são mais severo na sua conduta.
ACHAMOS COERENTE que a sociedade brasileira se inteire cada vez mais do problema e não FINJA como faz o TSE – Tribunal Superior Eleitoral!
Completando a sequencia de HIPOCRISIAS a IMPRENSA . Jornalistas volta e meia respondem a Processos se não fizerem o JOGO SUJO dos MANDATÁRIOS.
LIBERDADE para cada um Jornais, Jornalistas, ou quaisquer profissionais para opinarem sobre sua conveniência em apoiarem tal ou qual candidato. Logo de inicio defendendo esta ou aquela tese.
02 -A HIPOCRISIA NO MEIO ESPÍRITA
ÒTIMO que os ESPÍRITAS estão se desvencilhando do ABSURDO que ESPÍRITA não se deve envolver com POLITICA.
Alguns Grupos se acham privilegiados sem compromissos com seus deveres de cidadão.
Pretensos “PURITANOS” sem nenhum vinculo com os preceitos da DOUTRINA ESPÍRITA, que estabelece entre seus afins com o devido esclarecimento o bom proceder cristão.
03 - A RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL E SOCIAL DO ESPÍRITA NAS ELEIÇÕES.
“Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados? - Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais” (Questão nº 573 de O Livro dos Espíritos).
Os espíritos esclarecem, na questão acima, que os espíritos encarnados devem instruir as outras pessoas, auxiliar-lhes o progresso e, ainda, agir para melhorar as instituições por meios diretos e materiais, ou seja, atuando, no exercício da cidadania, sobre tais instituições: escolas, hospitais, penitenciárias, sindicatos, poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Essas ações devem ser norteadas pela Ética Cristã, devidamente clarificada pela Doutrina Espírita, expressando, então, os princípios da Verdade, da Justiça e do Amor, ensinados e vivenciados pelo Mestre Jesus.
Em A Gênese, de Allan Kardec, encontramos: “O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto do que qualquer outra doutrina para secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento. Surgiu na hora em que podia ser de utilidade, visto que também para ele os tempos são chegados”. Tal afirmação deixa bem claro que a renovação social impor-se-á pela própria maturidade da sociedade e a renovação tornar-se-á uma necessidade, mas que o Espiritismo, obviamente, através dos espíritas, está mais apto para auxiliar o movimento de regeneração social. Não importa que sejamos poucos e não tenhamos o poder temporal, mas a Doutrina Espírita, com base na Moral Cristã, oferece-nos, com clareza, os princípios da Justiça e do Amor para serem aplicados na esfera individual ou coletiva.
Nós, espíritas, temos um compromisso intransferível com a reforma íntima: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suar más inclinações” (Capítulo XVII, item 4, “in fine” de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec ). Esse aperfeiçoamento pessoal deve refletir-se em nossa atuação consciente para transformar em justa e amorosa a sociedade, pois advertem os espíritos: “ Numa sociedade organizada segundo as leis do Cristo, ninguém deve morrer de fome” e adita Allan Kardec: “ Quando praticar (o homem) a Lei de Deus, terá uma ordem social fundada na justiça e na solidariedade e ele próprio será melhor” (Questão nº 930 de O Livro dos Espíritos).
Conclui-se, então, o compromisso do espírita com uma nova ordem social fundada no Direito e no Amor.
Essa transformação depende necessariamente da ação consciente e cidadã dos bons e, ao lado deles, os espíritas atuando com uma “consciência política”, fundamentada nos princípios éticos das Leis Morais de O Livro dos Espíritos.
Desta forma, não pode o espírita alienar-se da sociedade e deve agir com conhecimento e amor nessa transformação e nesse importante momento histórico da civilização: “Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XX, item 5º).
Analisando a ousadia da maldade e a confusão entre a bondade e omissão, Allan Kardec indagou aos espíritos: “– Por que, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons”?
- Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. “Quando estes o quiserem, preponderarão” (Questão nº 932 de O Livro dos Espíritos).
A resposta é clara e precisa, não permite dúvidas em quem pretende ser bom.
