Raciocinemos em relação a Kardec

24/06/2010 08:58

 

 

Olá Caro Lourenço. Muita paz
Li o artigo do Alamar "RACIOCINEMOS EM RELAÇÃO A KARDEC" em seu blog e gostaria de fazer algumas considerações, a título de discutirmos um assunto tão importante, mas como não consegui fazê-lo no próprio BLOG, estou te enviando este e-mail.

O Alamar, espírita de profundo conhecimento e envergadura, muitas vezes aborda temas polêmicos, mas nem por isso menos importantes para discussão. Posso até, em algumas oportunidades, discordar de alguns pontos, mas não consigo diminuir meu interesse e admiração pelo seu trabalho e dedicação à causa espírita.
Quanto ao tema desta discussão, "RACIOCINEMOS EM RELAÇÃO A KARDEC", não pude discordar, por ter a mesma opinião, senão vejamos:

1- Todas as relições, ao longo de sua existência, passaram por um processo evolutivo, até porque quem evolui não é a religião, mas sim o Ser Humano, que ao evoluir traz toda uma gama  de processos evolutivos, entre eles a religião. Sendo assim, porque deveria a Doutrina Espírita, que traz em seu bojo também uma concepção religiosa, ficar estagnada no tempo e no espaço. Parece-me que esta é a idéia de "espíritas" que ainda querem que o Espiritismo, como diz o Alamar, seja apenas e sempre um movimento igrejeiro. E Kardec, não era extremamente evoluído para seu tempo?

2- Na questão financeira, eu já percebique os Espíritas tem mesmo é medo de por a "mão no bolso". Não vejo problemas em se arrecadar recursos para que possamos ter maior capacidade de divulgação do Espiritismo. O que precisamos é que dirigentes de trabalhos, centros, etc, fiscalizem para que os recursos recebidos não sejam usados em benefício próprio de alguns, o que aliás pode acontecer em qualquer lugar, afinal, em todo segmento, inclusive nos espíritas, existem aqueles mais interessados em auferir do que em pagar. Ás vezes parece-me que existem outros interessados em que a divulgação em massa seja apenas pelos livros, afinal de contas, o livro espírita é um filão de ouro que já deixou muta gente rica e nem sempre levou o conhecimento correto pra quem o leu.

3- Quanto à divulgação do Espiritismo na mídia (principalmente a televisiva), qual o problema? Ora, vivemos no século 21, em que a televisão tem forte impacto sobre a sociedade, positivo e negativo, então por que não usarmos em favor do Espiritismo? O Próprio trabalho de transmissão ao vivo das palestras realizadas no Casa do Caminho, além de pioneiro, de extrema competência e abrangente. É fato que, já tive oportunidade de ver na televisão apresentadores que se julgam "PROFUNDOS CONHECEDORES DA ALMA HUMANA", que passam orientações e opiniões que não só vão contra os preceitos do Espiritismo, mas também contra a ordem lógica o raciocínio. Mas isto também não acontece nos Centros Epíritas??? Cabe a nós, como disse o próprio Kardec, passarmos pelo crivo de nossa razão, não?

4- Finalmente, quanto a questão de não se fazer perguntas aos Espíritos, se não fosse assim, não teríamos o Livro dos Espíritos. Olha, certa vez também mencionei em um Centro, que poderiam ser acrescidas ao Livro dos Espíritos, perguntas sobre temas que não faziam parte da época de Kardec e encontram-se tão presentes em nossos dias? Como??? Da mesma maneira. Poderiam ser elaboradas perguntas e distribuídas a importantes representantes do Espiritismo em diversos lugares do mundo e assim obter respostas  sobre importantes questões atuais. Quase fui excomungado. Não toquei mais no assunto...!!!

Enfim é isso meu caro Lourenço. Perdão se me extendi demais, mas é porque creio que além de importante, este é um tema que deveria ser mais discutido no meio Espírita, por aqueles que assim como nós, acreditam que o Espiritismo é uma Doutrina para nos libertar, e não criar mais amarras em nossa existência.
Um grande abraço, bom final de semana e creio que irei no Centro segunda à noite, quando poderemos conversar um pouco mais sobre o assunto.

Muita paz

 

 


Marcos Cunha - (011)  6965-0251
 
Muita paz a todos.

"Vencedor não é aquele que chega em 1º lugar, mas aquele que honra o lugar em que chega"


 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!