Abstração

 

Abstrato

O conhecimento que temos a respeito do Universo, de nosso mundo e de nós mesmos é extremamente limitado.

 

Então, se desconhecemos a essência, a finalidade e a causa da maioria das coisas que vemos, como conheceremos as coisas que não vemos?

 

O “Livro dos Espíritos” possui passagens e reflexões, que vão muito além do nível de nosso conhecimento ordinário, notadamente aqueles que se referem aos aspectos científicos da obra.

 

Para melhor compreende-las, não podemos prescindir do tempo necessário para abrange-las..., é a enciclopédia usual de nossos passos.

 

 

As oferendas do Pai Eterno” vão se acumulando na proporção exata desse entendimento.

 

Esse cultivo do saber envolve-nos de uma maneira direta com nossa origem.

 

A Doutrina Espírita, por definição é uma Doutrina abrangente e evolutiva.

 

Ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica.

 

Cientificamente consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos.

 

Como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.

 

A ciência acadêmica tem como meta à investigação dos fenômenos materiais, aqueles que se manifestam nos limites do nosso universo.

 

A ciência Espírita, se utilizando do instrumental mediúnico e das propriedades do magnetismo humano, revela-nos a realidade da dimensão extrafisica e descortina portanto novos horizontes de investigação e integração.

 

- O que acrescentar a membrana envolvente em que habitam nossos espíritos?

 

- Qual sua composição?

 

Sabemos que são combinações de fluidos vitais.

 

É uma condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência ou alma. É o envoltório semimaterial do Espírito, o laço que une a matéria ao corpo. Diz-se que é semimaterial porque pertence a matéria pela sua origem. (Fluido Universal)

 

Em virtude de sua natureza fluídica ele é expansível, irradiando para o exterior, formando em torno de si uma atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem dilatar com maior ou menor intensidade.

Pode sofre modificações que o tornam perceptível e até tangível, ou seja ser visto e tocado por todos.

 

Allan Kardec esclarece o “perispírito” com dados muito precisos, promovendo uma grande revolução na ciência, na religião e na filosofia.

 

Demonstrando um mundo além do nosso, que sucede a vida terrena, os fatos espíritas, como partes integrantes de uma mesma Doutrina, são sólidos fundamentos, não atraindo para si o miraculoso ou o sobrenatural.

 

A própria comunidade cientifica nos dias de hoje, chega a denominar de Supercorda a mínima porção da matéria. Não será essa conclusão o encontro com que os espíritos ditaram a Allan Kardec, o tal do Fluido Vital?

 

Teoria das cordas (ou teoria das supercordas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na teoria das cordas podem evitar os problemas associados à presença de partículas pontuais (entenda-se de dimensão zero) em uma teoria física tradicional, como uma densidade infinita de energia associada à utilização de pontos matemáticos. O estudo da teoria de cordas tem revelado a necessidade de outros objetos não propriamente cordas, incluindo pontos, membranas, e outros objetos de dimensões mais altas.

O interesse na teoria das cordas é dirigido pela grande esperança de que ela possa vir a ser uma teoria de tudo. Ela é uma possível solução do problema da gravitação quântica e, adicionalmente à gravitação, talvez poderá naturalmente descrever as interações similares ao eletromagnetismo e outras forças da natureza. As teorias das supercordas incluem os férmions, os blocos de construção da matéria. Não se sabe ainda se a teoria das cordas é capaz de descrever o universo como a precisa coleção de forças e matéria que nós observamos, nem quanta liberdade para escolha destes detalhes a teoria irá permitir. Nenhuma teoria das cordas fez alguma nova predição que possa ser experimentalmente testada.

Trabalhos na teoria das cordas têm levado a avanços na matemática, principalmente em geometria algébrica. A teoria das Cordas tem também levado a novas descobertas na teoria da supersimetria que poderão ser testadas experimentalmente pelo Grande Colisor de Hádrons. Os novos princípios matemáticos utilizados nesta teoria permitem aos físicos afirmar que o nosso universo possui 11 dimensões: 3 espaciais (altura, largura e comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas (sendo a estas atribuídas outras propriedades como massa e carga elétrica, por exemplo), o que explicaria as características das forças fundamentais da natureza.

O estudo da chamada teoria das cordas foi iniciado na década de 60 e teve a participação de vários físicos para sua elaboração. Essa teoria propõe unificar toda a física e unir a Teoria da relatividade e a Teoria Quântica numa única estrutura matemática. Embora não esteja totalmente consolidada, a teoria mostra sinais promissores de sua plausibilidade.