A sociedade brasileira está precisando de transformações urgentes para impedir a ação dos maus que solapam os bons costumes, que semeiam a miséria, que se utilizam dos instrumentos da corrupção, da fraude e da mentira para atingirem seus objetivos egoísticos e antiéticos.
Momento oportuno para a transformação da sociedade é a realização de eleições para os poderes Legislativo e Executivo. Em breve seremos chamados às urnas. O espírita precisa estar consciente da sua responsabilidade nesse momento, seja pleiteando cargos eletivos, seja simplesmente manifestando o seu voto na urna.
O voto é uma procuração que se outorga ao candidato para que, se eleito, ele aja, com o nosso apoio, pra o bem da coletividade. É a maior manifestação de amor ao povo.
LEMBRETE: EXAME.com - Você confia na urna eletrônica?
Diego Aranha - Desde 2012, não confio. Naquele ano, participei de testes realizados pelo TSE que apontaram vulnerabilidades no sigilo do voto e na totalização dos resultados. O sistema é baseado num software que não fornece, ao eleitor, um recibo que diga em quem ele votou. Se alguém com acesso ao sistema o manipula, nenhum dos mecanismos de segurança disponíveis consegue barrar o ataque.
Acesse o video abaixo:
ELEIÇÕES – HIPOCRISIA ......ANDAM JUNTAS? ........Crônica...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.
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ENGRANDECENDO A NÓS MESMOS...............
Lembrem sempre da CARIDADE DA PALAVRA para que possamos praticar o amor que o Mestre JESUS exemplificou.
Há séculos as guerrilhas da LINGUA exterminam mais vidas na Terra, que todos os conflitos mundiais.
Há sempre um extenso trabalho regenerativo e santificante no mundo , à espera do VERBO que se inflama, não só de verdade e franqueza, mas, também de compreensão e carinho...
Levantamos os monstros da calunia e as feras da discórdia nas furnas de trevas a que se acolhem, pelos seus sinais escuros.....
Multiplicamos os lagartos da inveja e os vermes da maledicência....
Através dela, espalhamos os tóxicos letais da VERBALÌSTICA, que provocamos as grandes hecatombes do sentimento invariavelmente expressas nos crimes passionais que envenenam o noticiário comum.
Aprendamos a praticar a sublime caridade oculta que somente a LINGUA pode realizar.
...........Louren Junior
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ESPECIAL AGRADECIMENTO – De Lourenço Rendesi Junior (Louren Junior) e Espírito Matias Albuquerque
NÂO PODEREMOS NOS FURTAR NO AGRADECIMENTO DA AMIZADE E DO CARINHO QUE RECEBEMOS DOS AMIGOS. ESPECIALMENTE DOS AMIGOS DO EXTERIOR.
Até 24 de JUNHO de 2014 – O SITE: WWW.lourenjunior.webnode.com.br (Louren Junior – A DOUTRINA ESPÍRITA ao alcance de todos.) alcançou o invejável
Numero de 5.525.170 (cinco milhões, quinhentos e vinte e cinco mil e cento e setenta) de acessos. Proporcionando a satisfação de colocá-lo mundialmente entre os mais acessados, que tratam especificamente de DOUTRINA ESPÍRITA.
Total de acessos anual desde seu inicio:
2010 - 253.161
2011 - 752.944
2012 – 1.099.381
2013 - 2.132.951
2014 - 1.286.733 (até 24 de JUNHO)
Total: 5.525.170 (cinco milhões,quinhentos e vinte e cinco mil, cento e setenta ) acessos.
Média anual: 1.105.034 (hum milhão, cento e cinco mil e trinta e quatro) acessos.
Dados fornecidos pela WWW.webnode.com com dados de real precisão com acesso público.
Veja o exemplo abaixo (Cópia original): 24 de JUNHO de 2014
Paises (Top 10) - Lista Completa < (Clica aqui relação completa) - Veja também o expressivo numero e páginas lidas.
