O GRANDE ERRO CORRIGIR ALLAN KARDEC - CULTURA ESPÍRITA - UMA REALIDADE? - Crônica....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque

29/01/2015 16:41

O GRANDE ERRO CORRIGIR ALLAN KARDEC-CULTURA ESPÍRITA UMA REALIDADE? - Crônica....por Louren Junior....... coordenação Espírito Matias Albuquerque

02/05/2014 16:15

 

O grande erro. CORRIGIR ALLAN KARDEC.

 

O pedantismo CULTURAL de muitos espíritas os afastaram das pesquisas sobre os  mais importantes aspetos da DOUTRINA ESPÍRITA,para se entregarem a elucubrações pessoais gratuitas, dispersivas e não raro absurdas.

Um campo aberto para as MISTIFICAÇÕES.

Brilhar aos olhos vazios do mundo é vaidade de subordinarem-se e querer adaptar a DOUTRINA ESPÍRITA as conquistas modernas da ciência ao invés de submeteram-nas ao esquema Doutrinário.

Socialmente ainda carecemos do enfrentamento com Campanhas Difamatórias das Igrejas  e das Instituições Cientificas compreendendo-se em conseqüência que a maioria dos espíritas a DESCONHECEM.

Muito se tem avançado nesse aspecto do conhecimento notadamente com respeito a MEDICINA. Podemos citar como referencia  na atualidade os estudos realizados pelo Geneticista Dr. Sérgio Felipe de Oliveira na USP – SP.

E o suporte dos que anteviram essa NOVA CIVILIZAÇÃOCIVILIZAÇÃO DO ESPÍRITO

Como sabemos de tempos em tempos a divindade envia ao orbe terrestre almas de alta envergadura capacitadas a realizar missões de progresso junto à humanidade.

Alguns são dotados de uma luminosidade, como o caso do Cristo de Deus. Outros em gradações evolutivas diversas vêm de igual forma, trazer seu contributo a história do pensamento humano.

 

A morte de Socrates 

 

Alguns na área cientifica, outros na área filosófica e outros ainda na área religiosa, tais como


Sócrates, Platão, Buda, Dalai Lama,Lavoisier, Paulo de Tarso, Cura D’ars,Swendenborg, Andrew Jackson Davis, Daniel Dunglas Home, Elizabeth d'Esperance, William Stainton Moses, William Eglinton,  Charles Foster, Henry Slade, Willian Crookes, Arthur Conan Doyle, Leon Denis, Gabriel Delanne, Camile Flammarion, Ernesto Bozzano, Raymond Auguste Quinsac MonvoisinVistorien Sardou, Bezerra de Menezes, Chico Xavier,  Tereza de Calcutá,  Mahatma Gandhi, Berzerra de Menezes, Herculano PiresDeolindo Amorim, Francisco Candido Xavier, e outros. Dentre estes como afirmamos destacamos aquele que uniu as três áreas e ficou conhecido mundialmente como ALLAN KARDEC.

Hoje o materialismo com o avanço tecnológico desde a II Guerra Mundial sofreu um aceleração muito acentuada, fazendo com seu ápice que se revelem  as entranhas da matéria com seus segredos.

E daí a confirmação da validade da CULTURA ESPÍRITA.

Assim como os pioneiros citados  vai desabrochando uma NOVA CIVILIZAÇÃO a CIVILIZAÇÃO DO ESPÌRITO.

E como desenvolve-la?

É necessária a integração dos homens nos seus princípios e pressupostos. Uns e outros se encontram nos livros de Kardec, mas se esses livros não forem realmente estudados, investigados na intimidade pro­funda dos textos e transformados em pensamento vivo na realidade social, a civilização não passará de uma utopia ou de uma deformação da realidade sonhada.

Para o homem espírita construir a Civilização do Espírito é necessário que a viva em si mesmo, na sua consciência e na sua carne, pois é nesta que a relação da consciência com o mundo se realiza. E para isso não bastam os livros, é necessário o concurso de todos os meios de comunicação: a palavra, a imprensa, o rádio, a televisão, e  NOTADAMENTE A INTERNET e mais ainda, a prática intensiva e coletiva dos princípios doutrinários de maneira correta e fiel.

 

Longe a idéia de desfrutarmos e suportarmos o que DEUS faz. Não há espaço na DOUTRINA ESPÍRITA.

 

O que DEUS faz se realiza através dos homens capazes de captar sua vontade e excuta-las. Não há milagres, nem ações mágicas na natureza, A vontade e DEUS se cumpre através dos Espúrios desde o controle das formações atômicas até  o crescimento dos vegetais.

De maneira explicita e minuciosa ALLAN KARDECrepetiu  essa mesma verdade.

No mundo  humano os Espíritos encarnam, fazem-se homens para modelá-lo. Cada um com sua tarefa individual e intransferível.  O que não cumpre fracassa.

A falência quase total do Cristianismo resultou dessa inobservância. E ALLAN KARDEC dois mil anos depois da pregação do Cristo partiu para a DOUTRINA ESPÍRITA.

Foi  intensa a batalha contra as infiltrações de Doutrinas estranhas, de espiritualismo rebarbativos, no meio espírita. Esforço gigantesco de Léon Denis e Conan Doyle  para mostrar que DOUTRINA ESPÍRITA é uma nova concepção do homem e da vida que não se pode confundir com as escolas espiritualistas ancestrais, carregadas de superstições e princípios individualmente afirmados ou provindos de tradições longínquas, sem nenhuma base de critério científico.

O que o mesmo não deve acontecer hoje entre nós, sob a complacência de instituições representativas da doutrina e o apoio fanático de lideres carismáticos, piegas espirituais.

 A imprensa espírita, Livros, Palavra, Radio, Televisão, jornais e notadamente a INTERNET deva ser uma labareda, irradiando o foco de manifestações semeando e colhendo para que 

 

“O ÓBOLO DA VIUVA NÃO DESGARRE DOS COFRES DO TEMPLO E DO DESVÃO DO CHÃO NÃO CHEGUE A SECURA DOS CORAÇÕES.”

 

A preocupação com as Escolas Espíritas não devam ter o sentido maior que a própria divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA em todos os meios disponíveis em que a EDUCAÇÂO se apresente. 

É necessário que se diga tudo isso, que se escreva e semeie essa verdade dolorosa, para que toque os corações, na esperança de uma reação que talvez não se verifique, mas que pelo menos se tenta despertar.

 

“QUEM PODERÁ DETER A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO NO TEMPO? NAS POTENCILIDADES DO ESPÍRITO, REPOUSA A ESPERANÇA A ESPÍRITA.

 

Acesse o video abaixo:

 

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/QfP1L6yYAO4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

 

CULTURA ESPÍRITA  - UMA REALIDADE? – Crônica....por Louren Junior.......colaboração Espírito Matias Albuquerque