 

-  Percebem nossa pequenez!

 

-  E quantos estão distantes de conclusões relevantes!

 

Essa pequenez, desse nosso mundo visível.....,Inteirando-nos à medida que consigamos entende-la.

 

Mesmo o envoltório perispiritual, que está mais próximo do nosso entendimento, está longe de um seguro e pronto detalhamento.

 

Sabemos que é o intermediário entre o plano físico e o espiritual, e que como tal carrega todas nossas míninas atitudes e impressões de nosso adiantamento.

 

É a relação constante e continua entre o corpóreo e o espiritual.

 

É por seu intermédio que se operam no homem os chamados fenômenos cuja causa não pode ser encontrada na matéria tangível e por essa razão são chamados por alguns de fenômenos sobrenaturais.

 

Segundo Allan Kardec o Espírito está revestido de uma substância vaporosa para poder elevar-se na atmosfera e se transportar para onde queira.

 

Poderíamos ir mais longe, nossa natureza eletromagnética, nos fornece um campo magnético próprio, como se fosse uma lâmpada acesa, formado por fótons irradiados ao seu redor, daí um salto para a compreensão da Aura Humana.

 

As verdades e as definições de André Luiz no Livro “Missionários da Luz” sobre a glândula pineal, conhecida por epífise”, antecipando de certa forma as descobertas cientificas terrenas.

 

A revelação espiritual informando ser a “epífise”, a glândula da vida mental e elo com a espiritualidade.

 

A interligação entre os centros de força (chacras) do perispirito, do duplo etéreo, e os plexos nervosos do corpo físico acontecendo através de laços fluídicos.

 

 Programa TRANSIÇÃO - Rede TV, todo Domingo às 15:00 h

Vale a pena se informar sobre os estudos do Professor e Mestre em Ciências pela USP Dr. Sérgio Felipe de Oliveira através do Instituto de Estudos UniEspirito, afirmando que buscou no livro “Missionários da Luz” para obter conhecimento sobre a “epífise”.

 

Do Duplo Etéreo, que se forma na encarnação do espírito, mas que não tem existência própria como o perispírito e se extingue com a morte física.

 

Da Aura Espiritual que estabelece o condicionamento próprio da evolução espiritual, formada segundo informações da espiritualidade pelo próprio esforço e na busca constante da verdade e do amor ao próximo.

 

Quanto maior evolução, maior irradiação.

 

É bem verdade que muito se tem progredido, mas também há muito que progredir.

 

Acentuadamente sabemos que somos espíritos imortais, que exercemos nossas atividades nesses dois planos, físico e espiritual.

 

Sabemos também que o plano espiritual utiliza-se do físico para poder desenvolver suas aptidões e talentos.

 

No século XIX os fenômenos ocorriam de forma generalizada, na Europa, na América, no Ocidente e chamava a atenção dos grandes cientistas da época.

 

Willian Crookes e o Espírito Katie King materializado

 

Dentre eles o sábio e cientista inglês William Crookes, que a fim de provar a inexistência da influência espiritual nos fenômenos, acabou se tornando um dos seus mais ardorosos interpretes e colaboradores na formação da base cientifica da Doutrina.Espírita.

 

Estudou e pesquisou o Ectoplasma ( Substância porosa desprendida pelo médium apto a esse tipo de fenômeno ) através da materialização do espírito de Katie King, descobriu que na sua composição encontram-se células epiteliais (células que compõem as mais finas camadas que envolvem os órgãos dos seres encarnados, como o pâncreas, o fígado, etc. além do sal comum).

 

Na biologia o “ectoplasma” é definido como a parte periférica do citoplasma celular.

 

Na materialização de Espíritos, envolve o perispirito do Espírito a ser materializado como peças de tecidos leves e finos ou interpenetra os objetos dando-lhes forma e movimento.

 

Ficando patenteado, que é uma combinação do Fluido Cósmico Universal, tanto o médium participa com o seu fluido perispiritual e o fluido do perispirito de Espíritos mais ligados à matéria, envolvendo os objetos entre o espaço molecular e penetrando igualmente os corpos.

 

Mas, isso só não basta.

 

Daí a nossa essência. Há um vazio enorme.

 

Podemos ao menos adiantar, apresenta-se como a mais fina trama de um gigantesco tear, seus ingredientes estão no cosmo para uma possível avaliação.

 

Muitos se dedicam a esses estudos. Aguardemos novas considerações.

 

Vamos acrescentar de uma maneira "simplista" um pouco mais as nossas observações!

