"NÃO HÁ SOFRIMENTO TÃO LONGO, COMO O QUE SE FEZ SOFRER." COMO EXPLICAR O SOFRIMENTO DE JESUS - Crônica...por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

20/10/2015 10:02

“NÃO HÁ SOFRIMENTO TÃO LONGO, COMO O QUE SE FEZ SOFRER! COMO EXPLICAR O 

  O SOFRIMENTO DE JESUS? - Crônica....por Louren Junior.....coordenação Espírito

  Matias Albuquerque

 

“Não sofrimento tão longo, como o que se fez sofrer.!......Espírito Matias Albuquerque

 

Se DEUS é bom, misericordioso, Todo Poderoso porque não evita o sofrimento?

Porque acontecem coisas ruins? Como reagiremos, quando acontecem coisas que não nos fazem sentido.

 

Estes momentos que têm incomodado os homens durante séculos, por ventura podem abalar a nossa fé?

 

Com certeza não! A sua palavra fornece as respostas e sustenta nossa fé mesmo quando algumas dessas perguntas permanecem sem resposta. DEUS na sua Grandiosa Obra o UNIVERSO deu ao homem o que sempre mais almejou e almeja:

 

A LIBERDADE! 

 

 

Bem compreendida CONSCIENCIA RACIONAL e LIVRE ARBÍTRIO para determinar seus próprios atos. Resultando ou explicando porque o SOFRIMENTO se originou. DEUS quer que seus filhos sejam todos felizes. E não quer esse mundo de sofrimento para seu povo.

 

Não poderia DEUS evitar que o homem sofresse. Certamente. Mas DEUS preferiu criar os homens a sua imagem, com LIVRE ARBÍTRIO e não a sua livre escolha, mas decidir livremente.

De qualquer modo as escolhas boas ou más têm suas consequências.

Frequentemente as sofridas “são bênçãos”.

 

A DOR não é castigo é uma grande ferramenta de ensino. (Hebreus 12) revela que DEUS disciplina os filhos que ele ama. Pais terrenos também disciplinam seus filhos porque os amam e querem exercitá-los no caminho certo. Em vez de nos ressentirmos contra a disciplina de DEUS, devemos apreciar que ele tenha bastante cuidado para conosco a ponto de nos corrigir. "Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça" (Hebreus 12:11). O salmista reconheceu o valor do sofrimento em sua própria vida: "Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra... Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Salmo 119:67,71).

 

Mas por que pessoas boas, inocentes, sofrem? Algumas vezes pessoas boas erram e sofrem as consequências de seus erros. Outras vezes elas sofrem por causa de erros cometidos por outras. E às vezes, elas sofrem porque vivem num mundo de erros e enganos. Mas aqueles que amam a DEUS podem sempre encontrar benefício no sofrimento: "Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).

 

O SOFRIMENTO DE JESUS! OU MELHOR, O PLANO DE DEUS!

 

O PLANO de DEUS. Algumas vezes o sofrimento nos capacita a contribuirmos para o plano de DEUS referente ao mundo.

JESUS sofreu para ajudar os outros, sacrificando sua vida para reconciliar os homens com DEUS. DEUS também sofre. Enquanto Deus olhava para seu Filho em angústia na cruz, ele sofria. Este sofrimento não era causado pela fraqueza de DEUS. Não era como se JESUS tivesse esgotado todos os seus esconderijos e seus inimigos finalmente o tivessem apanhado e executado contra sua vontade. Não, JESUS entregou sua vida voluntariamente. Ele decidiu voltar ao mesmo lugar onde sabia que Judas poderia encontrá-Lo. Ele se recusou a chamar os anjos para que o salvassem, ainda que legiões deles estivessem à sua disposição. Ele nada disse para se defender durante o julgamento, ainda que, se tivesse feito isso, sem dúvida teria escapado da cruz. Cristo sofreu porque decidiu sofrer. Sofreu porque nos amava. O fato que o Senhor sofre conosco nos assegura de sua compaixão e auxílio, e dá-nos forças para enfrentarmos nossas dificuldades.

 

O sofrimento nos ajuda espiritualmente de vários modos: 1. Confiança. Paulo aprendeu a confiar mais em Deus por causa das circunstâncias perigosas. Experimentar tempos difíceis nos faz mais cônscios de nossa necessidade de DEUS e assim desenvolvemos confiança nele, não em nós mesmos.  2.  Perspectiva. Deus quer que vivamos como peregrinos aqui, entendendo que o céu é o nosso verdadeiro lar.

Mas quando as coisas vão bem para nós nesta vida, sentimo-nos em casa no mundo e deixamos de almejar estar com o Senhor. As aflições nos ajudam a visar a verdadeira meta.

 

 José também sofreu para que sua família pudesse ser salva da fome. A prisão de Paulo resultou surpreendentemente em maior progresso do evangelho, tanto porque lhe deu oportunidade para ensinar os guardas que estavam acorrentados a ele, como porque outros irmãos foram encorajados por sua atitude a pregarem a palavra mais ousadamente.

Os sofrimentos de Paulo também o qualificaram para confortar outros que estavam sofrendo.

 

Não sabemos todas as respostas. Muito sofrimento fica sem explicação. E de entender a resposta, muito menos para discutir com seu Criador.

 

Aprendamos a confiar simplesmente em DEUS.

 

Algumas vezes o sofrimento que é inexplicável no momento, mais tarde é facilmente compreendido. DEUS nunca prometeu que explicaria satisfatoriamente tudo o que acontece no mundo. Mas podemos confiar nele.

O sofrimento leva-nos a DEUS. O sofrimento, a consequência do mal, é um sinal do que seria a vida sem DEUS. Dando-nos um vislumbre do tipo de mundo que haveria se DEUS estivesse ausente, o sofrimento nos diz que precisamos de DEUS. Certamente não queremos estar naquele lugar onde o mal reina soberanamente e onde DEUS não está.

 

Que o SOFRIMENTO nos tolha e que nos aproxime mais de DEUS!  Que DEUS ponha em nossas vidas o sofrimento que nos aproxime mais dele.