Entrevista com Mozart Fanchin....por Louren Junior

22/01/2011 09:43

        Entrevista com Mozart Fanchin..........por Louren Junior

 

Curriculo

Trabalhador do Centro Espírita Casa do Caminho - SANTANA, coordenador das reuniões de desobsessão, que se realizam todas as 3as. Feiras com inicio às 19:30 h. Colaborador emerito das Casas André Luiz como curador e

responsavel pela manutenção dos necessitados junto ao Forum da Capital


 - Caro MOZART, os espíritos existem?

 

A questão no. 76 do Livro dos Espíritos, livro segundo, capítulo I, responde a esta pergunta de forma categórica. Quando Kardec pergunta: Como podemos definir os Espíritos, os Espíritos superiores respondem: "Podemos dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material"

E em muitas ocasiões, nos trabalhos mediúnicos, tivemos a oportunidade de comprovar essa assertiva. Então corroborando Kardec, podemos tranqüilamente afirmar que sim. Os Espíritos existem.

 

- MOZART quanto tempo milita na Doutrina Espírita?

 

Já vão mais de cinqüenta anos. Desde a minha juventude, passando pela grata satisfação de estar entre os colaboradores na fundação e manutenção das Casas André Luis.

 

- Mozart o que realmente motiva sua abnegação pelos trabalhos voltados, principalmente para a desobsessão?

 

A vontade sincera de colaborar ativamente com a seara do mestre Jesus, iniciada há dois mil anos, qual seja auxiliar a humanidade sofredora dos dois planos da existência.

 

- Mozart quais as aptidões próprias de um individuo para que possa exercer com equidade e também coordenar o trabalho de uma reunião de desobsessão?

 

Antes de tudo vivenciar o Evangelho plenamente. Jesus exemplificou o amor aos sofredores de toda ordem. Ele é sem duvida, nosso divino modelo. Então, alem de boa vontade o irmão tem que pautar suas ações e atitudes pelo roteiro traçado pelo Evangelho, que é um código de amor dirigido à humanidade, legado pelo nosso Mestre Jesus.

 

- Mozart existem médiuns especiais para exercer tal trabalho?

 

Eu não diria especiais. O médium deve estar conscientemente preparado para a tarefa, através de um estudo sistemático da doutrina espírita, que vai habilitá-lo no conhecimento das leis que regem a vida integral. Somado a isto, deve ser conhecedor e praticante das orientações evangélicas, colocando-se de boa vontade a disposição dos Espíritos comunicantes.

 

- Quais as condições peculiares.........

 

Bem, além das disposições descritas na pergunta anterior, observar alguns cuidados no campo material, tais com no alimentar-se; abster-se de beber bebidas alcoólicas e uso do tabaco o mais possível.

 

- Mozart o obsessor (espírito) tanto pode ser encarnado como desencarnado?

 

A obsessão é um fenômeno ligado a sintonia. Assim, independe da condição do Espírito. Estar encarnado ou desencarnado são apenas condições vivenciadas pelo Espírito imortal na rodas das encarnações sucessivas.

 

Componentes do Grupo de desobsessão das reuniões de 3as. Feiras. Mozart Fanchin, Manoel Felix, Lucilia, José Caetano, Maria Eugênia, Valquiria, Judith, Paulo César, Eloinha, Marcos Eduardo Joaquim Carlos

 

- Mozart a influência maléfica de um obsessor, também tem em alguns casos a colaboração do obsediado? Como: invigilância, satisfação, afinidade de atitudes, etc.

 

Totalmente. Como disse anteriormente, é um fenomeno relacionado a sintonia vibratória.

Neste sentido, o obsediado nada mais é que o outro polo da relação obsessiva estabelecida.

 

- Mozart o processo desobsessivo, requer muito de paciencia, o espírito obsessor atarvanca a rapidez que seria de desejar?

 

Sim. Uma vez estabelecido o processo obsessivo em seus graus mais avançados, quais sejam a fascinação e a subjugação, como classificou Kardec no Livro dos Médiuns, exige-se tratamento pertinaz e constante, com altas doses de paciência, amor e disposição para o perdão incondicional. Assim colocado, deve haver disposição firme de perdão de ambos os envolvidos no processo: obsessor e obsediado.

 

- Mozart a obsessão deixa seqüelas?

 

Nos casos mais complexos do fenômeno, sim. Vejamos por exemplo o caso das simbioses, dentro da classificação das subjugações, amplamente tratado pelos irmãos espirituais superiores no Livro dos Médiuns, onde há um intenso intercambio de energias sutis entrelaçando os envolvidos.

 

- Mozart enfim! A desobsessão alivia, retarda ou normaliza a rotina do obsediado?

 

O tratamento dos processos obsessivos, vulgarmente chamado de desobsessão geralmente colabora para aliviar as conseqüências danosas inerentes aos embates psicológicos, morais e até mesmo físicos gerados, podendo chegar, à normalização da rotina da vida do Espírito. Como dissemos, vai depender muito da disposição para o perdão incondicional dos envolvidos no drama obsessivo.

 

Deixe algumas linhas, algum comentário que gostaria transmitir aos seus companheiros de Doutrina.

 

Eu gostaria muito de conclamar a todos os confrades para a exemplificação pura e simples do amor, na forma e condições estabelecidas por Jesus, nosso Mestre e Irmão maior. Deixemos de lado nossas vaidades e orgulhos, por menor que sejam. Trabalhemos com alegria e boa disposição, atendendo a todos sem distinção, pois temos consciencia da condição de trabalhadores da última hora que somos. Se quisermos merecer o salário dos primeiros não podemos nos dar ao luxo de preguiça e displicência na execução da tarefa na obra do nosso senhor, o Cristo.

                                                                                                                                                               Louren Junior