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PAISES |
Páginas |
Acessos |
Bytes |
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Estados Unidos |
us |
14024 |
76785 |
532,46 MB |
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Brasil |
br |
6337 |
146253 |
542,36 MB |
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Alemanha |
de |
1605 |
23446 |
180,95 MB |
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China |
cn |
972 |
18431 |
56,60 MB |
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Ucrânia |
ua |
802 |
9038 |
75,19 MB |
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Federação Russa |
ru |
563 |
3653 |
25,94 MB |
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Canadá |
ca |
538 |
2455 |
43,27 MB |
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França |
fr |
324 |
4796 |
21,53 MB |
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Holanda |
nl |
251 |
621 |
17,11 MB |
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República Checa |
cz |
210 |
2066 |
16,85 MB |
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OUTROS visitantes |
441 |
11558 |
53,80 MB |
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OBS: A CHINA país tradicionalmente comunista ocupa o 04 (quarto lugar)
RESUMO: (Dados referente somente ao dia 24 de JUNHO de 2014)
PAISES PAGINAS LIDAS Tot. de ACESSOS
1 - USA 14.024 76.785
2 - BRASIL 6.337 146.253 -
3 - ALEMANHA 1.605 23.446
4 - CHINA 972 18,431
5 - UCRÂNIA 802 9,038
6 - FED. RUSSA. 563 3.653
7 - CANADÁ 538 2.455
8 - FRANÇA 324 4.796
9 - HOLANDA 251 621
10-REP. CHECA 210 2.066
OUTROS 441 11.558
Dia 01 de JULHO de 2014 - A CHINA já ocupa o Terceiro lugar (3º) um Pais tradicionalmente comunista.
Cópia original do Site.
Países (Top 10) - Lista completa
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Países |
Páginas |
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United States |
us |
306 |
2318 |
11.93 MB |
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Brazil |
br |
243 |
7941 |
28.46 MB |
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China |
cn |
115 |
985 |
7.55 MB |
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Germany |
de |
26 |
731 |
3.57 MB |
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Ukraine |
ua |
25 |
431 |
2.11 MB |
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Czech Republic |
cz |
15 |
73 |
2.17 MB |
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Russian Federation |
ru |
6 |
124 |
448.43 KB |
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Ireland |
ie |
2 |
130 |
358.76 KB |
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Portugal |
pt |
2 |
133 |
381.33 KB |
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European country |
eu |
2 |
2 |
131.13 KB |
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Outros visitantes |
RESUMO -Paises (TOP !) – Lista completa – Referente somente ao dia 01 de JULHO de 2014
A CHINA já ocupa o Terceiro Lugar (3º) País tradicionalmente comunista.
Países (Top 10) - Lista completa – Cópia do Original.
PAISES PÁGINAS LIDAS ACESSOS
01 - EU 306 2.318
02 - BR 243 7.941
03 - CHINA 115 985
04 – Germany 26 731
05 – Ukraine 25 431
06 - Czech Repub 15 73
07 - Russian Fed 6 124
08 – Ireland 2 130
09 - Portugal 2 133
10 – Euro country 2 2
Outros visitantes
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JESUS CRISTO MITO OU REALIDADE? – Crônica....por Louren Junior.......coordenação Espírito Matias Albuquerque.
Jesus Cristo, mito ou realidade? |
Questionamentos sobre a existência de JESUS CRISTO são freqüentes. Alegam que não há registros concretos que comprovem a passagem do Nazareno sobre a Terra. Para alguns, Cristo não seria uma personalidade histórica, mas sim uma figura mitológica criada em algum momento no passado.
O assunto é capaz de instigar discussões acaloradas e merece um estudo aprofundado, haja vista que tais questionamentos desafiam quase um terço da população mundial (2 bilhões de cristãos) e, também, a história da humanidade.
PAULO DE TARSO – Nosso paradigma. a quem buscamos o que entendemos e referendamos.
Conhecido como Saulo antes de sua conversão, ele se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém[ . De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias que também o batizou. Começou então a pregar o Cristianismo.
A VISÃO DE JESUS (Espírito) por SAULO é o bastante para patentear a verdade escancarada da IMORTALIDADE do ESPÍRITO e a REALIDADE de JESUS CRISTO como modelo de vida e de progresso.