 

O  Espírito ao encarnar no plano físico vem assim constituído:  
 

CORPO  FÍSICO 

ESPÍRITO 

PERISPÍRITO 

FLUÍDO  VITAL

 

... Nos Mundos  Espirituais, o Perispírito é utilizado pelo  Espírito, como veículo de manifestação. 

No espírito  encarnado funciona como intermediário entre  o Espírito e o organismo, governando  a formação e o funcionamento deste... 

É o instrumento que o Espírito utiliza para atuar nos mundos materiais. 

ESPÍRITO 

PERISPÍRITO 

FLUÍDO  VITAL 

É o Princípio Inteligente da Natureza 

Princípio elementar  existente no universo, de onde procede  todas as modificações e transformações  da matéria que conhecemos. Dá vida e  movimento ao corpo físico. 

CORPO  FÍSICO 

O  Espírito ao encarnar no plano físico vem assim constituído:

“... Ao renascermos na Crosta do Mundo, recebemos com o corpo uma herança sagrada...” 
 

“... O homem do futuro compreenderá que as suas células não representam apenas segmentos de carne, mas companheiras de evolução, credoras de seu reconhecimento e auxílio efetivo. Sem esse entendimento de harmonia no império orgânico, é inútil procurar a paz...” 
 
LIVRO “Missionários da Luz” - Autor: Espírito de André Luiz, psicografado por Chico Xavier.

É uma concessão da Bondade Divina, em vista de dificilmente nosso comportamento torná-lo um direito por méritos adquiridos.

O  Corpo físico necessita, portanto, atender  às necessidades do espírito em relação aos objetivos que traz ao encarnar. 

Merece,  em vista disso, o nosso cuidado. 

Recebemo-lo  ajustado às nossas necessidades evolutivas. 

Necessidades  essas, vinculadas à ’Lei de Causa e Efeito’, ou mesmo à própria vontade do espírito em corrigir determinadas imperfeições que julgue prioridade.

O  espírito, ao desencarnar

(quando  morre o corpo físico), o que ocorre com...??  
 

Corpo  físico permanece na matéria (de onde foi retirado), decompondo-se e formando outros tipos de matéria.  

Fluído  vital retorna à origem, ou seja, ao fluído cósmico universal. 
 

Espírito  e Perispírito continuam vivos, porém, em outra dimensão (extra-física). 
 

CORPO  FÍSICO 

ESPÍRITO 

PERISPÍRITO 

FLUÍDO  VITAL

Prestaremos  contas pelo mau uso que dele fizermos,  porque somos os fiéis depositários, perante Deus, do próprio corpo físico.

Assim,  a cada existência no plano físico, o  Espírito se acha preso ao Corpo material,  pelo seu envoltório semimaterial – o  PERISPÍRITO... 
 

Sobre  o PERISPÍRITO

PERI  > Prefixo Grego, que significa: ‘em torno de’ 
 

“Envolvendo o gérmen de um fruto há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito”... (questão 93 - LE)

É aparelhagem de matéria rarefeita, alternando-se de acordo com o padrão vibratório do campo interno.  

“... formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena... “ 

ESTEQUIOGENÉTICA  - Parte da química em que se investigam  as proporções dos elementos que se combinam,  ou dos compostos que reagem.

É organismo delicado, com extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento... 

...  É necessário, porém, acentuar que o  poder apenas existe onde prevaleçam a  agilidade e a habilitação que só a  experiência consegue conferir. 
 

“Tem a forma que o espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar a forma visível, mesmo palpável.” (Questão 95 – LE)

Sendo  de natureza semi material, é constituído  de matéria, porém, caracterizada por outro  estado vibratório. Varia de mundo para  mundo... 

Constitui-se  de substância vaporosa(*) aos nossos olhos,  mas bastante grosseira à vista dos Espíritos  Superiores... 
 

(*)Vaporosa  o suficiente para poder elevar-se na atmosfera  e transportar-se onde queira...

Nos  mundos espirituais o Espírito usa, como  veículo de manifestação, esse corpo especial  que, no Espiritismo, se chama PERISPÍRITO  (também dito: corpo astral ou fluídico). 
 

O  perispírito é, ainda, corpo organizado que,  representando o molde fundamental da existência  para o homem, subsiste, além do sepulcro,  demorando-se na região que lhe é própria(*) de conformidade com o seu peso específico...  

(*)  O filme ‘NOSSO LAR’, dá uma noção  das regiões mais (ou menos) elevadas  do plano extra físico.

