Indagação de Luciano Levinzon - Resposta de: Lourenço Rendesi Junior (Louren Junior)

11/02/2013 22:13

 

Lourenço Rendesi Junior (Louren Junior) responde

ao amigo Luciano Levinzon.

Luciano, com apreço e admiração.

Indagação de Luciano: O Espiritismo
Por Luciano Levinzon em Ayahuasca sem mentiras (Arquivos) · Editar documento O espiritismo


O fundador do espiritismo ao invés de estudar cientificamente os fenômenos mediúnicos , tendo a universalidade dos fenômenos como premissa , estudou apenas médiuns cristãos , se ele tivesse perguntado à um médium na Índia ou China , qual o espírito mais evoluído que já encarnou na terra , certamente a resposta não teria sido Jesus , portanto a doutrina espírita deixou de ser ciência e filosofia e é apenas mais uma seita cristã que incorporou algumas crenças das religiões da Índia , amplamente divulgadas pela contemporânea de Kardec , madame Blavatsky .

Resposta:

Luciano, com apreço e admiração.

Como preâmbulo deveremos considerar uma inverdade: O FUNDADOR DO ESPIRITISMO.

Como sabemos a Doutrina Espírita não foi fundada ALLAN KARDEC somente foi o seu Codificador. Quer dizer recebeu instruções dos Espíritos lá do se “habitat” natural o mundo dos Espíritos.

Observamos que as Doutrinas são pobres quando se fixam nas palavras, e não nas idéias.

As palavras são frágeis e insuficientes, e o saber não pode ser compreendido de imediato.

A Doutrina Espírita é original na sua estrutura, é um todo harmônico, reúne os postulados da Ciência, as diretrizes da Filosofia e a ética e a moral instrumentos da Religião. (Uma conseqüência natural.)

Por sua proposta simples, mas que atende as mais severas exigências da razão e da lógica está ao “ALCANCE DE TODOS”, pelos simples de inteligência e os mansos de coração.

Se acerca de todos os ramos do conhecimento, completando-os com seus profundos conteúdos, porque remonta as causas de tudo, para entender-lhes os efeitos.

Podemos acrescentar: Quando se pretende falar da relação entre Albert Einstein e a religião, é inevitável lembrar uma de suas frases mais famosas: “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Isso seria mais do que suficiente para se perceber que o cientista tinha uma relação especial com a religião.

 

Quando se reporta a Madame Blavatsky . você está se reportando a TEOSOFIA um dos significados da Teosofia  é o estudo das grandes religiões, passadas e presentes, assim como os ensinamentos dos Sábios cujos escritos, vindos através de muitos séculos, mostram a evidência de um certo corpo comum de conhecimentos relativos a Deus, ao homem e ao universo. Este corpo de conhecimentos, o mais elevado fator comum do ensinamento religioso e filosófico do passado remoto.

 

Dentre algumas atividades Helena recebeu As Estâncias de Dzyan de um grupo ocultista indiano. Porém, em uma viagem a Calcutá, passou a ser pressionada para devolvê-lo; caso contrário, sua vida seria abalada por diversas infelicidades. Helena adoeceu, mas ainda perambulou pela Europa. No decorrer dos anos, fatos estranhos a atormentaram: o navio que viajava explodiu em 1871 e ainda foi vítima de uma tentativa de assassinato. Assustada com essas ocorrências, decide ceder as pressões e entregar o livro.

No ano de 1872 em Paris, Madame Blavatsky, como também era conhecida, tentou pela primeira vez fundar uma sociedade ocultista. Nessa longa peregrinação, Helena desenvolveu suas habilidades psíquicas através de treinamentos e experiências ritualísticas. No mesmo ano foi residir em Nova York, entrando em contato com o movimento espírita Irmão Eddy, com os Mórmons e estudou Voodoo.

Como podemos observar Helena conhecida como Madame Blavatskv tentou por todo custo fundar algo que lhe desse satisfação sem se preocupar com a verdadeira identidade Teosofica que prodigalizava. Atendo também a experiências ritualísticas.

