LIVRE ARBÍTRIO – Abstração, Instinto ou Liberdade – Cronica...por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

24/10/2013 19:32

LIVRE ARBÍTRIO Abstração, Instinto ou Liberdade – Cronica...por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

- Ele realmente existe?

- É uma Faculdade?

- É a Liberdade de escolha entre o bem e o mal?

- É abstrato? Não é uma condição (Faculdade) do processo evolutivo do Espírito.

TESE

A medida que o Espírito vai adquirindo um profundo conhecimento do bem e do mal.  Atingindo um elevado grau de maturidade intelectual e moral.

- Onde fica o LIVRE ARBÍTRIO?

- O Livre Arbítrio vai continuar exercendo uma condição no seu Estagio evolutivo. Não fará parte  integrante sem que tal exercício exerça essa condição. Até mesmo deixar de influenciá-lo?

 

CONTRA PONTO

* Essa liberdade é quase nula. Está atrelada ao Instinto predisposição que carrega antes da encarnação*Desde o nascimento o Homem (mulher)  tem a liberdade  de agir desde que tenha vontade.  conforme seu adiantamento. E responde mais as suas necessidades.

*E a faculdade dominante no “estado do homem selvagem”o instinto ou o livre-arbítrio? O INSTINTO  Qual a criança desenvolve com a inteligência sempre atrelado as suas necessidades.

 

RACIOCINIO

Estamos indo em direção que LIVRE ARBÍTRIO é condição (Faculdade) inerente ao adiantamento intelectual e moral do Espírito. Uma vez atingido um Grau de Perfeição Angelical nada possa influenciá-lo nas suas decisões.

VERDADE – O ESPÍRITO não retroage as suas condições evolutivas adquiridas.

 

Leia: LIVRE ARBITRIO Livro dos Espíritos – Questões 843/850

 

Algumas considerações a respeito do LIVRE ARBÍTRIO:

 

Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico.

O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Algumas pessoas dizem que livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito, e falta de educação. Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida, e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.

Livre Arbítrio para os Católicos e na Bíblia

Para os Católicos, livre arbítrio é o poder que Deus dá aos seus fiéis de serem livres e fazerem o que bem entenderem, arcando sempre com suas escolhas, independentes se são “boas”, ou “más”. Segundo a Igreja, Deus acredita que seus fiéis vão fazer sempre a escolha certa, e por isso não interfere nas decisões de cada um. O livre arbítrio está na Bíblia, em diversas passagens, mas onde Deus diz que as pessoas devem se comportar como querem, mas sem fazer mal a ninguém. A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.

Livre Arbítrio - Santo Agostinho

Livre Arbítrio (De Libero Arbitrio) foi uma obra da autoria de Santo Agostinho. Este livro, que tem data de 395, foi escrito na forma de diálogo do autor com o seu amigo Evódio. Nesta obra, Santo Agostinho elabora algumas teses a respeito da liberdade humana e aborda a origem do mal moral.

Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.

Livre Arbítrio para os Espíritas

Os espíritas acreditam que toda ação tem uma reação, para eles, o livre arbítrio vai depender do quanto o espírito da pessoa é evoluído moralmente e intelectualmente. Para o espiritismo, o livre arbítrio é válido quando ele proporcionar um aprendizado, uma evolução.

Livre Arbítrio na Filosofia

Para a filosofia, o livre arbítrio tem origem no Determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para a a ciência da filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes a sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.

Acesse o vídeo abaixo:

Acesse o Link abaixo Mensagem original:

http://lourenjunior.webnode.com.br/news/livre-arbitrio-%E2%80%93-abstra%C3%A7%C3%A3o%2c-instinto-ou-liberdade-%E2%80%93-cronica-por-louren-junior-coordena%C3%A7%C3%A3o-espirito-matias-albuquerque-/

 

LIVRE ARBÍTRIO – Abstração, Instinto ou Liberdade – Cronica...por Louren Junior.....coordenação Espírito Matias Albuquerque.