O Surgimento do Cristo Mitológico - Jesus nunca foi uma unanimidade e este fato não é novidade para ninguém. Desde o início de suas pregações Ele encontrou ferrenhos oponentes. Na medida em que seu ministério crescia, as investidas dos antagonistas se tornavam cada vez mais violentas, resultando em sua prisão e crucificação. Mesmo após o padecimento de Jesus no calvário, a perseguição aos cristãos continuou, mas nem sempre de forma violenta. Algumas centenas de cristãos foram martirizados nos circos romanos, outros ridicularizados pelos intelectuais que tentavam dissuadir o cristianismo. Os mais esclarecidos disseminaram a idéia de que Jesus foi uma figura mitológica, ou seja, nunca existiu. Mas, apesar dos esforços contrários, o movimento cristão resistiu e se perpetuou.
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Acesse o video abaixo:
JESUS CRISTO MITO OU REALIDADE? – Crõnica....por Louren Junior.......coordenação Espírito Matias Albuquerque.
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Sensacional! Cronica - Não deixem de ler (Todo o texto) . Tão atual como o momento em que vivemos.......por Louren Junior......coordenação Espírito Matias Albuquerque
Sermão do Bom Ladrão: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma viatura, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma força pública , sois governador ?
Sermão do Bom Ladrão, de Pe. Antônio Vieira
Pe. Antonio Vieira não se omitiu como acontece nos dias atuais. "Enquanto os maus se unem, os bons se omitem."
Suas palavras contrariavam a Companhia de Jesus que cegamente correspondia aos anseios do poder dominante.
Uma grande maioria de Espíritas se dizem contrariando Pe. Antonio Vieira que devem estar alheios do que ocorre na Politica Nacional.
Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente osdireitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
O Sermão do Bom Ladrão, foi escrito em 1655, pelo Padre Antônio Vieira. Ele proferiu este sermão na Igreja da Misericórdia de Lisboa (Conceição Velha), perante D. João IV e sua corte. Lá também estavam os maiores dignitários do reino, juízes, ministros e conselheiros.
Observa-se que em num lance profético que mostra o seu profundo entendimento sobre os problemas do Brasil – ele ataca e critica aqueles que se valiam da máquina pública para enriquecer ilicitamente. Denuncia escândalos no governo, riquezas ilícitas, venalidades de gestões fraudulentas e, indignado, a desproporcionalidade das punições, com a exceção óbvia dos mandatários do século 17.
Vieira usou o púlpito como arauto das aspirações públicas, à guisa de uma imprensa ou de uma tribuna política. Embora estivesse na Igreja da Misericórdia, disse ser a Capela Real e não aquela Igreja o local que mais se ajustava a seu discurso, porque iria falar de assuntos pertinentes à sua Majestade e não à piedade.
O padre adverte aos reis quanto ao pecado da corrupção passiva/ativa, pela cumplicidade do silêncio permissivo. O sermão apresenta uma visão crítica sobre o comportamento imoral da nobreza, da época.
Eis alguns fragmentos:
Levarem os reis consigo ao paraíso os ladrões, não só não é companhia indecente, mas ação tão gloriosa e verdadeiramente real, que com ela coroou e provou o mesmo Cristo a verdade do seu reinado, tanto que admitiu na cruz o título de rei.
Mas o que vemos praticar em todos os reinos do mundo é, em vez de os reis levaram consigo os ladrões ao paraíso, os ladrões são os que levam consigo os reis ao inferno.Esta pequena introdução serviu para que Vieira manejasse os seus dardos contra aquele auditório repleto pela nobreza. E continuou enfático:
A salvação não pode entrar sem se perdoar o pecado, e o pecado não se perdoa sem se restituir o roubado: Non dimittitur peccatum nisi restituatur ablatum.
Suposta esta primeira verdade, certa e infalível; a segunda verdade é a restituição do alheio sob pena de salvação, não só obrigando aos súditos e particulares, senão também aos cetros e as coroas. Cuidam ou deveriam cuidar alguns príncipes, que assim como são superiores a todos, assim são senhores de tudo; e é engano. A lei da restituição é lei natural e lei divina. Enquanto lei natural obriga aos reis, porque a natureza fez iguais a todos; enquanto lei divina também os obriga; porque Deus, que os fez maiores que os outros, é maior que eles.