O  perispírito é extraído do Fluído Universal  de cada Globo , razão por que não  é idêntico em todos os mundos. 
 

Passando  de um mundo a outro, o Espírito  muda de envoltório, como mudamos de roupa... 
 

...  operando-se, porém, essa mudança com a  rapidez do relâmpago.

As  funções básicas do perispírito, no espírito  encarnado são:  
 

Ou  seja, no espírito encarnado funciona como  intermediário entre o Espírito e o organismo,  governando a formação e o funcionamento  deste... 
 

  • Registrar  todas as ações físicas e emocionais,  praticadas pelo espírito encarnado, que tenham  vínculo com a Lei de Causa e Efeito.  

 
 

  • ‘modelar’ o corpo físico, dando-lhe o aspecto necessário a cada reencarnação;

... É indestrutível,  mas pode ser lesado até desaparecer,  pela persistência no mal... Nessa circunstância  o espírito literalmente se complica, comprometendo  sua própria evolução...  

O  PERISPÍRITO é sensível  ao estado moral do espírito.

Por isso  mesmo, durante séculos e séculos nos  demoraremos nas esferas da luta carnal  ou nas regiões que lhe são fronteiriças,  purificando a nossa indumentária e embelezando-a  a fim de preparar, segundo o ensinamento  de Jesus, a nossa veste nupcial para  o banquete do serviço divino.  
 

Sobre  FLUÍDOS

O  ‘Fluído Cósmico Universal’ é matéria primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade de corpos da natureza... 

Na  realidade, a solidificação da matéria não  é mais do que um estado transitório  do fluído universal, que pode volver  ao seu estado primitivo, quando deixam  de existir as condições de coesão...

São  apelidados de  ‘matéria do mundo espiritual’...  Razão por que são chamados de fluídos espirituais...  
 

Porém,  não é rigorosamente exata  essa qualificação,  pois que, em definitivo, eles são sempre  matéria mais ou menos quintessenciada (subdividida  infinitamente)... De realmente espiritual, só  a alma ou princípio inteligente.  
 

Os  Espíritos atuam sobre os fluídos espirituais,  não manipulando-os como os homens manipulam  os gases, mas empregando o Pensamento e a Vontade

O pensamento  age sobre os fluídos ambientes, como  o som sobre o ar... 
 

Esses  fluídos nos trazem o pensamento, como  o ar nos traz o som... 
 

Pode,  pois,, dizer-se com toda a verdade que  há nesses fluídos ondas e raios de  pensamento que se cruzam sem se confundir,  como há no ar ondas e raios sonoros...

O pensamento  do encarnado atua sobre os fluídos espirituais,  como o dos desencarnados, e se transmite  de Espírito a Espírito, pelas mesmas  vias e, conforme seja bom ou mau,  saneiam ou viciam os fluídos ambientes... 
 

Vivemos  num oceano fluídico, incessantemente a braços  com correntes contrárias, que atraímos, e  as quais nós abandonamos, conforme nossas  qualidades pessoais... 
 

No  entanto, o homem sempre conserva o seu  livre arbítrio, atributo essencial de sua  natureza, em virtude do qual pode sempre  escolher o caminho.

 
 

...  O PONTO OPOSTO É O EM QUE SE  TRANSFORMA A MATÉRIA TANGÍVEL. 
 

A  PUREZA ABSOLUTA, DA QUAL NADA NOS PODE  DAR IDÉIA É O PONTO DE PARTIDA   DO FLUÍDO UNIVERSAL...  
 
 

Entre  esses dois extremos dão-se inúmeras transformações.

“Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei.” 
 

Allan  Kardec 

Aprofunde  o conhecimento, lendo  e estudando as OBRAS  BÁSICAS da Doutrina  Espírita, codificadas por  Allan Kardec: 

O  Livro dos Espíritos

O  Livro dos Médiuns 
 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O  Céu e o Inferno 
 

A  Gênese 
 

DOUTRINA  ESPÍRITA 
 

Tríplice  Aspecto

“Pelo Espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável.” 

 

Allan  Kardec 

FORMATAÇÃO:   Mário Celso mariocelso633@yahoo.com.br 
 
 
 

FONTES: 

‘Evolução para o terceiro milênio’ – Carlos Toledo Rizzini

Alguns textos  extraídos de obras de Chico Xavier

‘O Livro dos Espíritos’ (Kardec)

‘A Gênese’ (Kardec)

‘Missionários da Luz’  – André Luiz, psicografado por Chico Xavier

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!