A HONESTIDADE DE PRÓPOSITOS FOI RESPONSAVEL PELA GRANDEZA NA EDIFICAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA – Crônica.....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

02/03/2016 07:54

A HONESTIDADE DE PRÓPOSITOS FOI RESPONSAVEL PELA GRANDEZA NA EDIFICAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA – Crônica.....por Louren Junior....coordenação Espírito Matias Albuquerque.

 

A REVISTA ESPÍRITA (12 volumes), que poucos Espíritas leram foi o Laboratório complementar de tudo aquilo inserido nos Livros da Codificação da DOUTRINA ESPÍRTA.

 

 

REVISTA ESPÍRITA – COMO SURGIU 15 de novembro de 1857, Em casa do Sr. Dufaux — Médium, a Sra. E. Dufaux. (ALLAN KARDEC dirigindo-se aos Espíritos Superiores.)

 

P. Tenho a intenção de publicar um órgão espírita. Pensais que poderei fazê-lo? Que me aconselhais? A pessoa, a quem me dirigi o Sr. Tiedeman, não me parece disposta a dar o seu concurso pecuniário.

 

R. Sim. Tu o conseguirás com perseverança. A ideia é boa, mas é preciso deixá-la amadurecer mais.

 

R. É boa a ideia, mas um número só não é bastante; entretanto é útil e necessário mesmo para abrir caminho aos outros. É preciso ter o maior cuidado, de maneira que assegure o êxito, se for defeituoso, melhor seria nada fazeres, porque a primeira impressão pode decidir do seu futuro. É preciso tomar muito a peito, principalmente no começo, satisfazer à curiosidade; ele deve reunir o sério ao agradável, que deleita o vulgo, nesta parte é essencial, porém a outra é a mais importante, porque sem ela o órgão não terá fundamento sólido. Em uma palavra, é preciso evitar a monotonia pela variedade, reunir a instrução sólida ao interesse, o que será de poderoso auxílio para os trabalhos ulteriores.

 

E em 1º (Primeiro) de Janeiro de 1858 redigiu o primeiro numero e o fez aparecer sem que a ninguém tivesse prevenido.

ALLAN KARDEC -. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos (1858).

 

A HONESTIDADE DE PROPÓSITOS! Com já dissemos a REVISTA ESPÍRITA foi o laboratório de tudo que está inserido nos Livros da Codificação da DOUTRINA ESPÍRITA. Para sermos bastante claros, vamos exemplificar: Ao lermos determinada Obra Literária ou de outro qualquer gênero, sempre vem algum questionamentos, como a não concordância com determinado aspecto abordado pelo escritor. Ou pela experiência ou pela veracidade temos nossa própria opinião, mas nada que vá denegrir ou solapar a referida Obra, que ao final nos trará enormes conhecimentos e virtudes.

 

ASSIM TAMBÉM ACONTECEU COM A REVISTA ESPÌRITA, FOI O COMPLEMENTO DE TUDO QUE ESTÁ INSERIDOS NOS LIVROS BÁSICOS DA CODIFICAÇÃO DA DOUTRINA ESPÌRITA. O PÚBLICO TEM A OPORTUNIDADE DE QUESTIONAR MUITOS DOS CONHECIMENTOS E RELATOS ALI TRANSCRITOS. COMO SABEMOS NEM TUDO QUE VEM DOS ESPÍRITOS TEMOS QUE ACEITAR DE PRONTO COMO DIZ ALLAN KARDEC “TEM QUE PASSAR PELO CRIVO DA RAZÃO”. E COMO REFERENCIA A REVISTA ESPÍRITA SEM FAVOR ALGUM SE PRESTOU INTEIRAMENTE FAVORAVEL AOS QUESTIONAMENTOS. PODEMOS COM CERTEZA AFIRMAR: SEM SOMBRA DE DUVIDA TODAS POSSIVEIS CRITICAS, DENOTAM QUE SE HÁ 5% DA OBRA ESTÁ SENDO QUESTIONADA COMO INVERDADE OU NÃO COMPROVADA, HÁ 95% CUJA RACIONALIDADE SUPEROU 159 ANOS DE AVANÇOS CIENTIFICOS. E PARA SE TER IDEIA DE QUANTO TEMPO ISSO REPRESENTA É O MESMO QUE HÁ 56 ANOS ADENTRAVA PELA PRIMEIRA VEZ UMA CASA ESPÍRITA DE FELIZ LEMBRANÇA O CENTRO ESPÍRITA MARIA DE NAZARETH – V. PAIVA – SP – BRASIL EM ATIVIDADES ININTERRUPTAS A 93 (Noventa e três) anos – Fundado em 01 de Abril de 1923. Iniciava os primeiros passos e como todo principiante ávido por compreender e me aprimorar nos seus fundamentos. Tudo era maravilhoso, procurava sentido em tudo que sentia e presenciava desde a infancia. . E hoje tudo parece tão corriqueiro, tudo tão natural que esqueço todo o tempo que minha curiosidade me cobrava.

Algumas editoras tem adotado a prática de, em nota de rodapé, esclarecer todas as informações que, ou estão desatualizados porque a própria ciência se atualizou ou alguma opinião dada por algum espírito na época e desmentida cientificamente á posteriori. Nunca nos esquecendo de que há bem pouco tempo atrás, a medicina usava o processo de trepanação como uma verdade científica e hoje, graças a Deus..........

 

GRAÇAS A INTERNET TODOS PODEM TER ACESSO A REVISTA ESPÍRITA, ATRAVÉS DO LINK: (Acesse no Google) divulgado pela FEB – Federação Espírita Brasileira (Em PDF)

Revista Espírita 1858 - 03-12-08-final -...www.febnet.org.br/ba/file/Downlivros/revistaespirita/...Em cache fundamento sólido. ... Allan Kardec dirigiu a Revista Espírita até 31 de março de 1869, ... por Allan Kardec e, também, o seu principal esteio.

 

Ou: REVISTA ESPÌRITA EDITADA PELA EDITORA EDICEL: r.search.yahoo.com/_ylt=AwrBTvr8KdhWsLQAj27z6Qt.;_ylu=X3oDMTBybGY3bmpvBGNvbG8DYmYxBHBvcwMyBHZ0aWQDBHNlYwNzcg--/RV=2/RE=1457035901/RO=10/RU=http%3a%2f%2fwww.autoresespiritasclassicos.com%2fallan%2520kardec%2fRevista%2520Espirita%2fRevistas%2520Esp%25C3%25ADritas%2520publicados%2520por%2520Allan%2520Kardec%2520%281858%2520a%25201869%29.htm/RK=0/RS=a3XdehUHlWpUjGpkvLTYlrum.6Q- 

 

REVISTA ESPÍRITA Jornal de Estudos Psicológicos Contém: O relato das manifestações materiais ou inteligentes dos Espíritos, aparições, evocações, etc., bem como todas as notícias relativas ao Espiritismo. – O ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e do invisível; sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro. – A história do Espiritismo na Antiguidade; suas relações com o magnetismo e com o sonambulismo; a explicação das lendas e das crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc. Publicada sob a direção de ALLAN KARDEC Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito. ANO PRIMEIRO – 1858

 

Assistam o video:

youtu.be/tUjXqD1v3bk