Estribado no pensamento filosófico de Santo Tomás de Aquino, de que os príncipes são obrigados a devolver o que tiram de seus súditos, sem ser para a preservação do bem da coletividade, lembrou Vieira terem sido punidos com o cativeiro dos assírios e dos babilônios os reinos de Israel e Judá, porquanto os seus príncipes, em vez de tomarem conta do povo como pastores roubavam o povo como lobos: "Principes ejus in medio illius, quasi lupi rapientes praedam” (Ezech. XXII, 27).
Invocando o pensamento de Santo Agostinho, mostrou a diferença entre os reinos, onde se comprovam opressões e injustiças, e as covas dos ladrões: naqueles os latrocínios ou as ladroeiras são enormes; nestes os covis dos ladrões representam-se por reinos pequenos, e comprova essa afirmação narrando de uma passagem histórica com Alexandre Magno:
Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício: porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. Mas Sêneca, que sabia bem distinguir as qualidades e interpretar as significações, a uns e outros definiu com o mesmo nome: Eodem loco ponem latronem, et piratam quo regem animum latronis et piratae habentem. Se o rei de Macedônia, ou de qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome.
Quando li isto em Sêneca não me admirei tanto de que um estóico se atrevesse uma tal sentença em Roma, reinando nela Nero. O que mais me admirou e quase envergonhou, foi que os nosso oradores evangélicos em tempo de príncipes católicos e timoratos, ou para a emenda, ou para a cautela, não preguem a mesma doutrina.Prosseguindo ainda nessas considerações, lança verrinas contra os poderosos:
O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam.
Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça levava a enforcar uns ladrões e começou a bradar: lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos... Quantas vezes se viu em Roma a enforcar o ladrão por ter roubado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo, um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província?... De Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinário: Nom cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo para roubar ele só! Declarando assim por palavras não minhas, senão de muito bons autores, quão honrados e autorizados sejam os ladrões de que falo, estes são os que disse, e digo levam consigo os reis ao inferno.Novamente Vieira vai invocar as palavras de Santo Tomás de Aquino:
(...) aquele que tem obrigação de impedir que se furte, se o não impediu, fica obrigado a restituir o que se furtou. E até os príncipes que por sua culpa deixaram crescer os ladrões, são obrigados à restituição; porquanto as rendas com que os povos os servem e assistem são como estipêndios instituídos e consignados por eles, para que os príncipes os guardem e mantenham com justiça.
Imprimindo uma faceta satírica e anedótica, Vieira comenta o seguinte episódio:
Dom Fulano (diz a piedade bem intencionada) é um fidalgo pobre, dê-se-lhe um governo. E quantas impiedades, ou advertidas ou não, se contêm nesta piedade? Se é pobre, dê-lhe uma esmola honesta com o nome de tença, e tenha com que viver. Mas, porque é pobre, um governo, para que vá desempobrecer à custa dos que governar; e para que vá fazer muitos pobres à conta de tornar muito rico?!
Numa outra parte, ao comentar as investidas portuguesas na Índia, fala sobre a informação de São Francisco Xavier a D. João III, quando aquele santo denunciava que naquela região, bem assim em outras, os responsáveis pela administração pública conjugavam o verbo rapio em dos os modos.
