ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA!.......MITO OU VERDADE?..........por Louren Junior

13/05/2014 11:57

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA! .Crônica.......MITO OU VERDADE?....CONSCIÊNCIA NEGRA?............por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

O que ainda se debate a superioridade do branco ou o sentimento de SER BRASILEIRO?

 

- Você NEGRO porque se descrimina? São tantas suas virtudes.  Nas artes, na literatura, no trabalho, nos esportes e notadamente na atual Magistratura Jurídica no BRASIL.

 

 

A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.

Os quilombos não deixaram de existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos após o fim de Palmares.

Mesmo nos anos finais da escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei Áurea fosse assinada.

O fim da abolição não representou também o fim dos problemas sociais para os escravos libertados. O racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data para se lembrar dessa situação.

 

SÓ EXISTE UMA PROBABILIDADE  VALORIZE-SE!

 

Nada mais apropriado em homenageá-los como o LENDÁRIA FIGURA DO PRETO VELHO.

 

OI! Nois na fita. - CRONICA - ....por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 ÓI! Nóis na fita.

Abs.

Louren Junior

 

Divulgação: www.lourenjunior.webnode.com.br

 cms.lourenjunior.webnode.com.br/news/oi-nois-na-fita-/

Oração do Matuto

Fátima Irene Pinto

 

Leia mais: cms.lourenjunior.webnode.com.br/news/oi-nois-na-fita-/