Até que depois de breves viagens pela Europa Oriental em 1873, retornou para Nova York. No ano seguinte, conheceu o norte americano Cel. Henry Steel Olcott, com quem fundou a Sociedade Teosófica em 1875.

Outro aspecto mais sombrio e ao que toca a JESUS vamos ao que contém de verdadeiro a DOUTRINA ESPIRITA:

Portadora da mensagem Evangélica confirma a grandeza de JESUS e dos seus ensinamentos. Com as revelações do além tumulo, dá a luminosa diretriz do amor, como sendo a mais eficaz terapia para a vida de todas as criaturas humanas.

É um marco, tanto no progresso moral, no intelectual e conseqüentemente também no físico.

Demonstra que os fenômenos qualificados como de cunho sobrenaturais, se submetem às leis ordenadas na ordem dos fenômenos da natureza.

Desde a mais simples até as suas transcendentes manifestações, nada de alguma contradição, até se acham em perfeita harmonia, como que destinados à edificação dos Espíritos que desejam compreender as suas altas prerrogativas morais e espirituais.

Estabelece as leis que regem as relações entre o mundo material e o espiritual.

Traz a tona, todas as características, que remontam a época do evangelizador, na sua mais cristalina e inconfundível pureza, carregando consigo, uma nova perspectiva, para aqueles que realmente procuram a custa do próprio esforço e devotamento, melhorar-se intimamente.

Pautada pela consciência e a realidade da vida, após a morte do corpo físico, isto é, a imortalidade do espírito e lembrada pêlos mesmos Espíritos que contribuíram pela difusão desses ensinos, através as inúmeras reencarnações, culmina dentro de uma concepção moderna, na observância dos deveres, morais, intelectuais e éticos.

 

Luciano! Observe:

De tempos em tempos a divindade envia ao orbe terrestre almas de alta envergadura capacitadas a realizar missões de progresso junto à humanidade.

Alguns são dotados de uma luminosidade, como o caso do Cristo de Deus. Outros em gradações evolutivas diversas vêm de igual forma, trazer seu contributo a história do pensamento humano.

 

A morte de Socrates 

 Alguns na área cientifica, outros na área filosófica e outros ainda na área religiosa, tais como Sócrates, Platão, Buda, Dalai Lama,Lavoisier, Paulo de Tarso, Cura D’ars,, Swendenborg, Andrew Jackson Davis, Daniel Dunglas Home, Elizabeth d'Esperance, William Stainton Moses, William Eglinton,  Charles Foster, Henry Slade, Willian Crookes, Arthur Conan Doyle, Leon Denis, Gabriel Delanne, Camile Flammarion, Ernesto Bozzano, Raymond Auguste Quinsac Monvoisin, Vistorien Sardou, Bezerra de Menezes, Chico Xavier,  Tereza de Calcutá,  Mahatma Gandhi, Berzerra de Menezes, Herculano PiresDeolindo Amorim, Francisco Candido Xavier, e outros. Dentre estes destacamos aquele que uniu as três áreas e ficou conhecido mundialmente como ALLAN KARDEC.

 

 

Swendenborg

 Para conhecer a Doutrina Espírita, precisamos conhecer e entender JESUS após KARDEC.

Luciano! Mais do que querer contestá-lo esta foi uma forma de contribuir com seu raciocínio que respeito e o admiro como um interessado em diluir suas indagações.

Um grande abraço.

Louren Junior

Lourenjunior@ig.com.br

www.lourenjunior.webnode.com.br

https://cms.lourenjunior.webnode.com.br/news/indaga%C3%A7%C3%A3o-de-luciano-resposta-de%3a-louren%C3%A7o-rendesi-junior-%28louren-junior%29/

Leia mais: https://lourenjunior.webnode.com.br/livro-espirita/sumario/antecedentes/

Leia mais: https://lourenjunior.webnode.com.br/livro-espirita/sumario/doutrina-dos-espiritos/

 

 




Indagação de Luciano Levinzon