Escreveu Vieira:
O que eu posso acrescentar pela experiência que tenho é que não só do Cabo da Boa Esperança para lá, mas também da parte de aquém, se usa igualmente a mesma conjugação. Conjugam por todos os modos o verbo rapio, não falando em outros novos e esquisitos, que não conhecem Donato nem Despautério (a). Tanto que lá chegam começam a furtar pelo modo indicativo, porque a primeira informação que pedem aos práticos, é que lhes apontem e mostrem os caminhos por onde podem abarcar tudo. Furtam pelo modo imperativo, porque, como têm o misto e mero império, todo ele aplicam despoticamente às execuções da rapina. Furtam pelo modo mandativo, porque aceitam quanto lhes mandam; e para que mandem todos, os que não mandam não são aceitos. Furtam pelo modo optativo, porque desejam quanto lhes parece bem; e gabando as coisas desejadas aos donos delas por cortesia, sem vontade as fazem suas. Furtam pelo modo conjuntivo, porque ajuntam o seu pouco cabedal com o daqueles que manejam muito; e basta só que ajuntem a sua graça, para serem, quando menos, meeiros na ganância. Furtam pelo modo permissivo, porque permitem que outros furtem, e estes compram as permissões. Furtam pelo modo infinito, porque não tem fim o furtar com o fim do governo, e sempre lá deixam raízes, em que se vão continuando os furtos. Estes mesmos modos conjugam por todas as pessoas; porque a primeira pessoa do verbo é a sua, as segundas os seus criados e as terceiras quantas para isso têm indústria e consciência. Furtam juntamente por todos os tempos, porque o presente (que é o seu tempo) colhem quanto dá de si o triênio; e para incluírem no presente o pretérito e o futuro, de pretérito desenterram crimes, de que vendem perdões e dívidas esquecidas, de que as pagam inteiramente; e do futuro empenham as rendas, e antecipam os contratos, com que tudo o caído e não caído lhes vem a cair nas mãos. Finalmente nos mesmos tempos não lhes escapam os imperfeitos, perfeitos, plusquam perfeitos, e quaisquer outros, porque furtam, furtavam, furtaram, furtariam e haveriam de furtar mais, se mais houvesse. Em suma, o resumo de toda esta rapante conjugação vem a ser o supino do mesmo verbo: a furtar, para furtar. E quando eles têm conjugado assim toda a voz ativa, e as miseráveis províncias suportado toda a passiva, eles, como se tiveram feito grandes serviços, tornam carregados e ricos: e elas ficam roubadas e consumidas... Assim se tiram da Índia quinhentos mil cruzados, da Angola, duzentos, do Brasil, trezentos, e até do pobre Maranhão, mais do que vale todo ele.
Com coragem e convicção, aponta o seu verbo ao rei de corpo presente:
Antigamente os que assistiam ao lado dos príncipes chamavam-se laterones. E depois, corrompendo-se este vocábulo, como afirma Marco Varro, chamaram-se latrones. E que seria se assim como se corrompeu o vocábulo, se corrompessem também os que o mesmo vocábulo significa? O que só digo e sei, por teologia certa, é que em qualquer parte do mundo se pode verificar o que Isaías diz dos príncipes de Jerusalém: Principes tui socii rurum: os teus príncipes são companheiros dos ladrões. E por que? São companheiros dos ladrões, porque os dissimulam; são companheiros dos ladrões, porque os consentem; são companheiros dos ladrões, porque lhes dão os postos e poderes; são companheiros dos ladrões, porque talvez os defendem; e são finalmente seus companheiros, porque os acompanham e hão de acompanhar ao inferno, onde os mesmos ladrões os levam consigo.
Onde encontrar, a não ser num Santo Ambrósio, num São Bernardino de Sena ou num Savanarola, outra voz que terrivelmente assim bradasse perante el-rei conivente de algum modo com as malversações de seus súditos, registrando o pregador, noutro sermão, não se haver sem motivo observado que enquanto os magnetes atraem o ferro, os magnatas atraem o ouro?
O que costumam furtar nestes ofícios e governos os ladrões de que falamos ou é a fazenda real ou a dos particulares; e uma e outra têm obrigação de restituir depois de roubada, não só os ladrões que a roubaram, senão também os reis; ou seja, porque dissimularam e consentiram os furtos, quando se faziam, ou somente (que isso basta) por serem sabedores deles depois de feitos. E aqui se deve advertir uma notável diferença (em que se não repara) entre a fazenda dos reis a e dos particulares. Os particulares, se lhes roubam a sua fazenda, não só não são obrigados a restituição, antes terão nisso grande merecimento se o levarem com paciência; e podem perdoar o furto a quem os roubou. Os reis são de muito pior condição nesta parte: porque, depois de roubados têm eles obrigação de restituir a própria fazenda roubada, nem a podem demitir, ou perdoar aos que roubaram. A razão da diferença é, porque a fazenda do particular é sua; a do rei não é sua, senão da república. E assim como o depositário, ou tutor, não pode deixar alienar a fazenda que lhe está encomendada e teria obrigação de a restituir, assim tem a mesma obrigação o rei que é tutor e como depositário dos bens e erário da república; a qual seria obrigado a gravar com novos tributos, se deixasse alienar ou perder as suas rendas ordinárias.
