CAIRBAR SCHUTEL....nasceu a 22 de Setembro de 1868. O QUE TEM EM COMUM COM BEZERRA de MENEZES!.....Crônica!....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque

20/09/2019 06:55

CAIRBAR SCHUTEL....nasceu a 22 de Setembro de 1868. O QUE TEM EM COMUM COM BEZERRA de MENEZES!.....Crônica!....Louren Junior e Espírito Matias Albuquerque 

 

Na lembrança do nascimento de CAIRBAR SCHUTEL a 22 de Setembro de 1868 - Louren Junior – A Doutrina Espírita ao alcance de todos rende homenagem a duas figuras proeminentes dentro do movimento ESPÍRITA no Brasil. 

 

Primeira particularidade: 

 

CAIRBAR SCHUTEL foi consagrado com o nome de “PAI dos POBRES” e também o “BANDEIRANTE da DOUTRINA ESPÍRITA” 

DR. BEZERRA de MENEZES foi consagrado como o “MÉDICO dos POBRES” 

 

Ambos tiveram relevante atuação politica e filantrópica. Desmitificando de certa forma o “ABSURDO” que até pouco era comum no meio espirita, de que ESPÍRITA não deveria se envolver com politica e que fomos um dos primeiros a questionar com Crônica publicada em 2010 e 2014 

 

CAIRBAR (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1868 - Matão, 30 de janeiro de 1938) foi um divulgador espírita, político, farmacêutico e filantropo brasileiro. 

Teve grande importância na história do Espiritismo, e de Matão, tendo sido fundamental em sua elevação de povoado para município, sendo o seu primeiro intendente, cargo equivalente ao atual prefeito, que exerceu de março a outubro de 1899, e, depois, de 18 de agosto a 15 de outubro de 1900. Era respeitado por todos na cidade em sua época, chegando a comprar com seus próprios recursos o prédio para a instalação da prefeitura; foi consagrado com o título de "O Pai dos Pobres" da cidade, dava remédio de graça aos carentes e utilizava sua própria casa para acolher doentes. 

 

Dr. BEZERRA de MENEZES: Trajetória política 

 

Nascimento: 29 de agosto de 1831 (188 anos) - Riacho do Sangue, CE - Desencarne: 11 de abril de 1900 (68 anos) - Rio de Janeiro, RJ - Nacionalidade brasileiro No final dos anos 1850, Bezerra de Menezes já se notabilizara pela atuação profissional e pelo trabalho voltado à população carente. Desse modo, em 1860, em uma reunião política, alguns amigos levantaram a candidatura de Bezerra de Menezes, pelo Partido Liberal, como representante da paróquia de São Cristóvão, onde então residia. 

Foi reeleito vereador da Câmara Municipal do Município Neutro, para o período de 1864 a 1868. 

Foi eleito deputado geral pela Província do Rio de Janeiro, no período de 1877 a 1885, ano em que encerrou a sua carreira política. Neste período acumulou o exercício da presidência da Câmara e do Poder Executivo Municipal. Em sua atuação como deputado, destacam-se algumas iniciativas pioneiras: buscou, através de projeto de lei, regulamentar o trabalho doméstico, visando conceder a essa categoria, inclusive, o aviso prévio de 30 dias; denunciou os perigos da poluição que já naquela época afetava a população do Rio de Janeiro, promovendo providências para combatê-la. Foi membro, a partir de 1882, das Comissões de Obras Públicas, Redação e Orçamento. 

 

Afora particularidades politicas comuns entre os dois INSIGNES ESPÍRITAS, destacamos a obra assistencial, cultural promovidos por ambos na divulgação da Doutrina Espírita. 

De um lado Dr. BEZERRA DE MENEZES como Vice Pres. da FEB Fed. Espírita Brasileira 1890 a 1891 e como Presidente em 1895. Fundou a primeira livraria espírita no país e ocorreu a vinculação da instituição ao Grupo Ismael e à Assistência aos Necessitados. 

 

CAIRBAR SCHUTEL a 15 de julho de 1905 fundou o "Grupo Espírita Amantes da Pobreza" (atual Centro Espírita O Clarim), o primeiro centro espírita em toda região daquela zona paulista. No mês seguinte, fundou o notório jornal espírita "O Clarim" (15 de agosto). A 15 de fevereiro de 1925, fundou com o auxílio moral e material do amigo Luiz Carlos de Oliveira Borges a RIE - Revista Internacional de Espiritismo, publicação mensal dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas. 

 

Fonte: Wikipedia .