NÃO HÁ COMO RETROAGIR DENTRO DO PROCESSO DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL - Mensagem ditada pelo Espírito Matias Alçbuquerque.....colaboração Louren Junior.

17/07/2013 21:43

NÃO HÁ COMO RETROAGIR DENTRO DO PROCESSO DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL – Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque.....colaboração Louren Junior

 

O HOMEM (MULHER) possa não parecer são tomados do medo, da incerteza, frutos de um egoísmo exacerbado. 

Não havendo o equilíbrio necessário entre o desenvolvimento material e o moral não se pode, evidentemente, falar em evolução, pois para isso é necessário que tal equilíbrio exista.
Foto

O extraordinário desenvolvimento da ciência e da tecnologia que levou o homem (mulher) a significativas descobertas em todos os campos do conhecimento não trouxe, entretanto a tranqüilidade e a paz necessárias pra usufruir de todas essas conquistas.

É nessa hora que surge consoante a promessa do Cristo, a Terceira Revelação – A Doutrina Espírita.
 

Se bem compreendido a Doutrina Espírita não traz ou ensina poucas ou nenhuma verdades absolutamente novas. Só as verdades eternas são absolutas. O que a Doutrina Espírita prega sendo todas fundadas nas leis naturais existiram em todos os tempos em todas as épocas. Esses germes mediante um estudo mais completo e em observações mais atentas conseguiram se desenvolver.

"A Doutrina Espírita não descobriu nem inventou os Espíritos, como não descobriu o mundo espiritual, no qual se acreditou em todos os tempos; somente ele prova por fatos materiais e o apresenta em sua verdadeira luz, desembaraçando-o dos preconceitos e idéias supersticiosas, oriundos da dúvida e da incredulidade".

"Hoje o fim providencial das manifestações é convencer os incrédulos de que tudo para o homem não se acaba com a vida terrestre e dar aos que crêem idéias mais justas sobre o futuro".

A “imortalidade do Espírito”

 “Os bons Espíritos nos vêem instruir para o nosso melhoramento e não para revelar-nos o que não devemos saber ainda, ou o que só deve ser fruto do nosso trabalho".

"Quando do alto de suas cátedras os sábios proclamarem a existência do mundo espiritual e sua participação nos fenômenos da vida, eles infiltrarão na mocidade o antídoto das idéias materialistas, em vez de dispô-las à negação do futuro".

O homem não caminha apenas do berço ao túmulo. O Espírito preexiste ao nascimento e sobrevive após a morte do corpo físico. O espírito encarna num corpo material para experimentar provas e/ou expiações que o elevem intelectual e moralmente. O Espiritismo trouxe, entretanto, a luz sobre os conceitos equivocados das diversas eras. A imortalidade da alma é um conceito bastante antigo, visto que vários povos da antigüidade acreditavam nesse fato.

“O Espírito se utiliza da reencarnação para sua evolução”

Se a alma existe antes do nascimento e sobrevive após a morte do corpo físico, existe um hiato entre esses dois estágios que é exatamente a vida material. Rigorosamente falando o espírito não nasce, mas encarna num corpo material. A reencarnação explica, por exemplo, porque alguns nascem "perfeitos" outros com problemas físicos. Ora se todos são filhos de Deus, amados por Ele na mesma intensidade, porque então uns nascem sem braços, sem pernas, loucos, etc...? A resposta direta é que esses espíritos reencarnam com essas limitações para o devido ressarcimento de débitos - morais - contraídos em outras existências. A reencarnação é necessária ao espírito, visto que sem ela ele não obterá a evolução. Entretanto, não é imprescindível que essa encarnação aconteça exclusivamente na Terra. Segundo Jesus "há muitas moradas na casa do meu Pai".

A profundidade filosófica e psicológica que o Livro dos Espíritos nos apresenta com suas passagens e reflexões vão muitas, além do nível do nosso conhecimento ordinário.

É como a fonte, jorra sorrindo a todos aqueles que dela queiram servir-se.

O espírito imortal, mesmo com todas suas possíveis virtudes, não é um produto acabado.

O progresso é eterno, como alicerce da Criação, nos leva a progredir sempre, até o infinito, a Perfeição.

Se todos os homens bem dotados se servissem das suas lições e dos desígnios de DEUS, a tarefa dos Espíritos em fazer progredir a humanidade já não seria tão difícil.

O abuso das faculdades em prover o “orgulho”, infelizmente leva uma boa parte a “perdição”.

“E que tenhais em grande estima e amor por causa de sua obra” – Paulo (I Tessalonicenses, 5:13). O apostolo dos gentios não poderia ter sido mais atual em suas afirmações. Ao exortar os tessalonicenses sobre a importância da fraternidade verdadeira, convidava a descobrir em cada o que ele faz de melhor, a respeitar e amar as pessoas pelo o que elas fazem dentro do plano traçado pelo Cristo e não dentro de nossa ótica destorcida.

Essa advertência deve ser estendida a todos os setores de nossa vida, na família, no trabalho, na amizade e na religião.

No palco da vida todos desempenham.

Emannuel em seu Livro Fonte Viva”, capitulo 24, discorre sobre essa lição de forma brilhante. Realmente é muito mais fácil dedicarmos nossa amizade àqueles que concordam conosco, porém essa não seja a maneira mais efetiva para nosso crescimento espiritual. A ótica reencarnacionista nos mostra que vivemos entre aqueles que podem nos oferecer a melhor oportunidade de evolução, mesmo que aparentemente pareça ser diferente.

A autoridade da mesma maneira que a fortuna é uma delegação que se pedirá contas a quem nela foi investida.

Não creias que ela seja dada, para satisfazer o prazer do “mando”, nem como pensam falsamente a maioria dos poderosos da Terra, como um direito ou uma propriedade.

 

"Muitas coisas vos digo que ainda não compreendeis, e teria muitas outras a dizer, que não podereis compreender; mais tarde porém, vos enviarei o Consolador, o Espírito da Verdade, que restabelecerá todas as coisas e vo-las explicará todas". (Palavras do Cristo).
 

Acessem o vídeo abaixo:

 

NÃO HÁ COMO RETROAGIR DENTRO DO PROCESSO DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL – Mensagem ditada pelo Espírito Matias Albuquerque.....colaboração Louren Junior