Rei dos reis e Senhor dos senhores, que morreste entre dois ladrões para pagar o furto do primeiro ladrão; e o primeiro a quem prometeste o paraíso foi outro ladrão; para que os ladrões e os reis se salvem, ensinai com vosso exemplo e inspirai com vossa graça a todos os reis, que não elegendo, nem dissimulando, nem consentindo, nem aumentando ladrões, de tal maneira impeçam os furtos futuros e façam restituir os passados, que em lugar de os ladrões os levarem consigo, como levam, ao inferno, levem eles consigo os ladrões ao paraíso, como vós fizestes hoje: Hodie mecum eris in paradiso.Neste sermão nos vemos diante de um diagnóstico que parece mesmo atemporal, desnudando os desmandos e a mistura dos interesses públicos e privados que infestam a administração pública brasileira desde o início da colonização, contexto em que os Sermões são escritos, até os dias que correm. Note:
O ladrão que furta para comer, não vai, nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões, de maior calibre e de mais alta esfera. (...) os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. - Os outros ladrões roubam um homem: estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco: estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam.
Ele acusa os colonos e os governantes do Brasil de roubarem escandalosamente:
Grande lástima será naquele dia, senhores, ver como os ladrões levam consigo muitos reis ao Inferno: e para esta sorte se troque em uns e outros, vejamos agora como os mesmos reis, se quiserem, podem levar consigo os ladrões ao Paraíso. Parecerá a alguém, pelo que fica dito, que será cousa muito dificultosa, e que se não pode conseguir sem grandes despesas; mas eu vos afirmo e mostrarei brevemente que é cousa muito fácil e que sem nenhuma despesa de sua fazenda, antes com muitos aumentos dela, o podem fazer os reis. E de que modo? Com uma palavra; mas a palavra de rei. Mandando que os mesmos ladrões, os quais não costumam restituir, restituam efetivamente tudo o que roubaram.
Vieira foi um autor barroco e pode-se encontrar em suas obra as características desse movimento, tais como o uso de contínuas antíteses, comparações, hipérboles etc. Seu texto é essencialmente persuasivo e, enquanto tal, os jogos de palavras obedecem a uma finalidade prática, isto é, a retórica em função de seu discurso crítico. Vieira colocou-se contra o uso da palavra num sentido apenas lúdico, para provocar prazer estético.
Percebe-se que o autor preocupava-se com temas de caráter social e de dimensão política. Neste sermão, ele aproxima e compara a figura de Alexandre Magno, grande conquistador do mundo antigo, com a do pirata saqueador, evidenciando assim sua crítica aos valores morais e sua visão ideológica.
A persuasão em Vieira alcança o raio da alegoria — de resto, um recurso típico da tradição medieval — como reforço à grandeza dos padrões sociais e éticos. Consubstanciada pelo modelo do pregador, alimenta-se também da ironia, da sátira, do ataque (sutil ou explícito) contra vícios morais e administrativos dos representantes do rei na Colônia do Brasil, como citado. O suporte alegórico do bom ladrão é a demonstração pouco corrente, escolhida pelo pregador para testemunhar melhor dos erros de sua época, dos crimes de superiores e nobres e de colonizadores reles, distantes da justiça reinol e divina.
Em seus sermões Vieira mostrava certa independência nas palavras, atitude completamente contrária ao dogma fundamental da Companhia de Jesus, que era o da obediência cega às ordens superiores. Ele trabalhava por conta própria, e pensava mesmo em introduzir reformas na Companhia, coisa que os mais antigos viam com muito maus olhos. Daí resultou que seus superiores lhe ordenassem positivamente que partisse para as missões do Maranhão.
Acesseo o video aabaixo:
Sensacional! Cronica - Não deixem de ler (Todo o texto) . Tão atual como o momento em que vivemos.......por Louren Junior......coordenação Espírito Matias Albuquerque
21/05/2014 15:48
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CULTURA ESPÍRITA